• Nenhum resultado encontrado

Elaboração de Categorias de Análise dos Estudos Mapeados

Capítulo 2. Trajetória da Pesquisa

2.1 Elaboração de Categorias de Análise dos Estudos Mapeados

Além do desafio de elaboração de um Quadro de Mapeamento Categorizado das Referências (Apêndice B – Quadro utilizado para o mapeamento das referências) uma das atividades desta pesquisa foi a intensa reflexão sobre as formas e possibilidades de diálogo teórico com os dados coletados. O estudo dos estruturantes da Didática foram fundamentados por autores como Candau (1988), Libâneo (2008), Mizukami (2004), Veiga (2012), Shulman (1987), Mishra e Koehler (2006). Na sequência foi elaborado o mapeamento de teses, dissertações e artigos de periódicos sobre o tema em foco para permitir ao desenvolvimento da construção de algumas categorias de análise que pudessem dar suporte à interpretação dos dados referentes às principais tendências, contribuições e desafios das práticas pedagógicas com TDIC na EaD.

A categoria Tendências revelou as características de natureza geral dos cursos que foram encontradas com maior índice de frequência.

A categoria Contribuições referiu-se aos aspectos positivos citados pelos cursos que se utilizam das TDIC nas atividades pedagógicas.

Por fim, a categoria Desafios possibilitou identificar as dificuldades mais frequentemente descritas pelos trabalhos analisados, não como forma de tecer críticas a essa

20 Foi utilizado para elaboração de resumo e resenhas sobre as teses e dissertações pesquisadas um modelo de mapeamento bibliográfico desenvolvido pela Profa. Dra Stela C. B. Piconez em parceria tecnológica com Cláudio Fernando André (Anexo A – Formulário de fichamento bibliográfico (Piconez e André 2009).

ou aquela instituição ou profissional, mas a fim de desvelar algumas transformações e/ou complementações das práticas pedagógicas pelas quais os estruturantes de uma proposta didática necessitam ser considerados.

2.1.1 Tendências de maior índice de frequência

Na dimensão das Tendências foram identificadas algumas categorias para agrupamento da produção, representadas pela letra T em sequência numérica, a saber:

Categoria T1: Modalidade de curso - representa tipo e qual o assunto do curso

relatado pelos trabalhos, como por exemplo, Matemática, Pedagogia, Física, Tecnologias da Informação entre outros na Educação Superior, Educação Corporativa, Curso de Formação Continuada etc.;

Categoria T2: Uso de plataformas e ou ambientes virtuais de aprendizagem -

objetiva verificar qual o AVA ou demais recursos são utilizados durante os cursos;

Categoria T3: Uso de ferramentas e recursos tecnológicos - representa quais as

ferramentas e/ou aplicativos didáticos utilizadas durante o curso apresentado, como e-mail, fórum, chat, etc.;

Categoria T4: Modalidade de abordagem - representa a modalidade a que o curso

pertence: e-learning, curso totalmente a distância sem encontros presenciais, b-learning, curso a distância com momentos presenciais ou curso presencial, que podem se utilizar de recursos tecnológicos como apoio didático e,

Categoria T5: Embasamento teórico/pedagógico - dispõe sobre quais autores

teóricos fundamentaram o tema da investigação nas produções acadêmicas analisadas.

2.1.2 Contribuições

Na dimensão das Contribuições sobre a inserção das tecnologias na modalidade EaD foram identificadas as subcategorias, representadas pela letra C em sequência numérica, a saber:

Categoria C1: Disponibilidade permanente de conteúdos - descreve se o curso

Categoria C2: Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos -

identifica questões relacionadas à separação geográfica dos alunos em cursos relatados pelos trabalhos.

Categoria C3: Implicações para o processo de aprendizagem - estabelece relação

com o processo de aprendizagem como exemplo centralidade no professor e/ou material, protagonismo do estudante, atendimento aos ritmos de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades de colaboração, etc.

Categoria C4: Interação entre os participantes – identifica quais as contribuições da interação criada, estimulada ou não, entre os participantes do curso.

Categoria C5: Valorização do processo de avaliação/recuperação - representa a

preocupação com a especificidade da avaliação realizada nos cursos apresentados.

2.1.3 Desafios

Na perspectiva dos Desafios apontados pelos autores foram relacionados nas seguintes subcategorias, representadas pela letra D em sequência numérica, a saber:

Categoria D1: Necessidade de adaptação aos recursos tecnológicos como à

heterogeneidade de ferramentas, ambiente virtual, acesso à internet, infraestrutura tecnológica. Descreve ou relata problemas de ordem tecnológica e/ou de infraestrutura existentes nos cursos.

Categoria D2: Relacionamento institucional e falhas de comunicação, equipe de formação- descrição das condições oferecidas pelas instituições responsáveis pelo curso

relatado.

Categoria D3: Planejamento e necessidade de organização de turmas, presencialidade ou turmas virtuais - aspectos da organização de encontros de turmas

presenciais para realização de aulas em laboratórios, apresentação de trabalhos ou avaliações, por exemplo.

Categoria D4: Modalidade de estudo como flexibilidade de independência e/ou dependência de tutoria – registro da dependência ou independência do estudante perante os professores e tutores responsáveis.

Categoria D5: Formação docente para atuação na modalidade de EaD – investiga a

necessidade e preocupação com a formação dos profissionais para enfrentamento dos desafios da utilização das TDIC em cursos de EaD.

Categoria D6: Aprendizagem dos estudantes com exigência de maior disciplina e auto-organização para estudos a distância- descreve a reação dos alunos na dinâmica dos

cursos apresentados, à quantidade de atividades, a conciliação com as tarefas profissionais e pessoais, etc.

Categoria D7: Produção de conteúdo digital de aprendizagem com preparação de conteúdos – descreve papéis e funções dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos, existência de equipes, se eram os próprios professores, se havia ajuda de tutores, etc.

Esta categorização foi utilizada como horizonte interpretativo de análise dos dados coletados nas produções acadêmicas nacionais, cujos cruzamentos apontaram as principais tendências, contribuições e desafios da Educação a Distância descrita por pesquisadores.

A partir dessa representação foram elaborados quadros (Apêndice C - Quadro utilizado para a categorização e análise dos dados) que permitem melhor visualização dos dados analisados.

Em suma, como pesquisa descritiva-analítica envolveu o estudo e avaliação aprofundados de informações disponíveis nas bases de dados (teses, dissertações e artigos de periódicos de pesquisa) na tentativa de explicar o contexto de um fenômeno. A Revisão da produção acadêmica teve por objetivo subsidiar a avaliação crítica da produção recente num tópico particular, ou seja, a relação da modalidade de EaD, seus estruturantes didáticos com as tendências, contribuições e desafios. A pesquisadora precisou deve estar bastante informado sobre a literatura considerada bem como dominar os tópicos e procedimentos de pesquisa. A pesquisa de revisão envolve análise, avaliação e integração da literatura publicada, e também frequentemente conduz para conclusões importantes a respeito dos resultados de pesquisas realizadas até o momento.