• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

14. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

Considerando as profundas transformações pelos quais passa o ensino neste novo milênio, avaliar é uma forma de estar sintonizado com as tendências e demandas postas pela dinâmica da sociedade, considerando que essa redefine suas relações e interações com a escola a cada instante. Considera-se, aqui, também o fato de que este é um curso de oferta própria do campus e que, portanto, não conta com tutores para o processo de avaliação dos alunos, a não ser os próprios professores-tutores das disciplinas, acompanhando simultaneamente os cento e vinte alunos da quatro turmas A, B, C e D.

Neste sentido, a avaliação visará principalmente à verificação da aprendizagem do participante, à identificação de suas necessidades e à melhoria do processo de ensino aprendizagem, objetivando a qualidade e a realimentação do processo, buscando a interdependência das modalidades diagnóstica, formativa e somativa, com ênfase na sua continuidade e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

14.1 Avaliação da Aprendizagem

A Avaliação da Aprendizagem será uma constante neste curso, analisando processos e resultados e acompanhando o ritmo de aprendizagem diferenciada. Ela deverá ser permanente, continuada, lançando mão de procedimentos e instrumentos adequados à proposta pedagógica do curso e às necessidades dos cursistas, para garantir o desenvolvimento integrado e contínuo das aprendizagens e competências. As avaliações serão feitas por meio três instrumentos, em cada disciplina, sendo um deles a elaboração do Projeto em Teatro e Educação (dividido em dois semestres).

A avaliação terá por objetivo verificar o desenvolvimento do cursista, das competências previstas em cada disciplina e a capacidade de mobilizar conhecimentos e aplicá-los, para colocar situações-problema e para delinear hipóteses. Será processual e baseada em atividades individuais e coletivas previstas nas disciplinas, sobretudo durante as videoconferências, aulas presenciais e fóruns. As atividades produzidas serão acompanhadas e avaliadas pelos Professores-tutores. Deve ser estimulada a discussão virtual acerca das propostas apresentadas, de modo a fomentar a reflexão sobre a influência do estudo na concepção das atividades estudadas.

Em cada disciplina, serão propostos dois instrumentos de avaliação:

1. AI - Avaliação de Interação - Valor 5.0 pontos. Verifica o nível de interatividade dos alunos no curso, avaliando:

- sua presença e participação nas videoconferências;

- sua presença e participação nas aulas presenciais (quando for o caso);

- sua participação nos fóruns de discussão, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde, ao final de cada aula, o professor propõe um debate sobre um tema que foi visto naquela aula.

* Caso o aluno não possa comparecer às videoconferências ou aulas presenciais, ele pode solicitar à coordenação do curso o abono mediante a apresentação de declaração de trabalho, atestado médico ou outro documento abonatório previsto em lei. Após a verificação destes documentos, se aprovada a solicitação, a falta será abonada e o professor-tutor será avisado.

2. AO - Avaliações Objetivas Online - Valor 15.0. Avalia, de forma objetiva, por meio de dez testes de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, a apreensão dos conceitos e noções tal como são trabalhados no curso, a partir da leitura dos materiais. É feita ao final da disciplina, geralmente após uma aula síncrona, por meio de chat ou videoconferência, para tirar dúvidas e fazer revisão do conteúdo.

a) Esta avaliação é previamente agendada e fica disponível para ser realizada online por cinco dias. A partir do momento em que o aluno inicia a avaliação, ele tem 50 minutos para respondê-la, conclui-la e submetê-la à correção, não podendo retornar à tela da avaliação em momento posterior à submissão. Apenas após o prazo em que a avaliação fica disponível online, o sistema gera a nota de todos os alunos, bem como a correção das questões.

b) Caso o aluno adoeça de modo a ficar impossibilitado de realizar a avaliação, pontue uma nota abaixo do esperado ou, por qualquer outro motivo, precise realizar novamente a avaliação, ele pode solicitar, em prazo estipulado no calendário de cada disciplina, uma Avaliação Online Substitutiva (A.O.S.). Esta será disponibilizada nas mesmas condições da primeira avaliação, contando com dez questões diferentes, mas de mesmo conteúdo, e sua nota substituirá necessariamente a primeira.

c) Caso o aluno não acesse a avaliação ou não responda às suas questões nos prazos, dias e horários estipulados em calendário, sua nota será zerada.

3. AP - Avaliação do Projeto em Teatro e Educação (P.T.E.) - Valor 10.0 pontos. Trata-se da avaliação do projeto em teatro e educação que será realizado nas disciplinas específicas (P.T.E. I e II), e será avaliado pelo conjunto de professores do curso. A nota do projeto será a terceira nota para todas as unidades curriculares, já que compreende-se que os saberes de todas elas estarão em jogo neste projeto interdisciplinar. As orientações sobre como fazer este projeto serão dadas nas disciplinas, sendo que a nota de P.T.E.I vale para as disciplinas do módulo I e a nota de P.T.E. II vale para as disciplinas do módulo II. A orientação e correção dos projetos das quatro turmas A, B, C e D, cada uma com trinta alunos, se dividirão entre os quatro professores especialistas em teatro do curso. Dentro de suas turmas, os alunos podem escolher fazer os projetos em grupos de até quatro pessoas ou individualmente. Os critérios para a elaboração deste projeto, a cada semestre, consideram se o projeto

a) Demonstra aptidão dos discentes, ao lançar mão dos conceitos, noções e conhecimentos em teatro construídos nas disciplinas do curso, mostrando conhecimento cênico/estético. Valor 2.0 pontos.

b) Atende a todos os critérios técnicos e normas de redação de escrita (ABNT) de um projeto educacional em teatro e educação, tais como exigidos e acordados na disciplina. Valor 2.0 pontos.

c) Propõe, de maneira criativa, laços entre pelo menos duas áreas do saber, propondo relações entre temas da atualidade de outras disciplinas (para além do teatro, por exemplo, a área de atuação dos professores, seus conhecimentos prévios e/ou formação anterior). Valor 2.0 pontos.

d) Mostra-se interessante, do ponto de vista pedagógico, criando laços e propostas em consonância com princípios pedagógicos, tais como a criticidade, a autonomia, o protagonismo infantil/juvenil, a liberdade de expressão, a colaboratividade, a empatia, a inclusão e a valorização da diversidade. Valor 2.0 pontos.

e) Em sua apresentação, mostra domínio, competência e criatividade. No primeiro módulo (P.T.E.I), esse critério se refere ao texto do mesmo, à forma da escrita do projeto, no sentido da coesão geral. No segundo módulo (P.T.E.II), este critério se refere à apresentação do banner pelos integrantes no último fim de semana. Valor 2.0 pontos.

Os 30 pontos totais serão, então, divididos por 3, resultando a média final de cada disciplina que deve ser superior a 6 (seis) para que o aluno seja considerado aprovado na disciplina, de acordo com a fórmula:

( A.I. + A.O. + A.P ) / 3 = MÉDIA FINAL DA DISCIPLINA

Neste modelo avaliativo, mesmo que uma disciplina se encerre, digamos, na semana 6, sua nota só será fechada ao final do módulo/semestre, após a entrega e avaliação do projeto. As disciplinas P.T.E. I e II são, portanto, de orientação para realização do projeto interdisciplinar e, elas mesmas, não têm uma avaliação online ou de interação próprias, nem uma média final, já que a sua nota se distribui para as outras disciplinas do curso.

14.2 Auto-avaliação e Avaliação do Curso

A autoavaliação (AA) e a avaliação do módulo do curso (AC) são feitas ao final de cada semestre/módulo, e disponibilizadas online pelo coordenador do curso. Trata-se de avaliações feitas na forma de questões objetivas, em testes de múltipla escolha. Nenhuma delas gera efeitos na nota final do aluno, em suas unidades curriculares, mas a sua realização é condição para que os alunos possam visualizar suas notas e sejam considerado aprovado para o módulo seguinte ou ao final do curso.

O objetivo da autoavaliação é provocar o aluno a repensar sua trajetória e suas práticas na construção do seu conhecimento no curso. Esta avaliação, feita duas vezes, uma ao final de cada módulo, é obrigatória para que o aluno receba o certificado. O objetivo da avaliação do curso é fomentar o debate e a reflexão, por parte dos professores, sobre as disciplinas propostas e os caminhos de mudanças no caso de uma nova proposição deste curso. Esta avaliação conta, além das questões de múltipla escolha, com um espaço livre para expressão de ideias, sugestões, críticas e elogios, ao final. Ao contrário da auto-avaliação, esta pode ser anônima (se o aluno assim desejar e clicar na opção “resposta anônima” disponível no momento de realização da mesma.

15 CERTIFICAÇÃO

O participante será qualificado segundo legislação e normas vigentes em nível de Especialização em Teatro e Educação. Para que obtenha o certificado do Curso neste nível, deverá cursar os 02 (dois) módulos previstos, compreendendo uma carga horária de 380 horas. A certificação será expedida como “Especialista em Teatro e Educação”, após o desenvolvimento de todos os módulos e de acordo com as seguintes condições:

I. obtido frequência mínima de 75% em cada disciplina nos momentos presenciais