• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2. Metodologia

2.4. Entrevistas individuais

Após realizar as duas entrevistas coletivas, foram feitas entrevistas individuais com os estudantes, com o objetivo de obter mais dados a respeito de todos os temas abordados nos diferentes momentos da construção dos dados: sobre conhecimento popular e científico, sobre a escolarização na EJA e sobre os conteúdos de Ciências. Para tanto, organizei dois instrumentos: o primeiro foi destinado a identificar as visões sobre ciência e conhecimento popular e o segundo composto por perguntas para caracterizar os estudantes e identificar o que pensam a respeito do projeto de EJA, da escolarização na vida adulta e sobre os conteúdos de Ciências. Agendei com os estudantes encontros individuais para realizar as entrevistas, cada uma no local de escolha do entrevistado, e foram gravadas em áudio em um gravador semiprofissional.

2.4.1. Imagens que representam o conhecimento científico e o popular

A primeira parte da entrevista individual consistiu em identificar a visão dos estudantes da EJA a respeito dos conhecimentos científico e popular e para isso a pessoa entrevistada deveria analisar imagens que representassem, para ela, os conhecimentos científico e popular. Tinha expectativa de ouvir mais dos estudantes o que pensam sobre esses dois conhecimentos e assim aprofundar os dados obtidos durante a primeira entrevista coletiva que tratou do tema. A dinâmica desta etapa da entrevista se deu da seguinte forma:

85

a) Mostrei para a pessoa entrevistada uma série de revistas e pedi que escolhesse uma delas. As revistas apresentadas foram: Carta Capital edição de 21 de outubro de 2009; Construir mais por menos, número 25; Planeta

Mulher, edição 12, ano 2, no. 6 novembro/dezembro 2007 (revista de

distribuição gratuita da farmácia Rosário); Kappa magazine, ano 3, edição 62 no. 14; Revista E do SESC, dezembro de 2012, no. 6, ano 19; Mundo Jovem,

um jornal de ideias, ano 48, no. 403, fevereiro de 2010;

b) Quando a pessoa fez a escolha da revista, pedi que a folheasse e procurasse uma imagem que representasse o conhecimento científico. Em seguida perguntei por que fez a escolha e quais elementos havia na imagem que a fizeram pensar sobre do conhecimento científico;

c) Repeti o procedimento para a escolha do conhecimento popular, indicando que a pessoa poderia procurar na mesma revista ou em outra;

d) Para registrar a figura que cada entrevistado escolheu, anotei em um papel avulso indicando o nome da pessoa, a revista, a página e uma breve descrição da figura escolhida.

2.4.2. Aspectos da vida e o que os estudantes pensam a respeito da EJA e

dos conteúdos de Ciências

A segunda parte da entrevista foi dividida em três momentos, sendo que o primeiro foi dedicado a conhecer um pouco mais sobre a vida da pessoa entrevistada.

Quadro 6. Dados pessoais dos estudantes

Qual a sua Idade Estado civil:

Tem filhos: Sim ( ) Não ( ) Quantos: Que cidade nasceu? ( ) zona rural ( ) zona urbana

Se viveu na zona rural, com quantos anos veio para a cidade?

Prefere morar na cidade ( ) ou no campo ( ). Por quê?

Que bairro mora em São Carlos? Casa própria ( ) ou Alugada ( ) Outro tipo ( )? Tem carro ( ) Salário: ( ) não quis declarar. Função na universidade:

Setor em que trabalha:

Há alguma coisa que gostariam de dizer sobre si mesmo e sobre sua vida?

O segundo momento da entrevista relacionava-se à escolarização dos estudantes e de seus familiares (pais, companheiros/as e filhos/as). Neste momento

86

também fiz perguntas a respeito das opiniões sobre a EJA, com a intenção de verificar se os estudantes diferenciavam a EJA de outras modalidades de ensino; se diferenciavam o projeto de que participavam na UFSCar de uma EJA que fosse oferecida em escolas, como comumente acontece. Por fim, este momento da entrevista buscou verificar a opinião dos estudantes a respeito da diferença entre a aprendizagem na vida adulta a e da criança.

Quadro 7. Perguntas sobre a escolarização

Onde estudou até a 4ª série?

Outros membros da família estudaram até que série?

Pai, Mãe, Companheiro/a, Filhos/as. Por quanto tempo ficou fora da escola? Neste período, fez algum outro tipo de curso? ( ) Não ( ) Sim

Como foi retornar para a escola?

Como você imagina que teria sido estudar quando era uma criança? O que seria diferente?

Em sua opinião, qual a diferença entre um adulto aprender e uma criança?

Como deve ser uma escola para Jovens e Adultos?

Você acha que as aulas que tiveram na universidade são iguais as de uma escola comum que oferece EJA?

( ) Sim ( ) Não. Quais são as diferenças? Como você imagina uma escola comum que oferece aulas de EJA? Se essa EJA que vocês fizeram fosse em uma escola, como seria?

O terceiro momento da entrevista versou sobre as aulas de Ciências. Convém ressaltar que todas as perguntas feitas nas entrevistas individuais foram elaboradas a partir das falas dos estudantes nas duas entrevistas coletivas já realizadas. Assim, no momento em que falei sobre os conteúdos de Ciências, busquei obter dos estudantes mais elementos sobre as aulas de Ciências, a fim de compreender a visão deles a respeito dos conteúdos trabalhados e se durante tais foram trabalhados conteúdos relacionados com o conhecimento de suas vidas. Durante a entrevista busquei verificar se os estudantes acreditavam que podiam opinar a respeito das aulas de Ciências e qual a sugestão de conteúdos dariam para serem trabalhados nesta disciplina.

87

Quadro 8. Perguntas sobre as aulas de Ciências

A professora falava sobre o cotidiano de suas vidas? Dar um exemplo.

As aulas poderiam ter sido diferentes? Como? Conteúdos diferentes?

Quais? A forma de dar aula?

Se não, por quê? Se você fosse ajudar a professora a preparar as aulas de Ciências para outra turma, como você acha que poderia ajudá-la?

Que sugestões daria para a professora sobre os conteúdos de Ciências?

As entrevistas foram realizadas nos locais escolhidos pelos estudantes, sendo que Dália, Chico, Toni e Joaci escolheram os locais de trabalho; já Marcos, Otelo e Mendel preferiram ser entrevistados na própria sala onde ocorrem as aulas da EJA e Rosa em sua residência.