• Nenhum resultado encontrado

Sindromas de Deficiência de Sangue e de Frio no Sangue

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 30-35)

1. Factores do Foro Ginecológico Segundo a MTC

1.4. Relação das Actividades Fisiológicas da Mulher com os Meridianos

2.1.1.2. Atraso do Ciclo Menstrual

2.1.3.2.1. Sindromas de Deficiência de Sangue e de Frio no Sangue

Seleccionam-se os pontos principais dos meridianos Vaso de Concepção, Taiyin do Pé e Yangming do Pé de modo a reabastecer o Qi, para restaurar a sua função de controlar o Sangue. Aplica-se a acupunctura com o método de reforço.

b) Prescrição

Qihai (REN6), Sanyinjiao (BP6), Zongwan (REN12), Zusanli (E36).

c) Explicação

O ponto de acupunctura Qihai (REN6) tem a capacidade de regular o Qi de todo o corpo. O Qi comanda o Sangue e quando o Qi abunda, o Sangue é totalmente controlado pelo Qi. Sanyinjiao (BP6), Zhongwan (REN12) e Zusanli (E36) são seleccionados para reproduzirem e fortalecerem o Qi do Baço, controlando o Sangue. Estes pontos aplicados em conjunto proporcionam que se atinja o objectivo de reabastecer o Qi e controlar o Sangue.

2.1.3.2. Atraso do Ciclo Menstrual

2.1.3.2.1. Sindromas de Deficiência de Sangue e de Frio no Sangue a) Método

Seleccionam-se como pontos principais pontos do Vaso de Concepção e do Meridiano Taiyin do Pé. No caso de Deficiência de Sangue, aplica-se a acupunctura com o método de reforço de modo a reabastecer o Qi e a nutrir o Sangue. Também, é aconselhável a aplicação de moxabustão. Se o sindroma se caracterizar por Frio no Sangue, aplica-se a acupunctura com o movimento

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

31 neutro6. Aplica-se, ainda, a moxabustão com uma estimulação intensa de modo a aquecer os meridianos e a dispersar o Frio.

b) Prescrição

Guanyuan (REN4), Qihai (REN6), Sanyinjiao (BP6).

c) Pontos Suplementares

• Tonturas e Visão Enevoada: Baihui (DU20).

• Palpitações e Insónia: Shenmen (C7).

d) Explicação

Guanyuan (REN4) é um ponto de intersecção dos três meridianos Yin do Pé que está ligado ao útero. Quando se aplica o método de reforço em Guanyuan (REN4) e em Sanyinjiao (BP6) promove-se a tonificação do Qi e do Sangue, os meridianos Chong Mai e Vaso de Concepção são regulados e assim dispersa- se o Frio destes meridianos. Qihai (REN6) complementa a regulação do Qi e do Sangue para que Chong Mai e o Vasod e Concepção sejam bem regulados e assim, a menstruação ocorre atempadamente (ciclo regular). Baihui (DU20) ajuda na ascensão do Qi e do Sangue, nutrindo a cabeça e eliminando as tonturas e a visão enevoada. Shenmen (C7) acalma a mente, sendo usado nos casos de palpitações e insónia.

2.1.3.2.2. Estagnação de Qi a) Método

Seleccionam-se como pontos principais pontos dos meridianos Jueyin e Yangming do Pé. Aplica-se a acupunctura com o método de redução de modo a activar o Qi e o fluxo de Sangue.

6

Conforme referido anteriormente, este método consiste na aplicação em simultâneo dos métodos de manipulação das agulhas de reforço e de redução.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

32

b) Prescrição

Tianshu (E25), Qixue (R13), Diji (E8), Taichong (F3).

c) Pontos Suplementares

• Plenitude do Peito: Neiguan (PC6).

• Distensão da Região Hipocondríaca e dos Seios: Qimen (F14).

d) Explicação

Qixue (R13) pode promover a tonificação do Qi e do fluxo de Sangue e regular os meridianos Chongmai e Vaso de Concepção. Diji (BP8), um ponto Qi do sistema sanguíneo pode regular a circulação de Qi e de Sangue. Taichong (F3), ponto Yuan do meridiano do Fígado pode acalmar o Fígado e regular o respectivo Qi. Usam-se conjuntamente estes pontos de modo a obter-se o livre fluxo de Qi e de Sangue. Neiguan (PC6) é seleccionado para eliminar a plenitude do peito e regular o Qi. Qimen (F14) é adicionado para regular o Qi e para remover a distensão da região hipocondríaca e dos seios.

2.1.3.2.4. Ciclos Menstruais Irregulares 2.1.3.2.5. Estagnação de Qi no Fígado a) Método

Seleccionam-se como pontos principais os pontos do Vaso de Concepção e do meridiano Jueyin para acalmar o Fígado e regular os meridianos Chongmai e Vaso de Concepção. Aplica-se acupunctura com o método neutro.

b) Prescrição

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

33

c) Pontos Suplementares

• Distensão na Região Hipocondríaca e Seios: Tanzhong (REN17), Qimen (F14).

• Depressão Mental: Shenmen (C7), Taichong (F3).

d) Explicação

Qihai (REN6) e Siman (R14) podem promover o fluxo de Qi e de Sangue, regular os meridianos Chongmai e Vaso de Concepção. Jianshi (PC5) e Ligou (F5), pontos localizados nos meridianos Jueyin, removem a estagnação do Qi e tratam as desordens menstruais. Os ciclos menstruais irregulares serão regularizados, logo que o Fígado restabeleça a sua função normal e os meridianos Chongmai e Vaso de Concepção estejam em harmonia. Tanzhong (REN17) e Qimen (F14) incluem-se na prescrição para acalmarem o Fígado e aliviarem a estagnação de Qi do Fígado e a dor que distende na região hipocondríaca e dos seios. Shenmen (C7) e Taichong (F3) tranquiliza a mente e alivia a depressão.

2.1.3.2.6. Deficiência do Rim a) Método

Seleccionam-se como pontos principais pontos do Vaso de Concepção e meridiano Shaoyin do Pé (Rim). Aplica-se a acupunctura com o método de reforço. Usa-se a moxabustão para reabastecer o Qi do Rim e regular os meridianos Chongmai e Vaso de Concepção.

b) Prescrição

Guanyuan (REN4), Shenshu (B23), Jiaoxin (R8).

c) Pontos Suplementares

• Região Lombar e joelhos doloridos e debilitados: Yaoyan (Extra), Yingu (R10).

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

34

• Tonturas e Tinnitus: Baihui (DU20), Taixi (R3).

d) Explicação

Shenshu, ponto Shu do Rim, quando usado juntamente com Guanyuan (REN4) e Jiaoxin (R8), pode fortalecer a essência congénita. Os ciclos menstruais irregulares normalizam de forma natural, logo que o Rim readquira estabilidade na sua função normal de armazenar a essência. Yaoyan (Extra) tem por objectivo tratar as dores na região lombar e nos joelhos, enquanto Yingu (R10) fortalece os ossos através da activação que promove no Rim. Taixi (R3) e Baihui (DU20) adicionam-se para promover a formação de medula e nutrir o cérebro, de modo a tonificar o Rim e a tratar os sintomas de tonturas e tinnitus.

2.1.1.4. Observações

Neste tipo de desordem inclui-se a menorreia7 irregular que resulta da disfunção da actividade da hipófise anterior8 ou de uma disfunção da actividade dos ovários.

2.2. Sindroma de Dismenorreia

A dismenorreia ou Menstruação dolorosa caracteriza-se pela dor continua ou aguda localizada no baixo abdómen ou na região lombar, podendo ocorrer antes, durante ou após o período menstrual. Usualmente é acompanhada de sintomas, tais como, palidez, sensação de frio e / ou suores frios, suores na cabeça, extremidades frias, náuseas e vómitos. As dores de intensidade menor que sucedem antes ou durante a menstruação são consideradas normais e não são alvo de tratamento.

7

Menorreia ou menstruação.

8

A hipófise divide-se em dois lados, o anterior e o posterior. A hipófise anterior ou adenohipófise é responsável pela produção de hormónios que regulam diversos processos fisiológicos, entre os quais os ciclos de reprodução.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

35 A dor é principalmente provocada pela má circulação do Qi e do Sangue. Como o período menstrual está relacionado com o Sangue e a sua circulação depende da força de impulso do Qi, quando o Sangue existe em quantidade suficiente e o Qi tem a força necessária, a menstruação decorre normalmente e sem dor. Contrariamente, se os factores Frio, Humidade, obstrução, estagnação de Qi do Fígado ou deficiência do Yin do Rim, interferirem na livre circulação do Qi e do Sangue, produz-se obstrução e conforme mencionado no Neijing “Onde existe obstrução, existe dor”. Assim, o princípio terapêutico consiste na remoção da obstrução do Qi e do Sangue. Clinicamente classifica-se a dismenorreia em dois tipos: Deficiência e Excesso.

2.2.1. Etiologia e Patogénese

2.2.1.1. Sindroma de Excesso

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 30-35)

Documentos relacionados