• Nenhum resultado encontrado

Descrição da Área de Influência

Capítulo 4 Estudo de Caso

4.1 Diagnóstico da Empresa

4.1.2 Descrição da Área de Influência

Regionalmente, predominam as formações florestais caracterizadas como Floresta Subcaducifólia, que apresenta uma vegetação típica – diferenciada pela queda das folhas das árvores durante o período seco – além do Manguezal, que é um ecossistema costeiro tropical dominado por espécies vegetais – mangues e animais típicos – aos quais se associam outras plantas e animais, adaptadas a um solo periodicamente inundado pelas marés, com grande variação de salinidade, sendo um ecossistema nacionalmente protegido.

Na região do empreendimento – inserido no perímetro do Distrito Industrial e próximo à Rodovia Federal BR 304, por onde ocorre intensa circulação de caminhões – há um tráfego regular de veículos, e as áreas circunvizinhas são pouco habitadas. Tem cobertura vegetal original em condições climáticas favoráveis, havendo algumas espécies nativas e silvestres, com uma flora de porte arbustivo típico dos tabuleiros costeiros, apresentando espécies vegetais com caracteristicas bem marcantes de uma região de clima

ameno. Podem ser encontradas espécies comuns encontradas em praticamente toda Zona Costeira do Estado, como urtiga, jurubeba e dormideira.

O municipio de Macaíba abrange terrenos pertencentes ao Embasamento Cristalino e ao Grupo Barreiras. O Embasamento Cristalino, de Idade Pré-Crambriana Média, situa-se a oeste da faixa de contato entre as unidades e é caracterizado por migmatitos, gnaisses, xistos, anfibolitos e granitos. O grupo Barreiras, de Idade Terciária (7 milhões de anos), situa-se a leste e é caracterizado por areias, arenitos, conglomerados e siltitos. Localmente, estão presentes coberturas Colúvio-eluviais recentes, que formam solos arenosos inconsolidados, altamente lixiviados e de boa drenagem. Nos leitos dos principais rios, estão aluviões compostos por sedimentos elásticos de origem terrígena.

Predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de profundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano. Além das Planícies Fluviais, que se configuram como terrenos baixos e planos situados nas margens dos rios com seus respectivos vales.

Os Tabuleiros Costeiros são caracterizados por relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro); localizam-se próximo ao litoral. A figura 4-2 demonstra o planialtimétrico da região, que está inserida em uma única cuva de nível.

Figura 4-2 Planialtimétrico da região.

O município de Macaíba possui 71,95% de seu território inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Potengi e 26% nos domínios da bacia hidrográfica do Rio

Pirangi, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Grande, que o atravessa na dire ção SW-NE. O padrão de drenagem é o dendrítico e os cursos d’água têm regime intermitente.

Está inserido no Domínio Hidrogeológico Intersticial e no Domínio Hidrogeológico Fissural. O Domínio Intersticial é composto de rochas sedimentares do Grupo Barreiras, Depósitos Colúvio-eluviais, Depósitos Aluvionares e Depósitos de Pântanos e Mangues. O Domínio Fissural é composto de rochas do embasamento cristalino e engloba o subdomínio rochas ígneas constituído do Complexo Presidente Juscelino e da Suíte Natal.

Hidrogeologicamente, os principais aqüiferos encontrados são: “Aqüifero Barreiras”, que apresenta-se confinado, semi-confinado e livre, em algumas áreas. Os poços construídos mostram capacidades máximas de vazão, variando entre 5 e 100 m³/h, com águas de boa qualidade química, com baixos teores de sódio, podendo ser utilizada praticamente para todos os fins. O “Aqüifero Aluvião”, que apresenta-se disperso, é constituído por sedimentos geralmente arenosos, depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A água é pouco explorada e geralmente de boa qualidade. No “Aqüifeo Cristalino”, que engloba todas as rochas cristalinas, o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresenta fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com água comumente apresentando alto teor salino – de 480 a 1.400 mg/L – com restrições para o consumo humano e uso agrícola.

Cerca de 72% da totalidade da área do município está inserida na região de domínio da Bacia Hidrográfica do rio Potengi, tendo como rios principais o Jundiaí e o Grande. Seus principais riachos são o Lamarão, Água Vermelha, Taborda e Riacho do Sangue, apresentando como principais corpos lacustres as lagoas dos Cavalos, Lagoa Grande e Lagoa do Sítio.

Fonte: Google (2007).

Figura 4-3 Mapa de localização e acessos da área do empreendimento a 600 metros.

A região apresenta um clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono. As chuvas concentram-se nos meses de março a agosto. O município apresenta uma média de precipitação pluviométrica anual de 1.058,1 mm. A temperatura anual atinge máxima de 32 ºC, média de 27,1 ºC e mínima de 21 ºC. A umidade relativa do ar tem média anual de 76%.

O clima na área do empreendimento é ameno, capaz de proporcionar um conforto térmico satisfatório, fator considerável para o bom desempenho dos funcionários. Não foram encontrados registros de áreas protegidas no entorno do empreendimento.

Atualmente, o uso e ocupação do solo do municipio como um todo, é feito pela alocação de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais. Estando inserido numa zona de expansão urbana do municipio de Macaíba e no perímetro do Parque Industrial de

Parnamirim e Distrito Industrial de Macaíba, observa-se que não há incompatibilidade com o uso proposto pela empresa.

No entorno da área do empreendimento – âmbito do loteamento – existe um misto (residencial, comercial e industrial), mas como se caracteriza como zona de expansão, provavelmente ocorrerá uma progressiva concentração de indústrias de transformação na área de localização do empreendimento proposto.