• Nenhum resultado encontrado

PROJETO ARQUITETÔNICO

5.8 DISCIPLINA: PROJETO ARQUITETÔNICO: COMPLEXIDADE

Considerações para a Implementação:

As disciplinas de Arquitetura de Interiores II, Concreto Armado II, Especificação e Custos e Conforto Ambiental: Lumínico poderão trabalhar de maneira interdisciplinar com disciplina de Projeto Arquitetônico: Complexidade (Figura 34).

Figura 34: Esquema da proposta para disciplina de Projeto Arquitetônico Complexidade.

Fonte: Autoria Própria

A disciplina de Projeto Arquitetônico: Complexidade pode contar também com a modelagem LOD 100, aplicando simulações e análises, trabalhadas nas disciplinas anteriores, ainda na fase de partido arquitetônico e demais fases.

Tendo em vista a integração com as disciplinas de Arquitetura de Interiores e de Conforto Lumínico, os alunos em grupo podem trabalhar diferentes setores do edifício - através da projetação colaborativa, aplicam-se os conceitos de arquitetura de interiores integrados a uma modelagem LOD 400, sempre pensando na fase de fabricação.

Algumas ferramentas BIM para arquitetura incluem em sua biblioteca de componentes uma gama de tipos de iluminação IES (Illuminating Engineering Society), que fornecem especificações dos fabricantes. Assim, podem se integrar a softwares específicos de análise de iluminação de conforto lumínico permitindo ao aluno inúmeros testes

que forneçam melhores soluções ao projeto de arquitetura e de interiores em termos de iluminação. É necessário testar os níveis de detalhamento do modelo (LOD) exigido para cada tipo de análise e simulação de conforto lumínico (natural e artificial).

A integração da Arquitetura e Estrutura são fundamentais, e os alunos já terão base para realizar análises de conflitos. Dessa forma, o professor da disciplina de Concreto II pode dar este suporte, integrando- se à disciplina de projeto.

Buscando a interdisciplinaridade com a disciplina de Especificações e Custos, os alunos podem trabalhar em grupos em modelo tridimensional LOD 300, alimentando o banco de dados com informações que possam gerar listagens e estimativas de custos e orçamentação, integrado às disciplinas de Projeto. O BIM tem potencial para desenvolver, de forma mais rápida e precisa, a geração de quantitativos, e os alunos ganham tempo substituindo uma atividade, antes manual e muitas vezes exaustiva.

Algumas inserções de trabalho colaborativo e integrado à distância podem também ser introduzidas para que os alunos tenham noções do funcionamento desse processo de comunicação e integração de projetos em BIM em uma metodologia diferente.

Sugestão de Atividades Extracurriculares: Oficinas, cursos e/ou

workshops, material de apoio que trabalhem a modelagem de formas mais complexas e de arquitetura de interiores, softwares Conforto Térmico, Acústico e Lumínico.

Sugestão Ferramentas: Software de Modelagem BIM Arquitetura,

Quadro 20: Identificação das Habilidades desenvolvidas: Projeto Arquitetônico: Complexidade.

PESSOAS PROCESSO FERRAMENTAS

Em grupo, projetação colaborativa, apoiando a integração. Trabalho interdisciplinar. Liderança -Pensamento tridimensional; (Real X Abstração); -Integração entre disciplinas;

-Pensamento crítico das soluções adotadas; -Verificação/Validação; -Integração/Comunicação -Modelagem tridimensional LOD 100 (sólido); -Modelagem tridimensional LOD 200 (Anteprojeto) -Modelagem tridimensional LOD 300 (para detalhamentos) -Modelagem LOD 400 (construção e fabricação) -Parametrização; -Análises e Simulações: conforto lumínico; -Interoperabilidade; -Banco de dados/Informações; -Integração/Comunicação (presencial e a distância); -Simulações e Análises (testar o nível de exigência LOD para cada análise e ou simulação);

-Estimativa de custos e orçamento;

5.9 DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADO II – RETROFIT (DESEMPENHO NO EDIFÍCIO, SUSTENTABILIDADE)

Considerações para a Implementação:

Tendo em vista que este é o último projeto antes do trabalho de conclusão de curso a disciplina de projeto integrado II – Retrofit (Figura 35) poderá aplicar o BIM integrando os conceitos e ferramentas desenvolvidas durante todo o curso, contribuindo para análise crítica na tomadas de decisões.

Figura 35: Esquema da proposta para disciplina de Projeto Integrado II – Retrofit.

Fonte: Autoria Própria

Em um primeiro momento, a turma toda pode trabalhar na modelagem LOD 300 de um único projeto, a partir da documentação do edifício existente, trabalhando habilidades de coordenação de projeto, projetação colaborativa e integrando diferentes disciplinas (arquitetura, estrutura e instalações), para construir o mais rápido possível o modelo tridimensional. Posteriormente, grupos podem ser formados e a partir do modelo desenvolver análise, simulação e compatibiliza. No final, cada grupo pode compartilhar as diferentes soluções de um mesmo projeto.

A proposta final pode gerar um modelo LOD 500, que se refere aos elementos necessários para projeto de pós ocupação. O edifício existente

a ser escolhido pode ser de interesse do mercado, busca-se, assim, a integração universidade e mercado. Também se estabelecem relações, que possam aproximar o aluno ao mercado de trabalho, bem como aos desafios encontrados. A experiência pode também ser realizada na disciplina de estágio.

Quanto à disciplina de Tópicos Integradores, por permitir a flexibilidade de conteúdo, pode envolver conteúdos que necessitam de maior ênfase dentro do processo BIM. Sugere-se uma disciplina de Gestão de Projetos, buscando introduzir habilidades de gerente BIM, integradas a outros cursos.

Sugestão de Atividades Extracurriculares: Oficinas, cursos e/ou

workshops, material de apoio que trabalhem a modelagem paramétrica (modelos generativos), simulação e desempenho, modelagem estrutura, modelagem MEP, coordenação de projetos, gestão de projetos (integradas a outros cursos), desenvolvimento de material de apoio (tutoriais da ferramenta utilizada nas disciplinas).

Sugestão Ferramentas: Software de Modelagem BIM Arquitetura,

Estrutura, MEP, Simulação e Desempenho, Parametrização (modelos generativos) e Softwares que apoiam a Coordenação e Gestão do edifício.

Quadro 21: Identificação das Habilidades desenvolvidas: Projeto Integrado II – Retrofit.

PESSOAS PROCESSO FERRAMENTAS

Em grupo, projetação colaborativa, apoiando a integração. Trabalho interdisciplinar. Liderança; -Pensamento tridimensional; (Real X Abstração); -Integração entre disciplinas;

-Pensamento crítico das soluções adotadas; -Verificação/Validação; -Integração/Comunicação -Gestão; -Modelagem tridimensional LOD 100 (sólido); -Modelagem tridimensional LOD 200 (Anteprojeto) -Modelagem tridimensional LOD 300 (para detalhamentos) -Modelagem LOD 400 (construção e fabricação) -Modelagem LOD 500 (pós ocupação) -Parametrização; -Análises e Simulações (testar o nível de exigência LOD para cada análise e ou simulação); -Interoperabilidade; -Banco de dados/Informações; -Integração/Comunicação (presencial e a distância); -Estimativa de custos e orçamento; -Simulação 4D e 5D; Fonte: Autoria Própria