• Nenhum resultado encontrado

Lista de Abreviaturas / Legenda

DESENVOLVIMENTO DA SUPERIORIDADE NUMÉRICA

OFENSIVA (D) FINAL DA SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA (F) ESPACIALIZAÇÃO DO TERRENO DE JOGO TEMPO DE JOGO DECORRIDO Ações Defensivas Interceção (ISi) Desarme (ISd) Duelo (ISdu)

Ação defensiva seguida de passe (ISdp)

Ações Ofensivas Passe de rutura (ISp) Condução de bola (IScd) Drible (1x1) (ISdr) Remate (ISr) Ação do GR (ISgr)

Regulamento

Interrupção regulamentar a favor (ISir) GR ou 5º jogador avançado (IS5a) Expulsão de um jogador adversário (ISab)

Desenvolvimento por receção/controle (Drc)

Desenvolvimento por passe curto (Dpc)

Desenvolvimento por passe longo (Dpl)

Desenvolvimento por condução (Dcd)

Desenvolvimento por drible (1x1) (Dd)

Desenvolvimento por duelo (Ddu) Desenvolvimento por remate (Dr)

Com Eficácia

Obtenção de golo (Fgl) Com Eficácia Parcial Remate Dentro (Frd) Sem Eficácia Remate Fora (Frf)

Remate contra Adversário (Fra) Perda da bola para adversário (Fpa)

Perda da bola por ação do GR (Fgr)

Recuperação defensiva de um adversário (Fdef)

Fim de GR avançado (F5a) Interrupção regulamentar ou infração às leis de Jogo (Fir)

1 2 3 4 1º Período (T1) 2º Período (T2) 3º Período (T3) 4º Período (T4)

104

4.4. Amostra

4.4.1. Justificação da seleção da amostra

Os grandes acontecimentos desportivos, nos quais podemos incluir os Jogos Olímpicos, os Campeonatos do Mundo e os Campeonatos da Europa como os seus mais destacados representantes, afiguram-se naturalmente como momentos de excelência desportiva onde todos os jogadores e equipas de top querem marcar presença mas onde, fruto de fases e critérios de qualificação rigorosos e extremamente exigentes, apenas está representada e elite de cada modalidade.

Estes acontecimentos desportivos configuram o cenário ideal e o momento especial para se poder observar não só as grandes “estrelas” mas também as novas tendências de jogo e eventuais padrões de jogo refletindo o nível de jogo que é praticado nas melhores Ligas Europeias e/ou Mundiais (Castelo, 1994; Castellano Paulis, 2000; Pino Ortega, 2000; A. Silva, 2004).

O processo de modelação do treino e da competição, com vista à elaboração de um quadro de referências que permita direcionar o treino, deve partir da observação e caracterização das equipas mais representativas da modalidade nas grandes competições internacionais e ainda da objetivação das suas regularidades (Pinto & Garganta, 1996).

A análise da atividade competitiva das equipas mais representativas à escala mundial pode contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de treino. Nesse sentido as competições de alto nível são acontecimentos privilegiados para proceder à observação e análise dos comportamentos dos jogadores e equipas (Garganta, 1997).

No Futsal, o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa constituem os expoentes máximos da competição, em termos de Seleções, o que nos levou a enveredar no âmbito destas duas competições pela análise da mais recente (Campeonato da Europa 2010), no sentido de descortinar eventuais padrões de jogo ou tendências ao nível do problema e do estudo delineado.

105

4.4.2 - Amostra observacional

As decisões relativas à amostra observacional devem ser entendidas com base em dois níveis amostrais, nomeadamente um nível intersessional e um nível intrasessional. O primeiro engloba as decisões relativas ao período de observação, à periodicidade e ao número mínimo de sessões de observação e aos critérios de início e final de cada sessão. O nível intrasessional refere-se aos procedimentos de registo da informação em cada sessão de observação (Anguera Argilaga, 2003a; A. Silva, 2004).

Nível amostral intersessional

As decisões relativas ao nível intersessional foram estabelecidas em função dos seguintes objetivos:

a) Seleção de uma grande competição onde estivessem representadas as melhores equipas ou seleções da modalidade.

b) Recolha de dados amostrais (sequências de condutas em SNO) de todos os jogos dessa competição que possibilitem a concretização dos objetivos delineados.

Com base nestes objetivos foram tomadas as seguintes decisões:

i) Período de observação ou competição a observar: Campeonato da Europa de Futsal, disputado na Hungria em janeiro de 2010.

ii) Número de sessões: 20 sessões equivalentes ao número de jogos da competição.

iii) Critério de início e final da sessão: tempo que vai desde o sinal dado pelo árbitro para início do jogo e o final do mesmo.

Nível amostral intrasessional

O nível de amostra intrasessional, referente à informação registada em cada sessão de observação foi estabelecido a partir das seguintes decisões:

a) Registo da sessão: foi realizada uma observação contínua de cada jogo (sessão de observação), onde apenas foi registada a informação

106

relevante da sessão de acordo com os objetivos do estudo. Assim, apenas se registaram as sequências em que se verificou SNO, tendo por base a definição conceptual adotada para estas situações e nas quais foi possível observar a totalidade das condutas que as compõem. Foram eliminadas todas as sequências em que por algum motivo não foi possível a completa observação das suas condutas tornando impercetível ou incompleto o seu registo.

b) Amostra de multieventos: apenas se registam as sequências de condutas que interessam dentro da sessão, o que poderá implicar um numero bastante distinto de sequências em sessões de igual duração. Do registo destas sequências resultará uma lista de configurações (unidade básica no registo de formatos de campo) que consiste no encadeamento de códigos correspondentes a condutas simultâneas ou concorrentes.

Segundo Anguera Argilaga (2003a) a situação ótima será a de um registo contínuo, equivalente à totalidade da realidade que queremos estudar. Assim, neste estudo foram codificadas e registadas as sequências em SNO observadas em todos os jogos do Campeonato da Europa de Futsal (Hungria – 2010), num total de 20 jogos, sendo 12 da fase de grupos, em que cada grupo era constituído por 3 equipas, 4 relativos aos quartos de final, 2 das meias- finais, um de atribuição do terceiro e quarto lugares e a final (Quadro 11).

Da observação desses jogos resultou um ficheiro com 663 sequências em SNO, constituídas por 14061 condutas, equivalente a 4687 multieventos.

107

Quadro 11: Jogos do Campeonato da Europa de Futsal 2010.