• Nenhum resultado encontrado

AS ATIVIDADES DE SERVIÇO VOLTADO À QUALIDADE

Capítulo 10: As atividades de serviço voltado à qualidade ] ]

10.1.2. Eliminando desperdícios

Os desperdícios opõem-se às atividades econômicas, anulando a força do trabalho. Enquanto o homem produz para sua subsistência, os desperdícios poderiam sustentar grande parte da população de baixa renda. Eliminar os desperdícios passa a ser a atividade econômica que gera o grande desafio da atualidade. Os alimentos, de um modo geral são os campeões do desperdício devido à dificuldade de armazenamento e manuseio sem deteriorar. A maioria das comunidades de bairro da periferia urbana das grandes cidades do estado possui áreas que devem ser preservadas, para manter o patrimônio público necessário ao desenvolvimento econômico das populações. Outro desperdiço considerável é o projeto incorreto, com excessos, que gera desperdício pela falta de um planejamento adequado. Isso é uma constante na construção civil, onde o maior desperdício se faz nos projetos, elaborados de forma inadequada sem levar em consideração as disponibilidades suas dimensões e padrões.

Os municípios brasileiros e, em especial, os municípios catarinenses preocupam-se muito pouco com o desperdício. O problema é cultural, devendo ser tratado de forma adequada com a formação da consciência coletiva para absorver os problemas urbanos como parte de seus problemas. Os problemas coletivos, para as comunidades desorganizadas são “problemas dos outros”. As comunidades devem, portanto, ser organizadas por iniciativa do Poder Público para conscientizar a população de seus problemas e das formas como deverá equacioná-los.

Capítulo 10: As atividades de serviço voltado à qualidade ] ] 6

A cultura do patrimônio público como a riqueza de todos deve gerar a idéia de planejamento em processo participativo. Os bens materiais, quando descartados, são desperdício, se não são tratados como matéria prima para reciclagem, utilizados como subprodutos que na realidade são, passarão a economizar os recursos e o meio-ambiente como principal fonte de recursos.

Toda poluição deve ser tratada como desperdício, devendo ser reciclado todo o resíduo separando-se o degradável do não degradável, para que o solo não armazene o que não for orgânico nem desperdice o que pode ser reciclado. Velho e jovem serão igualmente desperdício se não forem corretamente aproveitados e um é o sustentáculo de outro, sendo o idoso quem deve conduzir o jovem repassando a cultura e as habilidades que aprendeu de seus pais e das gerações anteriores.

A cultura passada verbalmente é a tradição, tanto no que é transmitida com palavras como, muito mais com os exemplos que são absorvidos mais facilmente pelo do jovem.

Sempre que se pretende transformar uma atividade em cultura popular, o ideal é iniciar-se pela escola de primeiro grau, onde há a formação básica do cidadão. Quanto mais baixa for a idade do aprendizado, tanto melhor será a absorção do conhecimento, porque passa a ser moldado o perfil no instante da sua formação do indivíduo.

As crianças em suas atividades de desenvolvimento motor começam a despertar suas habilidades manuais e motoras devendo ser permitida liberdade para procurarem o que melhor se adapte às suas habilidades e condicionamentos. Assim, o aprendizado através do experimento transforma-se em atividade agradável. O trabalho deve ser agradável passando a ser uma atividade de lazer para as crianças, gerando maior motivação.

A diferença do ensino no Brasil e nos países desenvolvidos é o número de horas diárias dedicadas ao aprendizado. Enquanto nas escolas brasileiras são dedicadas apenas quatro horas diárias ao aprendizado, nos países desenvolvidos são dedicadas oito a dez horas diárias, em período integral, onde há as aulas regulares e atividades para a fixação do conhecimento.

Capítulo 10: As atividades de serviço voltado à qualidade 117

Quanto maior for o número de crianças na escola, tanto menor será a delinqüência infantil e juvenil. O ideal é que todas as crianças em idade escolar possam freqüentar a escola, para liberarem suas mães para o trabalho. As atividades produtivas elaboradas com prazer passam a ser executadas com qualidade, que deverá ser exigência do consumidor, preparada através das campanhas publicitárias de marketing do produto.

Cabe ao poder público a responsabilidade da criação das comunidades organizadas, da divulgação das metas e objetivos básicos e da preparação em atividades participativas da elaboração de planos estratégicos, preparação e definição clara dos objetivos a serem atingidos. O fator importante desses objetivos é levantar todo o potencial humano que se dispõe para a preparação dos cursos necessários à formação da mão-de-obra básica para a criação das cooperativas de produção popular. Essas cooperativas devem ser pequenas para não dificultar os sistemas de organização.

Todo o crescimento exagerado passa a ser o início da falência, devendo-se, portanto, ter sempre o cuidado para que as empolgações iniciais não favoreçam tal crescimento aparente. O diagnóstico ambiental deve ser a base dos planejamentos estratégicos, preparando-se as áreas de preservação como patrimônio público, necessário ao desenvolvimento cultural das comunidades.

A preservação ambiental deve ser a base do desenvolvimento econômico, para que a população passe a ter sua garantia de sobrevivência e de saúde de todas as suas crianças que são a base de seu desenvolvimento futuro. Para que o meio-ambiente passe a ser devidamente conservado, todo o que pode ser considerado desperdício, principalmente o subproduto industrial, deverá ser estudado para aproveitamento em processos de reciclagem.

Desde o lixo, com sua separação, com programas de compostagem do lixo orgânico para a formação de adubo para criação de hortas comunitárias, até o aproveitamento como matéria prima para desenvolvimento de artesanato popular, tanto nas escolas como nas cooperativas que deverão ser continuidade das escolas. A reciclagem deve ser feita em pátio coberto, porém com o cuidado para que não passe a ser um grande depósito de lixo, devendo ser organizado.

Capítulo 10: As atividades de serviço voltado à qualidade ] ] 8

Os lixos orgânicos para a compostagem do adubo devem ser feitos em terreno isolados para que o mau cheiro oriundo da deterioração não prejudique os moradores, podendo, de preferência ser criados biodigestores que preparam a biomassa como adubo e aproveitam o gás como subproduto, podendo ser utilizado diretamente pelos fogões e queimadores de gás.

Cuidado especial deve ser tomado com os materiais perigosos, como baterias, coisas que possam contaminar lençóis freáticos e poluentes de risco, como materiais radioativos, ácidos, materiais contaminados e outros. Para tanto será sempre necessária a vistoria por profissional habilitado. Como poluição é desperdício, reciclar deve ser encarado como atividade econômica importante. Na realidade, tudo é reciclável, desde que seja estudado adequadamente. O reaproveitamento de matérias primas pode, suprir as demandas de material para atividades de artesanato, aproveitando-se tudo quanto for possível, como subproduto, com criatividade e bons projetos. E necessário que designers, engenheiros, arquitetos e outros, façam parte das cooperativas, para possibilitar a elaboração desses planos e projetos necessários ao perfeito reaproveitamento.

CAPÍTULO 11