• Nenhum resultado encontrado

Este capítulo apresenta a descrição e justificativa da metodologia utilizada na pesquisa, desde o levantamento da bibliografia utilizada até à coleta e análise dos dados referentes ao processo produtivo da empresa de água mineral, ou seja, é apresentada a sustentação metodológica da proposta de trabalho.

Nele, há quatro seções: tipologia utilizada nesta dissertação; caracterização da amostra; procedimento de coleta de dados utilizado na pesquisa de campo; e a descrição da análise dos dados utilizados.

3.1 Tipologia da Pesquisa

A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é composta de cinco etapas, seguindo um roteiro de atividades descrito abaixo:

• 1ª etapa – Revisão bibliográfica; fundamentação e caracterização de conceitos abordados por diversos autores e estudiosos do assunto, possibilitando assim, a utilização de definição das informações coletadas e discutidas no corpo deste texto;

• 2ª etapa – Pesquisa de campo na empresa, conhecimento e diagnóstico do processo produtivo e dos projetos voltados à questão ambiental;

• 3ª etapa – Elaboração do Plano de Ação e implantação de ações voltadas a um Sistema de Gestão Ambiental baseando-se nas normas de qualidade e de qualidade ambiental, em análises de ciclo de vida dos materiais e em tecnologias mais limpas;

• 4ª etapa – Análise e monitoramento dos resultados obtidos na etapa anterior;

• 5ª etapa – Conclusão e avaliação dos resultados obtidos, identificando oportunidades de aperfeiçoamento.

Trata-se de uma pesquisa prática, de campo, com observação do contexto no qual é detectada a problematização, que por sua vez passa a ser examinada e encaminhada para explicações e soluções.

É um estudo de caso descritivo, pela observação, registro, análise, classificação e interpretação dos fatos e fenômenos, suas freqüências, conexões, naturezas e características, sem que haja interferência no processo. Caracteriza como acontece o processo dentro da empresa, envolvendo técnicas padronizadas de coleta de dados: aplicação da lista de verificação (checklist) e observação sistemática, além da pesquisa bibliográfica.

É avaliativo a partir da segunda etapa, quando há interferência no processo e proposição de melhorias.

3.2 Universo da Amostra

O conjunto sobre cujos atributos incidem a investigação, transformando-se em fontes de informação, baseia-se no trabalho de análise das informações colhidas e observadas em uma empresa do setor de águas minerais do Rio Grande do Norte, localizada no complexo industrial do município de Macaíba, no estado do RN.

A empresa foi escolhida por ser uma das pioneiras no setor norte-riograndense, onde houve aceitação, interesse e comprometimento com o desenvolvimento da pesquisa. Os gerentes de cada setor foram entrevistados e/ou consultados para obtenção das informações de caráter interno, já que possuíam os conhecimentos acerca dos assuntos a serem pesquisados. Diálogos informais foram feitos e registrados sempre que julgado necessário.

Trata-se, portanto, de uma amostra não probabilística. Sua utilização foi intencional, já que o fator de aceitação e comprometimento por parte da empresa para desenvolvimento da pesquisa foi preponderante na escolha do local.

3.3 Instrumento de Coleta de Dados

Foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados:

• Pesquisa bibliográfica: utilização de livros, artigos, anais de congressos, dissertações, teses, websites de universidades e organizações;

• Análise documental: utilização da análise documental em acervo elaborado e disponibilizado pela própria empresa onde foi desenvolvida a pesquisa;

• Entrevista: com a finalidade de investigar mais detalhadamente, tirar dúvidas e aprofundar alguns aspectos das práticas desenvolvidas dentro da empresa, foram realizadas entrevistas com os colaboradores envolvidos no processo produtivo, principalmente os responsáveis pelos diversos setores da empresa;

Checklist: foi elaborada uma lista com questões fechadas, englobando diversos setores da empresa estudada, baseadas nos aspectos relevantes para implantação do SGA.

A pesquisa bibliográfica, seguida de visitas a campo – auxiliadas por checklist e entrevistas – e da observação (método observacional) dos processos produtivos, foram utilizadas como procedimentos para coleta de dados.

A lista de verificação foi previamente elaborada de acordo com os requisitos recomendados pela ISO 14001, como base para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (apêndice III).

Acredita-se que, para uma comprovação científica, esses instrumentos apresentam- se como fonte satisfatória de coleta de dados.

3.4 Análise dos Dados

Baseadas nos conteúdos provenientes das entrevistas, observação e levantamentos em conversas informais, além dos materiais fornecidos pela empresa, foram realizadas análises e interpretação dos dados.

A análise descritiva de dados caracteriza essa pesquisa. É uma análise fenomenológica, por mostrar a realidade de fato.

As etapas metodológicas da pesquisa estão demonstradas na figura 3-1 a seguir:

Figura 3-1 Esquema com as etapas metodológicas da pesquisa.

3.5 Conclusão da Metodologia da Pesquisa

Os métodos utilizados para realização desta pesquisa foram considerados adequados aos objetivos propostos, levando em consideração os cuidados na obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados, para deles extrair as devidas conclusões.

A escolha da unidade amostral pesquisada foi feita de forma intencional, através do contato com o empresário responsável, que se interessou prontamente pela pesquisa, fator preponderante para desenvolvimento da mesma.

Sendo o modelo maior de referência de certificação ambiental e baseando-se no ideal de aperfeiçoamento constante e no fato de que a ISO 14000 exige que as empresas criem um Sistema de Gestão Ambiental que constantemente avalie e reduza o dano provocado potencialmente ao meio ambiente pelas atividades da empresa, o modelo de SGA implantado foi desenvolvido baseado nessa série de normas, visando melhorias e ações contínuas. Pesquisa e revisão da literatura Visita à empresa para aplicação de procedimentos de coleta de dados

Identificação dos pontos críticos que interferem negativamente no processo produtivo e no desempenho ambiental

da empresa Proposição de soluções Considerações finais sobre a pesquisa. Identificação das possíveis tecnologias limpas e das ações voltadas à questão ambiental Elaboração do checklist para aplicação na empresa

Capítulo 4