• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 Estudo de Caso

4.3 Procedimentos para Implantação do SGA

4.3.1 Política Ambiental

Após as avaliações iniciais, foi definida a política ambiental a ser seguida pela organização. A decisão da política a ser adotada é uma definição que a alta administração deve tomar e disseminar por toda a organização, como também divulgar para seus fornecedores, investidores, clientes e comunidade em geral. Essa fase norteou os passos seguintes do SGA, além de mostrar o pensamento, visão e o comprometimento da empresa com o meio ambiente.

POLÍTICA AMBIENTAL

“Nós da equipe da empresa de águas minerais, temos o compromisso de preservar o meio ambiente e minimizar o potencial poluidor de nossas atividades, produtos e serviços por meio de:

• Redução de desperdícios através de uso de meios de transformação, tais como reciclagem, compostagem, separação seletiva do lixo e reuso de águas;

• Cumprimento das leis ambientais vigentes;

• Conscientização dos colaboradores, clientes e fornecedores;

• Redução de custos com a minimização de desperdícios;

• Preservação dos recursos naturais.

A equipe se compromete a melhorar continuamente a conservação desta Política através de sua revisão periódica”.

A Política Ambiental estabelecida garante o comprometimento da empresa com a prevenção e respeito ao meio ambiente e assegura o cumprimento aos requisitos legais e o envolvimento de todos os colaboradores com a busca pela melhoria contínua nos processos. Esta política foi aprovada e passou a ser disponível a todos os níveis da organização.

4.3.2 Planejamento

Posterior à definição da Política Ambiental, deu-se início à segunda etapa para o processo de implantação do SGA, a fim de construir condições para a realização da política ambiental adotada pela organização.

Para tal, foram trabalhadas as seguintes subdivisões: classificação e avaliação dos aspectos ambientais, levantamento dos requisitos legais, definição dos objetivos, metas e programas ambientais, conforme consta no quadro 4-1.

Quadro 4-1 Etapas de composição da fase de planejamento.

ITENS DESCRIÇÃO

Aspectos Ambientais Levantamento de classificação dos impactos negativos causados ao meio ambiente pelas atividades e processo

produtivo da organização.

Requisitos Legais Levantamento da legislação ambiental pertinente à atividade desenvolvida pela empresa. Objetivos, Metas e

Programas Ambientais

Definição dos objetivos e metas ambientais condizentes com a Política Ambiental adotada pela organização e estabelecimento das ações a serem tomadas para que esses

objetivos e metas sejam alcançados.

4.3.3 Implantação e Operacionalização

A terceira fase do processo de implantação do sistema de gestão ambiental é caracterizada pela execução do que foi planejado no estágio anterior. Essa etapa da implantação foi dividida em sete passos a serem cumpridos, conforme pode ser observado no quadro 4-2 a seguir:

Quadro 4-2 Etapas de implantação e operacionalização do SGA.

ITENS DESCRIÇÃO

Recursos, Funções, Responsabilidades e

Autoridade

Definição de recursos financeiros, tecnológicos, infra- estrutura, dentre outros. Realização das atribuições de

responsabilidades às pessoas envolvidas no sistema. Competência, Treinamento e

Conscientização

Desenvolvimento de atividades com o corpo funcional da organização como: treinamentos relacionados às atividades potencialmente impactantes, programas de conscientização e conhecimento da política ambiental da

empresa. Este requisito visa desenvolver o comprometimento dos funcionários com a gestão

ambiental promovida pela organização. Comunicação Definição de como se dará à troca de informações da

empresa com seu ambiente externo (fornecedores, clientes, partes interessadas) e interno (colaboradores e prestadores

de serviço).

Documentação Manutenção da documentação de todas as informações relacionadas ao SGA.

Controle de Documentos Estabelecimentos de mecanismos de controle sobre os documentos referentes ao SGA.

Controle Operacional Definição de mecanismos de controle sobre os aspectos considerados significativos.

Preparação e Resposta a Emergências

Estabelecimento de planos para situações emergenciais.

4.3.4 Verificação

Essa etapa é referente ao check do ciclo PDCA, pois foram desenvolvidas ações que objetivavam avaliar o funcionamento do SGA, tais quais: análise do desempenho ambiental por meio de monitoramentos e medições; verificação do atendimento aos requisitos legais; identificação de não-conformidades; proposição de ações corretivas e preventivas para solucionar as falhas identificadas; controle e registro das informações obtidas com as avaliações; e desenvolvimento de auditorias internas periódicas.

Diante desses requisitos pode-se destacar a última etapa (auditoria interna) como de fundamental importância para que haja uma avaliação crítica do desenvolvimento do SGA na empresa.

4.3.5 Análise

É de extrema importância que haja uma avaliação inicial e contínua do sistema de gestão ambiental implantado, para que seja comprovada a eficiência do sistema e seja dado andamento ao processo de melhoria contínua proposto.

4.3.5.1 Administração

A própria norma ISO 14004 solicita que a alta administração da empresa avalie o seu SGA, com o objetivo de que haja aprimoramento do desempenho ambiental da organização.

Essa avaliação permite que haja aprimoramento do plano de ação sugerido e implantado, de acordo com as necessidades da empresa e o estabelecido na sua política ambiental.

4.3.5.2 Gestores

Os gestores responsáveis pela elaboração e implantação do SGA na empresa devem fazer uma avaliação de conformidade do antes, durante e depois da finalização da implantação do sistema.

A análise feita pelos responsáveis setoriais junto com os gestores é de suma importância para que seja dada continuidade à implementação e eficiência do sistema implantado, verificando o andamento das ações de acordo com os objetivos e metas estabelecidos e sugerindo as alterações necessárias.

Com o cumprimento de todas as etapas inicia-se um novo ciclo, porém este deverá conter novas atribuições ao SGA mesmo que as metas e os objetivos propostos inicialmente estejam atendidos. Este fato se deve ao processo de melhoria contínua ao qual o gerenciamento ambiental se propõe a executar, procurando sempre aperfeiçoar a responsabilidade e o desempenho ambiental da instituição.

4.4 Plano de Ação

Indicador Ambiental é uma razão ou um percentual de um item ambiental verificado. Processo a processo, os indicadores devem ser analisados. O resultado deste trabalho deve estar na comparação entre a situação da empresa antes do SGA, as metas estabelecidas no Plano de Ação, os resultados obtidos e o desenvolvimento periódico das ações propostas.

Os aspectos ambientais foram associados a cada atividade, produto ou serviço. Os impactos, são relacionados a cada aspecto em situações planejadas.

A avaliação dos impactos ambientais permite verificar a significância de aspectos ambientais apresentados durante os processos desenvolvidos e agregar as intervenções em vários ou em um único indicador. Os fluxos elementares do sistema são relacionados aos impactos gerados ao meio ambiente, em nível global, regional ou mesmo local.

Os principais aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas na empresa de águas minerais estão expostos a seguir, no quadro 4-3:

Quadro 4-3 Principais aspectos e impactos negativos da empresa.

ASPECTO AMBIENTAL IMPACTO RELACIONADO

Consumo de água Desperdício de água;

Geração de efluentes;

Redução da água disponível para futuras gerações. Consumo de energia Desperdício de energia;

Degradação ambiental na geração de energia. Geração de resíduos Poluição do solo e da água;

Proliferação de vetores. Geração de efluentes • Poluição da água e do solo. Uso de produtos químicos • Danos à saúde;

• Poluição da água e do solo. Consumo não sustentado de

recursos naturais

• Redução de recursos naturais disponíveis para futuras gerações.

Foi objetivado para o Plano de Ação, a busca e identificação de alternativas viáveis e técnicas de Produção mais Limpa que, quando implantadas, permitissem, principalmente, a minimização de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões, eficiência no uso de energia e racionalização no emprego da água.

Essas ações foram compiladas no programa de implantação de um SGA baseado na série de normas ISO 14000, conforme descrito no item 4.3 deste trabalho. Trata-se de uma abordagem sistêmica para lidar com os aspectos ambientais da organização. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001:2004 pode tornar a empresa passível de certificação de qualidade ambiental, já que os benefícios da ISO 14001 passam a ser os mesmos do SGA.