• Nenhum resultado encontrado

INOVAÇÃO* Fontes

13. TECNOLOGIA JOIN – JOGO DA INOVAÇÃO

13.1 ELEMENTOS LÚDICOS NO JOIN

A incorporação do universo do jogo como abordagem metodológica para a comunicação e a implantação do JOIN contempla o uso de diversos elementos lúdicos que contribuem para ativar, nas pessoas, o “modo jogo”: uma orientação comportamental pró-lúdico, uma propensão ao exercício da criatividade e ao aprendizado, relação discutida por Sternberg (2006) e Mainemelis e Soron (2006). A busca pela consistência das ações frente à abordagem proposta é um esforço contínuo da equipe do projeto.

13.1.1 Linguagem e elementos estéticos

Com o objetivo de desconstruir o preconceito de que inovação é uma atividade muito complexa e fortemente dependente de elevados investimentos financeiros e de pessoas altamente qualificadas, o que gera, na expressiva maioria das MPME, a sensação de que “Isso não é para mim!”, decidimos comunicar o JOIN fazendo uma analogia ao mundo do futebol – uma paixão nacional, sobre o qual

todos julgam entender, um esporte popular absolutamente integrado ao imaginário coletivo brasileiro. Essa analogia é traduzida na linguagem utilizada no JOIN. O conteúdo JOIN é organizado nas pastas: Os Fundamentos, A Arena, As Regras, O Time, O Jogo e O Placar, e nos termos adotados para designar elementos importantes da tecnologia, como Comissão Técnica, Capitão do Time, Partida, Torneio e Copa JOIN. Ainda com relação à linguagem, a apresentaç

Caderno JOIN é feita sob a forma de estória: o leitor se apropria dos conceitos enquanto acompanha a evolução da atividade de inovação na empresa JOIN

Outro elemento lúdico relacionado à linguagem é a incorporaç (pensamento vivo): vi de visual,

Vivid thinking propõe a combinação entre palavras e desenhos de traço simples para a expressão de ideias: uma aplicação do velho ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Segundo Roam (2011), a combinação da linguagem escrita com a linguagem visual faci

apreensão de conceitos, de forma rápida, mais eficiente e menos fragmentada. Alguns exemplos da linguagem VIVID presentes do JOIN:

1. Para comunicar o conceito: inovar é gerar valor a partir da combinação de recursos intangíveis (conhecimento, ideias, informações) e recursos tangíveis (capital, equipamentos, tecnologia), apresentamos a seguinte figura, denominada “Equação da Inovação”.

2. Para apresentar à Comissão Técnica e ao conj diferentes tipos de inovação, utilizamos a seguinte figura:

todos julgam entender, um esporte popular absolutamente integrado ao imaginário coletivo brasileiro. Essa analogia é traduzida na linguagem utilizada no JOIN. O conteúdo JOIN é organizado nas astas: Os Fundamentos, A Arena, As Regras, O Time, O Jogo e O Placar, e nos termos adotados para designar elementos importantes da tecnologia, como Comissão Técnica, Capitão do Time, Partida, Torneio e Copa JOIN. Ainda com relação à linguagem, a apresentação do conteúdo no Caderno JOIN é feita sob a forma de estória: o leitor se apropria dos conceitos enquanto acompanha a evolução da atividade de inovação na empresa JOIN, uma organização fictícia.

Outro elemento lúdico relacionado à linguagem é a incorporação da proposta

de visual, v de verbal, i e d de interdependente (ROAM, 2011). O movimento propõe a combinação entre palavras e desenhos de traço simples para a expressão de ideias: uma aplicação do velho ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Segundo , a combinação da linguagem escrita com a linguagem visual facilita a comunicação e a apreensão de conceitos, de forma rápida, mais eficiente e menos fragmentada. Alguns exemplos da linguagem VIVID presentes do JOIN:

Para comunicar o conceito: inovar é gerar valor a partir da combinação de recursos imento, ideias, informações) e recursos tangíveis (capital, equipamentos, tecnologia), apresentamos a seguinte figura, denominada “Equação da Inovação”.

Figura 17: Equação da Inovação

Fonte: Equipe JOIN, 2012.

Para apresentar à Comissão Técnica e ao conjunto de trabalhadores da empresa os diferentes tipos de inovação, utilizamos a seguinte figura:

Figura 18: Tipos de inovação

Fonte: Equipe JOIN, 2012.

todos julgam entender, um esporte popular absolutamente integrado ao imaginário coletivo brasileiro. Essa analogia é traduzida na linguagem utilizada no JOIN. O conteúdo JOIN é organizado nas astas: Os Fundamentos, A Arena, As Regras, O Time, O Jogo e O Placar, e nos termos adotados para designar elementos importantes da tecnologia, como Comissão Técnica, Capitão do Time, ão do conteúdo no Caderno JOIN é feita sob a forma de estória: o leitor se apropria dos conceitos enquanto acompanha

ão da proposta Vivid thinking de interdependente (ROAM, 2011). O movimento propõe a combinação entre palavras e desenhos de traço simples para a expressão de ideias: uma aplicação do velho ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Segundo lita a comunicação e a apreensão de conceitos, de forma rápida, mais eficiente e menos fragmentada. Alguns exemplos da

Para comunicar o conceito: inovar é gerar valor a partir da combinação de recursos imento, ideias, informações) e recursos tangíveis (capital, equipamentos, tecnologia), apresentamos a seguinte figura, denominada “Equação da Inovação”.

O uso de cores vibrantes e figuras com traço simples orienta o projeto de ilustração do JOIN: uma “marca registrada” do projeto, como ilustram as figuras abaixo.

Figura 19: SisJOIN homepage

Fonte: Equipe JOIN, 2014.

Figuras 20 e 21: Imagens do vídeo animado de divulgação do projeto

Fonte: Equipe JOIN, 2014. 13.1.2 Painéis

Os Painéis JOIN funcionam como um tabuleiro de jogo, indicando o caminho a seguir para que o resultado esperado seja alcançado. Os Painéis procuram ser bastante didáticos no sentido de facilitar

a apresentação e a apropriação de conceitos, técnicas e métodos que agregam valor à gestão da inovação. Seu uso extrapola o esforço de implantação da tecnologia na empresa: são ferramentas que apoiam o dia-a-dia da gestão da inovação. Alguns painéis são acompanhados de artefatos: questionários que facilitam sua utilização. O JOIN disponibiliza um conjunto de painéis que orienta a Comissão Técnica (CT) na construção de conteúdo em três níveis:

1. Nível Estratégico: Propósito, Pilares e Objetivos; Mapa Estratégico da Inovação; Modelo de Negócio (adaptado); Matriz Dificuldade x Impacto etc.

2. Nível Tático: Painel Executivo do Mapa Estratégico, Plano de Projeto, Plano de Ação, Quadro Kanban etc.

3. Nível Operacional: Mapa de Empatia, Calendário da Inovação, Ficha de Ideia etc.

Figura 22: Painel Reportagem de Capa

Fonte: Equipe JOIN, 2013.

Figura 23: Painel Mapa de Empatia

Alguns painéis traduzem ferramentas bem conhecidas como a Matriz BCG, as 5 Forças de Porter (acompanhado por um questionário) e a Análise SWOT, todas devidamente referenciadas. Outros foram elaborados pela Equipe JOIN, com base no conteúdo integrado à tecnologia; são livres adaptações de conteúdo e ferramentas disponíveis na Internet ou apresentadas em eventos diversos, respeitando-se os limites de uso autorizados por seus respectivos autores. Por exemplo: o painel “Pentágono das Capacidades” é inspirado no entendimento de Zawislak (2012) sobre a capacidade inovativa da firma; o painel “Impressão Digital” é inspirado em uma ferramenta disponibilizada pela Analogy Partners (http://www.analogypartners.com/methodology.html). Esses cinco painéis orientam a revisão da estratégia corporativa da empresa, uma das etapas iniciais do Plano de Implantação da Gestão JOIN – PLIG JOIN.

Para possibilitar a reutilização dos painéis e facilitar a colaboração dos participantes na apresentação de informações e ideias, recomendamos o uso de papeis adesivos do tipo Post-it (3M).

Figura 24: Painel Mapa Estratégico da Inovação parcialmente preenchido

Fonte: Equipe JOIN, 2013.

Cabe à empresa decidir pelo uso dos painéis aplicados a ações de nível operacional, os quais vêm sendo elaborados ao longo do atendimento aos clientes do projeto, a partir de sugestões, demandas, e necessidades observadas pelos Técnicos JOIN (TJ). Os painéis de nível tático e estratégico são efetivamente utilizados pelos TJ e pela Comissão Técnica durante as visitas presenciais. Todos os Painéis estão disponíveis no SisJOIN.

Quadro 11: Exemplos de painéis de apoio aos temas Política e Cultura de Inovação