• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 QUADRO METODOLÓGICO

2.3 Instrumentos e procedimentos de constituição de dados

2.3.2 Documentos constituídos por AC4

- Postagens no facebook de AC4

Essas postagens evidenciaram o estado motivacional de AC4 ao longo de várias fases de aconselhamento. Elas também foram importantes para o processo de conhecimento de AC4, bem como o fato de ela passar a ter acesso ao facebook da conselheira, também contribuiu para aproximá-las. Aos poucos AC4 iniciou postagens com algumas frases em inglês, algumas delas expressando seus sentimentos a respeito da sua aprendizagem e falando sobre acontecimentos significativos relacionados ao aconselhamento.

QUADRO 6 - Postagens do Facebook de AC4 Data da postagem: Conteúdo

17 de julho 2016 Texto de AC4. Encontro presencial com alunos estrangeiros do projeto Ícone61.

28 de setembro 2016 Fotografia com membros da turma de cultura anglófona

30 de setembro 2016 Texto postado após socialização da trajetória de aconselhamento de AC4 na comunicação “Textos, discursos e interação”, na FALEM, UFPA.

29 de outubro, 2016 Texto de AC4 após sua apresentação no projeto Gospel Choir, uma das atividades ofertadas pela BA³.

22 de novembro 2016 Texto de AC4 sobre a comemoração de seu aniversário

58 Apresentado com o conselheiro pesquisador Eduardo Castro em 30 de setembro de 2016. 59Apresentado com o conselheiro pesquisador Eduardo Castro, via skype em 07 de julho de 2017. 60 Apresentado em 28 de julho de 2017, socializando dados parciais desta tese.

61 Projeto da BA³ em parceria com um professora da Universidade de Duke nos Estados Unidos. Os alunos de Duke aprendiam português e os alunos da FALEM, inglês. Os primeiros encontros entre eles foram virtuais, via

Skype. Foram dez encontros de uma hora cada. Em julho de 2016, alguns dos alunos americanos vieram ao Brasil e houve um encontro presencial na UFPA.

17 de dezembro 2016 Texto de AC4 sobre experiencia como monitora nos CLLE. 24 de dezembro 2016 Repostagem. Agradecimento pela parceria AC4, AC7 e conselheira

pesquisadora

15 de janeiro 2017 Texto de AC4 sobre o andamento do semestre

18 de fevereiro 2017 Texto de AC4 sobre sentimento de medo e o apoio dos colegas 24 de fevereiro 2017 Texto de AC4 expressando felicidades com a possibilidade de conhe-

cer pessoas novas no curso.

26 de fevereiro 2017 Foto da Expert school online’s photo sobre flutuação da trajetória de aprendizagem.

3 de março 2017 Texto de AC4 sobre amigo africano do programa PEC-G62 que vai em- bora de Belém.

31 de março 2017 Texto de AC4 sobre a oportunidade de aprender mais sobre aconselha- mento linguageiro, por meio de palestra na FALEM com ex-professo- res da aconselhada.

09 de maio 2017 Texto de AC4 sobre sua amizade com os africanos do programa PEC- G.

16 de maio 2017 Texto de AC4 sobre colega da graduação e sua rotina ao chegar na UFPA.

17 de maio 2017 Repostagem. Texto da professora de atividade da BA³ na qual AC4 es- tava participando.

23 de maio 2017 Texto de colega CLLE de AC4 identificando-a como amiga e profes- sora.

02 de junho 2017 Texto de AC4 contando sobre sua atividade de professora do projeto PROPAZ63.

06 de junho 2017 Texto de AC4 sobre participação no projeto PROPAZ.

06 de junho 2017 Texto de colega CLLE de AC4, com fotos de alunos reunidos por ela para aprender inglês.

06 de junho 2017 Propaganda do primeiro sit in64 de português para estrangeiros pro-

posto por AC4

07 de julho 2017 Texto de AC4 agradecendo parceria com a conselheira pesquisadora, “sua mãe acadêmica”.

09 de junho 2017 Texto de AC4 sobre sua participação no primeiro sit in de português como língua estrangeira, do qual ela foi uma das propositoras.

10 de junho 2017 Texto de AC4 sobre sua experiência no sit in de português como língua estrangeira.

28 de junho de 2017 Texto de AC4 sobre sua experiência como professora no projeto PRO- PAZ.

14 de julho 2017 Texto de AC4 sobre o sucesso do sit in de português como língua es- trangeira.

- Narrativas de aprendizagem

Conforme mostramos na subseção 3.1.1.1, narrativas de aprendizagem foram produzi- das desde o ponto de partida do aconselhamento linguageiro. Seguindo a sugestão de escrevê- las, AC4 desenvolveu-as em textos longos e curtos. A narrativa inicial serviu para começar a conhecer nossa aconselhada e seus objetivos em relação à língua estrangeira. Posteriormente,

62 Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), curso intensivo de preparação de estudantes estran-

geiros para a obtenção do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. Para maiores infor- mações ver: http://portal.mec.gov.br/pec-g.

63 Projeto do Governo do Estado do Pará que inclui parceria com a FALEM para o ensino de língua adicional a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Para maiores informações ver http://www.propaz.pa.gov.br. 64 Atividade desenvolvida na BA³ para praticar a língua-alvo com diferentes temas e com duração de uma hora semanal. Neste caso, o português destinado aos alunos estrangeiros na UFPA.

ela foi solicitada a cada final de semestre, como modo de registrar percepções acerca da apren- dizagem, do aconselhamento e da motivação. Durante o aconselhamento, contamos também com outras narrativas espontaneamente escritas pela aconselhada, em língua portuguesa ou em língua inglesa. Assim foram geradas:

- Primeira narrativa de AC4, exposta na subseção 2.2.2.1 deste capítulo.

- Narrativas de final das fases 1 e 2 do ano de 2016 e das fases 3 e 4 de 2017.

- Narrativa sobre preparação para atividade oral no final da fase 2.

- Versões da agenda holística

No aconselhamento, a conselheira pesquisadora sugeriu às aconselhadas a elaboração de uma agenda para anotar atividades que teriam que cumprir e o tempo reservado à sua reali- zação. Elas foram orientadas para incluir nessa agenda horário para acordar, para tarefas da graduação (relacionadas a todas as disciplinas que cursavam), para compromissos do seu dia- a-dia (como ajudar nas atividades de casa), para o seu lazer e para dormir. Chamamos esse documento de agenda holística, embasando-nos ao preceito da abordagem à complexidade que valoriza o todo ao invés de partes isoladas. Aqui, o todo significou considerar as múltiplas tarefas relacionadas às identidades transportáveis (USHIODA 2010; 2011) que dinamicamente constituem nossas aconselhadas como as pessoas reais que são.

Um modelo de agenda holística foi elaborado pela conselheira pesquisadora como ins- trumento não só de organização, como também de reflexão sobre a relação entre o investimento da nossa disponibilidade de tempo e os objetivos que gostaríamos de alcançar (ver guia no apêndice D). Observamos que a inclusão de atividades sociais nesta agenda foi planejada para que suscitasse atenção aos afazeres de aconselhados na perspectiva de identidades transportá- veis (USHIODA, 2010; 2011), agregando diferentes atividades no lugar de excluí-las do pro- cesso de aprendizagem. A utilização desse documento foi sugerida no início de semestres e toda vez que percebíamos que as atividades de aconselhamento e tarefas relacionadas à graduação não estavam sendo cumpridas.

- Questionários

No início do aconselhamento, cada aconselhada preencheu em versão impressa, um questionário semiestruturado. Este é um instrumento elaborado pelo grupo de pesquisa para sondar as dificuldades do aconselhado (ver anexo B). Além dele, a conselheira pesquisadora

elaborou um outro questionário com “perguntas que conduzem o informante a responder livre- mente com frases e orações” (MARTINS; THEÓPHILO, 2016, p.94). Ele foi aplicado no início do aconselhamento para saber como seria a percepção da motivação por aconselhados naquele momento e reaplicado posteriormente.

- Mapa motivacional

Após a aplicação do questionário sobre motivação, o aconselhamento foi se desenro- lando de modo que as aconselhadas trabalhassem as suas metas e a conselheira pesquisadora as apoiasse e investigasse o processo motivacional com foco na trajetória de AC4. Durante esse percurso, foram sendo esclarecidas, para elas, as razões para olhar a motivação na aprendiza- gem de LA, bem como as características da motivação dinâmica e complexa. Para tanto, em uma das sessões da fase 2 de aconselhamento, foi mostrado um guia para a elaboração de um mapa motivacional (apêndice E), elaborado pela conselheira pesquisadora, para que em um outro momento, ele fosse preenchido com percepções das aconselhadas acerca do seu processo motivacional. Desde então, a conselheira deixou-as à vontade para tentar preenchê-lo e depois apresentá-lo no aconselhamento. Na trajetória de aconselhamento, AC4 apresentou sua versão deste mapa na sua narrativa final da fase 2 de aconselhamento, exposta no capítulo 3.

- Feedback de relato de aconselhamento

Ainda na fase da Pesquisa-ação, a partir de 23 de janeiro de 2017, iniciamos a atividade de compartilhar os relatos de aconselhamento (no caderno de notas da conselheira) entre as aconselhadas presentes nos encontros. Com isso, esperávamos que elas revisassem esses docu- mentos o que, ao mesmo tempo, significava um retorno pontual do que acontecia em nossas sessões, além da oportunidade de acompanhar melhor a evolução do aconselhamento, refletindo sobre ele também. Essa iniciativa foi proposta pela conselheira pesquisadora como modo de iniciar a transição entre as reflexões em tempo real ocorridas na Pesquisa-ação e as reflexões retrospectivas pensadas para o Estudo de Caso, o segundo método de investigação para o qual foi previsto explorar um panorama geral da trajetória de aconselhamento sob o ponto de vista motivacional.

Os primeiros relatos para este fim foram enviados por email e como não geraram co- mentários, passaram a ser impressos, pensando no maior conforto das aconselhadas em manu- seá-los. No total, foram disponibilizados 45 relatos, sendo que foi realizada apenas uma cor- reção de AC4, a respeito do encontro de 23 de janeiro de 2017.

- Outros documentos

Durante a atividade de aconselhamento, coletamos outros documentos que AC4 pro- duziu, também mencionados nos relatos do caderno de notas. Posteriormente, alguns deles fo- ram aproveitados na discussão e análise dos dados. Estes foram:

- Registro escrito de perguntas feitas por AC4 para o projeto Ícone. - Cronograma de AC4 para aulas com sua primeira aluna.

- Slides de quatro apresentações de AC4 em sala de aula.