• Nenhum resultado encontrado

Tratamentos Consoante a Diferenciação de Sindromas

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 39-52)

1. Factores do Foro Ginecológico Segundo a MTC

1.4. Relação das Actividades Fisiológicas da Mulher com os Meridianos

2.2.3. Tratamentos Consoante a Diferenciação de Sindromas

2.2.3.1. Sindroma de Excesso

a) Método

Aplica-se a acupunctura, sendo o principio de tratamento o método de dispersão para dispersar o frio e a humidade, promover a menstruação e aliviar a dor, para o que se seleccionam pontos de acupunctura dos meridianos Ren, Taiyin do Pé (Baço) e Yangming do Pé (Estômago) na parte anterior do corpo e na parte posterior seleccionam-se pontos dos canais Du e Taiyang do Pé (Bexiga).

b) Prescrição

Zhongji (REN3); Hegu (IG4); SanYinjiao (BP 6); Xuehai (BP 10); Diji (BP8); Taichong (F3); Ciliao (B32); Mingmen (Du 4); Shenshu (B 23).

c) Pontos Suplementares

• Dor com distensão no abdómen inferior: Siman (R14); Shuidao (E28).

• Dor com sensação de Frio no abdómen inferior: Guilai (E29); Daju (E27).

d) Explicação

Zhongji (REN3) regula o Qi de Chong Mai e do canal Ren Mai e quando se aplica juntamente com Xhuehai (BP10), Diji (BP8), o ponto Fenda (Xi) do meridiano do Baço, pode fortalecer o fluxo de sangue e desde logo a menstruação. Taichong (F3), o ponto Yuan do meridiano do Fígado pode dissipar a estagnação de Qi do Fígado em conjunto com Hegu (IG4) que regula o Qi e o fluxo de sangue e elimina a dor. Ciliao (B32) é um ponto empírico para tratamento da dismenorreia e usa-se para a distensão da dor que ocorre no abdómen inferior, em conjunto com Siman (R14) e Shuidao (E28) para regularem Chong Mai e Ren Mai e remover a estase de sangue e a dor. No caso de estagnação de frio, a moxabustão aplicada a Guilai (E29) e Daju (E27)

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

40 aquece os meridianos associados e elimina a dor do baixo abdómen. Os pontos acima referidos se usados em conjunto promovem o fluxo de Qi, removem a estase do sangue, aquecem os meridianos e dissipam o frio. Assim, quando os canais Chong Mai e Ren Mai estão devidamente equilibrados e regulados a dismenorreia não ocorre.

2.2.3.2. Sindroma de Deficiência

a) Método

Aplica-se a acupunctura com o método de reforço e a moxabustão para nutrir o Yin do Fígado e do Rim, regular e tonificar o Qi dos canais Chong e Ren, utilizando pontos Shu das costas e dos canais do Fígado, Rim, Estômago e Ren.

b) Prescrição

Pishu (B20); Shenshu (B 23); Ganshu (B 18); Geshu (B 17); Taichong (F 3); Taixi (R 3); Zhaohai (R 6); Zusanli (E 36); Sanyinjiao (BP6); Guanyuan (Ren 4).

c) Explicação

Guanyuan (REN4) é um ponto de intersecção dos três meridianos Yin do pé. Quando se aplica neste ponto a moxabustão e em Shenshu (B23), pode conseguir aquecer-se o Jiao Inferior, beneficiar a essência e o sangue e também, os canais Chong Mai e RenMai. Pishu (B20), Zusanli (E36) e Sanyinjiao (BP6) em conjunto podem tonificar o Baço e o Estômago e beneficiar o Qi e o Sangue. Assim de forma natural a dismenorreia é removida, quando o útero é nutrido abundantemente por Qi e Sangue e há um equilíbrio nos meridianos Chong Mai e Ren Mai.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

41

2.2.4. Observações

A dismenorreia muitas vezes está associada a alterações patológicas dos genitais, bem como pode relacionar-se com factores endócrinos ou do foro neurológico e psíquico. Nos casos em que a dismenorreia é um sintoma secundário, o tratamento a adoptar deve visar a causa principal.

2.3. Amenorreia

Normalmente o fluxo menstrual aparece cerca dos doze a catorzes anos. Nos casos em que a menstruação não aparece até aos dezoito anos de idade ou quando ocorre a ausência de menstruação por um período superior a três meses, denomina-se esta situação como amenorreia. A ausência de menstruação na gravidez ou no período de lactação é um fenómeno fisiológico normal. As causas da amenorreia podem ser do tipo excesso ou de deficiência. O tipo de amenorreia por deficiência ocorre frequentemente devido a deficiência de sangue e a amenorreia por excesso associa-se a factores patogénicos em excesso que obstruem a passagem do fluxo menstrual.

A diferenciação clínica e o tratamento respectivo são usualmente associados a estagnação de sangue e a um esgotamento (vazio) de sangue.

2.3.1. Etiologia e Patogénese

2.3.1.1. Estagnação de Sangue

Deve-se a alterações nas sete emoções, a estagnação do Qi do Fígado que resulta no atraso do fluxo de Qi e de sangue no útero e na obstrução da menstruação.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

42

2.3.1.2. Esgotamento de Sangue

As causas associam-se com uma dieta alimentar inapropriada ou esforço e trabalho excessivo que enfraquecem a fonte de reprodução de Qi e de Sangue. Também, as doenças crónicas graves que consomem o sangue e uma vida sexual indulgente que gera a exaustão da essência e do Sangue. Todos estes factores podem debilitar (secar) o Mar do Sangue, e retirar a nutrição de sangue dos meridianos Chong Mai e Ren Mai, o que causa a amenorreia.

2.3.2. Diferenciação

2.3.2.1. Estagnação de Sangue

a) Manifestações Principais

Ausência da menstruação ao longo de meses, dor que distende no abdómen inferior e que agrava sobre pressão, massa dura no baixo abdómen, distensão e sensação de cheio no peito e na região hipocondríaca, revestimento da língua púrpura escuro com manchas púrpura nas bordas, pulso profundo e de corda.

b) Análise

As preocupações e a ira causam a estagnação do Qi e a falha deste em controlar o Sangue, gerando uma obstrução nos canais Chong Mai e Ren Mai e consequentemente a amenorreia. A função anormal do Qi origina a dor com distensão no abdómen inferior e a sensação de cheio no peito e região hipocondríaca. A estase de sangue que se retém no Mar do Sangue impede o fluxo menstrual que se manifesta em dor abdominal que agrava sobre pressão, bem como na presença de massa dura no baixo abdómen. Revestimento da língua púrpura com manchas púrpura nas bordas e o pulso de corda profundo são sinais de estagnação de Qi e de Sangue.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

43

2.3.2.2. Esgotamento de Sangue

a) Manifestações Principais

Nos casos de deficiência de Qi e de Sangue ocorrem: ciclo menstrual atrasado, decréscimo gradual das menstruações e finalmente amenorreia, compleição doentia nos casos prolongados, lassitude, vertigens e tonturas, apetite fraco, fezes soltas, pele seca, língua pálida com revestimento esbranquiçado, pulso lento e fraco. Nos casos de deficiência de essência e de Sangue apresentam- se: tonturas e tinnitus, enfraquecimento e dor na região lombar e joelhos, garganta e boca secas, sensação de calor nas palmas, solas e epigastro, febre ao final da tarde e suores nocturnos, língua pálida com pouco revestimento, pulso de corda e filiforme.

b) Análise

O sangue é produzido a partir dos alimentos, através das funções de transformação e transporte do Baço e uma disfunção do Baço conduz a deficiência de sangue. A deficiência de sangue origina a má nutrição do Chong Mai e de Ren Mai e o esvaziamento do Mar do Sangue. E consequentemente causa o atraso nos ciclos menstruais e o decréscimo gradual das regras até que surge a amenorreia. A deficiência de sangue provoca uma deficiência na nutrição dos músculos, da pele e da cabeça e causa a compleição doentia e a secura da pele, vertigens, tonturas e lassitude. A disfunção do Baço nas suas funções de transporte e de transformação gera o apetite fraco e as fezes soltas. A língua pálida com revestimento escasso e o pulso lento e fraco sinalizam o vazio de sangue. Como os Rins dominam os ossos e a medula, a deficiência no Rim pode conduzir ao aparecimento de sintomas como tonturas, tinnitus, enfraquecimento e dor na região lombar e joelhos. A deficiência de Yin produz calor interno que se manifesta na boca e garganta secas, sensação de calor nas palmas, solas e epigastro, febre de final de tarde e suores nocturnos.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

44 A língua pálida e o pulso de corda e filiforme são sinais de deficiência de essência e de sangue.

2.3.3. Tratamento

2.3.3.1. Estagnação de Sangue

a) Método

Seleccionam-se como pontos de acupunctura principais pontos do Vaso de Concepção e dos meridianos Taiyang e Jueyin do Pé. Aplica-se a acupunctura com o método de redução com o intuito de remover a estagnação e regular a circulação de Qi e de sangue nos meridianos.

b) Prescrição

Zhongji (REN3), Guilai (E29), Xuehai (BP10), Taichong (F3), Hegu (IG4), Sanyinjiao (BP6).

c) Pontos Suplementares

• Dor no abdómen inferior com presença de massa, que se agrava sobre pressão: Siman (R14).

d) Explicação

Zhongji (REN4), um ponto de intersecção dos três meridianos Yin do Pém pode regular Chong Mai e o Vaso de Concepção e drenar a obstrução existente no Jiao Médio. Guilai (E29) é escolhido como ponto local para remover a estase de sangue do útero. Xuehai (BP10) e Taichong (F3) aplicado conjuntamente, pode regular o Qi do Fígado e aliviar a estagnação e estase. Hegu (IG4) e Sanyinjiao (BP6) podem promover o Qi e o Sangue restaurando a o fluxo menstrual normal. Siman (R14) pode ser adicionado quando existe dor e a presença de massa dura no baixo abdómen, com agravamento da dor sobre pressão.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

45

2.3.3.2. Esgotamento de Sangue

a) Método

Seleccionam-se pontos do Vaso de Concepção e dos Meridianos Fígado, Baço e Rim. Aplica-se a acupunctura com o método de reforço. A moxabustão é aplicada por vezes com a finalidade de tonificar o sangue e restaurar a menstruação.

b) Prescrição

Guanyuan (REN4), Ganshu (B18), Pishu (B20), Shenshu (B23), Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6).

c) Explicação

O Baço, a fundação da essência adquirida, retira os nutrientes dos alimentos e transforma-os em Qi e Sangue. Quando o abastecimento de Sangue é abundante o ciclo menstrual é normal. Assim, usam-se os pontos Pishu (B20), Zusanli (E36) e Sanyinjiao (BP6) de modo a fortalecer a função do Baço e do Estômago. O Rim é a fundação da essência primária ou congénita e um Qi do Rim abundante garante a suficiência de Qi e de Sangue, pelo que se usam Shenshu (B23) e Guanyuan (REN4) para reabastecerem o Qi do Rim. Ganshu (B18) selecciona-se para promover o sangue no Fígado, órgão que armazena o sangue. Quando o Baço, o Fígado e o Rim desempenham bem as suas funções de controlo e armazenamento do sangue e da essência, respectivamente, os canais Chong Mai e Ren Mai são bem nutridos e a amenorreia desaparece.

2.3.4. Observações

Esta doença inclui a amenorreia causada por factores endócrinos e neurológicos e psíquicos.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

46

2.4. Hemorragia Uterina

A hemorragia vaginal que decorre fora do período menstrual, seja de forma abundante ou por gotejamento contínuo, define-se geralmente por metrorragia. O sangramento abundante que surge repentinamente corresponde a uma metrorragia profusa e a hemorragia uterina escassa que aparece gradualmente e de forma contínua, denomina-se hemorragia uterina escassa. Embora estes dois tipos de metrorragia tenham manifestações clínicas distintas, ambos se intertransformam no decorrer do processo da doença. A hemorragia profusa crónica consome o Qi e o Sangue, conduzindo a uma hemorragia contínua escassa, enquanto a hemorragia continua escassa com o tempo vai agravando e inevitavelmente se torna numa hemorragia uterina profusa. Em termos de intensidade da gravidade da doença, o sangramento profuso é de carácter grave e o sangramento escasso comparativamente com o anterior, tem um carácter moderado. No texto “Receitas para Salvar Vidas” consta o seguinte parágrafo: “As hemorragias vaginais incorporam-se no mesmo tipo de doenças, mas as de tipo moderado denominam-se, hemorragia uterina escassa e as de tipo grave, metrorragia profusa”.

2.4.1. Etiologia e Patogénese

2.4.1.1. Excesso de Calor

Os factores responsáveis por este tipo de sindroma podem associar-se a um excesso de Yang constante, a uma exposição ao Calor patogénico externo, a indulgência na ingestão de alimentos picantes, a distúrbios das sete emoções, etc., os quais se transformam em Fogo interno. Os meridianos Chong Mai e Ren Mai são lesados pelo Calor e então surge o sangramento. Também, pode dever-se a sentimentos de desespero ou fúria que afectam o Fígado: O Fogo do Fígado abundante expele o Sangue para o exterior, causando a metrorragia.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

47

2.4.1.2. Deficiência de Qi

As preocupações e a ingestão de alimentos irregular e excesso de trabalho podem danificar o Qi do Baço. Um Baço enfraquecido é incapaz de restringir o Sangue e gera instabilidade nas actividades dos canais Chong Mai e Ren Mai e consequentemente aparece a metrorragia.

2.4.2. Diferenciação

2.4.2.1. Excesso de Calor

a) Manifestações Principais

Aparecimento abrupto e profuso ou sangramento contínuo prolongado de cor vermelho forte, inquietude, nervosismo, preocupação, insónia, tonturas, língua vermelha com revestimento amarelo, pulso rápido.

b) Análise

A perda de sangue deve-se ao calor interno excessivo. Quando o calor perturba a mente ocorrem sinais de inquietude e agitação e insónia. As tonturas resultam da ascensão do calor. A língua vermelha com revestimento amarelo e o pulso rápido são sinais de calor no sangue.

2.4.2.2. Deficiência de Qi

a) Manifestações Principais

Sangramento profuso repentino ou sangramento escasso contínuo demarcado por sangue fino e cor vermelho vivo, lassitude, respiração entrecortada, apatia, anorexia, língua pálida, pulso filiforme e fraco.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

48

b) Análise

A causa é a falha do Qi em controlar o sangue e existe uma perturbação nos canais Chong Mai e Ren Mai. A lassitude, a respiração entrecortada e a apatia são manifestações de deficiência de Qi do Jiao Médio. A anorexia deriva da disfunção do Baço no transporte e transformação. O sangue vermelho vivo e pouco denso deve-se à falha no aquecimento do sangue. A língua pálida e o pulso fraco e filiforme são sinais de deficiência de Qi e de Sangue.

2.4.3. Tratamento

2.4.3.1. Excesso de Calor

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos dos meridianos Vaso de Concepção e Taiyin do Pé (Baço). Aplica-se a acupunctura com o método de redução de modo a dissipar o calor e a parar o sangramento.

b) Prescrição

Zhongji (REN3); Xuehai (B10), Yinbai (BP1); Ququan (F8).

c) Pontos Suplementares

• Afecção por Calor Externo: Quchi (IG11).

• Fogo do Coração em Excesso: Shaofu (C8).

• Fogo do Fígado em Excesso: Taichong (F3).

d) Explicação

Zhongji (REN3), o ponto de encontro dos três meridianos Yin do pé e do Vaso de Cocepção e de Chong Mai, usa-se para ajustar o Qi de Chong Mai e Ren Mai (Vaso de Concepção) de modo a controlar a perda de sangue. Yinbai (BP1), o ponto Jing (Poço) do meridiano do Baço é frequentemente útil nos

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

49 casos de metrorragia. Ququan (F8) tem a função de acalmar e regular o Qi do Fígado. Xuehai (BP10) usa-se com o método de redução, podendo remover o calor do sangue e parar a hemorragia. Todos estes pontos actuam conjuntamente de modo a dissipar o Calor, reduzir o Fogo, regular os meridianos e parar a hemorragia. Nos casos que apresentam diversos sintomas, adiciona-se Quchi (IG11) de modo a dissipar o Calor patogénico e Shaofu (C8) é usado para eliminar o Fogo do Coração, bem como Taichong (F3) para reduzir o Fogo do Fígado.

2.4.3.2. Deficiência de Qi

a) Método

Seleccionam-se como pontos principais os pontos do Vaso de Concepção e do meridiano do Baço. Aplica-se a acupunctura com o método de reforço e a moxabustão é usada para promover a função do Qi que se encontra restringida.

b) Prescrição

Baihui (DU20); Guanyuan (REN4); Zusanli; Sanyinjiao (BP6); Yinbai (BP1); Yangchi (SJ4).

c) Pontos Suplementares

• Deficiência do Qi do Baço que se manifesta por anorexia e fezes soltas: Pishu (B20); Weishu B21).

d) Explicação

Guanyuan pode regular os canais Chong Mai e Ren Mai, promover a função de Qi que se encontra restringida e parar a hemorragia uterina. Sanyinjiao (BP6), Yinbai (BP1) e Zusanli (E36) usam-se em conjunto para tonificar o Baço e colmatar a falta de Qi no Sangue, nutrindo-o. A moxabustão em Baihui (DU20)

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

50 ajuda o Yang Qi a ascender, uma aplicação do principio que usa os pontos superiores para tratar desordens da parte inferior do corpo. Yangchi (SJ4) é o ponto Yuan do meridiano do Triplo Aquecedor (Sanjiao) que mantem o Qi em geral. Puncturar Yangchi (SJ4) com o método de reforço pode fortalecer as funções dos canais Chong Mai e Ren Mai e nutrir o Qi no Sangue.

2.4.4. Observações

Esta doença inclui a hemorragia uterina do tipo funcional causada por disfunção dos ovários, mas as desordens orgânicas do sistema reprodutor são excluídas.

2.5. Leucorreia Mórbida

A leucorreia mórbida que tem por sintoma característico a descarga persistente e excessiva de muco vaginal. Os principais factores que se associam ao aparecimento da leucorreia mórbida e que resultam na disfunção dos canais Chong Mai, Ren Mai e Dai Mai, são:

o Deficiência do Qi do Baço; o Estagnação do Qi do Fígado; o Deficiência do Yang do Rim;

o Descida e Acumulação do Calor-Humidade.

Na antiguidade os médicos classificavam os sindromas relativos à Leucorreia diferenciando-os de acordo com a cor, respectivamente leucorreia branca, leucorreia amarela, leucorreia vermelha, leucorreia vermelho esbranquiçado e leucorreia multicolor. Destes tipos de leucorreia, actualmente, são comuns surgir na prática clínica casos de leucorreia amarela e branca. A textura e o odor do fluído também é relevante na análise do tipo de sindroma.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

51

• Cor amarela e pegajosa indica excesso e calor.

• Cor branca e com pouco fluído indica deficiência e frio.

• Odor forte indica deficiência e calor.

• Odor muito forte indica deficiência com frio.

• Fluído branco azulado com odor forte é devido à acumulação de humidade e calor.

• Fluído branco e pálido, em conjunto com abatimento e anorexia, são sinais de deficiência e acumulação de humidade no Baço.

• Gotejamento de fluído misturado com Sangue é sinal de deficiência de Yin, calor complicado com humidade.

• Abundante e aquosa, acompanhada por vezes de lumbago e abatimento são sinais de deficiência de Yang do Rim.

• Fluído branco, turvo ou de cor anormal, com mau odor é devido a Sangue retido com retenção de fleuma (infecção).

2.5.1. Etiologia e Patogénese

2.5.1.1. Deficiência do Baço

Uma dieta alimentar e o excesso de trabalho ou esforço impedem o Qi do Baço de transformar e transportar os nutrientes, os quais se acumulam no Jiao Inferior e se transformam em Humidade e consequentemente ocorre a leucorreia.

2.5.1.2. Deficiência do Yang do Rim

A deficiência constante do Qi do Rim, juntamente com a disfunção dos canais Dai Mai e Ren Mai conduzem ao aparecimento de leucorreia.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

52

2.5.1.3. Calor-Humidade

A presença de um excesso de Humidade devido a deficiência do Baço, com o tempo transforma-se em Calor. A estagnação prolongada do Qi do Fígado pode transformar-se em Calor e este conjugar-se com a Humidade. A descida e acumulação do Calor-Humidade gera o aparecimento de leucorreia.

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 39-52)

Documentos relacionados