• Nenhum resultado encontrado

Com relação ao aspecto diretrizes da ACT ampliada, quatro de seus elementos foram identificados ou estabelecidos em momentos específicos do processo, e dois relacionados ao processo como um todo.

A problematização da CTS nos diferentes contextos educativos foi identificada em momentos específicos no processo, relacionados à discussão de conceitos e controvérsias no âmbito dos encontros do grupo que, como identificado pelo próprio grupo, se trata de um contexto educativo não formal.

O estabelecimento de relações entre conteúdos e experiência concreta

138

identificado em diversos momentos, porém esteve sempre relacionado ao método subjacente à elaboração de um programa de ensino, com uma temática presente no cotidiano dos aprendizes (o consumo, a escolha de produtos, entre outros), não tendo sido identificado em relação aos membros do grupo, ou seja, ao processo de elaboração da descrição da situação- problema.

Da mesma forma, a promoção de crítica à realidade se deu principalmente em relação à temática escolhida para o programa de ensino; afirmar que o processo foi capaz de promover uma crítica à realidade por parte dos membros do grupo requereria acessar outros dados, como as impressões de seus membros a respeito da temática antes e depois de sua participação no grupo, por exemplo, por meio de outro estudo.

Também a utilização do conteúdo como meio pôde ser identificada ou estabelecida em momentos específicos do processo, relacionada à natureza da elaboração de um programa de ensino em análise do comportamento. Durante o processo como um todo esse elemento esteve presente, uma vez que a escolha de aprendizes e da temática específica, bem como parte das discussões realizadas pelo grupo, foram meios para um fim específico: aprender a elaborar uma descrição de situação-problema como etapa da elaboração de um programa de ensino.

O elemento desvelamento de mitos da C&T não foi identificado, seja em momentos específicos, seja no conjunto do processo; embora as discussões sobre controvérsias teóricas pelo grupo se aproximem desse elemento, não foi tratado algum mito a respeito de C&T.

A diretriz promoção de democracia e participação em C&T esteve presente no processo como um todo, dada a aprendizagem do uso de uma tecnologia e de alguns mecanismos do desenvolvimento científico e tecnológico por meio das discussões e estudos realizados pelo grupo, além do contato dos membros do grupo com a coleta de dados e com diferentes tipos de conhecimento (científico, tecnológico, social, senso-comum).

139 4.8.3 Desafios e dificuldades da educação CTS

Com relação aos desafios e dificuldades da educação CTS, as políticas

públicas de educação insuficientes ou inadequadas, bem como a dificuldade

com a ausência ou inadequação de diretrizes curriculares nacionais foram identificadas em momentos específicos do trabalho do grupo, relacionadas à ausência de diretrizes curriculares para o ensino pré-escolar e à insuficiência dos PCN no que tange à educação para o consumo, colocada como parte da educação ambiental, porém sem maiores especificações.

Também, o trabalho do grupo sinalizou o desafio da formação de

educadores, dadas as adversidades de tratar de um tema específico, com o

qual estes não tiveram contato prévio, numa condição de tempo escasso, além da necessidade de sensibilização. Esse aspecto relaciona-se às dificuldades apresentadas pelas partipantes leigas em análise do comportamento, embora no caso não tenha havido dificuldades adicionais porque ambas estavam previamente sensibilizadas em relação à temática escolhida para o programa de ensino a ser elaborado.

Com relação à avaliação da educação, o processo analisado evidencia uma contribuição da tecnologia de elaboração de programas de ensino para esse desafio, uma vez que admite o ensino e a aprendizagem como indissociáveis, e baseia-se em um objetivo comportamental de aprendizagem, cuja descrição favorece a identificação da evolução dos aprendizes no sentido de se comportar conforme o objetivo estabelecido, ou seja, a qualidade de sua aprendizagem em relação ao objetivo de ensino previamente estabelecido. Sendo ensino e aprendizagem indissociáveis, ao avaliar a aprendizagem, concomitantemente são avaliadas a qualidade e a eficácia do ensino. O desenvolvimento de pesquisas futuras relacionadas à elaboração de programas de ensino e à educação CTS poderia comportar, por exemplo, a democratização do uso da tecnologia de elaboração de programas de ensino no âmbito da formação de professores e no estabelecimento de políticas públicas de educação, aspectos que viriam a contribuir com o aprofundamento da análise e a proposição de soluções às dificuldades elencadas pela literatura, tais como a avaliação da educação, a formação de professores e a falta de

140

A integração de conteúdos interdisciplinares foi outro desafio identificado durante o processo, considerando as dificuldades apresentadas pelas participantes leigas em análise do comportamento. Esse elemento pareceu relacionar-se com o elemento uso de linguagem científica com público leigo, portanto, é desejável que em grupos com a característica de mesclar técnicos e leigos em determinada área do conhecimento sejam discutidas soluções para essa questão, por exemplo, garantir momentos para tirar dúvidas sobre conceitos e sobre o processo, buscando facilitar a participação dos leigos nas discussões. A conversa com a educadora, realizada ao final do processo, pode ser um indicativo de uma maneira de lidar com essa questão. Além disso, dado que as dificuldades experimentadas pelos participantes do GEPETo pode estar relacionadas de forma mais intensa com a complexidade da tecnologia de programação de ensino, cabe ressaltar que soluções relacionadas à compreensão de termos e conceitos não é suficiente para a democratização da

C&T. Uma capacitação prévia seria indicada, ainda que possa ser insuficiente

para solucionar essa questão. Sugere-se aos analistas do comportamento aprofundarem o estudo de alternativas para o ensino de conceitos, técnicas e habilidades próprias dessa área do conhecimento, o que pode vir a ser útil no sentido de aprimorar a democratização no acesso ao uso de tecnologias (e ao seu aprimoramento) e na formação de educadores, para os quais se faz ainda mais relevantes as competências relacionadas à elaboração de programas de ensino pautados em objetivos comportamentais, contribuindo, assim, para sanar uma das dificuldades de implementação da educação CTS apontadas pela literatura. A esses pesquisadores, sugere-se, ainda, estudar as diretrizes da educação CTS segundo uma ótica comportamental, de forma a favorecer ou facilitar sua implantação e implementação.

A falta de investimentos governamentais não foi um desafio ou dificuldade para o grupo, porém poderá vir a ser a depender das estratégias utilizadas e das condições encontradas para a viabilização da aplicação do programa de ensino, uma vez concluído.

Para o elemento uso de contextos não-formais de educação, a experiência do grupo indica que o formato de grupo de estudo ou de trabalho é propício para a educação CTS, sendo uma alternativa a ser considerada no

141

que tange às possibilidades de uso de contextos não-formais, especialmente no contexto da formação superior ou de educadores.

Por fim, a indiferença social em relação à educação e a desigualdade no

acesso à educação básica foram elementos que não puderam ser identificados

ou estabelecidos em qualquer momento do processo.