• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 CORRELAÇÃO PDI X MEG

4.1.2 Eixo Temático – Projeto Pedagógico Institucional – PPI

O segundo eixo temático proposto pelo MEC tem em seu cerne o intuito de conhecer os princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição. Além disto, há o interesse governamental em saber mais sobre a organização didático-pedagógica da instituição e os planos para atendimento às diretrizes pedagógicas, com critérios gerais referentes às inovações consideradas significativas, especialmente quanto à flexibilidade dos componentes curriculares. Ademais, o PDI solicita que as instituições avaliadas apresentem atividades de cunho prático e estágio, o desenvolvimento de materiais pedagógicos e incorporação de avanços tecnológicos.

No campo referente à pesquisa e extensão, este eixo temático procura investigar as políticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como as políticas voltadas para a responsabilidade social e políticas de gestão praticadas pela IES.

Apresentados, em linhas gerais, aquilo que é solicitado pelo instrumento de avaliação – PDI, é válido dizer que a IES segue as diretrizes curriculares nacionais indicadas pelo MEC nos cursos que oferece. Portanto, as políticas de gestão exigidas por leis são praticadas pela instituição. Seus princípios metodológicos seguem as regras estabelecidas pelos órgãos responsáveis e também existe a preocupação com a capacitação de seus professores para que o conhecimento seja transmitido de forma igualitária ao universo heterogêneo que compõe seu corpo discente. Outrossim, a instituição promove debates, encontros, seminários, visando ampliar as discussões sobre as formas mais adequadas para que a interdisciplinaridade no ensino seja implementada. Para que isto ocorra, a IES segue os quatro pilares da Educação Contemporânea, quais sejam aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a viver juntos, o que dá a sustentação necessária ao princípio filosófico da instituição.

No que tange à organização didático-pedagógica da IES e seus critérios gerais para atendimento às diretrizes pedagógicas, a instituição pretende ofertar novos cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD, voltados às necessidades regionais, caracterizados por uma proposta pedagógica sociointeracionista e fundamentada em pressupostos de uma educação mais integrativa e interdisciplinar.

A instituição possui políticas de ensino claras para estimular e promover a iniciação científica de seu alunado. A IES entende que esta modalidade de pesquisa acadêmica é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do ensino nos ambientes interno e externo. Por isso, estimula a pesquisa científica através de disciplina pertinente ao tema em sua grade curricular, ademais, possui revista científica eletrônica, promove simpósio interdisciplinar, dentre outras ações.

Neste compasso, há em sua estrutura educacional a coordenação de suporte e apoio à pesquisa, assim como o grupo de pesquisa multidisciplinar que fomenta a pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação. No que se refere às políticas de extensão, existem ao menos dois projetos voltados para a comunidade local. Calcados em valores como solidariedade e respeito às diferenças, tais projetos são capitaneados por dois cursos, institucionalizados e trabalhados de forma transversal e interdisciplinar com toda a IES. Por fim, há a preocupação clara com a inclusão social através de ações voltadas para a comunidade e organizações de cunho social, além da preocupação e preservação do meio ambiente através de ações nos âmbitos da organização e comunidade. Estas são, portanto, as práticas de responsabilidade social praticadas por esta IES.

Evidenciados os itens que compõem o eixo temático Projeto Pedagógico Institucional – PPI e as principais políticas praticadas relacionadas a este tópico, é possível fazer as correlações entre PDI e os fundamentos da gestão para a excelência proposto pela FNQ. Por similaridade, este eixo temático corresponde ao primeiro e sexto fundamentos do MEG – Pensamento Sistêmico e Desenvolvimento Sustentável. O Pensamento Sistêmico, equivalente ao primeiro fundamento, é desdobrado em temas como: alinhamento e tomada de decisão. Desta forma, considerando as semelhanças entre o guia de gestão para a excelência e o instrumento de avaliação proposto pelo MEC, pode-se fazer a correlação entre ambos, respeitando as adaptações pertinentes, da seguinte maneira:

 A IES apresenta políticas claras voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, além de possuir filosofias metodológicas e didático-pedagógicas explícitas. Neste sentido, o tema alinhamento e o processo que compõe este tema, “estruturação do modelo de gestão”, vão ao encontro do que versa o PDI da instituição. Representação documental e comunicação do modelo gestão às principais partes interessadas, são exemplos das correspondências entre MEG e PDI.

Seguindo neste mesmo tema alinhamento, o processo atuação em rede também pode ser equiparado ao PDI, haja vista que existe a ação que caracteriza este processo, a cooperação entre indivíduos para a obtenção de um objetivo comum. Portanto, nota-se a afinidade entre o que sugere o MEG e o PDI apresentado;

 O tema tomada de decisão possui os processos identificação das informações e utilização das informações disponíveis, que podem ser correlacionados ao modo como as informações são identificadas, tratadas e explicitadas no PDI da organização pesquisada. São processos comuns entre o Modelo de Excelência da Gestão® e aqueles praticados pela instituição. O envolvimento de diferentes pessoas de diferentes níveis, definição das informações estratégicas de processos e das partes interessadas e, seleção das informações mais importantes para a tomada de decisão, constantes no MEG, também são diretrizes identificadas e praticadas no Plano de Desenvolvimento Institucional, objeto desta pesquisa;

A seguir, o sexto fundamento que integra o MEG é o Desenvolvimento Sustentável. Os temas econômico-financeiro, ambiental, e social, integram este princípio. Assim, é possível estabelecer uma relação entre o que é apresentado no eixo temático estudado e o MEG, da seguinte forma:

 O tema econômico-financeiro e seus processos, serão analisados à frente no eixo temático aspectos financeiros e orçamentários;

 Conforme mencionado, a IES promove ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Tais ações ocorrem dentro da instituição, através de campanhas de conscientização e ações práticas que promovem a coleta de materiais para reciclagem e em estabelecimentos comerciais por meio do recolhimento de produtos usados. Portanto, os processos prevenção de

impactos ambientais, tratamento de impactos ambientais e suas diretrizes

voltadas para êxito do tema, subsidiam de forma clara a relação entre o PDI e o MEG;

 Por fim, o tema social assemelha-se ao PDI da instituição, pois há homogeneidade entre as realizações promovidas pela IES e os processos pertinentes ao tópico em questão. A instituição promove ações junto às organizações filantrópicas, o que remete ao processo desenvolvimento social.

Por desenvolvimento social a Fundação Nacional da Qualidade assinala que a organização voltada para o desenvolvimento social, deve desenvolver ações e projetos sociais coerentes com suas estratégias, promover a inclusão social, respeitar os direitos humanos, dentre outros. Não obstante, o MEG, em seu guia de referência da gestão para a excelência, preconize que a busca permanente pelo êxito no quesito desenvolvimento sustentável, em particular no âmbito social, deve permear as partes interessadas relevantes, cumprir a legislação social e ser atuante quanto aos grandes temas relacionados à área pública. Em vista disto, é certo afirmar que a IES realiza ações compatíveis com as disposições apresentadas no MEG.

Portanto, os fundamentos Pensamento Sistêmico e Desenvolvimento

Sustentável são análogos ao eixo temático – Projeto Pedagógico Institucional – PPI.

Esta identidade entre o referido eixo temático aponta para uma gestão voltada às características relevantes estabelecidas pela FNQ. Os processos do guia de referência da gestão para a excelência são compatíveis com as práticas explicitadas no PDI, havendo assim, compatibilidade entre o instrumento de avaliação e MEG.

4.1.3 Eixo Temático – Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da