• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.3 ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

Esta seção, denominada estratégia metodológica, foi elaborada com o intuito de atender ao objetivo geral e objetivos específicos desta pesquisa. A estrutura foi ordenada em quatro etapas distintas, sendo possível a retomada das questões propostas até que o fenômeno estudado pudesse ser analisado com maior profundidade.

Etapa 1: Revisão bibliográfica:

Feita a contextualização do tema, definidos os objetivos - geral e específicos -, fez-se a bibliometria desta pesquisa, utilizando-se de um modelo para a mineração de fontes bibliográficas proposto por Costa (2010). Através da utilização deste modelo de pesquisa bibliográfica e, utilizando as bases Scopus, Web of Science e SciELO, foi possível apurar a produção científica de autores que serviram de insumo para o ponto de partida deste trabalho. Findada esta etapa, foi feita a revisão bibliográfica em artigos, revistas, livros e diversas publicações sobre o tema, conforme consta no referencial teórico. Subsidiando tal estratégia, Gray (2012) afirma que a revisão bibliográfica descreve aquilo que se pretende narrar sobre o tema e as principais fontes bibliográficas, estampando questões centrais e refinando o cerne da pesquisa de tal forma que seja possível ir ao encontro de uma ou mais perguntas de pesquisa. Etapa 2: Delimitação do campo empírico:

A avaliação da Instituição de Ensino foi realizada levando-se em consideração a visão da gerência da organização. Portanto, para que isto ocorresse, foram feitas entrevistas com os gestores com o intuito de colher dados relacionados às práticas inerentes aos critérios de excelência preconizados pela FNQ.

Embasando esta proposta, Gil (2008) define pesquisa como sendo um processo racional e sistemático que tem como propósito apresentar respostas aos problemas que são aventados. Portanto, o que se propõe é um procedimento formal constituído de várias fases, desde a concepção do problema até a apresentação e discussão dos resultados.

O universo da pesquisa envolveu os membros gestores da mantenedora, como diretor-presidente, diretor-acadêmico e diretor-financeiro/patrimonial. Além dos citados, a pesquisa foi direcionada ao vice-diretor, ao coordenador pedagógico e aos coordenadores dos cursos. Estes, pertencentes ao quadro de funcionários que integram a mantida.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas. O emprego desta técnica se justifica, pois permite a possibilidade de se questionar o entrevistado novamente caso haja necessidade. Além do exposto, entrevistas semiestruturadas permitem maior flexibilidade ao entrevistador para repetir, esclarecer ou formular de maneira diferente as perguntas.

Etapa 3: Coleta de dados:

Definido o problema de pesquisa, Merrian (1998) afirma que o investigador deve identificar qual informação é relevante para responder ao problema e qual a melhor maneira de obtê-la.

Para que os propósitos desta pesquisa fossem atingidos, os dados foram coletados sob o viés da pesquisa qualitativa, sem a intenção de estabelecer generalizações estatísticas por meio de amostras probabilísticas. Portanto, a amostra selecionada foi a não-probabilística e intencional, baseada na escolha dos gestores da IES e demais participantes deste estudo.

Após selecionado o grupo para entrevistas, o roteiro para as perguntas, conforme mencionado, pautou-se na forma semiestruturada, de tal sorte que alguns questionamentos foram preestabelecidos e os demais permaneceram em aberto, permitindo uma interação maior entre entrevistado e o entrevistador.

É necessário explicar que as entrevistas não se caracterizaram pela rigidez de uma simples coleta de dados. Ao contrário, pautaram-se de uma natureza dinâmica onde outras perguntas foram realizadas com o objetivo de enriquecer a pesquisa. As datas e os horários foram previamente combinados, de acordo com a disponibilidade e conveniência dos envolvidos. Ademais, os objetivos da pesquisa foram explanados, bem como os critérios de seleção dos entrevistados, garantia de sigilo e toda a dinâmica envolvida no processo.

O uso de gravador como recurso para otimizar o trabalho foi uma ferramenta que estava à mão no momento das entrevistas. Desta forma, a possibilidade de transcrever aquilo que foi dito propiciou uma segurança maior, tornando a tarefa mais ágil, respeitando as garantias de sigilo pertinentes.

Conforme mencionado, a observação direta participante como método de coleta de dados foi utilizada. Gray (2012) destaca que, na observação participante, o pesquisador torna-se membro do grupo que está sendo pesquisado e, desta forma, tem condições de compreender sua situação ao experimentá-la.

O momento da coleta de dados foi de suma importância para esta pesquisa. Foi por meio dele que as informações adquiridas durante as entrevistas juntamente com o referencial teórico e as análises de correlações feitas entre o instrumento de avaliação institucional (PDI) e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). foram confrontadas

As questões aplicadas e que constam no Apêndice A, foram baseadas em proposições que estão contidas no Guia de Referência da Gestão para Excelência e no Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão, ambos propalados pela FNQ. Etapa 4: Análise dos dados:

A análise e interpretação dos dados foram realizados seguindo os critérios já mencionados. Ou seja, as relações de semelhança feitas entre o PDI e o MEG, juntamente com as informações coletadas durante as entrevistas, serviram de insumo para o alcance do objetivo central deste trabalho.

Há que ter em consideração que as informações obtidas nas entrevistas passaram por um tratamento de acordo com a abordagem qualitativa. Neste caso, as informações foram trabalhadas pela análise de seu conteúdo. É o que destaca Gray (2012), ao ressaltar que o papel do pesquisador dentro da pesquisa qualitativa é obter um cenário profundo, intenso e abrangente do contexto em estudo, por vezes envolvendo a interação de pessoas, grupos, comunidades e organizações.

Expostas as etapas que constituem a estratégia metodológica, segue a apresentação do próximo item.