• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. Os Estudos sobre a modalidade EaD

3.3 Dos artigos em periódicos de pesquisa (Base SciELO)

3.3.2 Educação e Pesquisa (FEUSP)

A revista Educação e Pesquisa, da Faculdade de Educação da USP, foi criada em 1975 e tem como publicações resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e revisões da literatura da pesquisa educacional. Aceita trabalhos em português, espanhol ou inglês e é publicada trimestralmente. Atualmente a revista é indexada por 14 bases nacionais e internacionais.

Os artigos indicados pela pesquisa no presente periódico dentro do recorte temporal de 2002 a 2012 e que correspondem aos termos Educação a Distância e Moodle são apresentados na

Tabela 8 – Artigos da Revista Educação e Pesquisa FEUSP

Ano Revista Autor/Autores Título Termo

Pesquisado 2003 Educação e Pesquisa Maria Luiza Belloni A televisão como ferramenta pedagógica na formação de

professores Educação a Distância 2003 Educação e Pesquisa Marcelo Araújo Franco; Luciana Meneghel Cordeiro; Renata A. Fonseca del Castillo

O ambiente virtual de aprendizagem e

sua incorporação na Unicamp Educação a Distância

2003 Educação e Pesquisa Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

Educação a Distância

2008 Educação e Pesquisa Marianne Kogut Eliasquevici; Arnaldo Corrêa Prado Junior

O papel da incerteza no planejamento de sistemas de educação a distância

Educação a Distância

2011 Educação e Pesquisa Gilberto Lacerda dos Santos Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas Moodle

Como se pode observar o filtro aplicado com os conceitos-chave EaD e Moodle revelaram a existência de 5 produções, sendo que apenas uma delas, o artigo de Santos (2011) concentrou os dois conceitos-chave. Entretanto, por considerar artigos relevantes apenas com o conceito EaD, descrevemos alguns de seus detalhes que poderiam auxiliar na compreensão dos dados coletados como um todo.

Desta forma, o artigo de Belloni (2003) "A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores" trata do programa TV Escola na cidade de Santa Catarina analisa duas dimensões da TV que, segundo ela, pode funcionar tanto como uma ferramenta de estudo e formação a distância para os professores quanto didática em sala de aula com seus alunos. Convém destacar que embora não trabalhe reflexões sobre ambientes virtuais, traz grandes contribuições no que tange à formação a distância de professores. A autora conclui que apesar da TV ser o meio de comunicação mais comum entre alunos e professores sua integração no espaço escolar e de estudo do professor encontra dificuldades.

Um outro artigo sobre EaD, o de Franco, Cordeiro e Castillo (2003) sobre "O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp" apresentam um estudo a respeito da inserção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no cotidiano de alunos de graduação da universidade de Campinas (Unicamp). Não se trata do uso do Moodle e sim de outro ambiente, o TelEduc, software desenvolvido e utilizado institucionalmente pela Unicamp. Mas chamou a atenção da pesquisadora em relação ao que afirmam os autores. Eles acreditam

que para utilizarem de maneira eficiente esses ambientes, professores e alunos devem obter formação prévia. Apresentam e comparam as vantagens e desvantagens de duas maneiras de se formar a comunidade acadêmica para utilizar ambientes virtuais: a presencial e a realizada a distância. Realizaram ainda entrevista com os alunos para verificar suas impressões a respeito da aprendizagem através do próprio ambiente e concluíram que a formação dos professores é relevante para o processo.

No artigo "Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem", Almeida (2003) se propõe a tratar dos cursos de EaD não apenas como uma forma de sanar dificuldades como a separação geográfica entre os envolvidos ou a transferência de materiais e métodos tradicionais para o meio digital. Segundo a autora os cursos de EaD podem ou não priorizar o diálogo entre participantes de acordo com sua concepção educacional. Pretende apresentar as abordagens utilizadas em cursos e refletir sobre as possibilidades dessa modalidade enquanto propiciadora de diálogo e produção de conhecimento coletivo sem se restringir a realização de tarefas definidas a priori.

O artigo de Eliasquevici e Prado Júnior (2008) chamado "O papel da incerteza no planejamento de sistemas de educação a distância" trata das incertezas que ocorrem na fase de projeto de um Sistema de Educação a Distância (SEAD). Os autores, com base em sua experiência profissional, acreditam que analisar essas incertezas é uma forma de redução da possível ocorrência de eventos indesejáveis. Descreve-se a trajetória da incerteza na perspectiva da ciência e apresenta-se um referencial como estudo teórico para dar suporte à temática do planejamento de SEADs (Secretaria de EaD). São citadas também as formas como as incertezas podem incidir nos processos decisórios e de implantação de SEADs, tomando por base uma pesquisa realizada no estado do Pará.

EaD com o conceito-chave "Moodle" remete a apenas um artigo que foi o de Santos (2011) "Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas". A pesquisa realizada em 13 dissertações de mestrado objetiva discutir a mudança ocorrida pelo surgimento da sala de aula virtual, relacionada à presencial. Para isso propõe algumas questões sobre os formatos da sala de aula, as estratégias pedagógicas, os materiais e papéis docentes que se mostram satisfatórios em se tratando de uma sala de aula virtual. Por fim, define alguns elementos que representam a crise paradigmática por ele apontada, são eles: os conceitos de comunidade de aprendizagem em rede, de trabalho colaborativo virtual, de horizontalização da relação educativa, de materiais didáticos dinâmicos e de mediação pedagógica fundamentada na

interatividade. Esta pesquisa já incorpora os novos estruturantes da Didática quando o ensino ocorre por modalidade EaD, como a aprendizagem por redes virtuais.