• Nenhum resultado encontrado

Diarreia Infantil

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 79-91)

A diarreia infantil é um sindroma comum na pediatria que se caracteriza por uma desarmonia do Baço e do Estômago com movimentos intestinais constantes e perda de fezes líquidas. Como o Baço e Estômago das crianças nestes casos estão enfraquecidos, este sindroma é facilmente causado quer por invasão de factores patogénicos externos, quer por lesões internas derivadas do leite e alimentos. Pode ocorrer em qualquer estação do ano, mas é mais frequente no Verão e no Outono.

2.1. Etiologia e Patogénese

O Baço e Estômago fracos das crianças são facilmente lesados por uma dieta alimentar irregular, alimentos contaminados ou por cuidados inadequados. A disfunção do Baço e do Estômago no transporte e transformação causa a indigestão. Os alimentos e água não digeridos não são separados e seguem em conjunto para o Intestino Grosso, o que gera a diarreia. No capítulo 43 de “Questões Elementares” refere-se “Assim os danos internos causados pelos alimentos, são um factor importante na origem da diarreia. Como os órgãos Zang-Fu das crianças são delicados, o ataque de factores patogénicos exógenos também pode originar o enfraquecimento das funções de transporte e de transformação do Baço e do Estômago e consequentemente ocorre a diarreia”.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

80

2.2. Diferenciação

a) Manifestações Principais

Distensão abdominal acompanhada por borborigmos e episódios frequentes de dor. O ataque de dor é seguido de movimentos intestinais e a dor alivia após defecação. A defecação ocorre diversas vezes por dia e as fezes são ácidas e pútridas. A diarreia causada por excesso alimentar caracteriza-se pela presença de alimentos não digeridos nas fezes, arrotos frequentes, anorexia, revestimento da língua viscoso, pulso forte e escorregadia. Na diarreia causada por Calor-Humidade, as fezes apresentam-se soltas com cor amarelada e mau cheiro, dor abdominal, febre e sede, sensação de ardor no ânus, urina escassa e escura, revestimento da língua amarelo e viscoso, pulso rápido e escorregadio.

b) Análise

O leite não digerido ou a acumulação de alimentos no Estômago e nos Intestinos causa distensão abdominal com borborigmos e ataques de dor frequentes, com vontade de esvaziar os intestinos. A dor é aliviada após defecar, uma vez que parte dos alimentos contidos são excretados. A estagnação dos alimentos gera a putrefacção dos mesmos, pelo que as fezes são ácidas e pútridas. O enfraquecimento do Estômago e do Baço gera falha na transformação dos alimentos, pelo que aparecem alimentos e leite não digeridos nas fezes. O turvo pútrido pode ascender, pelo que ocorrem arrotos frequentes. A disfunção do Baço e do Estômago no transporte e transformação conduz a anorexia. O revestimento da língua viscoso e o pulso escorregadio são sinais de retenção de alimentos. O factor patogénico Calor-Humidade acumulado no Estômago e nos Intestinos causa o enfraquecimento na função de transporte. Quando o Calor-Humidade flui e descende ocorre defecação de fezes soltas de cor amarela e mau cheiro, com dor abdominal. A acumulação de Calor-Humidade no Estômago e Intestinos causa febre e sede. A sensação de ardor no ânus e a urina escassa e escura são, também, geradas pela

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

81 descida do Calor-Humidade. O revestimento amarelado e viscoso da língua e o pulso escorregadio e rápido são sinais de Calor-Humidade.

2.3. Tratamento

a) Método

Recomenda-se o uso de pontos do meridiano Yangming do Pé com aplicação da punção de inserir e retirar para equilibrar o Baço e o Estômago, eliminar o Calor-Humidade e parar a diarreia.

b) Prescrição

Tianshu (E25); Shangjuxu (E37); Sifeng (Extra).

c) Pontos Suplementares

• Diarreia devido a sobrealimentação: Jianli (REN11), Qihai (REN6).

• Diarreia devido a Calor-Humidade: Quchi (IG11), Hegu (IG4), Yinlingquan (BP9).

d) Explicação

Tianshu (E25) é um ponto do meridiano do Estômago e também o ponto Mu do Intestino grosso, enquanto Shangxuju (E37) é o ponto He (Mar) Inferior do meridiano Intestino Grosso. A combinação destes dois pontos pode regular os Intestinos e controlar a diarreia. Sifeng (Extra) pode promover a digestão, remover a estagnação e fortalecer o transporte de modo a parar a diarreia. Se a causa da diarreia é a sobrealimentação, usam-se Jianli (REN11) e Qihai (REN6) em combinação, de modo a remover a estagnação de alimentos e a distensão e plenitude abdominal e tonificar o Baço e o Estômago. Se a causa da diarreia é o Calor-Humidade, usam-se Quchi (IG11) e Hegu (IG4) para dissipar o Calor e Yinlingquan (BP9) para eliminar a Humidade e controlar a diarreia.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

82

2.4. Observações

Deve dar-se especial atenção aos casos graves de diarreia que podem conduzir a condições críticas que lesam o Yin e o Yang, podendo gerar colapso de Qi e exaustão de Yin. A dieta deve ser adequada e restrita, sendo aconselhável adoptar uma dieta alimentar leve e de doses pequenas.

3. Má Nutrição Infantil

A má nutrição infantil caracteriza-se por emagrecimento, cabelo ralo, distensão do abdómen com veias de cor azul visíveis, perda de apetite e apatia ou desinteresse. As causas principais desta doença são a ingestão irregular de alimentos, cuidados maternos inadequados, parasitas e debilidade em geral causada por doença crónica que lesa o Estômago e o Baço.

3.1. Etiologia e Patogénese

A ingestão irregular de alimentos pode enfraquecer o Estômago e o Baço, sendo importante facultar às crianças uma alimentação regular e adequada. A alimentação irregular, incluindo alimentos gordurosos, doces, crus e de natureza fria, usualmente conduz a retenção de alimentos não digeridos. A retenção de alimentos prolongada danifica o Estômago e o Baço, pelo que os nutrientes refinados que se extraem dos alimentos e do leito não são transportados. Consequentemente, o Qi e o Sangue dos órgãos Zang-Fu não são devidamente nutridos, resultando em emagrecimento por insuficiência de Qi e de fluidos. A má nutrição pode ainda ser gerada por uma alimentação incorrecta ou por ingestão de alimentos indigestos que a longo prazo causarão o emagrecimento, deficiência de Qi e de fluidos e atrasos no desenvolvimento. De referir, ainda que os cuidados deficientes após uma doença crónica ou

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

83 ataque de parasitas pode enfraquecer as funções do Baço e do Estômago e consumir os fluidos orgânicos. Assim, os alimentos não são digeridos e a estagnação destes conduzirá a uma transformação em Calor e finalmente em má nutrição.

3.2. Diferenciação

a) Manifestações Principais

Aparecimento gradual de febre ligeira ou febre de final de tarde ou nocturna, boca seca, distensão abdominal, diarreia com mau cheiro com aspecto de água de arroz como se fosse urina, irritabilidade com choro e anorexia. Consequentemente, posteriormente surge a distensão da barriga com protusão do umbigo devido a estagnação interna, compleição doentia, emagrecimento, pele seca e em escamas, cabelo escasso e ralo, revestimento da língua espesso e sujo ou ausência total de revestimento e pulso fraco. Os sintomas acima referidos relacionam-se com a de deficiência do estômago e do Baço. Se houver uma ingestão anormal de alimentos associada a apetite irregular ou vontade de alimentos anormais, a má nutrição deve-se à existência de parasitas.

b) Análise

A retenção prolongada de alimentos não digeridos ou de leite produz Calor, pelo que surge a febre ligeira e o choro com irritabilidade. Quando o Baço falha na sua função de transporte favorece a acumulação do Calor-Humidade, pelo que há fezes soltas com mau cheiro de aspecto tipo água de arroz, secura da boca e distensão abdominal. O enfraquecimento do Baço e do Estômago resulta em anorexia e a estagnação prolongada causa o inchaço do abdómen e protusão do umbigo. O Estômago e Baço enfraquecidos falham na função de digerir os alimentos e de transporte dos nutrientes refinados que devem nutrir os órgãos Zang-Fu, Qi, Sangue, pele, músculos e cabelo. Isto manifesta-se na

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

84 compleição doentia, emagrecimento, secura e escamar da pele e cabelo ralo. O revestimento da língua espesso e sujo identifica a retenção interna de alimentos, enquanto a ausência total de revestimento demonstra a exaustão de fluidos orgânicos. O pulso fraco indica o enfraquecimento do Baço e do Estômago. Os parasitas no abdómen perturbam o Estômago e os Intestinos, gerando uma ingestão anormal de alimentos e apetite anormal quanto ao tipo de alimentos.

3.3. Tratamento

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos dos meridianos Yangming e Taiyin do Pé de modo a tonificar o Baço e a remover a estagnação. O método consiste em picar superficialmente com agulhas filiformes e não se faz a retenção de agulhas.

b) Prescrição

Xiawan (REN10); Weishu (B21); Pishu (B20); Zusanli (E36); Sifeng (Extra); Taibai (BP3).

c) Pontos Suplementares

Baichongwo (Extra) nos casos de parasitas.

d) Explicação

A má nutrição infantil resulta da disfunção do estômago e do Baço nas suas funções de transporte e de transformação. Se o Baço e o Estômago tiverem as funções activas, a estagnação de alimentos pode ser removida e a fonte dos nutrientes essenciais pode ser restabelecida. Assim, Xiagwan (REN10) usa-se para harmonizar o Estômago e eliminar o Calor. Zusanli (E36), o ponto He (Mar) Inferior do Estômago é usado para fortalecer o elemento Terra e reabastecer de Qi o Jiao Médio. Taibai (BP3), o ponto Shu (Regato) do

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

85 meridiano do Baço usa-se para tonificar o Baço e remover a estagnação. Sifeng (Extra) é um ponto favorável no tratamento da má nutrição infantil. O uso de Pishu (B20) e Shenshu (B23) pode fortalecer o Qi do Baço e do estômago e restaurar as suas funções de transporte e de transformação. Baichongwo (Extra) é um ponto particular que trata as parasitoses.

4. Paralisia Infantil

A paralisia infantil inclui-se nos sindromas Wei, pelo que o que se refere neste item respeita às sequelas de poliomielite. O factor que origina esta doença é a invasão de factores patogénicos epidémicos que lesam e danificam os meridianos.

4.1. Etiologia e Patogénese

Esta doença tem por causa principal a invasão dos factores patogénicos Vento, Humidade e Calor. Estes factores patogénicos epidémicos invadem o Pulmão e o Estômago através da boca e do nariz, acumulam-se e transformam-se em Calor que se interioriza e obstrui os meridianos. Consequentemente ocorre falha na circulação do Qi e do Sangue que visa a nutrição dos tendões, vasos e músculos e assim surge a paralisia dos membros. A doença a longo prazo conduzirá a deficiência da essência e do Sangue e afectará o Fígado e os Rins, pelo que os tendões e os músculos atrofiam. Por isso no estado mais avançado da doença há flacidez dos tendões, atrofia dos músculos e deformidade dos ossos.

4.2. Diferenciação

a) Manifestações Principais

A paralisia pode ocorrer em qualquer parte do corpo, especialmente nos membros inferiores com debilidade dos músculos e arrefecimento da pele. A

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

86 paralisia dos músculos abdominais revela-se na protuberância do abdómen quando a criança chora. Num caso crónico há atrofia muscular da parte afectada com deformidade do tronco e a paralisia é irreversível.

b) Análise

Todos os membros e o esqueleto do corpo humano dependem da nutrição de Qi e de Sangue que circulam nos meridianos e colaterais. Quando os factores patogénicos atacam os meridianos e colaterais, Ying (Qi da Nutrição) e o Wei (Qi Defensivo), o Qi e o sangue perdem o seu fluxo normal, e há uma falha na nutrição dos tendões, vasos e músculos. Consequentemente os membros paralisam e a pele arrefece, apresentando-se fria. O prolongar da doença conduz não somente à atrofia muscular devido ao enfraquecimento do abastecimento de Qi e de Sangue, mas também esgota a essência e o Sangue, afectando o Fígado e o Rim. O Fígado domina os tendões, enquanto o Rim é responsável pelos ossos, pelo que os danos no Fígado e no Rim gera a deficiente nutrição dos tendões e dos ossos e consequentemente os tendões tornam-se flácidos e os ossos deformam-se e a paralisia é intratável.

4.3. Tratamento

a) Método

Seleccionam-se como pontos principais pontos dos meridianos Yangming do Pé de da Mão para regular a circulação de Qi nos meridianos e assim nutrir os tendões e os ossos. Nos distintos casos aplicam-se respectivamente os métodos de redução, reforço e neutro. Usualmente aplica-se a punção nos pontos do lado afectado, mas no tratamento prolongado, pode tratar-se alternadamente o lado saudável e o lado afectado.

b) Prescrição

• Paralisia dos Membros Superiores: Jianyu (IG15), Quchi (IG11), Hegu (IG4), Waiguan (SJ5), Dazhui (DU14), Tianzhu (B10).

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

87

• Paralisia dos Membros Inferirores: Biguan (E31), Zusanli (E36), Jiexi (E41), Huantiao (VB30), Yanglingquan (VB34), Xuanzhong (VB39), Sanyinjiao (BP6), Kunlu (B60), pontos Huatuojiaji na região lombar (0,5 cun lateral à vértebra lombar da primeira à quinta vértebras).

• Paralisia dos músculos Abdominais: Liangmen (E21), Tianshu (E25), Daimai (VB26), Guannyuan (REN4).

c) Pontos Suplementares

• Contracção do Joelho: Yinshi (E33).

• Flexão Reversa do Joelho: Chengfu (B36), Weizhong (B40), Chengshan (B57).

• Inversão do pé: Fengshi (VB31), Shenmai (B62), Qiuxu (VB40).

• Eversão14 do Pé: Zaohai (R6), Taixi (R3).

• Dificuldade na Intorsão e Extorsão da Mão: Yangchi (SJ4), Yangxi (IG5), Houxi (ID3), Sidu (SJ9), Shaoai (C3).

• Descaimento do Pulso: Sidu (SJ9), Waiguan (SJ5).

d) Explicação

A prescrição segue o princípio estabelecido no Clássico de Medicina Interna que indica “selecciona apenas os pontos dos meridianos Yangming no tratamento da paralisia”. Yanglingquan (VB34) o ponto influência dos tendões e

14

Oposto do movimento de inversão. A eversão é um componente do movimento de pronação do pé. O movimento de pronação é uniaxial e triplanar. Um dos constituintes da pronação é a eversão que consiste no movimento de rotação no plano frontal, no caso da articulação subtalar, do calcâneo.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

88 Xuanzhong (VB39), o ponto influência dos ossos são usados para enfatizar a função de nutrir os tendões e os ossos. Outros pontos tais como Dazhui (DU14), Tianzhu (B10), Waiguan (SJ5), Huantiao (VB30), Liangmen (E21), Tianshu (E25), Daimai (VB26), Sanyinjiao (BP6) e Kunlu (B60), são pontos locais que visam remover a obstrução dos meridianos de modo a possibilitar o fluir livre e normal do Qi. Os pontos Huatuojiaji, pontos extra que têm a acção de equilibrar as funções dos órgãos Zang-Fu e remover a obstrução dos meridianos, aplicam-se também como pontos locais.

4.4. Observações

Deve tratar-se este sindroma o mais cedo possível, combinando a acupunctura com exercícios de reabilitação física de modo a fortalecer o efeito terapêutico.

5. Papeira

A papeira ou parotidite epidémica trata-se de uma doença infecciosa de natureza aguda que se caracteriza pelo inchaço da região da parótida com dor local, sendo causado pelo Vento epidémico. Pode ocorrer em qualquer altura do ano, mas sucede principalmente no Inverno e Primavera. Ocorre com maior frequência em crianças de idade pré-escolar, mas surge também bastante em crianças com menos de dois anos de idade.

5.1. Etiologia e Patogénese

A papeira é principalmente causada pela invasão de factores patogénicos epidémicos que penetram no organismo através da boca e do nariz. Juntamente com o Fogo-Fleuma obstrui os colaterais do meridiano

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

89 Shaoyang, causando uma circulação anormal de Qi e Sangue e inchaço na região da parótida que se associa muitas vezes a febre e arrepios.

5.2. Diferenciação

a) Manifestações Principais

No inicio ocorrem arrepios e febre, vermelhidão, dor e inchaço unilateral ou bilateral na região da parótida e dismasesia (dor aquando dos movimentos de mastigação que irradia ate ao ouvido). Quando o factor patogénico é intenso, a vermelhidão e inchaço na região da parótida é mais visível e há dor e inchaço dos testículos nas crianças do sexo masculino, febre elevada com irritabilidade, secura da boca e obstipação, revestimento da língua amarelo e pulso superficial rápido.

b) Análise

Como a doença é causada por ataque de factores patogénicos externos inerentes a Calor epidémico, ocorrem sintomas externos de arrepios e febre na fase inicial. A aglomeração do calor patogénico nos colaterais de Shaoyang resulta na vermelhidão, dor e inchaço da região da parótida e na dismasesia. Se o factor patogénico é intenso consumirá os fluidos orgânicos, logo ocorre secura da boca e obstipação, urina escura, etc. Os meridianos Shaoyang estão relacionados interna e externamente com os meridianos Jueyin e o meridiano Jueyin do Pé (Fígado) percorre a área em redor dos órgãos genitais, pelo que quando o factor patogénico é transmitido internamente ao meridiano Jueyin surge a vermelhidão, inchaço e dor dos testículos. O revestimento da língua amarelo e o pulso superficial rápido são sinais de invasão do calor patogénico.

5.3. Tratamento

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

90 Recomenda-se principalmente a selecção de pontos dos meridianos Yangming e Shaoyang. Aplica-se a acupunctura superficial com o método de redução de modo a expelir o Vento e o Calor e remover a aglomeração de Calor.

b) Prescrição

Jiache (E6); Yifeng (SJ17); Waiguan (SJ5); Quchi (IG11); Hegu (IG4).

c) Pontos Suplementares

• Arrepios e Febre: Lieque: P7.

• Febre Elevada: Dazhui (DU14), 12 Pontos Jing (P11, IG1, C9, ID1, PC9, SJ1).

• Inchaço e Dor nos Testículos: Taichong (F3), Ququan (F8).

d) Explicação

A papeira ocorre na área que se relaciona com os meridianos Shaoyang. Yifeng SJ17), o pondo de ligação dos meridianos Shaoyang da Mão e do Pé, usa-se para eliminar a estagnação local de Qi e Sangue. Como o meridiano Yangming da Mão percorre, subindo a face, Jiache (E6), Quchi (IG11) e Hegu (IG4) são usados para eliminar o Calor. Waiguan (SJ5), o ponto de encontro dos meridianos Shaoyang da Mão e Yangwei, é usado em combinação com os pontos do meridiano Yangming, de modo a expelir o Vento, dissipar a aglomeração e eliminar e limpar o Calor patogénicos. Lieque (P7) combina-se para dispersar o vento e aliviar os sintomas externos para os que sofrem de arrepios e febre. Dazhui (DU14) e os 12 pontos Jing (Poço) aplicam-se para baixar a febre. Taichong (F3) e Ququan (F8) promovem a estimulação da circulação normal de Qi no meridiano Jueyin do Pé para os casos em que há dor e inchaço nos testículos.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

91

5.4. Observações

A acupunctura e a moxabustão fornecem resultados terapêuticos satisfatórios. A moxabustão aplica-se no ponto Jiaosun (SJ20), aplicando-se o método que usa duas porções de medula vegetal do caule da planta Junci. A medula do caule de Junci é ensopada em óleo vegetal e ateada sobre o ponto Jiaosun (SJ20), retirando-se rapidamente logo que se houve o som da pele a queimar. Normalmente o inchaço diminui logo após um tratamento, podendo ser repetido no dia seguinte se o inchaço não tiver desaparecido completamente.

Bibliografia

Pedreros L. (2004) Tecnicas de la Acupuntura y Moxabustion (Sindroma de

Dismenorreia) Escola Latino-Americana de Santiago del Chile.

Xinnong C. (1987) Chinese Acupuncture and Moxibustion Foreign Languages Press, Beijing

Tradução: Drª Diana Roque

Estrutura e Composição: Drª Diana Roque

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 79-91)

Documentos relacionados