• Nenhum resultado encontrado

Elaboração dos instrumentos de coleta de dados

2 REFERENCIAL TEÓRICO

3.3 Etapa 2: Questionário aplicado aos gestores

3.3.1 Elaboração dos instrumentos de coleta de dados

Foi elaborado um questionário destinado aos gestores de projetos sociais das 100 maiores empresas brasileiras. Sua estruturação ocorreu a partir do desenvolvimento do referencial teórico, desenvolvido ao longo da etapa 1 da pesquisa, sendo aplicado aos gestores via e-mail, com o auxílio do software Lime Survey.

O Lime Survey (conhecido como PHPSurveyor) é um software de utilização gratuita para aplicação de questionários online, escritos em PHP. Ele permite que seus usuários possam publicar e coletar respostas de questionários. Uma de suas principais vantagens consiste na sua utilização por pessoas que não possuem conhecimentos sobre desenvolvimento de software. O Lime Survey permite que a pesquisa tenha seu acesso controlado através do controle de chaves (tokens), recurso que foi utilizado nesta pesquisa, a fim de garantir o acesso da pesquisa somente aos gestores selecionados por meio do envio de links individuais a cada email utilizado. O software permite que o gestor convidado responda a pesquisa apenas um única vez, evitando alterações nos resultados do trabalho.

As principais variáveis constantes no questionário são as presentes na Teoria dos

Stakeholders, dentro dos cinco constructos: (1) engajamento dos stakeholders, (2)

considerações sobre a opinião dos beneficiários na avaliação de projetos, (3) gestão de

stakeholders internos – formação de equipe, (4) avaliação de resultados, impactos e ações da

empresa e (5) contexto de lugar e da comunidade.

As variáveis selecionadas a partir do trabalho de Valdes-Vasquez e Klotz (2013) foram submetidas a uma avaliação com especialistas em responsabilidade social corporativa, com a finalidade de que estes pudessem sugerir ajustes e apontarem sua aplicabilidade para a gestão de projetos sociais corporativos brasileiros.

Esse reconhecimento por parte dos especialistas se deu apenas para o trabalho de Valdes-Vasquez e Klotz (2013) por duas razões: (1) por ser um trabalho desenvolvido, originalmente, para a área de projetos sustentáveis no setor de construção civil e ter suas variáveis sugeridas por especialistas em sustentabilidade dentro de uma economia mais ampla e estruturada que o do brasileiro e (2) por apresentar, na opinião empírica do pesquisador, aplicabilidade de suas variáveis para o setor de projetos sociais corporativos no Brasil.

Para a pesquisa, foi organizado um questionário fechado, com a utilização de questões estruturadas em escala de Likert de cinco pontos, a partir das variáveis propostas pelos

autores. O questionário foi enviado por email a cinco participantes e três respostas foram obtidas.

A partir dos resultados obtidos dessa pesquisa, foi obtida a média das avaliações de cada perito, todas com notas iguais ou superiores a 2,5 pontos. Foi extraída, também, a mediana para cada variável, dentre as 41 variáveis existentes nessa etapa da pesquisa. Foram encontradas 30 com notas iguais a 4 e 5 pontos e 11 com notas inferiores a 4 pontos, o que demonstrou a importância atribuída a elas pelos especialistas.

Após a verificação por peritos e os resultados apresentados para a média e mediana, decidiu-se utilizar todas as variáveis provenientes do trabalho de Valdes-Vasquez e Klotz (2013) no questionário destinado ao gestor na etapa 2 da pesquisa.

Além disso, o questionário destinado aos gestores foi apresentado, antes de ser aplicado, ao diretor de uma fundação de uma empresa privada brasileira de capital aberto, que também participa de uma organização que reúne ações sociais de 132 empresas privadas, a GIFE (Grupos de Institutos, Fundações e Empresas). Esse especialista apresentou as seguintes contribuições ao questionário (quadro 17):

Contribuições do diretor da fundação: Ações tomadas pelo pesquisador:

Adequar a escala do questionário para 4 pontos, a fim de que o respondente não tenha uma postura neutra durante o preenchimento do mesmo. Ou tornar a nota número 3 do questionário um critério neutro, uma vez que poderia prejudicar a avaliação do gestor em relação à intensidade com que cada variável é utilizada na gestão de projetos sociais;

A contribuição foi incorporada parcialmente à pesquisa. A escala de cinco pontos foi mantida, mas a explicação da nota 3 da escala foi alterada de maneira a torná-la neutra, conforme sugeriu o diretor da fundação.

Garantir confidencialidade ao gestor e à empresa respondente;

A contribuição foi aceita e incorporada, pois a versão apresentada ao diretor não constava a confidencialidade no texto de apresentação do questionário.

Diminuir o número de questões, a fim de aumentar a adesão dos respondentes, e retirar do questionário questões redundantes.

A contribuição não foi incorporada à pesquisa. Apesar do diretor ter considerado o questionário extenso, o número de questões não foi alterado, pois foi formulada uma questão para cada uma das variáveis contidas na revisão teórica da pesquisa.

Garantir ao respondente acesso ao relatório final da pesquisa antes que esse seja publicado.

A contribuição foi aceita e foi incorporada. Uma cópia da pesquisa será enviada aos gestores respondentes após a defesa da tese.

Explicar com mais detalhes algumas questões apontadas.

A contribuição foi aceita e incorporada. Nas questões onde haviam dúvidas sobre o objetivo da pesquisa, explicações adicionais foram acrescentadas, a fim de esclarecer aos gestores respondentes os pontos considerados confusos pelo diretor.

Quadro 17 – Contribuições à construção do questionário e as ações tomadas pelo pesquisador Fonte: Elaborado pelo autor

A escolha desse especialista para a adequação do questionário ocorreu por meio de amostra por julgamento, como defendem Schiffman e Kanuk (2000). Para os autores, é comum a escolha de experts quando o pesquisador necessita de uma opinião que traga confiabilidade, já que esses profissionais especializados são, geralmente, considerados “fontes

de informação precisas”.

Após a verificação das variáveis do questionários junto aos peritos e o diálogo com o especialista, construiu-se o questionário final destinado aos gestores, no qual foi enviado através de e-mail aos cuidados dos gestores da área social das organizações pesquisadas.

O questionário foi dividido em cinco blocos, com cada bloco representando um constructo da pesquisa, apresentados e descritos no quadro 18:

Bloco: Tema: Descrição:

A Engajamento dos stakeholders Consiste no envolvimento e participação dos stakeholders em todos os processos de gestão de projetos sociais (planejamento, implementação , organização, e controle).

B Considerações sobre a opinião dos beneficiários

Consiste na avaliação de impacto junto aos beneficiários. Ou seja, avaliar o envolvimento dos beneficiários dentro dos projetos sociais da organização, bem como a inclusão deles

na gestão e na divulgação dos resultados desses projetos. Consiste, também, em ouvir os beneficiários após a conclusão do projeto, buscando saber deles quais melhorias

poderão ser realizadas para as próximas edições. C Gestão de stakeholders internos –

formação de equipe

Consiste em avaliar a formação da equipe que irá trabalhar no projeto social financiado pela organização, considerando

as necessidades do beneficiário.

D Avaliação de resultados / impactos Consiste em verificar se a organização avalia os resultados (impactos) gerados pelos projetos sociais patrocinados por ela.

E Contexto do lugar e da comunidade Consiste em considerar a relevância da comunidade no desenvolvimento de projetos sociais.

Quadro 18 – Variáveis utilizadas no questionário da pesquisa Fonte: Elaborado pelo autor

Na elaboração do questionário, foram utilizadas questões fechadas, com escala de cinco pontos, para obter respostas que pudessem ser analisadas quantitativamente. As avaliações correspondentes a cada escala são apresentadas no quadro 19.

Avaliação: Nota a ser

atribuída:

Essa variável nunca foi utilizada na gestão de projetos sociais em minha organização e

desconheço sua importância. 1

Essa variável é pouco utilizada ou já foi utilizada na gestão de projetos sociais em

minha organização. 2

O gestor é indiferente à utilização dessa variável na gestão de projetos sociais. 3 Essa variável é utilizada com frequência pela organização na gestão de projetos sociais. 4

Essa variável é sempre utilizada na gestão de projetos sociais sendo, segundo a

organização, indispensável para a gestão dos mesmos. 5

Quadro 19 – Avaliação das escalas utilizadas no questionário de pesquisa Fonte: Elaborado pelo autor

O questionário completo, com as questões aplicadas e com explicações adicionais, encontra-se no apêndice D deste trabalho.