• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2. Metodologia

2.3. Entrevista coletiva sobre os conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental

O segundo momento da obtenção de dados visava identificar o lugar que os conhecimentos científico e popular ocupam no currículo de EJA. Novamente este deveria ser realizada coletivamente, mediado por algum instrumento que contribuísse para o desencadeamento e aprofundamento das falas e também por questões previamente elaboradas. Uma opção seria analisar junto com os estudantes os conteúdos de Ciências trabalhados no Ensino Fundamental no projeto de EJA de que participaram, e contatei as pessoas que atuaram como docentes de Ciências para obter delas informações sobre os conteúdos trabalhados no projeto.

Conversei com duas professoras que atuaram durante a maior parte dos meses e também foram coordenadoras do projeto. Uma delas, Iara, atuou três semestres, e Melissa, dois semestres. Solicitei de Iara e Melissa os planos de ensino que executaram na EJA e a autorização delas para que analisássemos com os estudantes os conteúdos trabalhados por elas.

De posse desta lista, deparei-me com um problema. Ao final do segundo semestre de 2012 o projeto de EJA possuía duas turmas consideradas como sendo da 8ª série, com quatro e dois estudantes respectivamente. Nomeei-as de Turma 1 (com quatro estudantes) e Turma 2 (com dois estudantes). Essa configuração se deu, pois a

Turma 1 teve início em setembro de 2010, quando os estudantes passaram 2 meses

de ambientação34

A Turma 2 iniciou-se em março de 2012 como uma 5ª série e, de acordo com a proposta deste projeto, finalizaria a 8ª série ao final de 2013. Porém, no início do 2º semestre de 2012

na EJA. Em 2011 teve início a 5ª série propriamente dita, que finalizaria em dezembro de 2012.

35

34

De setembro a dezembro de 2010 foram oferecidas aulas de EJA do Ensino Fundamental, porém não foi considerada como um semestre letivo, pois os estudantes não estavam vinculados a nenhuma instituição certificadora, então consideramos estes meses como sendo de ambientação na EJA.

, em função de questões burocráticas que envolviam a certificação desses estudantes, a coordenação, juntamente com o corpo docente, entendendo que aqueles estudantes teriam condições de concluir o Ensino Fundamental em dois semestres, e temendo que eles perdessem a oportunidade da certificação, submeteu

35

Após a 1ª entrevista, por isso para aquele momento considerei como sendo uma 5ª série. No segundo semestre passei a considerar as séries como 1º e 2º semestres.

80

esses dois estudantes a Avaliações de Reclassificação36

Ao deparar-me com esta situação, vi que os conteúdos trabalhados nas duas turmas eram diferentes, sendo que a primeira turma havia tido quatro semestres de Ciências e a segunda apenas dois. Foi então que decidi analisar apenas os conteúdos trabalhados pela professora Melissa nos dois semestres do ano de 2012. Os quadros 2 e 3 apresentam esses conteúdos.

. Deste modo, no 2º semestre de 2012 os dois estudantes da 5ª série passaram a fazer parte de uma turma que foi considerada de 8ª série. Porém, temendo que para todos os estudantes e para os professores fosse um grande impacto colocá-los na mesma turma, tomou-se a decisão de manter duas turmas distintas.

Quadro 2. Conteúdos trabalhados no ano de 2012 na Turma 1.

CONTEÚDOS TRABALHADOS NA 7ª SÉRIE CONTEÚDOS TRABALHADOS NA 8ª SÉRIE

Água no corpo humano. Órgãos e estruturas do sistema nervoso. Conceito de Saúde. Função do sistema nervoso e de cada órgão. O que é preciso/o que podemos fazer para ter

saúde? Transmissão do impulso nervoso e ato reflexo.

Sustentação Física do corpo, sistema locomotor

humano. Relação do sistema nervoso com os outros sistemas. Órgãos do sistema respiratório. O que é Química, o que é Física, o que cada uma delas estuda, o que vamos estudar. Funções do sistema respiratório. Matéria – conceito, onde encontramos, propriedades (experimento para demonstrar a propriedade “dois

corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço). Funcionamento e doenças relacionadas ao sistema

respiratório.

Estados físicos da matéria – sólido, líquido e gasoso – utilizando mais o exemplo da água para explicar. Órgãos, células e estruturas do sistema circulatório. Mudanças de estados físicos.

Sangue (caracterização, constituição e Sistema

ABO). Transformação Física e transformação Química – diferenças. Funções sistema respiratório. Reações Químicas.

Funcionamento do coração, circulação do sangue.

Relembrando conteúdo da 7ª série...digestão são várias reações Químicas que ocorrem, que

transformam os alimentos em nutrientes que nosso corpo pode utilizar.

Doenças relacionadas ao sistema circulatório. Reação que ocorre quando tomamos bicarbonato de sódio – bicarbonato+ ácido do estômago - explicação, texto e experimento.

Função do sistema digestório. Como se escreve uma reação Química – paralelo com como escreve uma conta na Matemática ou um texto no português.

Tipos de nutrientes: definição, funções no

organismo, alimentos em que são encontrados. Elementos químicos, linguagem Química. Alimentação saudável, pirâmide alimentar, relação

com os tipos de nutrientes.

Reações Químicas que ocorrem na nossa casa, no nosso trabalho: apodrecimento dos alimentos,

36

Avaliação de Reclassificação são práticas comuns na EJA tendo em vista que os estudantes, embora tenham interrompido ou nunca frequentado a escola, acumulam conhecimentos a partir da experiência de vida. Assim, propõe-se para a pessoa interessada em ingressar na EJA que se submeta a uma avaliação de cada conteúdo para avançar uma ou mais séries e, assim, concluir o Ensino Fundamental ou médio em um menor tempo.

81

Bombril e ferro em contato com a água, queima da vela, vinho - vinagre, combustão no motor do carro, produção de bolos e pães com fermentos.

Órgãos relacionados ao processo de digestão. Diferenciação entre fermento químico e biológico. Doenças que podem ser causadas pelo mau

funcionamento do sistema digestório.

Evidências de uma reação Química (formação de gás, cheiro diferente do original, mudança de cor, formação de substancia sólida).

Quadro 3. Conteúdos trabalhados no ano de 2012 na Turma 2.

CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 1º

SEMESTRE CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 2º SEMESTRE

Introdução à Ciência e ao estudo das Ciências.

Conceito de lixo (do dicionário, dos alunos e um elaborado pela professora).

Propriedades Químicas e Físicas da água. Tipos/fontes de lixo (lixo residencial, industrial, hospitalar, eletrônico, etc)- do que é composto cada tipo.

Estados físicos da água.

Destinos/ manejo do lixo no Brasil, em São Paulo e em São Carlos.

(São Carlos: vídeo do projeto de construção do novo aterro, informação sobre o EIA-RIMA do projeto, situação atual da disposição do lixo).

Mudanças nos estados físicos da água.

Lixão, aterro controlado e aterro sanitário – diferenças entre as 3 formas de disposição do lixo por meio de esquemas e explicação, discussão sobre os problemas ambientais e sociais.

Ciclo da água. Compostagem/composteira.

Tipos de água.

Alimentos orgânicos.

Vídeo: o “Veneno está na Mesa”.

Textos sobre agrotóxicos na alimentação e poluição causada por agrotóxico.

Usos múltiplos da água.

Política dos 3R’s... E mais um R do “Repensar tudo isso!”. Conceito de cada R, formas de reduzir e reutilizar

(pesquisa – tarefa de casa).

Vídeo: Lixo extraordinário – discussão de cada parte do documentário.

Água virtual; Consumo de água. Consumo/ consumismo/ hiperconsumismo. Trecho do livro “A história das coisas”. Vídeo “A história das coisas”.

Consumo e os 3R’s.

Aumento do consumo e aumento da população. Poluição da água.

Tratamento de água.

Optei por definir os conteúdos trabalhados na Turma 1 como correspondentes às 7ª e 8ª séries e os da Turma 2 como sendo 1º e 2º semestres em função da contextualização apresentada anteriormente, pois após a decisão pela reclassificação destes estudantes, aquela turma deixou de ter uma configuração de série como a adotada na Turma 1.

De posse dos conteúdos, decidido o período letivo que deveria ser estudado, criei uma forma para realizar a análise dos conteúdos trabalhados, uma maneira de os estudantes lerem todos os conteúdos e emitirem algum tipo de opinião sobre eles.

82

Criei um instrumento que possibilitasse o registro escrito da análise dos conteúdos que foram trabalhados nas aulas de Ciências.

Para apresentar os conteúdos aos estudantes, criei quatro formulários correspondentes aos quatro semestres de cada turma, nos quais a coluna vertical indicava os conteúdos de Ciências e, na horizontal, havia perguntas que possibilitariam analisar algumas opiniões dos estudantes a respeito dos conteúdos de Ciências que lhes foram programados para que aprendessem nas séries do Ensino Fundamental. No quadro 4 apresento um excerto do formulário que ilustra um dos conteúdos trabalhados na 7ª série da Turma 1 e as questões para que os estudantes opinassem a respeito dos conteúdos.

Quadro 4. Exemplo do formulário para a análise de conteúdos de Ciências trabalhados no Ensino Fundamental no ano de 2012.

Conteúdos (matérias) Dê uma nota de 0 à 10 para o quanto gostou de cada um desses conteúdos Esse conteúdo foi fácil ou difícil de aprender? Esse conteúdo deveria ter sido ensinado na

EJA?

(sim ou não)

A professora fez relações com coisas que

você já sabia na vida? (sim ou não) Você fez sozinho(a) relações com coisas que já sabia na vida? (sim ou não) Água no corpo humano

Além do instrumento para a análise dos conteúdos de Ciências, elaborei questões para orientar a entrevista coletiva com os estudantes, que deveria acontecer na sequência da análise dos conteúdos, como mostra o quadro 5.

83

Quadro 5. Questões da entrevista coletiva sobre os conteúdos de Ciências.

As perguntas também foram elaboradas baseadas no primeiro momento da construção dos dados, no intuito de aprofundar algumas questões que surgiram na primeira entrevista, como por exemplo, o que os estudantes pensam a respeito do fato de a professora fazer relações entre o que os estudantes aprenderam ao longo da vida e os conteúdos de ensino; o que pensam a respeito de incluir no currículo de Ciências para EJA conteúdos relacionados com a vida rural (os vegetais, solo, compostagem, ervas medicinais, uso e efeito dos agrotóxicos etc.). A vida no campo foi um tema bastante falado pelos estudantes no primeiro momento da construção dos dados e, portanto, gostaria de identificar a opinião deles sobre esse tema ser um conteúdo de ensino valorizado pela EJA.

Ao final do segundo semestre letivo do ano de 2012, que marcou a finalização do Ensino Fundamental, os estudantes da EJA foram convidados a participarem desta entrevista. Porém, convidei apenas os estudantes do Ensino Fundamental, pois iria analisar os conteúdos dos semestres que foram cursados no ano de 2012, e os estudantes Joaci e Mendel completaram naquele momento o 2º termo do Ensino Médio. Assim, foram convidados os seis estudantes do Ensino Fundamental: Otelo, Chico, Toni, Paulo e Dália. Rosa, que fez parte da primeira entrevista coletiva, não foi convidada, pois no início do 2º semestre de 2012 deixou de frequentar as aulas em função de seu novo trabalho. No dia da entrevista, estavam presentes Dália, Otelo, Chico e Toni.

No dia da realização da entrevista escrevi na lousa o tema orientador da atividade: “O que eu penso sobre o que foi ensinado nas aulas de Ciências?”. Alertei para o fato de que aquele não seria um momento para avaliar se a aula da professora Melissa havia sido boa ou ruim, porém um momento dedicado a analisarmos os

1. Dos conteúdos e atividades que viram, que relações vocês conseguem fazer com os conhecimentos que já tinham antes de vir para a escola?

2. Durante as aulas de Ciências, as professoras fizeram relações com os conhecimentos que já possuíam?

3. Se sim, como? Lembram-se de algum exemplo? Vocês se sentiram incomodados? Passaram a pensar de outra forma? Não acreditam no que foi ensinado?

4. Se não, em suas opiniões, como a professora poderia ter relacionado algo da vida com os conteúdos da escola?

5. Existe algum conteúdo que seja mais adequado ensinar em uma sala de EJA? Dê exemplos.

6. Existem outras coisas que gostariam de ter estudado?

7. Vocês falaram na 1ª entrevista muito sobre temas ligados aos vegetais: sobre o plantio de hortas, sobre os adubos provenientes de restos de comida; falaram da vida no campo; do trabalho com os vegetais; das ervas medicinais (“Estomalina”), gostariam que esse conteúdo fizesse parte do currículo de EJA?

84

conteúdos de Ciências e o que representaram para a aprendizagem deles. Entreguei para cada pessoa o formulário, contendo na folha de capa as orientações de preenchimento do documento, e a lista dos conteúdos dos dois semestres de 2012. Em seguida, expliquei a atividade para as pessoas participantes, sugeri que fizessem a leitura individual do material e me coloquei à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Ao longo do período das anotações surgiram dúvidas que foram respondidas para a pessoa que perguntava, ou socializadas com todo o grupo. Ao finalizarem as anotações, iniciei a entrevista a partir das perguntas previamente elaboradas. Todo o período da atividade foi gravado em áudio em um gravador semiprofissional; posteriormente as falas foram transcritas na íntegra e os formulários foram recolhidos e analisados, sem a presença dos estudantes.