• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO DAS UNIDADES CURRICULARES 1° MÓDULO

Projeto Pedagógico da Especialização em Teatro e Educação

SUMÁRIO

8. COORDENAÇÃO DO CURSO

9.1 EMENTÁRIO DAS UNIDADES CURRICULARES 1° MÓDULO

Disciplina: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Ementa: Caracterização dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Acoplamentos

tecnológicos; Comunidades virtuais de aprendizagem. Abordagens metodológicas nos ambientes; ferramentas e recursos dos ambientes virtuais. Os diferentes espaços virtuais como possibilidades de tornarem-se Ambientes e Comunidades de Ensino-Aprendizagem, explorando implementações existentes e suas peculiaridades acerca da metodologia, funcionalidades, ferramentas e

possibilidades de trabalho em rede, nos diferentes espaços profissionais.

Bibliografia Básica:

AXT, Margarete. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. In: Informática na educação: teoria &prática, Tecnologia Digital na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 111 – 116, jan./jun. 2004. BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: A era da informação, economia, sociedade e cultura. 2.ed. V.1. São Paulo: Paz e terra, 1999.

MARASCHIN, Cleci e AXT, Margarete. Acoplamento Tecnológico e Cognição. In: VIGNERON, Jacques e OLIVEIRA, Vera Barros de (org). Sala Ministério da Educação

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGTER - Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER – Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede de aula e Tecnologias. São Bernardo do Campo:

Universidade Metodista de São Paulo, 2005. pp. 39-51.

Bibliografia Complementar:

PALLOFF, Rena e PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no

Ciberespaço: Estratégias eficientes para salas de aula online. Traduzido por Vinícius Figueira.

Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROCHA, Karla Marques da. Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente

Virtual de Aprendizagem – Porto Alegre, 2008. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto

Alegre, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 de mai. de 2011.

TELEDUC. Disponível em: . Acesso em: 25 de abr. de 2011. PLONE. Disponível em: . Acesso

em: 25 de abr. de 2011.

Disciplina: ATELIÊ DE CRIAÇÃO CÊNICA

Ementa: Contextualização histórica do surgimento da pedagogia do ator moderno até os dias atuais.

Conceitos teóricos implícitos na pedagogia da atuação teatral. Princípios ligados à pedagogia do trabalho do ator relacionados à pedagogia e à educação em geral. Questões sobre a prática de criação cênica com objetivo de auxiliar os alunos a responder às seguintes perguntas: Como montar um espetáculo? Como conduzir um processo criativo? De onde começo? Utilizo uma dramaturgia pronta? Crio minha própria dramaturgia?

Bibliografia Básica:

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec,UNICAMP,1995.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PEREZ, Daniel A. O ator sem bordas: em busca de uma autonomia criativa no teatro contemporâneo. São Paulo: Clube de autores, 2014.

Bibliografia Complementar:

CSORDAS, Thomas J. (ed.). Embodiment and experience. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino do teatro. 8. ed. São Paulo: Ed. Papirus, 2001. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva.

Disciplina: JOGOS TEATRAIS NA SALA DE AULA

Ementa: Apresenta o teatro como jogo nas concepções de diversos estudiosos teatrais tais como:

Augusto Boal, Jean Pierre Ryngaert, Viola Spolin, Peter Slade, entre outros, bem como sua inserção no processo educativo. Estudos das diversas técnicas de improvisação e jogos utilizados no Teatro. Aborda o Jogo e a improvisação como base do trabalho do ator. Jogos teatrais como metodologia de ensino multidisciplinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Jogo dramático, jogo teatral, jogos tradicionais e as possíveis interações com a prática escolar.

Bibliografia Básica:

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator com vontade

de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

SPOLIN,Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Bibliografia Complementar:

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. Rio de Janeiro: Ed. Perspectiva, 2005.

CHEKHOV, M. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975. NUNES, S. M.; MUNDIM, A. C. ; SILVA, S. W. . A Composição em Tempo Real como

Estratégia Inventiva. Revista Cena , v. 1, p. 1-14, 2013.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

SABINO, Jorge e LODY, Raul. Danças de Matriz Africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civ. Bras., 1964. YOSHI, Oida. O Ator Invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.

Disciplina: FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO: PEDAGOGIAS DO TEATRO

Ementa: O papel da arte como instrumento de aprendizagem na construção do conhecimento. Bases

históricas da arte educação no Brasil, tendo como foco as Artes Cênicas. A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, a arte/educação e suas ramificações: 1. ler/fruir/interpretar, 2. criar/produzir/fazer, 3. contextualizar/compreender/historicizar. O Teatro como linguagem das Artes nos ensinos formal e não-formal. O pensamento pedagógico sobre o ensino do teatro nas escolas brasileiras segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a legislação recente. A compreensão dos conceitos de teatro pedagógico, pedagogia do teatro, o teatro didático e a pedagogia do espectador. Abordagens contemporâneas sobre Bertolt Brecht e Augusto Boal, no Brasil.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5.ed. São Paulo (SP): Perspectiva, 2008. 132 p. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.