• Nenhum resultado encontrado

V 6 DESCRIÇÃO DOS CASOS DE UTILIZAÇÃO

Como se verifica na figura 31, o primeiro caso de utilização descreve o requisito funcional: Ref. 1 – Gestão da Base de Dados – que gere a informação destinada a ser apresentada na área do aluno e da turma.

Figura 31 – Requisito Funcional (1.) Gestão da Base de Dados

O docente é responsável por actualizar a base de dados em Access pois só ele tem acesso directo a ela. Introduz e adiciona novos dados nas diversas tabelas (Alunos, Turmas, Avaliações, Faltas, Sumários, Informações, Testes, Trabalhos para casa (TPC)). Do mesmo modo que adiciona, pode actualizar, alterar ou ainda eliminar dados à base de dados.

O sub requisito 1.5 permite actualizar automaticamente tabela do Histórico / Login do utilizador, na qual são armazenados os dados de acesso do utilizador, que permite devolver na respectiva ficha, todo o histórico de utilização.

O segundo requisito funcional, representado na figura 32, permite a intervenção dos vários actores do sistema. O actor docente, que actualiza a base de dados no RF1, é também actor no RF2., uma vez que é ele quem disponibiliza os conteúdos no site. A ele cabe fazer toda a sua manutenção.

O actor aluno, tal como o actor Encarregado de Educação, acede ao sistema através do seu login para poder visualizar a sua ficha, ou a do seu educando, que deverá ser actualizada pelo docente. No final efectua logout. O cibernauta, que também pode ser o aluno ou o docente, pode consultar a informação que se apresenta nos links, contactos, conteúdos ou ainda nas Faqs, assinar o livro de visitas, realizar jogos/testes, enviar dúvidas, participar no fórum etc. Dos vários conteúdos disponíveis para consulta apenas as fichas estão disponíveis para os actores alunos, já que só estes podem ter acesso ao login que lhes permite abrir as fichas de trabalho prático.

V - 7. ACTORES

Na visão global do sistema, representada na figura 30, verifica-se a existência de vários actores que interagem com o sistema. O actor “docente”, que cria e filtra os dados para o sistema, o actor “alunos”, o actor “Encarregados de Educação” (que visualizam as informações que lhe são restritas) e os cibernautas em geral (dos quais se consideram também os alunos) que consultam informação, conteúdos, enviam dúvidas e, por exemplo, assinam o livro de visitas. Descreve-se genericamente, na tabela 18, cada um dos actores que se relacionam directamente com o sistema “AntarTIC”.

ACTORES DESCRIÇÃO

Cibernauta

Entidade que tem acesso ao site onde pode consultar informações diversas sobre conteúdos lectivos, sobre a disciplina, as turmas, links relacionados, contactos, faqs, glossário, informações sobre a escola, notícias, etc. O site permite ainda ao utilizador uma série de serviços. Pode enviar dúvidas, contactar com o Webmaster, assinar o livro de visitas, participar no fórum e no

chat, subscrever newsletters, criar e aceder à sua conta de email, simular auto-

avaliações, participar nos inquéritos, entre outros.

Docente

Entidade responsável pelo registo dos dados na base de dados e pela actualização dos conteúdos disponibilizados através do site. Informa, regista, altera, elimina, processa todo o tipo de dados inerentes à área do aluno e da turma.

Encarregado de Educação

Entidade que entra com login e password na área reservada. Ao introduzir os dados de acesso, visualiza a ficha do seu educando onde contam as informações de avaliação e das faltas. No final, é recomendado que faça logout do sistema.

Aluno

Entidade que entra com login e password na área reservada. Ao introduzir os dados de acesso, o aluno pode visualizar a sua ficha, com informações pessoais, informações de turma, avaliação, faltas e o seu histórico. No final, é recomendado que faça logout do sistema. Tem acesso às fichas de cada módulo entrando com a password fornecida pelo docente.

V - 8. ARQUITECTURA

Figura 33 – Arquitectura da Informação – em contexto de sala de aula

A arquitectura da informação, apresentada na figura 33, identifica os vários actores do sistema e a estrutura que sustenta o projecto “AntarTIC” no contexto de sala de aula. A partir do servidor, ao qual está associada a base de dados do sistema, os diferentes actores interagem com o sistema através da interface do site. Para além de consultar informação diversa, jogar, enviar dúvidas e contactar com os colegas, os alunos, depois de aceder às fichas práticas, cujo acesso está protegido por password têm ainda a possibilidade de as gravar e imprimir. Partindo do pressuposto que a ligação à Internet não tem falhas, permite ao aluno estar sempre munido do material para as aulas. No entanto, corre-se o risco de haver uma falha tecnológica podendo ocorrer, como já foi referido anteriormente, uma situação tão frustrante para os alunos como para o docente. Por este motivo, aconselhar-se-á aos alunos a impressão prévia, em casa, das fichas de trabalho a realizar posteriormente nas aulas onde o docente fará, previamente, uma aproximação teórica dos diversos conteúdos.

Base de Dados Docente

Apresentações Servidor Web Windows Cibernautas Cibernautas Cibernautas Aluno Aluno

Aluno Aluno Fichas de

Figura 34 – Arquitectura Candidata

A arquitectura representada na figura 34 tem três camadas. A primeira camada, designada por camada de apresentação, representa a interface visualizada pelos alunos e cibernautas. A segunda camada, a camada lógica, está associada à terceira camada, a camada de dados, no servidor. Esta última camada é responsável pelo armazenamento dos dados num repositório próprio para o efeito.

Fazem parte da arquitectura candidata do sistema os seguintes elementos:

O cliente Internet ou terminal cliente: computador pessoal que o cibernauta utiliza para aceder através de uma ligação à Internet ao portal “AntarTIC”;

O servidor: aplicação informática ou sistema informático disponível para receber solicitações de outros computadores ou programas e processá-las normalmente através da rede de computadores, ligados por um sistema de telecomunicações;

O terminal cliente interno: estação de trabalho do gestor do portal;

A base de dados: conjunto ordenado de dados associados à ficha do aluno.

V - 9. COMPONENTES

O projecto “AntarTIC” foi desenvolvido com base numa plataforma de phpOpenSource e o recurso a vários programas e linguagens conhecidas da autora: desde o Adobe Photoshop, ao Macromédia Flash, ao Microsoft FrontPage 2003, Macromédia Dreamweaver, Hotpotatoes, My Quizz, Adobe Acrobat, CorelDraw, Microsoft Access, Microsoft PowerPoint, Microsoft Word ao

Cliente interno Cliente Internet Camada de Apresentação Camada Lógica Servidor Camada de Dados Base de Dados

simples bloco de notas, para editar código HTML, combinado com o PHP, folha de estilo em CSS (Cascading Style Sheets) e a tecnologia ASP. Assente numa aplicação de gestão de conteúdos em PHP, os diferentes conteúdos, acessíveis ao seleccionar opções nos menus concebidos em Flash, foram implementados em HTML. Alguns jogos foram igualmente desenvolvidos em Flash. A área do aluno é a única que não pertence directamente à aplicação. Concebida em ASP, a tecnologia da Microsoft, Active Server Pages, (que não é mais do que uma linguagem de tratamento de textos, baseada em BASIC e se denomina de VB Script), permite que se execute num servidor, podendo ser utilizada em conjunto com HTML e JAVASCRIPT para realizar tarefas interactivas em tempo real com o cliente. Através do ASP, foi possível realizar consultas (SELECT) de dados na base de dados do sistema. Foi na elaboração da ficha do aluno e do respectivo login, que esta tecnologia foi mais utilizada. No entanto, por não ser compatível com o

browser da Firefox, a ficha do aluno, em ASP, deverá evoluir no sentido de acompanhar o resto da

aplicação. A base de dados, elaborada a partir do Access 2003 da Microsoft, é um outro elemento do sistema. Estrutura-se de acordo com a figura 35.

Figura 35 – Base de Dados – Diagrama de Conceitos

É composta por um modelo relacionado de tabelas ligadas entre si através do Id_Aluno e do Id_Turma. É invocada na área do Aluno e na área da Turma através da linguagem ASP.