• Nenhum resultado encontrado

Descrição dos principais investimentos da EMITENTE em cada um dos exercícios do período abrangido pelo historial financeiro

P ARTE III – I NFORMAÇÃO RELATIVA AO D OCUMENTO DE R EGISTO DE O BRIGAÇÕES 1. RESPONSÁVEIS PELA INFORMAÇÃO

4. INFORMAÇÕES SOBRE A EMITENTE 1. Antecedentes e evolução da E MITENTE

4.2.1. Descrição dos principais investimentos da EMITENTE em cada um dos exercícios do período abrangido pelo historial financeiro

Nos últimos anos, o percurso do BANIF –GRUPO FINANCEIRO tem sido pautado por uma dinâmica de expansão e crescimento, o que lhe tem permitido consolidar a sua posição no mercado financeiro nacional e internacional.

Em termos domésticos, importa referir o plano de expansão da rede de agências do BANIF – GRUPO

FINANCEIRO que se tem vindo a traduzir em importantes investimentos na aquisição de equipamento e obras em instalações e ainda o esforço de investimento na modernização da infra-estrutura tecnológica do GRUPO, especialmente no que no que concerne à actualização das redes tecnológicas, dos principais sistemas aplicacionais e operativos e nos projectos em curso. Destes últimos, destaca-se o “Programa Basileia II” que se encontra a decorrer de acordo com o plano director elaborado para o BANIF –GRUPO

FINANCEIRO, com impacto significativo em todo o GRUPO, nas vertentes tecnológica e de gestão da mudança e, também, nas próprias áreas de negócio, onde se desenvolveram esforços no sentido de unificar as metodologias avançadas de gestão de risco a todas as entidades do GRUPO.

No plano internacional a actividade do BANIF –GRUPO FINANCEIRO tem vindo a conhecer importantes desenvolvimentos nos últimos anos, sendo de realçar o crescimento da actividade internacional do GRUPO quer através da aquisição da participações financeiras em instituições de crédito internacionais e da constituição de novas instituições de crédito internacionais, a pari passu com o reforço de fundos próprios de algumas sociedades nas quais o GRUPO já possui uma participação financeira.

De sublinhar os investimentos efectuados durante o ano de 2007, com a aquisição das participações de 27,5% no BANKPIME (35,4 milhões de Euros) e de 33,32% na BANCA PUEYO (49,4 milhões de Euros), ambos em Espanha, de 46% no BCN (3,4 milhões de Euros) em Cabo Verde, e a constituição do BANIF

BANK (MALTA) (9,0 milhões de Euros) em Malta.

O quadro seguinte indica a evolução do valor de balanço do activo tangível do BANIF – GRUPO

Unidade: milhares de Euros ACTIVO IMOBILIZADO 2005 IFRS AUDITADA 2006 IFRS AUDITADA 2007 IFRS AUDITADA

ACTIVOS NÃO CORRENTES DETIDOS PARA VENDA

Imóveis e equipamento 57.232 58.305 65.503

Equipamento 874 2.143 1.940

Outros activos tangíveis 292 952 961

Sub-Total 58.398 61.400 68.404

PROPRIEDADES DE INVESTIMENTO

Em locação operacional (locador)

Edifícios 8.141 8.614 9.042

Sub-Total 8.141 8.614 9.042

OUTROS ACTIVOS TANGÍVEIS

Imóveis 109.941 113.742 89.127

Equipamento 15.768 20.721 25.083

Activos em locação operacional 16.526 23.496 43.446

Activos tangíveis em curso 5.713 14.773 28.185

Outros activos tangíveis 2.365 1.382 (438)

Sub-Total 150.313 174.114 185.403

TOTAL 216.852 244.128 262.849

Fonte: Relatórios e Contas da EMITENTE

No cômputo do quadro acima apresentado, refira-se que o BANIF –GRUPO FINANCEIRO regista na rubrica de activos não correntes detidos para venda os activos adquiridos por recuperação de crédito concedido. Os activos registados nesta categoria são valorizados ao menor do custo de aquisição e do justo valor, determinado com base em avaliações de peritos independentes, deduzido de custos a incorrer na venda desses activos.

De referir que todos os activos registados nesta rubrica têm um plano de venda elaborado pela BANIF

IMOBILIÁRIA. Se o atraso na alienação de activos não correntes detidos para venda for causado por acontecimentos ou circunstâncias fora do controlo do GRUPO, poderá existir uma extensão do período de um ano para a sua venda, situação que considerámos aplicável ao exercício de 2007 devido às condições do mercado imobiliário. Contudo, tendo em conta a expectativa de prolongamento destas circunstâncias adversas de mercado, o GRUPO está a ponderar a reclassificação no exercício dos activos registados há mais de um ano na rubrica “activos não correntes detidos para venda” para a rubrica “outros activos”, encontrando-se em análise a política contabilística a adoptar.

Por outro lado, são propriedades de investimento os imóveis detidos pelo BANIF –GRUPO FINANCEIRO

para arrendamento e/ou valorização. Estes são registados pelo seu justo valor, determinado com base em avaliações de peritos independentes, sendo as variações no justo valor reflectidas em resultados.

A rubrica de activos fixos tangíveis inclui os imóveis de serviço próprio, veículos e outros equipamentos. São classificados como imóveis de serviço próprio, os imóveis utilizados pelo GRUPO no desenvolvimento das suas actividades, sendo estes valorizados ao justo valor, determinado com base em avaliações de peritos independentes, deduzido de subsequentes amortizações e perdas por imparidade. Os imóveis de serviço próprio do GRUPO são avaliados com a regularidade necessária, para que os valores contabilísticos não difiram significativamente do seu justo valor na data do balanço, utilizando-se como

referência um período de três anos entre reavaliações. Os restantes activos fixos tangíveis encontram-se registados pelo seu custo, deduzido de subsequentes amortizações e perdas por imparidade. Os custos de reparação e manutenção e outras despesas associadas ao seu uso, são reconhecidos como custo quando ocorrem.

As transacções relacionadas com investimentos em associadas mais relevantes realizados pelo BANIF – GRUPO FINANCEIRO no exercício económico de 2005, foram as seguintes:

 O investimento financeiro resultante da operação de permuta de acções da Banif Seguros, SGPS, S.A., a qual, no decorrer do exercício de 2005, alterou a sua denominação social para Rentipar Seguros SGPS, S.A. e da CSA, ocorrida no final do 1º semestre de 2005. Com efeito, esta operação traduziu-se na alienação, pela BANIF SGPS, da totalidade do capital social da Banif Seguros, SGPS, S.A. no montante de 44,6 milhões de Euros e na aquisição, por parte da BANIF SGPS à Soil - SGPS, S.A. de 33,62% do capital social da CSA por 28,3 milhões de Euros.

 Em virtude das sociedades Banif Crédito – Sociedade Financeira para Aquisições a Crédito, S.A. e Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A. terem sentido necessidade de reforçar os seus fundos próprios, por razões de crescimento do negócio e, também, por aspectos de natureza legal relacionados com o art.º 35º do Código das Sociedades Comerciais, a BANIF COMERCIAL SGPS concedeu, àquelas participadas, prestações acessórias de capital nos montantes de 1.000 milhares de Euros e 441 milhares de Euros, respectivamente, encontrando-se previsto que estas últimas seriam concretizadas até ao final do 1º semestre do exercício seguinte.  Constituição do Banif International Bank, Ltd, sediado em Nassau, Bahamas, no qual a BANIF

INVESTIMENTOS SGPS subscreveu 24.975.000 acções, representativas de 99,9% do capital social desta entidade, representativo de um investimento global de 24.975 milhares de Euros, e a BANIF

COMERCIAL SGPS subscreveu 5.000 acções representativas de 0,1% do seu capital social.

 Subscrição por parte da BANIF INVESTIMENTOS SGPS de 2.000.000 novas acções do BANIF

INVESTIMENTO no âmbito de uma operação de aumento de capital social deste banco de 20 milhões de Euros para 30 milhões de Euros, o que correspondeu a um investimento de 10 milhões de Euros.  Realização de um aumento de capital social do Banif International Holdings, Ltd por parte do Banif – Banco Internacional do Funchal (Cayman), Ltd o que representou um investimento na ordem dos 1,5 milhões de Euros.

 Alienação por parte do BANIF INVESTIMENTO de 5% do capital social da NewCapital – Sociedade de Capital de Risco, S.A. pelo montante global de 44 mil Euros à Associação Nacional de Jovens Empresários.

 Constituição do Banif Investimento México, S.A. através da subscrição de 49.500 acções pelo Banif Securities Holdings, Ltd representativas de 99% do seu capital social.

 Constituição da Banif Forfaiting Company, Inc através da subscrição de 50.000 acções pelo Banif International Holdings, Ltd representativas de 99% do seu capital social (montante total de 50 mil Dólares Americanos).

 Constituição da Banif Finance, Ltd, através da subscrição de 50.000 acções por parte do Banif International Holdings, Ltd.

As transacções relacionadas com investimentos financeiros mais relevantes realizados pelo BANIF

–GRUPO FINANCEIRO no exercício económico de 2006, foram as seguintes:

 Concessão por parte da BANIF COMERCIAL SGPS de prestações acessórias de capital no montante de 441 milhares de Euros e 91,5 milhares de Euros à Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A., em 30 de Junho e 7 de Julho de 2006, respectivamente.

 Aquisição, em 7 de Junho de 2006, por parte da BANIF COMERCIAL SGPS de 15% do capital social da Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A. no montante de 120 milhares de Euros, enquadrada na estratégia de crescimento e consolidação desta participação financeira.

 Subscrição por parte da BANIF INVESTIMENTOS SGPS do aumento de capital social do Banif Banco de Investimento (Brasil), S.A. no montante de 2.672.462,94 Euros (R$ 7.500.000) e aquisição por parte da BANIF INVESTIMENTOS SGPS de 94.666.635 acções do Banif Banco de Investimento (Brasil), S.A. detidas pelo Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil), S.A., pelo montante de 7.359.449,70 Euros (R$ 20.516.673,88), passando a deter 75% do seu capital social. Estas operações integram-se na crescente internacionalização do BANIF – GRUPO FINANCEIRO e na reestruturação que tem vindo a ocorrer no negócio desenvolvido no Brasil tendo em vista a segregação da actividade de banca comercial e de banca de investimento.

 Aquisição por parte do Banif International Holdings, Ltd de 10% do capital do Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil), S.A..

 Aumento de capital social da Banif International Holdings, Ltd de USD 3.244.362 para USD 6.215.367, subscrito em 85% pelo Banif – Banco Internacional do Funchal (Cayman), Ltd.

 Constituição da Centro Venture – Sociedade de Capital de Risco, S.A. através da subscrição de 51% do seu capital social pelo BANIF INVESTIMENTO.

 Constituição da Gamma – Sociedade de Titularização de Créditos, S.A. através da subscrição de 100% do seu capital social pelo BANIF INVESTIMENTO.

 Constituição da Banif Forfaiting (USA), Inc., sediada em Miami, nos Estados Unidos da América, através da subscrição de 100% do seu capital social pela Banif International Holdings, Ltd.

 Constituição da Banif Trading, Inc., no Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, com o capital social de USD 250.000 por parte da empresa-mãe, a Banif International Holdings, Ltd. As transacções relacionadas com investimentos financeiros mais relevantes realizados pelo BANIF – GRUPO FINANCEIRO no exercício económico de 2007, foram as seguintes:

 Aquisição por parte da BANIF SGPS de 33,32% do capital social da BANCA PUEYO pelo montante de 49.363 milhares de Euros.

 Aquisição por parte da BANIF SGPS de 46% do capital social do BCN pelo montante de 3.418 milhares de Euros.

 Constituição do BANIF BANK (MALTA), cujo capital foi subscrito na sua totalidade pela BANIF SGPS pelo montante de 9.000 milhares de Euros;

 Aquisição por parte da BANIF SGPS de 27,5% do BANKPIME pelo montante de 35.398 milhares de Euros;

 Aquisição por parte da BANIF SGPS de 33,33% da sociedade Inmobiliaria Vegas Altas pelo montante de 2.499 milhares de Euros.

 Aquisição por parte da BANIF SGPS de um lote de 7.734.866 acções e de 1.174.187 cautelas do Finibanco Holdings SGPS, S.A., representativas de 7,7474% do capital social daquela entidade, pelo montante de 27,6 milhões de Euros. Com a conversão das cautelas em acções, a BANIF SGPS

passou a deter 8.909.053 acções.

 Aquisição pela BANIF COMERCIAL SGPS de 15% do capital social da Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A. pelo montante de 120 milhares de Euros. Na sequência desta operação, a BANIF COMERCIAL SGPS passou a ser titular de 100% do capital social da Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A.. Refira-se ainda que a BANIF

COMERCIAL SGPS disponibilizou à Banif Rent – Aluguer, Gestão e Comércio de Veículos Automóveis, S.A. o montante de 517 milhares de Euros sob a forma de prestações suplementares.  Aquisição pelo BANIF INVESTIMENTO de 3,51% do capital social da Banif Açor Pensões –

Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. pelo montante de 147 milhares de Euros.

 Aquisição pelo BANIF INVESTIMENTO de 20% do capital social da Banif Capital – Sociedade de Capital de Risco, S.A. pelo montante de 175 milhares de Euros.

 Aquisição pela Açortur, Investimentos Turísticos dos Açores, S.A. de 100% da sociedade Investimentos Turísticos e Similares, Hóteis e Apart-Hotel Pico, Lda pelo montante de 500 Euros.  Aquisição pela BANIF NITOR ASSET MANAGEMENT de 100% da Nitor Administração de Recursos,

Lda cujo pagamento foi assegurado através da entrega de 49% do capital social da BANIF NITOR

ASSET MANAGEMENT aos sócios da Nitor Administração de Recursos, Lda, operação efectuada em simultâneo com um aumento de capital na BANIF NITOR ASSET MANAGEMENT no montante de R$ 1.622.892.

 Aumento de capital social do BANIF – BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL (BRASIL) de R$ 6.000.000, subscrito pela BANIF COMERCIAL SGPS e BANIF INTERNATIONAL HOLDINGS.

 Aumento de capital social da BANIF MORTGAGE de USD 2.000.000, subscrito na totalidade pela BANIF INTERNATIONAL HOLDINGS.

 Aumento de capital social da BANIF FORFAITING COMPANY de USD 200.000, subscrito na totalidade pela BANIF INTERNATIONAL HOLDINGS.

 Aumento de capital social da BANIF TRADING de USD 100.000, subscrito na totalidade pela BANIF

 Aumento de capital social da BANIF GO de 3.000.000 Euros, subscrito pela BANIF COMERCIAL SGPS.

 Aumento de capital social da BANIF NITOR ASSET MANAGEMENT no montante de R$ 702.613.

 Venda da sociedade Metalsines – Companhia de Vagões de Sines, S.A. pelo montante de 1.611 milhares de Euros, operação realizada pelo BANIF.

 Disponibilização por parte da BANIF COMERCIAL SGPS do montante de 50.000 milhares de Euros, sob a forma de prestações suplementares, ao BANIF.

 Disponibilização por parte da BANIF SGPS do montante de 52.750 milhares de Euros, sob a forma de prestações suplementares, à BANIF COMERCIAL SGPS.

Em síntese, a rubrica de investimentos em associadas e filiais excluídas da consolidação apresentou a seguinte evolução ao longo dos três últimos anos:

Unidade: milhares de Euros

2005 IFRS AUDITADA 2006 IFRS AUDITADA 2007 IFRS AUDITADA Investimento em associadas e filiais excluídas da consolidação 39.552 32.225 109.612 Fonte: Relatórios e Contas da EMITENTE

De seguida apresenta-se a decomposição da rubrica de investimentos em associadas e filiais excluídas da consolidação para os exercícios findos em 31 de Dezembro de 2005, 2006 e 2007:

Unidade: milhares de Euros

2005-IFRSAUDITADA SOCIEDADE DETENTOR DE CAPITAL % PART. VALOR DA PARTICIPAÇÃO CAP. PRÓPRIO RESULTADO LÍQUIDO RESULTADO LÍQUIDO Companhia de Seguros

Açoreana, S.A. BANIF SGPS /BBCA

47,69% 34.710 72.783 14.136 8.257

Investaçor, SGPS, S.A. Banif (Açores) SGPS, S.A. / BBCA 48,37% 3.673 7.594 261 (126)

Beta Securitizadora, S.A. Banif – Banco de Investimento (Brasil) 20,00% 1.169 5.845 340 68 Espaço Dez – Sociedade Imobiliária, Lda BANIF INVESTIMENTOS SGPS 25,00% - (909) (47) (12) 39.552 85.312 14.690 8.187

Unidade: milhares de Euros 2006-IFRSAUDITADA SOCIEDADE DETENTOR DE CAPITAL % PART. VALOR DA PARTICIPAÇÃO CAP. PRÓPRIO RESULTADO LÍQUIDO RESULTADO LÍQUIDO Companhia de Seguros

Açoreana, S.A. BANIF SGPS /BBCA

47,69% 32.225 67.574 19.478 9.289 Espaço Dez – Sociedade Imobiliária, Lda BANIF INVESTIMENTOS SGPS 25,00% - (917) (8) (2) 32.225 66.657 19.470 9.287

Fonte: Relatórios e Contas da EMITENTE

Unidade: milhares de Euros

2007-IFRSAUDITADA SOCIEDADE DETENTOR DE CAPITAL %PART. VALOR DA PARTICIPAÇÃO GOODWILL CAP. PRÓPRIO RESULTADO LÍQUIDO Companhia de Seguros Açoreana, S.A. BANIF SGPS / BBCA 47,69% 19.411 - 40.703 18.093

Banca Pueyo BANIF SGPS 33,32% 24.042 28.400 72.156 9.163

Bankpime BANIF SGPS 27,50% 20.023 15.157 72.809 4.670 Imobiliária Vegas Altas BANIF SGPS 33,33% 2.579 - 7.738 160 Espaço Dez – Sociedade Imobiliária, Lda BANIF INVESTIMENT OS SGPS 25,00% - - (583) 333 66.055 43.557 192.823 32.419

Fonte: Relatórios e Contas da EMITENTE

Refira-se que os investimentos em associadas e filiais excluídas da consolidação totalizaram, no final de 2006, 32,2 milhões de Euros, apresentando um decréscimo de 18,5% quando comparado com o valor do ano anterior, em virtude de, em 2005, para além da CSA, esta rubrica ainda incluir as sociedades Investaçor, SGPS, S.A. e BETA SECURITIZADORA, que em 2006, integraram o perímetro de consolidação pelo método integral, devido ao reforço das respectivas participações do GRUPO nestas entidades.

Em 2007, o aumento de 77,4 milhões de euros verificado na rubrica “Investimentos em Associadas e Filiais excluídas da Consolidação”, decorreu principalmente do investimento efectuado na aquisição de participações no capital social do BANKPIME (27,5%), e da BANCA PUEYO (33,32%), em Espanha, os quais passaram a consolidar as suas contas nas contas no BANIF -GRUPO FINANCEIRO, pelo método de equivalência patrimonial.

Refira-se que em Maio de 2008, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO chegou a acordo com a Argon – Administração e Participações, Ltda para a aquisição de 25% do capital social e direitos de voto do BANIF

4.2.2. Principais investimentos em curso da EMITENTE, incluindo a distribuição geográfica desses