• Nenhum resultado encontrado

Padrão 05: Número de colisões efetuados nos níveis do jogo digital

5 METODOLOGIA

5.3 DESCRIÇÃO DA COLETA DE DADOS GRUPO 01

A coleta de dados com os participantes do grupo 01 ocorreu no período entre agosto e dezembro de 2013 (totalizando 10 encontros), momentos nos quais foi desenvolvido um estudo dos conteúdos de Teoria Cinética dos Gases junto a esses participantes. Este conteúdo foi estudado a fim de investigar se os licenciandos conseguiriam apresentar os conceitos de aleatoriedade e irreversibilidade nas etapas de construção e aplicação do jogo digital por meio das entrevistas semiestruturadas.

No primeiro encontro (29 de agosto de 2013), foi realizado o contato inicial com os discentes do Pibid e exposta a proposta do projeto de pesquisa de Doutorado. Nesse dia, estavam presentes cinco alunos. Encerradas as apresentações, a pesquisadora apresentou, em “PowerPoint”, uma aula abordando a respeito de planejamento e tipos de planejamento na área da educação (FARIAS, 2009; HAYDT, 2006).

No final da aula, foi aplicado um questionário (Apêndice 01) para obter alguns dados acadêmicos e profissionais dos participantes e, também, investigar as suas concepções referentes aos três estados físicos da matéria, pois, para entender a Teoria Cinética dos Gases, é importante compreender bem os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.

No segundo encontro (05 de setembro de 2013), os licenciandos foram separados em duplas, para fazerem um planejamento de aula sobre os três estados físicos da matéria e apresentarem em forma de seminário no próximo encontro. Em seguida, retomamos as questões do apêndice 01 e o estudo do referido conteúdo.

No terceiro encontro (12 de setembro de 2013), a primeira dupla, L1G1 e L6G1, apresentou em “PowerPoint” o plano de aula sobre os Estados Físicos da Matéria e suas Propriedades. A segunda dupla, L2G1 e L4G1, apresentou o plano de aula sobre os Estados Físicos da Matéria e suas Propriedades, utilizando como recurso o “PowerPoint”. No início, trouxeram o contexto histórico, abrindo parênteses para a discussão em torno da importância ou não de abordar o contexto histórico quando forem ensinar os conteúdos de Química.

Na sequência, a terceira dupla, L*G1 L7G1, apresentou o plano de aula sobre os estados físicos da matéria e suas propriedades por meio do “PowerPoint” e o quadro branco. Essa dupla falou a respeito de conceitos, tais como: estados da matéria, sólido amorfo, forças

intermoleculares, misturas azeotrópicas e eutéticas, tensão superficial, Lei de Boyle, gráficos da energia potencial e a energia cinética e variação de Entalpia (ΔH).

A quarta dupla faltou. Assim, a apresentação foi seguida com a quinta e última dupla, L3G1e L10G2. Apresentaram em “PowerPoint” o plano de aula sobre os estados físicos da matéria e suas propriedades, definiram os conceitos do estado da matéria, explicaram os estados de agregação da matéria mais conhecidos - sólido, líquido, gasoso - e também plasma e outros não tão conhecidos, como o estado condensado de Bose-Einstein.

No final do encontro, a pesquisadora percebeu que muitos conceitos não foram compreendidos durante alguns questionamentos, como, por exemplo, “Vocês sabem me dizer o que é energia potencial e energia cinética?” Nenhum dos alunos presentes soube explicar. Portanto ficou acordado, entre os alunos, o estudo de alguns conteúdos para o próximo encontro: o quarto estado da matéria – plasma, sólido amorfo, tensão superficial, energia cinética e energia potencial, estado Condensado de Bose-Einstein.

No quarto encontro (19 de setembro de 2013), primeiramente foi realizada a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (Apêndice 02) juntamente com os (as) participantes da pesquisa, os quais assinaram. Em seguida, a pesquisadora concretizou uma investigação por meio de uma atividade proposta contendo assuntos sobre os estados da matéria, para conhecer as concepções dos participantes sobre esse conteúdo (Apêndice 03).

Após responderem a atividade, a pesquisadora iniciou uma aula com o objetivo de retomar alguns conceitos que não ficaram bem compreendidos nas apresentações das duplas, realizadas no encontro do dia 12/09/2013. Por exemplo: matéria, transformações da matéria, energia, trabalho, força, aceleração, massa, peso, velocidade, gravidade, energia potencial gravitacional, energia cinética, forças eletrostáticas de atração e repulsão entre partículas carregadas, as forças intermoleculares, tensão superficial, o quarto estado da matéria – plasma (ATKINS; JONES, 2012; BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2005; FELTRE, 2008; KOTZ; TREICHEL; WEAVER, 2012; PERUZZO; CANTO, 2006). No final da aula, foi feita a correção da atividade proposta (Apêndice 03) juntamente com os licenciandos.

No quinto encontro (10 de outubro de 2013), iniciou-se o estudo dos conteúdos de “Gases”, a partir de uma leitura em sala de aula dos tópicos abordados no capítulo 6: “Gases” do livro de “Química geral: fundamentos” (MAIA; BIANCHI, 2007). Este livro foi selecionado devido às suas características, como: linguagem acessível, objetiva e de fácil compreensão para alunos iniciantes deste assunto.

Por fim, os próprios alunos sugeriram para o próximo encontro a resolução de exercícios deste capítulo do livro. Para tanto, foi disponibilizada, no xérox da Universidade, uma lista de exercícios contida no livro de Maia e Bianchi (2007, p. 168-171).

No sexto encontro (17 de outubro de 2013), foi resolvida a lista de exercícios proposta no encontro anterior. A correção foi feita no quadro com a participação dos alunos, fazendo um revezamento entre os participantes presentes. No final do encontro, ainda ficaram oito (8) exercícios sem resolver. Ficou acordado para o próximo encontro o término da resolução e a retomada do conteúdo de gases.

No sétimo encontro (24 de outubro de 2013), a pesquisadora iniciou a correção dos exercícios restantes no quadro. Em seguida, foi iniciado o estudo do capítulo 4 (quatro): “Propriedades dos Gases” do livro de “Físico-química: volume 1” (ATKINS; PAULA, 2012). A pesquisadora realizou a leitura do capítulo, sempre dialogando com os alunos a respeito de cada conhecimento abordado no livro. Os licenciandos também fizeram a leitura em voz alta, explicando o que entendiam, sempre com a mediação da pesquisadora. Ao final da aula, ficou acordado para o próximo encontro uma retomada dos conceitos abordados em sala de aula, para, em seguida, dar sequência ao estudo do conteúdo da Teoria Cinética dos Gases.

No oitavo encontro (31 de outubro de 2013), a pesquisadora planejou uma aula com retomada dos conteúdos de gases, vistos anteriormente. Para isso, o planejamento foi baseado nos livros de “Físico-química: volume 1” (ATKINS; PAULA, 2012) e “Fundamentos de Físico- química” (CASTELLAN, 2001). A aula teve como objetivo dialogar junto aos participantes o entendimento dos conceitos de gases ideais, os pontos fundamentais para as leis dos gases ideais, a equação de estado, os desvios do comportamento ideal, os conceitos para os gases reais, a equação de van der Waals e os coeficientes de van der Waals.

O nono encontro (07 de novembro de 2013) foi realizado no laboratório de informática. A pesquisadora iniciou a aula com a retomada de alguns conceitos relacionados à estrutura dos gases. Em seguida, os alunos acessaram a internet e exploraram o “site” “http://freewebs.com/facil/gases/gases_historia.htm”, para compreender um pouco sobre a evolução histórica da Teoria Cinética dos Gases. Depois, foi acessado o “site” “<http://www.freewebs.com/facil/gases/gases_enerint.htm” >, para aprender alguns conceitos sobre Energia Interna do Gás, Quantidade de movimento, choque elástico, Impulso, Energia Interna, Constante de Boltzmann. Neste “site”, os alunos interagiram com uma simulação denominada “O Voo dos Balões de Ar Quente”. Estudamos também os conteúdos da teoria cinética dos gases, sua estrutura e propriedades (CASTELLAN, 2001).

No décimo encontro (21 de novembro de 2013), os estudos relacionados à Teoria Cinética dos Gases do capítulo 4 (quatro), “A Estrutura dos Gases”, foram retomados em sala de aula (CASTELLAN, 2001).

Após esse momento, no mês de abril de 2014, primeiramente, os participantes responderam um questionário (Apêndice 04), a fim de conhecermos questões pessoais, profissionais, acadêmicas e também quais conteúdos estudaram inerentes à Teoria Cinética dos Gases. Em seguida, com a disponibilização das etapas 1A, 1B, 1C e 1D construídas para o jogo digital, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas, conforme apêndice 05, com os sete licenciandos do grupo 01.

As últimas entrevistas semiestruturadas foram realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2014, quando o jogo digital foi finalizado. Primeiramente, a pesquisadora elucidou o funcionamento do jogo, conforme apêndice 06 e, em seguida, foram realizadas as entrevistas semiestruturadas (Apêndice 07).