• Nenhum resultado encontrado

4. ADAPTAÇÃO DOS INDICADORES DE TREVATHAN PARA O PREGÃO

4.2 Indicadores selecionados

No Quadro 7 estão relacionadas as informações do sistema Comprasnet necessárias para o cálculo dos indicadores:

Comprasnet (Atas) Indicadores

α β γ δ ε Ζ

Órgão Licitante X X X X X X

Número do pregão eletrônico X X X X X X

Data e hora X X X X X X Lei e decreto Processo Objeto do leilão Itens X X X X X X Propostas X Lances X X X X Eventos

Quadro 7 – Mapeamento das informações do Comprasnet x indicadores Fonte: Trevathan e Read (2006)

Os indicadores, conforme explicitado no item 2.3.2, demonstraram características que podem ser exploradas para a análise de comportamentos de empresas fornecedoras no Pregão Eletrônico. Podem ainda, estabelecer critérios de suporte a elaboração de modelo que permite evidenciar possíveis figurantes.

Conforme evidenciado no item 4.1, o algoritmo que fornece os indicadores que abrangem a maioria dos comportamentos de fornecedores no sistema Comprasnet é o de Trevathan e Read (2006). Identificou-se, no entanto, que, para os comportamentos do Coelho e do Sombra, ele atende apenas parcialmente.

Para o comportamento Coelho o fornecedor realiza lances com a finalidade de baixar os preços de forma irreal, fora de um padrão normal. Possui o propósito de desestimular os concorrentes e buscar ganhar o pregão sem nenhuma preocupação com o seu preço final. Após a realização do pregão, o fornecedor desiste do processo de contratação, fazendo com que outro concorrente se habilite como vencedor. O Coelho pode, ainda, diminuir o lance com diferenças acentuadas, com valores altos. Para complementar o delineamento deste comportamento foi necessário implementar o indicador f (Ômega). A finalidade foi indicar se o fornecedor participou de um determinado pregão e que desistiu no momento de sua adjudicação.

Para o comportamento Sombra foi necessário criar 2 indicadores complementares. O ′ e o ′. O primeiro possui a finalidade de indicar a participação do fornecedor em pregões com relação a todos os órgão licitantes em que ele participou. O segundo, refere-se ao intervalo de tempo entre o último lance do participante e o encerramento do leilão. O Quadro 8 relaciona a lista de indicadores necessários à implementação desta pesquisa.

Indicadores Descrição Origem do algoritmo

α

(Alpha) Indicador de pregões que o participante atuou em um órgão licitante.

Trevathan e Read (2006)

α' (Alpha Linha)

Indicador de pregões que o participante atuou considerando todos os órgãos licitantes.

Desenvolvido nesta pesquisa

β

(Beta) Indicador de lances que o participante realizou em todos os pregões.

Trevathan e Read (2006)

γ

(Gamma) Indicador de quantas vezes o participante venceu os pregões que ele participou.

δ

(Delta) Indicador de intervalo de tempo dos lances do participante com relação ao lance anterior.

ε (Epsilon)

Indicador da diferença de valor dos lances do participante com relação ao lance anterior.

ζ

(Zeta) Indicador de intervalo de tempo entre o primeiro lance do participante e o encerramento do pregão.

ζ'

(Zeta Linha)

Indicador de intervalo de tempo entre o último lance do participante e o encerramento do pregão.

Desenvolvido nesta pesquisa

(Ômega)

Indicador de fornecedor que participa do pregão e vence a concorrência, mas desiste no momento da adjudicação.

Desenvolvido nesta pesquisa

Quadro 8 – Lista de indicadores implementados

Nas seções de 4.2.1 e 4.2.3 são mostradas as definições da implementação dos novos indicadores. Estas definições mantêm os mesmos critérios definidos por Trevathan e Read (2006) em seu algoritmo. O indicador varia no intervalo de zero a 1 (um) e indica que quanto mais próximo de 1 (um) for o valor do indicador, maior será a evidência da empresa fornecedora estar atuando como figurante, e vice- versa.

4.2.1 Indicador '

O figurante pode estar atuando como um fornecedor em leilões para um parti- cular licitante. O indicador ′ (Alpha Linha) é uma extensão do indicador (TRE- VATHAN e READ, 2006) e possui a finalidade de considerar a atuação de um forne- cedor num determinado órgão licitante comparada à sua participação em todos os

outros órgãos em que participou. Para isto, tornou-se necessário calcular a quanti- dade de pregões que um determinado participante atuou num determinado órgão licitante ( g) desconsiderando-se a quantidade de pregões que ele venceu naquele órgão ( g). Com base no resultado anterior, calcula-se, então, a razão em relação a todos os pregões em que ele atuou ( h). Assim, o indicador ′ foi definido da se- guinte forma:

′= = = \ = (9)

onde, = é a quantidade de pregões que o fornecedor participou no órgão licitante k, = é a quantidade de leilões vencidos pelo fornecedor no órgão licitante k, \ é a quantidade de pregões (geral) que o fornecedor participou em todos os órgãos lici- tantes e =

ϵ (0, 1).

Quanto mais alto for o valor do indicador = mais chance o participante pos- sui de ser detectado como um figurante no órgão licitante k.

4.2.2 Indicador R’

Segundo Trevathan e Read (2006) o maior interesse dos figurantes é realizar lances o mais cedo possível nos leilões buscando sempre o menor risco de vencê-lo e aumentar ao máximo o valor do leilão13. Este comportamento é representado pelo

indicador . No caso do indicador ’ (Zeta Linha), proposto nesta pesquisa, o interes- se é identificar o limite máximo de atuação de um determinado fornecedor no pre- gão, ou seja, demonstrar o quanto este fornecedor ficou próximo do término do pre- gão. Se este fornecedor possuir valor alto para este indicador (ou seja, costuma sair cedo dos pregões) e, sistematicamente, não vencer ou vencer poucos pregões, ad- mite-se que ele esteja se comportando como um figurante.

Assim, o indicador ’ foi calculado a partir da diferença entre o encerramento do pregão e o tempo em que o participante realizou o seu último lance, dividido pe- la duração do pregão $. A finalidade é representar a ordem de grandeza que indica a proximidade de permanência da empresa fornecedora até o final do pregão. Segue, então, os passos realizados para o seu cálculo.

Considere para o cálculo ’ como sendo o indicador do -ésimo participante do pregão $. Assim:

(a) Se o participante i venceu o pregão j, diminuir 1 de ;

(b) Calcular o intervalo de tempo entre o encerramento do pregão $ e o último lan- ce submetido pelo participante , utilizando o seguinte critério:

∆ = (A ,T− ,lB A ,T− ,mB

onde ,T é o tempo de encerramento do pregão $, ,l é o tempo do último lance do participante no pregão $ e ,m é o tempo de início do pregão $;

(c) Recuperar o valor máximo e o valor mínimo calculada no passo c:

IJK, = valor máximo calculado em ∆ do participante no pregão $;

I , = valor mínimo calculado em ∆ do participante no pregão $;

(d) Normalizar as diferenças calculadas entre os lances para cada participante , calculando-se o indicador , da seguinte forma:

′, = IJK∆ − I ,

, − I ,

(e) Finalmente, calcular a média do intervalo entre o último lance do participante e o encerramento do pregão para cada participante :

′ =on

p ∑ ′,

op

/n (10)

onde R′

ϵ (0, 1).

O indicador ζ’ alto significa que participante saiu cedo da concorrência confi- gurando intensão apenas representativa de atuação.

4.2.3 4.2.3 4.2.3

4.2.3 Indicador s

O indicador f (Ômega) possui a finalidade de indicar os casos em que o for- necedor venceu o pregão eletrônico, mas desistiu do compromisso de adjudicação do leilão no final do processo licitatório. Para medir este comportamento, apurou-se um indicador de desistência medindo quantas vezes o participante desistiu dos pregões em que ele venceu (L ). Fez-se então, a razão entre L e a quantidade de pregões em que o participante atuou e venceu 4L + 6, com adjudicação ou não para um determinado órgão licitante.

Esta razão possui a finalidade de informar qual a intensidade de desistências do fornecedor nos pregões.

Se a quantidade de desistências e vitórias for igual a zero o valor de Ômega deve ser zero. O do indicador f foi definido da seguinte forma:

f = ( x0, vw L + = 0p

xp5 yp , vw L + ≠ 0

(11) onde, F é quantidade de pregões que o fornecedor desistiu no órgão licitante, é quantidade de pregões vencidos pelo fornecedor no órgão licitante e s ϵ (0, 1).

Quanto mais próximo de 1 se aproximar o indicador f, mais indicativo é de que o fornecedor pode assumir comportamento de figurante. À medida que o indica- dor se aproxima de zero, deduz-se que o seu comportamento passa a ter tendências à normalidade, descaracterizando-se o comportamento de figurante.

Documentos relacionados