• Nenhum resultado encontrado

O desenvolvimento desta pesquisa seguiu os seguintes passos: (i) estrutura- ção dos indicadores passíveis de implementação para a detecção de figurantes no Comprasnet; (ii) análise da estrutura de dados do Comprasnet e verificação dos da- dos necessários para cálculo dos indicadores; (iii) especificação dos procedimentos para o cálculo destes indicadores; (iv) preparação das informações e cálculo dos indicadores relacionados no passo anterior; (v) elaboração de critérios e análise de comportamentos ou estratégias do figurante apontados através dos indicadores; (vi) identificação de empresas fornecedoras que podem estar atuando como potenciais figurantes; (vii) construção de uma base de dados de figurantes artificial e (viii) aná- lise da efetividade dos indicadores propostos frente à base de figurantes artificial. É importante observar que, apesar de ser reconhecida a existência de figurantes, é muito difícil se obter um conjunto real desta categoria. Por esta razão e pela neces- sidade de validação dos indicadores propostos, foi necessária a simulação do com- portamento de figurantes representada pela base de dados criada no item (vii). De- ve-se ressaltar, porém, que os procedimentos de cálculo dos indicadores e os de geração da base de figurantes foram totalmente independentes, de forma a garantir que os testes refletissem a qualidade dos indicadores.

3.1 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

Esta pesquisa foi realizada utilizando-se como fonte de informações o Com- prasnet, através do portal de Compras do Governo Federal. As informações selecio- nadas para esta pesquisa referem-se ao período de janeiro de 2005 até 17 de maio de 2010 e abrangem as informações do pregão eletrônico correspondendo a 7.851.832 lances de empresas fornecedoras.

Inicialmente foram extraídas todas as informações necessárias do Compras- net com finalidade de formatá-las para os cálculos dos indicadores. Foi implementa- da uma adaptação do algoritmo de Trevathan e Read (2006) para o cálculo de indi- cadores de detecção de figurantes e criados outros indicadores com base em proce- dimentos definidos nesta pesquisa. O modelo de dados criado para suportar as in- formações necessárias para cálculo dos indicadores, incluindo tanto os dados obti-

dos diretamente do Comprasnet quanto aqueles calculados, compõe-se de quatro tabelas, mostradas no Quadro 5.

Nome da

tabela Atributo Tipo Descrição

R3_DADOS

_LEILAO codlicitante codpregrao Inteiro Inteiro Código do órgão licitante Código do pregão

coditempregao Inteiro Código do item do pregão

datainicio Data/hora Data de início do pregão

dataencer Data/hora Data de encerramento do pregão

dataiminenciaencer Data/hora Data iminência de encerramento do pregão R3_PARTIC

_LEILAO codlicitante codpregrao Inteiro Inteiro Código do órgão licitante Código do pregão

coditempregao Inteiro Código do item do pregão

cnpj Alfanumérico Código Nacional de Pessoa Jurídica

cliente_id Alfanumérico Identificação da empresa fornecedora

indvenc Alfanumérico Indicador se a empresa venceu o pregão ou não

R3_LANCES codlicitante Inteiro Código do órgão licitante

codpregrao Inteiro Código do pregão

coditempregao Inteiro Código do item do pregão

numlanc Inteiro Número de lance do pregão

cnpj Alfanumérico Código Nacional de Pessoa Jurídica

cliente_id Alfanumérico Identificação da empresa fornecedora

datalance Data/hora Data e hora do lance

valorlance Numérico Valor do lance

indlance Alfanumérico Indicador se a empresa venceu e desistiu do pregão

R3_ESCORE

_FIGURANTE codlicitante cnpj Inteiro Alfanumérico Código Nacional de Pessoa Jurídica Código do órgão licitante

cliente_id Alfanumérico Identificação da empresa fornecedora

escore_coelho Inteiro Escore Coelho

escore_sombra Inteiro Escore Sombra

alpha Numérico Indicador de leilões que o participante atuou (*)

alphal Numérico Indicador de leilões que o participante atuou

considerando todos os órgão licitantes (**)

beta Numérico Indicador de lances que o participante realizou em

todos os leilões (*)

gamma Numérico Indicador de quantas vezes o participante venceu

os leilões que ele participou (*)

delta Numérico Indicador de intervalo de tempo dos lances do

participante com relação ao lance anterior (*)

epsilon Numérico Indicador da diferença de valor dos lances do

participante com relação ao lance anterior (*)

zeta Numérico Indicador de intervalo de tempo entre o primeiro

lance do participante e o encerramento do leilão (*)

zetal Numérico Indicador de intervalo de tempo entre o último lance

do participante e o encerramento do leilão (**)

omega Numérico Indicador de fornecedor que participa do leilão e

vence a concorrência, mas desiste no momento da adjudicação (**)

(*) indicadores calculados com base no algoritmo de Trevathan e Read (2006). (**) indicadores calculados a partir de procedimentos definidos nesta pesquisa.

A tabela R3_ESCORE_FIGURANTE contém, principalmente, dados calculados a partir das informações existentes nas demais tabelas. Os escores Coelho e Som- bra em particular, são calculados a partir dos indicadores alpha, alphal, beta, gam- ma, delta, epsilon, zeta, zetal e omega. O Coelho possui como comportamento a realização de lances baixando os preços do leilão de forma irreal com o objetivo de desestimular os outros concorrentes e ganhar o leilão, desistindo do processo de adjudicação posteriormente. Já o comportamento do Sombra consiste em participar do leilão apenas para marcar presença, sem o real interesse de ser o vencedor, ge- ralmente para sinalizar o seu interesse em fornecer o item.

Todos os procedimentos para cálculo dos indicadores foram desenvolvidos a partir da adaptação do referencial de Trevathan e da análise da base de dados real do sistema Comprasnet. O teste dos indicadores calculados foi feito a partir da base de figurantes gerada artificialmente com os mesmos tipos de participantes, Coelho e Sombra, também artificiais, para explorar e confrontar a consonância dos resultados obtidos.

3.2 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Esta pesquisa pode ser identificada como de natureza aplicada. Quanto à abordagem do problema como quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins como me- todológica. E finalmente, quanto aos meios de investigação como bibliográfica e ex- perimental.

É classificada como aplicada, pois busca a solução de um problema específi- co, que é o a descoberta de possíveis irregularidades em pregões eletrônicos com o emprego de procedimentos que podem detectar figurantes através da análise de padrões em seus lances.

Trata-se também de pesquisa quantitativa, pois utiliza padrões de informa- ções classificados com dados processados com base em algoritmo implementado através de aplicativo. É qualitativa por possuir características de aplicação exploran- do a análise através de indicadores para realizar a detecção do figurante.

Incorpora o perfil de pesquisa metodológica porque pode modelar procedi- mentos ligados à interpretação e avaliação da informação, utilizando-se como base os conceitos e métodos para criação de indicadores na detecção de figurantes em pregões eletrônicos. Possui também o caráter de pesquisa bibliográfica porque

abrange o estudo sistematizado a partir de conhecimentos disponibilizados em arti- gos, livros, revistas, jornais, acervos de dados eletrônicos, entre outros.

É experimental, pois foi desenvolvido um estudo de caso para aplicação dos métodos apontados, com a finalidade de adequar e verificar sua aderência à estrutu- ra de pregões eletrônicos no sistema Comprasnet.

4 ADAPTAÇÃO DOS INDICADORES DE TREVATHAN PARA O

Documentos relacionados