• Nenhum resultado encontrado

4 TEXTO INTERATIVO: CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

6.2 ANÁLISE DAS EMISSÕES

6.2.2 Emissão 02

6.2.2.1 Descrição dos textos de segunda tela

A última emissão da primeira temporada do programa SuperStar foi exibida ao vivo, no dia 6 de julho de 2014, às 23h, logo após o programa Fantástico, e teve duração de 64’14”. Iniciou com um vídeo dos melhores momentos da temporada e, em seguida, com imagens panorâmica do Projac – Central Globo de Produções e do estúdio de gravação com falas dos apresentadores Fernanda Lima e André Marques.

Na plateia, familiares das bandas concorrentes e convidados, como músicos e atores da emissora Globo, entre eles: Tiago Abravanel, Ana Furtado, Marina Ruy Barbosa, Klebber Toledo, Suzana Vieira, Lulu Genro, Catra, Marjorie Estiano, Mariana Rios, Leonardo Miggiorin e Lucas (Banda Fresno), Eriberto Leão, Arthur Aguiar, Fiorella Mattheis e Sam Alves.

A final de Superstar foi disputada por quatro bandas: Malta, Suricato, Luan e Forró Estilizado e Jamz, e a decisão da noite ficou sob a responsabilidade dos telespectadores/usuários, sem a intervenção dos jurados, que escolheu como vencedora a Malta, considerada a primeira banda SuperStar.

No que se refere aos textos de segunda tela expostos na emissão houve manifestações com representação verbal, visual e gráfica.

As representações verbais (Anexo B) traduzem (1) os comentários emitidos pelos telespectadores/usuários nas redes sociais e veiculados, durante a apresentação das bandas, no rodapé do monitor da televisão; (2) as manifestações enviadas pela audiência e divulgadas no telão da sala de interatividade. Nesse espaço, Fernanda Paes Lemes fez comentários sobre o texto recebido: “Com certeza, o SuperStar revelou muitos músicos maravilhosos. Parabéns a todos que estiveram envolvidos nessa caminhada” do telespectador/usuário Pablo Santos.

As representações visuais, exibindo fotos dos telespectadores votantes, enviadas por meio de aplicativos de smartphones e tablets, compuseram o cenário da emissão, em telões móveis, de alta definição, dispostos em cena. As fotos também eram exibidas em sequência, como inserts, no canto direito da tela do televisor.

As representações gráficas exibidas no termômetro, disposto do lado esquerdo da tela, com uma numeração gradativa, sempre variando de cor, indicavam os percentuais de aceitação ou rejeição do público em relação à banda apresentada (na primeira etapa: Suricato 50%, Luan e Forró Estilizado 56%, Jamz 61% e Malta 70%; na segunda etapa: Jamz 47% e Malta 74%).

Figura 41 – Emissão 02

Fonte: Globo (2014).

6.2.2.2 Regimes de interatividade disponibilizados

A emissão do dia, no que se refere às práticas interativas, adotou as seguintes estratégias da ordem da programação:

- incentivo à participação do público

Para efetivar a inserção dos telespectadores/usuários, o programa disponibilizou o aplicativo oficial, gratuito e disponível para os sistemas IOS, Android e Windows Phone,

para smartphones ou tablets, para que eles pudessem baixar, logar, fazer check-in e esperar o início da apresentação da banda para votar sim ou não. No caso específico dessa emissão, o papel do telespectador foi decisivo, pois dele dependia o andamento do programa e a escolha da banda vencedora.

- oferta de votação

A possibilidade de votação foi disponibilizada pelo aplicativo que permitiu ao telespectador/usuário escolher a banda de preferência. No caso específico dessa emissão, o papel do telespectador foi decisivo, pois dele dependia o andamento do programa e a escolha da banda vencedora.

Figura 42 – Participação do telespectador/usuário

Fonte: Globo (2014).

- apelo ao emprego de hashtag

Durante toda a transmissão, os telespectadores foram convidados a postar comentários nas redes sociais através da hashtag #SuperStar, e seus comentários eram ou não selecionados por uma equipe para serem exibidos na tela da televisão.

Figura 43 – Emprego do hashtag

Fonte: Globo (2014).

- divulgação de foto na tela

Quem votasse, independente da opinião, poderia aparecer na tela da televisão, identificado por uma foto, desde que autorizado o respectivo uso de imagem. Essas fotos apareciam nos diversos telões que completavam o cenário e também em forma de rodízio no monitor da TV.

A emissão desse dia, no que se refere às práticas interativas, adotou as seguintes estratégias da ordem da manipulação.

- chamamento à participação do público

Os apresentadores reforçaram o convite para baixar o aplicativo, votar nas bandas e transformar o telespectador/usuário em único jurado da competição, já que a escolha nessa etapa era responsabilidade exclusiva do público.

- estímulo à votação

A fala dos apresentadores, a todo o momento, reiterava o convite para votar nas bandas, indicando ao público a importância da sua posição de jurado. Também os inserts

de texto mostrados durante a exibição da emissão alertavam o público sobre o momento exato de interagir com o programa e enviar o seu voto.

Figura 44 - Estímulo à votação

Fonte: Globo (2014).

- reiteração do papel do público

As mensagens do público eram valorizadas e, inclusive, uma delas foi lida e comentada na sala de interatividade, por Fernanda Paes Lemes, reforçando a relevância do papel do público como jurado e responsável pela escolha do vencedor.

- convite ao acesso a outras mídias

No final da emissão, ficou explícito o convite aos telespectadores/usuários para acesso ao site da emissora, a fim de permitir a realização da inscrição da segunda temporada e do download das músicas apresentadas na noite.

A emissão do dia, no que se refere às práticas interativas, adotou as seguintes estratégias da ordem do acidente:

- permanente cuidado com a normalidade da emissão

Pelo fato de o programa ser ao vivo, ocorreram pequenos deslizes: na entrevista de uma fã da banda Suricato, André Marques escolheu uma pessoa da plateia que manifestou sua preferência por outra banda; na exibição da mesma banda, a apresentadora Fernanda

Lima fez referência a uma música autoral e foi interrompida pelo vocalista que corrigiu a informação; depois do resultado, Fernanda Lima convocou Fernanda Paes Lemes a entrevistar as duas bandas desclassificadas, porém eles não estavam posicionadas para a entrevista; e, ainda, na segunda apresentação da Banda Jamz, Fernanda Lima errou o nome da banda, chamando de Malta.

- eventualidade de problema técnico

Relativamente a falha técnica, o comentário da internauta isabelaferronaf, “#SuperStar Super Star tá 10 hj”, diferentemente do previsto, apareceu duas vezes na mesma emissão.

A emissão do dia, no que se refere às práticas interativas, adotou as seguintes estratégias da ordem do ajustamento:

- reforço na medição da satisfação do público

As quatro bandas foram avaliadas pelos telespectadores/usuários, como indicaram as votações efetivadas via aplicativo.

- valorização à iniciativa

A participação do público foi devidamente valorizada a partir das representações visuais (foto), verbais (texto) e gráficas (termômetro), na tela da emissão.

6.2.2.3 Instância da intratextualidade

a) Tematização

Como a emissão analisada encerra a competição musical entre bandas, todas as questões temáticas estão relacionadas às opiniões emitidas pelos telespectadores/usuários (textos de segunda tela), que foram os jurados exclusivos da emissão, e pela exposição desse julgamento. A partir da totalidade das opiniões exibidas (Anexo B), esta seção faz o recorte de algumas delas para esclarecer os desdobramentos temáticos aí contidos.

Com essas considerações, é possível dizer que a manifestação do público destaca os seguintes aspectos: valorização da emissora e parabenização ao formato da emissão

(ManoelaMenezes - O MELHOR PROGRAMA DE TODOOS!!!!!!! #SuperStar); qualificação do conteúdo, representado na performance dos músicos e no estilo musical (Vibralizando - JamZ cantando Wae Me Up, aiii #superStar); elogio a apresentadores e jurados, pelas qualidades estéticas e trajetória profissional (fconeymarzinhas - Ivete ta muito deusa, como sempre! #SuperStar); aprovação da tecnologia, possibilitada pelos efeitos obtidos na emissão e pela ênfase na dinâmica da emoção (MarianaRT_ Bastou alguns segundos para me apaixonar pela Malta! #maltateam #SuperStar); dos efeitos permitidos pelo programa (Angelamercia - Duvida cruel no #Superstar... quem escolher hj? Todos bons! Boa sorte, que vença o melhor :)); emoção explícita na torcida das bandas (lorenzaventurimm - Suricatos merecem ganhar o #SuperStar hoje! Já são uma banda pronta, e farão muito sucesso!; Dhe_liima - É campeaoooooooooo #BandaMalta #SuperStar).

b) Figurativização

Esses temas de valorização da emissora, qualificação do conteúdo, elogio aos apresentadores e jurados, aprovação da tecnologia e emoção explícita na torcida são figurativizados a partir dos seguintes recursos: a transcrição das falas usando a disposição de letras maiúsculas e minúsculas (caioRFS - Malta, SEMPRE MALTA!! #SuperStar Infinitamente os melhores!!!!); a repetição de letras para reforçar o sentido (Luhelena10 - Uhuuuuuullllll a Malta ganhooooooooou!!! Ameii!!! Mas Jamz! MERECEU MUITO! Sou fa das duas!!! #SuperStar #MaltaCampea); a reiteração de palavras para acentuar o depoimento (Farmaciaazul - JAMZ, JAMZ, JAMZ, JAMZ... #SuperStar); a insistência de pontuação (exclamações e reticências) (DAN_25_05 - Malta... além de grande cantor o cara e um compositor fantástico... viva a música... viva o ROCK #SuperStar); o uso de emoticons (Whyevy - Como não amar esse trio? <3 #SuperStar); a coloquialidade emprestada à manifestação escrita (phillippestefan - Final do SuperStar.... eita meu coração #SuperStar).