• Nenhum resultado encontrado

Estagnação de Qi e Estase de Sangue

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 61-73)

1. Factores do Foro Ginecológico Segundo a MTC

2.7. Trabalho de Parto Prolongado

2.7.1.2. Estagnação de Qi e Estase de Sangue

O medo ou a preocupação excessiva com o momento do parto pode atrasar o fluxo de Qi e causar a estagnação de sangue. O descanso excessivo no decorrer da gravidez causa a obstrução do livre fluxo do Qi e do Sangue. O Frio externo durante o parto, também, pode afectar este, impedindo a circulação do Qi e do Sangue. Tal como é referido no livro “Espelho Dourado da Medicina”, “O trabalho de Parto Prolongado deriva de vários factores tais como o excesso de conforto e repouso em demasia, ambas as situações atrasam o fluxo de Qi; ou devido ao medo e à preocupação no que respeita ao

10

Corrimento prematuro do líquido do âmnio. O âmnio é uma bolsa em forma de saco que está repleta de líquido amniótico e tem uma função protectora, permitindo que o embrião se desenvolva num ambiente húmido, e por outro lado protegendo o embrião, amortecendo os choques térmicos e mecânicos.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

62 parto … e a obstrução da vagina por estase de sangue que resulta de lesão do útero.”.

2.7.2. Diferenciação

2.7.2.1. Deficiência do Qi e do Sangue

a) Manifestações Principais

Dor de parto paroxismal e contínua, com sensação de peso e distensão moderada, ou hemorragia profusa de cor clara, compleição pálida, lassitude, palpitações, respiração rápida, língua pálida, pulso fraco.

b) Análise

Como quer o Qi, quer o Sangue estão deficientes e a parturiente está demasiado fragilizada para ter contracções do útero, ocorrem dores abdominais de intensidade moderada, sensação de peso moderada e de distensão e o parto é prolongado. A deficiência de Qi gera a hemorragia profusa de cor clara, a compleição pálida, lassitude, palpitações e a respiração ofegante. A língua pálida e o pulso fraco são sinais de deficiência de Qi e de Sangue.

2.7.2.2. Estagnação de Qi e Estase de Sangue

a) Manifestações Principais

Dores agudas na cintura e no abdómen, hemorragia escassa de cor vermelho escura, trabalho de parto prolongado, compleição azulada ou escurecida, disposição depressiva, plenitude no peito e epigastro, náuseas frequentes, língua escura, pulso profundo e débil.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

63

b) Análise

A circulação lenta do Qi e do Sangue origina as dores agudas na cintura e no abdómen, bem como o trabalho de parto prolongado. O Qi estagnado não ascende como normalmente, causando a compleição azulada, a plenitude do peito e do epigastro e as náuseas. A língua escura e o pulso profundo e débil indicam que há uma estagnação de Qi e estase de Sangue.

2.7.3. Tratamento

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos dos meridianos Yangming e Taiyang do Pé. Aplica-se a acupunctura com o método de reforço com moxabustão para tonificar o Qi e o Sangue, e acelerar o parto.

b) Prescrição

Zusanli (E36); Sanyinjiao (BP6); Zhiyin (B67).

c) Explicação

Zusanli (E36) e Sanyinjiao (BP6) podem gerar Qi e Sangue e tonificar o Baço e o Estômago, enquanto Zhiyin (B67) é um ponto empírico eficaz. Os três pontos usados em conjunto atingem o propósito de tonificar o Qi e o Sangue e acelerar o parto.

2.7.4. Observações

A acupunctura e a moxabustão induzem um efeito nos níveis de produção de oxitocina11, o que auxilia no parto prolongado, ajudando a

11

A oxitocina é uma hormona produzida pelo hipotálamo e armazenada na hipófise posterior (neuro- hipófise), que tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejecção do leite materno durante a amamentação.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

64 intensificar as contracções uterinas. Devem ser tomadas outras medidas, para além da acupunctura e da moxabustão, nos casos de trabalho de parto prolongado causado por deformação do útero ou contracção da pélvis.

A má posição do feto pode ser uma das causas do parto prolongado e ocorre geralmente após as trinta semanas de gestação. Não se detectam sintomas na maioria dos casos, sendo dada a conhecer apenas por examinação pré-natal. Os casos mais comuns são a posição transversa e a posição oposta à adequada ao parto ou seja o feto apresenta as nádegas e não a cabeça, junto à saída do útero. Quando existe uma má posição do feto selecciona-se o ponto de acupunctura Zhiyin (B67), aplicando-se a moxabustão neste ponto, bilateralmente, durante quinze a vinte minutos, enquanto a grávida permanece sentada numa cadeira ou deitada na posição de supinação, devendo estar com a região da cintura livre, sem roupa apertada. O tratamento deve efectuar-se uma a duas vezes diariamente, até que a posição do feto se corrija naturalmente. Zhiyin, é o Ponto Jing (Poço) do meridiano da Bexiga, e um ponto empírico eficaz no tratamento da má posição do feto. Os casos de sucesso com a aplicação deste tratamento atingem os 80%. Adopta-se mais a moxabustão do que a acupunctura, embora esta última técnica também possa ser aplicada com o mesmo propósito. Contudo há diversos factores que podem causar a má posição do feto, pelo que esta situação deve ser analisada cuidadosamente, devendo ser tomadas outras medidas, nos casos em que ocorre a contracção da pélvis, deformidade uterina, etc.

2.8. Lactação Deficiente

Este sindroma respeita ao sintoma clínico que ocorre comummente, inerente ao facto de existir uma secreção deficiente de leite materno para alimentar o recém-nascido. Nalguns casos pode até não existir secreção de leite em absoluto. Os antigos denominavam este sindroma como ausência de

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

65 leite e por interrupção do fluxo de leite por deficiência de Qi e de Sangue ou devido a estagnação do Qi do Fígado. Este sindroma divide-se clinicamente em dois tipos: sindroma de deficiência e sindroma de excesso.

2.8.1. Etiologia e Patogénese

2.8.1.1. Deficiência do Qi e do Sangue

O leite transforma-se a partir do Qi e do Sangue, cuja origem são as substâncias presentes nos nutrientes dos alimentos e na essência adquirida. Quer a debilidade do baço e do Estômago, quer a perda profusa de Qi e de Sangue que ocorre durante o parto, podem afectar a formação do leite. Zhang Jingyue no seu livro “Observação dos pontos das Mulheres” refere “O Qi e o Sangue nos canais Chong Mai e Ren Mai das mulheres transforma-se na menstruação quando descendem e transforma-se em leite quando ascendem. A secreção tardia ou insuficiente de leite após o parto deve-se à insuficiência de Qi e de Sangue. As mulheres que não têm secreção de leite sofrem sem dúvida de debilidade dos canais Chong Mai e Ren Mai.”.

2.8.1.2. Estagnação do Qi do Fígado

A lactação insuficiente é causada pela depressão mental que surge após o parto, por impedimento da dispersão do Qi do Fígado, desordens do Qi e do Sangue, obstrução dos meridianos e obstrução do fluxo de leite, que finalmente resultam em insuficiente secreção de leite. O livro “Cuidados Parentais” assinala “ tristeza, desgosto, ira e a depressão conduzem à obstrução da passagem do leite”.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

66

2.8.2. Diferenciação

2.8.2.1. Deficiência do Qi e do Sangue

a) Manifestações Principais

Secreção insuficiente de leite após o parto ou até ausência de secreção de leite ou decréscimo da secreção durante o período de lactação, ausência de dor com distensão nos seios, compleição pálida, pele seca, palpitações, lassitude, apetite fraco, fezes soltas, língua pálida com revestimento escasso, pulso fraco e filiforme.

b) Análise

Devido à deficiência de Qi e de Sangue, a fonte de secreção de leite é enfraquecida. Conduzindo a uma secreção escassa e à ausência de distensão dos seios. A insuficiência de Qi e de Sangue gera a compleição pálida e a secura da pele. As palpitações são resultado da má nutrição do Coração e do Sangue. A disfunção do Baço e a insuficiência de Qi do Jiao Médio originam lassitude, apetite fraco e fezes soltas. A língua pálida e o pulso fraco e filiforme são sinais de deficiência de Qi e de Sangue.

2.8.2.2. Estagnação do Qi do Fígado

a) Manifestações Principais

Ausência da secreção de leite após o parto, dor com distensão nos seios, depressão mental, sensação de angústia no peito e dor hipocondríaca, distensão epigástrica, perda de apetite, língua rosada e pulso de corda.

b) Análise

O Fígado é responsável pela função de dispersão do Qi e a depressão mental que ocorre após o parto impede a dispersão do Qi do Fígado, o que obstrui o

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

67 fluxo de leite, gerando a dor com distensão nos seios e a dor hipocondríaca. O desequilíbrio no Estômago causa a distensão no epigastro e a perda de apetite. O pulso de corda é também sinal da estagnação do Qi do Fígado.

2.8.3. Tratamento

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos do meridiano Yangming do Pé. Aplica- se a acupunctura com o método de reforço e a moxabustão nos casos de deficiência de Qi e Sangue para tonificar o Qi e o Sangue, bem como para promover a secreção láctea. Também, se aplica a acupunctura com os métodos de redução ou com o método neutro, ou com adequada aplicação da moxabustão nos casos de estagnação do Qi do Fígado, de modo a remover a estagnação do Qi do Fígado, libertar a obstrução dos meridianos e promover a secreção de leite.

b) Prescrição

Rugen (E28); Tanzhong (REN17); Shaoze (ID1).

c) Pontos Suplementares

• Deficiência de Qi e de Sangue: Pishu (B20), Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6).

• Estagnação de Qi do Fígado: Qimen (F14), Neiguan (PC6), Taichong (F3).

d) Explicação

O meridiano Yangming do Pé (Estômago) passa pelos seios e o ponto Rugen (E28) localiza-se na área do peito, pelo que se usa este ponto com o intuito de restaurar o livre fluir do Qi no meridiano do Estômago de modo a promover a secreção de leite. Tanzhong (REN17), o ponto de confluência do Qi, tem a função de regular o Qi e promover o fluxo do leite. Shaoze (ID1) é um ponto empírico eficaz no tratamento que visa a promoção da secreção láctea. Pishu

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

68 (B20), Zusanli (E36) e Sanyinjiao (BP6) usam-se para regular e tonificar o Baço e o Estômago e promover a transformação do leite a partir do sangue. Qimen (F14) e Taichong (F3) removem a estagnação de Qi do Fígado e Neiguan (PC6) adiciona-se para regular o fluxo de Qi no peito e restaurar o livre fluxo de leite.

2.8.4. Observações

Enquanto a mãe receber o tratamento de acupunctura, deve ser aconselhada a ter uma dieta alimentar adequada, devendo incluir as quantidades adequadas de sopa e devendo também, adoptar os cuidados higiénicos apropriados na amamentação. As mulheres que não pretendem amamentar os filhos, podem após o parto controlar a secreção de leite através da acupunctura, para o que se usam os pontos Zulinqi (VB41) e Guangming (VB37). Aplicam-se em cada ponto dez minutos de moxabustão, uma vez por dia.

2.9. Prolapso do Útero

O prolapso do útero consiste no descaimento do útero na direcção da vagina, ou na descida da parede frontal da vagina juntamente com o útero. Usualmente este sindroma resulta do afundamento inadequado do Qi, de deficiência do Qi do Rim, da instabilidade dos canais Chong Mai e Ren Mai, e da falta de restrição e controlo do canal Dai Mai.

2.9.1. Etiologia e Patogénese

Este sindroma ocorre frequentemente por insuficiência de Qi no Jiao Médio em mulheres de constituição física fragilizada, ou nos casos em que a mulher reinicia precocemente a sua actividade laboral, muitas vezes logo após

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

69 o parto, antes de ter restaurado devidamente os níveis de Qi e de Sangue, ou quando há exaustão no trabalho de parto ou um esforço excessivo para defecar nos casos de obstipação. Todos estes factores acarretam o afundamento do Qi, o qual falha em manter o útero na sua posição adequada. Outra das causas, é o facto da mulher engravidar com frequência e consequentemente ter diversos partos, bem como a indulgência na vida sexual consomem o Qi do Rim e implicam a falta de controlo do canal Dai Mai e o enfraquecimento das funções dos canais Chong Mai e Ren Mai, e consequentemente ocorre o prolapso do útero.

2.9.2. Diferenciação

2.9.2.1. Deficiência de Qi

a) Manifestações Principais

O útero descai para a vagina ou para o exterior da vulva alguns centímetros, sensação de afundamento no abdómen inferior, lassitude, palpitações, respiração curta, micção frequente, leucorragia12, língua pálida com revestimento escasso, pulso fraco.

b) Análise

O prolapso do útero ocorre devido ao facto do Qi estar muito fraco e por isso falha em sustentar o útero na sua posição. O sintoma é aliviado quando a paciente se deita e agravado quando está em pé, ocorrendo uma sensação de afundamento no baixo abdómen e a micção frequente. O enfraquecimento do Baço e do Estômago geram lassitude. A má nutrição do Coração resulta em palpitações e na respiração curta. A descida do factor patogénico Humidade transforma-se em leucorreia excessiva. A língua pálida e o pulso fraco são sinais de deficiência de Qi.

12

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

70

2.9.2.2. Deficiência do Rim

a) Manifestações Principais

Prolapso do útero, enfraquecimento e estado dolorido da região lombar e dos membros inferiores, sensação de carregar um peso no abdómen inferior, secura da vagina, micção frequente, tonturas, tinnitus, língua rosada, pulso profundo e fraco.

b) Análise

Os Rins localizam-se na região lombar, os canais Chong Mai e Ren Mai enfraquecem e o canal Dai Mai perde a sua função de controlo, pelo que surge o prolapso do útero, micção frequente, enfraquecimento e estado dolorido da região lombar e dos membros inferiores. As tonturas, tinnitus e secura da vagina derivam da insuficiência de essência e de sangue. O pulso profundo e fraco e a língua pálida revelam a deficiência do Qi do Rim.

2.9.3. Tratamento

2.9.3.1. Deficiência de Qi

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos dos meridianos Vaso de Concepção e Yangming do Pé (Estômago). Aplica-se a acupunctura com o método de reforço e a moxabustão para reabastecer o Qi, e restaurar a localização do útero.

b) Prescrição

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

71

c) Explicação

Baihui (DU20) localiza-se no vértice do Vaso Governador (Du Mai), a sua selecção prende-se com o princípio de que se devem seleccionar pontos da parte superior do corpo para o tratamento de desordens da parte inferior. Qihai (REN6) tem a função de reabastecer o Qi, de modo a fortalecer a sustentação do útero. Zhongwan (REN12) e Zusanli (E36) usam-se para refortalecer o Qi do Jiao Médio. Guilai (E29) usa-se por ser um ponto local, de modo a elevar o útero.

2.9.3.2. Deficiência do Rim

a) Método

Seleccionam-se principalmente pontos dos meridianos Vaso de Concepção e Shaoyin do Pé (Rim). Aplica-se a acupunctura com o método de reforço e a moxabustão para reabastecer o Qi, e restaurar a localização do útero.

b) Prescrição

Guanyuan (REN4); Zigong (Extra); Ququan (F8); Zhaohai (R6).

c) Explicação

Guanyuan (REN4) é um ponto inerente ao Qi Primário e tem a função de beneficiar o Rim e elevar o útero. Zigong (Extra) é um ponto extra eficaz no prolapso de útero. Ququan (F8) e Zhahoai (R6) em conjunto podem tonificar o Rim, nutrir os tendões e suster o útero.

2.9.4. Observações

Deve aconselhar-se a paciente para evitar realizar esforços, no decorrer do período de tratamento com a acupunctura. O repouso pode amplificar a eficácia dos resultados terapêuticos.

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

72

PARTE II

CHINARTE Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa Rua dos Sobreiros 415 – Povoença – Areosa – Viana do Castelo

www.chinarte.com – geral@chinarte.com

73

DOENÇAS PEDIÁTRICAS

1. Convulsões Infantis

Os casos de convulsão infantil apresentam-se frequentemente em pediatria, manifestando-se por uma série de contracções musculares, seguidas de perda de consciência. Pode ter origem em diversos factores, incluindo a invasão de factores sazonais patogénicos, acumulação do Calor-Humidade interno, vómitos e diarreia prolongados, deficiência do Baço com hiperfunção do Fígado. Pode ocorrer em qualquer estação do ano, principalmente em crianças com idade compreendida entre um a cinco anos. O aparecimento do ataque de convulsão pode ser repentino ou gradual e os sintomas podem caracterizar uma condição de deficiência ou de excesso. As convulsões infantis podem ser do tipo agudo ou crónico.

1.1. Etiologia e Patogénese

No documento Medicina Tradicional Chinesa (páginas 61-73)

Documentos relacionados