• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES SOBRE A EMITENTE Identificação

A denominação jurídica e comercial da EMITENTE é Banif SGPS, S.A..

A EMITENTE encontra-se registada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal sob o n.º único de matrícula e pessoa colectiva 511 029 730..

A EMITENTE, no seu actual tipo societário, resulta da alteração do objecto social e de denominação do Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A..

O antigo Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A., actualmente com a denominação social de Banif SGPS, S.A., foi constituído por escritura pública de 15 de Janeiro de 1988.

O endereço da sede social da EMITENTE é Rua de João Tavira, n.º 30, freguesia da Sé, Concelho do Funchal e o seu respectivo número de telefone é o 291 222 162.

A EMITENTE é uma sociedade comercial, registada em Portugal, que assume o tipo de sociedade gestora de participações sociais, sob a forma de sociedade anónima com o capital aberto ao investimento do público. A BANIF SGPS está sujeita à legislação aplicável às sociedades em geral, nomeadamente ao Código das Sociedades Comerciais, e ao regime especial das sociedades gestoras de participações sociais previsto no Decreto-Lei n.º 495/88, de 30 de Dezembro, bem como aos seus próprios estatutos. A EMITENTE encontra-se ainda sujeita à supervisão do Banco de Portugal, nos termos do artigo 117º do RGICSF.

Por outro lado, na qualidade de sociedade com valores mobiliários admitidos à negociação no mercado de regulamentado da Euronext Lisbon, a BANIF SGPS, encontra-se sujeita ao disposto no Código dos Valores Mobiliários, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 486/99 de 13 de Novembro e demais regulamentos da CMVM e da Euronext Lisbon aplicáveis.

Capital social e documentos constitutivos

A EMITENTE tem actualmente um capital social integralmente realizado de 250.000.000 Euros (duzentos e cinquenta milhões de Euros), representado por 250.000.000 acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de 1 Euro (um Euro).

As 250.000.000 acções ordinárias, escriturais e nominativas, representativas do capital social da EMITENTE

encontram-se inscritas no sistema centralizado (Central de Valores Mobiliários) gerido pela Interbolsa e estão admitidas à negociação no Eurolist by Euronext Lisbon.

reservas de prémios de emissão e 50.000.000 Euros por entradas em dinheiro, resultante da emissão de 100.000.000 (cem milhões) novas acções. Na sequência deste aumento, caso o mesmo seja integralmente subscrito, o capital social da BANIF SGPS passará a estar representado por 350.000.000 (trezentos e cinquenta milhões) acções, ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de 1 Euro (um Euro). Em reunião realizada em 28 de Maio de 2008, o Conselho de Administração da EMITENTE fixou o preço de subscrição das novas acções em 2,00 Euros por acção, o que corresponde a um prémio de emissão de 1,00 Euro por acção. O prospecto de Oferta Pública de Subscrição e de Admissão à Negociação no Eurolist By Euronext

Lisbon das novas acções foi aprovado em 2 de Junho de 2008 pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, encontrando-se disponível sob a forma electrónica em www.cmvm.pt, www.euronext.com,

www.grupobanif.pt e www.banifib.pt.. O período para o exercício de direitos no âmbito de tal operação de aumento de capital social, decorrerá entre as 8h30 do dia 9 de Junho de 2008 e as 15h00 do dia 20 de Junho de 2008, inclusive.

Historial

O BANIF –GRUPO FINANCEIRO nasceu a 15 de Janeiro de 1988, no Funchal, na sequência da iniciativa de um grupo promotor em que se destaca o Comendador Horácio Roque. Desde então foi crescendo, criando um grupo financeiro que integra presentemente cerca de 40 empresas e desenvolvendo capacidades para dar resposta a necessidades muito diversificadas dos seus clientes.

O BANIF –GRUPO FINANCEIRO assume, actualmente, uma posição de liderança de mercado na Madeira e nos Açores no que concerne a número de pontos de venda e está em expansão em Portugal Continental e junto das Comunidades Portuguesas no estrangeiro, ao mesmo tempo que alarga a sua actividade internacional, contando a 31 de Dezembro de 2007 com mais de 423 pontos de venda espalhados pelo mundo.

Com o objectivo de alcançar mais elevados níveis de funcionalidade, eficiência e competitividade, reforçando a capacidade de manter um crescimento sustentado, o BANIF –GRUPO FINANCEIRO foi, em 2002, objecto de uma profunda reestruturação. No âmbito desta, entre outros aspectos, teve lugar a alteração da firma social e estatutos do antigo Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A., que passou a constituir uma sociedade gestora de participações sociais, com a exclusiva função de holding do Grupo, deixando, consequentemente, de exercer a actividade de instituição de crédito e passando a denominar-se Banif SGPS, S.A., tendo segregado, integralmente, a sua actividade bancária para uma nova instituição designada Banif – Banco Internacional do Funchal, S.A.. A integração e capacidade de acção coordenada das sociedades que integram o GRUPO

constituem factores muito relevantes da sua competitividade.

O BANIF – GRUPO FINANCEIRO tem vindo, também, a prosseguir a estratégia de internacionalização oportunamente definida, ampliando a sua presença, em particular, no Brasil e Estados Unidos, onde diversas instituições financeiras integradas no GRUPO têm vindo a desenvolver a sua actividade.

Actividade Desenvolvida

Actualmente, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO, sob a égide da BANIF SGPS, é constituído por empresas de competência especializada nos sectores bancário e segurador, apoiadas num conjunto de outras sociedades que operam em diversas áreas do sector financeiro, com vista a prestar aos clientes um serviço financeiro global. A BANIF SGPS, enquanto sociedade gestora de participações sociais e líder do BANIF –GRUPO FINANCEIRO, não desenvolve directamente qualquer outra actividade além de assegurar a gestão das suas participadas, pelo que o cumprimento das obrigações por si assumidas encontra-se directamente associado aos cash-flows gerados pelas suas participadas.

A BANIF SPGS, na qualidade de líder do BANIF – GRUPO FINANCEIRO, possui na sua dependência duas sociedades gestoras de participações sociais: a BANIF COMERCIAL SGPS e a BANIF INVESTIMENTOS SGPS. Refira-se que a actividade da sub-holding BANIF COMERCIAL SGPS consiste na gestão das participações financeiras associadas à actividade bancária e de crédito especializado. Por sua vez, a sub-holding BANIF

INVESTIMENTOS SGPS assegura a gestão das participações sociais predominantemente ligadas à área de banca de investimento e outras actividades financeiras.

Durante o exercício de 2007, o BANIF - GRUPO FINANCEIRO adquiriu participações na Banca Pueyo em Espanha (33,32% de participação no capital social), no Banco Caboverdiano de Negócios em Cabo Verde (46% de participação no capital social) e no Bankpime em Espanha (27,5% de participação no capital social). Estas aquisições representaram um investimento global na ordem dos 88,2 milhões de Euros.

Em Janeiro de 2008, o BANIF - GRUPO FINANCEIRO iniciou a actividade do Banif Bank (Malta) Plc., o qual havía sido constituído em 27 de Março de 2007, na sequência das autorizações das autoridades Maltesas e do Banco de Portugal, através da abertura de duas agências (na sede e em St. Julians).

Ainda no decurso de 2007, a Standard & Poor’s incluiu o BANIF - GRUPO FINANCEIRO no ranking das 300 empresas mundiais de média dimensão com maior potencial de crescimento (“S&P Global Challengers Class of

2007”). Este ranking, que incluiu empresas de 37 países, classificou o GRUPO na décima posição entre as empresas europeias e na terceira posição entre as empresas europeias financeiras, sendo a única empresa Portuguesa presente no referido ranking.

Organograma do BANIF - GRUPO FINANCEIRO

Seguidamente apresenta-se o diagrama de participações do BANIF - GRUPO FINANCEIRO à data de 31 de Março de 2008:

Em complemento ao diagrama de participações supra apresentado, refira-se que em Maio de 2008, o BANIF – GRUPO FINANCEIRO chegou a acordo com a Argon – Administração e Participações, Ltda para a aquisição de 25% do capital social e direitos de voto do BANIF – BANCO DE INVESTIMENTO (BRASIL). A aquisição foi formalizada, pelo que a BANIF SGPS passou a deter, indirectamente, 100% do capital social e direitos de voto daquela sociedade. Esta aquisição correspondeu a um investimento de 35,5 milhões de Euros do BANIF – GRUPO FINANCEIRO e foi concretizada através da sociedade BANIF SECURITIES HOLDINGS, que é detida a 100% pela BANIF INVESTIMENTOSSGPS, a qual, por sua vez, é detida a 100% pela BANIF SGPS.Por outro lado, importa ainda salientar que o BANIF procedeu no mês de Maio de 2008 a uma operação de aumento de capital social de 240.000.000 Euros para 290.000.000 Euros através da conversão em capital de prestações acessórias por parte do seu accionista BANIF COMERCIAL SGPS.