• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINAS OPTATIVAS – ENFERMAGEM

Disciplinas CH Teórica CH Prática CH Total

Libras 42 42 Empreendedorismo 42 42 Gestão da Qualidade 42 42 Enfermagem Ambiental 63 63 4.6 CONTEÚDOS CURRICULARES

A Matriz Curricular do Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências da Vida é composta por 63 disciplinas, incluídos os Estágios Curriculares. Conforme previsto no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Regimento Interno da Faculdade Ciências da Vida - Capítulo V, artigo 19 - os cursos de graduação devem ser divididos em Departamentos que contemplem a agregação das disciplinas afins.

A organização curricular, frente ao processo educativo, volta-se para as competências pessoais, construção de projetos em detrimento à fragmentação do saber. Nessa perspectiva, os conteúdos disciplinares já não são mais o foco, mas sim a interação do educador e do educando para a construção e transformação do conhecimento.

Essa oportunidade de recriação dos ambientes de educação e trabalho reforça a flexibilidade curricular.

A elaboração e construção do currículo do curso de Enfermagem têm como foco central as competências e habilidades a serem assimiladas e formadas pelo aluno no decorrer do mesmo. As referidas competências e habilidades estão organizadas entre os núcleos formadores de conhecimento de acordo com as suas especificidades. A construção dos departamentos obedeceu as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES 3, de 07 de novembro de 2001, que em seu Art.6 prevê a implantação dos seguintes núcleos formadores do conhecimento:

I – Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base molecular e celular dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem;

II - Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, éticos e legais e nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença;

III - Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se:

a) Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo;

b) Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem;

c) Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem; e

d) Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem.

As disciplinas da matriz curricular do curso de Enfermagem estão distribuídas em eixos e bases articuladas e específicas. O eixo principal revela o processo de formação profissional, desenvolvendo as competências eleitas com as diversas experiências, conforme demonstrado na representação gráfica a seguir.

O eixo curricular que direciona as ações educativas no curso de Enfermagem integra-se pela Promoção, Prevenção e Recuperação da Saúde. Além disso, consideram-se aspectos transversais a educação em saúde, a

Articulação entre Pesquisa, Ensino e Extensão, Processo Decisório, Ética e Bioética.

O curso de Enfermagem composto por 10 períodos possui em cada fase um eixo principal, bases articuladas e específicas.

O eixo principal é integrado, com ações educativas focadas nas competências específicas do enfermeiro e suas interdisciplinaridades considerando a Promoção, Prevenção e Recuperação da Saúde do indivíduo criança, adolescente, adulto e idoso, inserido em uma família, comunidade e/ou grupo; em diferentes sociedades e ambientes de trabalho da enfermagem. As disciplinas que compõem este eixo são as Atividades teórico práticas I a VIII.

As bases articuladas são desenvolvidas até o 4°período do curso e consideradas disciplinas de áreas básicas e tradicionais das ciências da vida, fundamentando o eixo principal. Tais disciplinas são ofertadas em diferentes cursos da saúde.

As bases específicas representam as disciplinas específicas de enfermagem que sustentam todo o processo educativo e desenvolvem aprendizagens vivenciais para os enfrentamentos atuais e cotidianos do trabalho.

Para uma melhor vivência prática do aluno, o curso de enfermagem dessa instituição oferece a disciplina de Atividades teórico-práticas com o objetivo de inserir o aluno nos campos de prática de forma oportuna para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas. Tais habilidades e competências vão sendo agregadas em cada período, possibilitando uma formação contínua e integrada. As Atividades Teórico-práticas (ATP) pertencem ao eixo principal e acontecem do 1º ao 8º períodos do curso como uma disciplina prática obrigatória.

Cada período terá disciplinas norteadoras para facilitar a comunicação do professor de prática com o professor da disciplina e melhor aproveitamento das experiências, uma vez que o contato entre os professores será de grande importância para o bom desenvolvimento das Atividades. Pretende-se aplicar a teoria da disciplina norteadora no campo de prática e estimular o aluno à leitura de artigos, tomada de decisões, inserção na realidade do trabalho da enfermagem, discussões das atividades realizadas, além de ter a oportunidade de viver experiências práticas fundamentais no seu processo de formação.

O processo de avaliação das disciplinas norteadoras estará interligado às experiências vividas na prática. Dessa forma, a avaliação será construída considerando o cenário real encontrado pelos alunos e, a partir disso, responder às questões, com embasamento teórico proporcionado pelas disciplinas.

Além disso, o curso de Enfermagem também oferece atividades curriculares de estágio nos dois últimos semestres:

. Estágio Supervisionado I: Deverá compreender atividades de planejamento, execução e avaliação da assistência de enfermagem; participa do trabalho interdisciplinar e multiprofissional, na rede básica de saúde. Esse acompanhamento se dará através de convênios externos da Faculdade com várias empresas públicas do ramo de atividade referido como também através do Ambulatório Vida e Saúde.

. Estágio Supervisionado II: Deverá compreender atividades de planejamento, execução e avaliação da assistência de enfermagem, participar do trabalho interdisciplinar e multiprofissional, na rede hospitalar, pública e privada. Esse acompanhamento se dará através de convênios externos da Faculdade com várias empresas, pública ou privada do ramo de atividade referida.

EIXO CURRICULAR DE ENFERMAGEM

Eixo principal: ATP-I, ATP-II, ATP-III, ATP-IV, ATP-V, ATP-VI, ATP-VII,ATP-VIII

Citologia/Histologia, Anatomia Humana, Português Instrumental, Antropologia Aplicada Bases a Saúde, Laboratório de Desenvolvimento Humano, Fisiologia Humana, Bioestatística, Articuladas Bioquímica básica, Biofísica, Genética básica, Metodologia

científica,Embriologia,Microbiologia,Imunologia,Patologia,Epidemiologia,Parasitologia. História da Enfermagem, Primeiros Socorros, Anatomia Humana Segmentar, Introdução a Enfermagem I, Farmacologia, Neurociências aplicada a Enfermagem, Saúde Coletiva I, Semiologia e Semiotécnica, Educação em saúde, Psicologia aplicada a Enfermagem, Introdução a Enfermagem II, Assistência de Enfermagem ao Idoso, Saúde Mental, Tópicos especiais I: Feridas, Ética, Neurofisiologia aplicada a Enfermagem, Laboratório de Desenvolvimento Humano II, Assistência de Enfermagem ao Adulto, Assistência de enfermagem à Mulher e RN, Enfermagem em Infectologia, Centro de Material

Bases Específicas

Esterilizado, Tópicos especiais II: Exames Complementares, Sexualidade Humana, Saúde Coletiva II, Assistência de Enfermagem à Criança e Adolescente, Administração da Assistência e serviço de saúde I, Enfermagem Pré-hospitalar, Enfermagem em Centro cirúrgico, Administração da Assistência e serviço de saúde II, Gestão em Saúde, Tópicos Especiais III: Saúde do Trabalhador, Enfermagem em CTI, Assistência de Enfermagem em Hemoterapia, Enfermagem em Oncologia.

Estágio Supervisionado I TCCI

Estágio Supervisionado II TCCII

4.6.2 Desenvolvimento da Estrutura Curricular: Ementas e Bibliografia