• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de se aprofundar ainda mais nos temas abordados neste trabalho, foi coletado através de entrevistas, o depoimento de dois comissários de bordo, sendo cada um deles representantes de cada companhia aérea aqui estudada: Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines. O foco foi trazer questões que nos dessem informações acerca das suas percepções sobre a presença do Endomarketing nas empresas em que colaboram, bem como entender como funcionam as questões internas delas sobre exposição na internet. A entrevista foi realizada digitalmente, através da rede social Instagram, fazendo uso do bate papo privado por voz. Para preservação da identidade dos funcionários, foi optado que seus nomes se mantivessem em sigilo.

6.1. Entrevistado 1 (GOL)

O primeiro entrevistado tem 31 anos e atua como Comissário de Bordo há 8 anos. A entrevista pode ser lida na íntegra no Apêndice 1. Atualmente é colaborador da Gol Linhas Aéreas, onde completou recentemente um ano de trabalho, e anteriormente já foi funcionário de outra companhia aérea brasileira. Essa sua experiência anterior se mostrou como um fator importante na sua resposta, ao ser perguntado, em um primeiro momento, se conseguia notar a presença do Endomarketing na empresa. O entrevistado se mostrou conectado com os diferenciais da empresa, citando ações e estratégias de Endomarketing, como é o caso do termo Time de Águias, e nomenclaturas históricas, como a formação low cost da empresa. Desta forma foi possível coletar no seu depoimento uma diferença positiva que favorece a Gol Linhas Aéreas, colocando-a como uma empresa que realiza trabalhos de Endomarketing e se preocupa em manter seus funcionários alinhados com seus valores.

É algo que parte desde o presidente, o Kakinoff [Paulo Kakinoff], que ele deixa bem claro o quão os colaboradores são importantes para a empresa e que eles estando motivados, eles vão fortalecer a cadeia e trazer resultados. Pessoas felizes trazem resultados felizes. (informação verbal)

Ao ser perguntado se as ações de Endomarketing citadas contribuem para o bem-estar no cotidiano de trabalho, o Entrevistado 1 trouxe informações complementares expressivas, expondo compreender que a GOL, junto com a empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras, sendo elas duas empresas que

possuem um forte trabalho de marketing voltado aos seus funcionários. Ele explica que muitas das ações são vistas de forma offline pela sede da empresa, e principalmente em formato online através da internet. É na internet, inclusive, que o entrevistado cita o perfil no Instagram da Gol Carreiras, que segundo o mesmo é um espaço voltado para comunicações institucionais, sempre dialogando com os colaboradores de forma geral, trazendo publicações sobre o que a empresa “trouxe de melhoria, o que ela tá visando pro futuro, pequenas conquistas que são divulgadas por lá, prêmios que as pessoas fazem”. (informação verbal). Ao citar internet, o entrevistado trouxe algumas opiniões sobre compartilhamento de conteúdo e detalhes de como acontece a exposição por parte dos funcionários. Ele explica a importância do equilíbrio e da consciência ao se posicionar nas redes sociais:

Mesmo tendo essa consciência, hoje em dia as empresas conscientizam muito as pessoas sobre o uso das redes sociais e os cuidados que elas devem tomar quando vão se posicionar por lá, e claro, muitas pessoas não acertam bem a dose, outras preferem ficar na delas. [...] a empresa dá bastante informação pra quem a pessoas vistam a camisa, mas sempre sabendo que uma vez que elas estão vestindo essa camisa e colocando a cara na internet, elas tem que ter responsabilidade sobre o que postar e o que não postar, porque elas estão representando a empresa, e essa empresa é apartidária, não tem religião e enfim…(informação verbal)

Em um outro momento da entrevista, foi perguntado se no dia 31 de maio, Dia do Comissário de Bordo, houve alguma ação de Endomarketing específica, e se esta ação trazia algum estímulo para que ela fosse compartilhada na internet. Publicações nas redes sociais foram recordadas e pequenos mimos, como a entrega de doces (caso o comissário estivesse em trabalho) foram relatados. Ações específicas para movimentação na internet aconteceram através de postagens nas redes sociais, onde de acordo com o entrevistado, os funcionários compartilham o conteúdo de forma orgânica pelo orgulho de exercer a profissão.

Na reta final do questionário, foi abordada a questão da influência digital, e se a empresa era clara sobre este tipo de exposição na internet.

É aquele orgulho de vestir algo que a pessoa buscou por tanto tempo, então é natural, e a gente sabe que são fases também. Todas empresas aéreas que a gente entra, existe um contrato a ser lido e assinado, onde fala todas as cláusulas sobre o que pode ou não publicar usando os trajes da empresa. (informação verbal)

As respostas foram completas e revelaram métodos que colocam a Gol Linhas Aéreas alinhada com as novas tecnologias, sendo esta característica inclusive, seu discurso diferencial. O entrevistado revelou conhecer o conteúdo publicado pela

influenciadora e Comissária de Bordo Josy Queiroz, além de expor que a empresa possui um mapeamento estratégico, que visa dialogar com seus funcionários mais populares nas redes sociais, orienta-os sobre suas normas, bem como a ideal forma de comportar na internet. O entrevistado concluiu suas falas reforçando a importância de estar consciente sobre as normas da empresa, e trouxe exemplos que mostram que ao longo dos anos, essas questões acabaram ficando um tanto polêmicas no setor da aviação devido à exposição desenfreada por parte dos colaboradores. O resultado desses comportamentos foram demissões e afastamentos por posicionamentos sobre religião, política e demais questões que em algum momento se mesclaram com a voz da empresa.

6.2. Entrevistado 2 (LATAM)

A segunda entrevistada tem 26 anos e atua como comissária de bordo há quase três anos. A entrevista pode ser lida na íntegra no Apêndice 2. A LATAM Airlines é a primeira empresa onde ela ingressou na profissão e colabora desde então. A presença de ações de Endomarketing foi percebida pela funcionária, que assumiu sentir que haja mais outros cuidados do tipo que muitas das vezes podem não ser diretamente compreendidos ou identificados.

Notei sim esse tipo de trabalho algumas vezes lá na empresa. Teve um dia em fui trabalhar, e se não me engano era dia do Comissário ou algo sobre a tripulação, e recebemos um livreto com algumas felicitações. [...] Nada muito diferente das coisas que faziam quando eu trabalhava em escritório antes. Mas acredito que eles pensem nisso sim, mesmo sem a gente perceber muito. (Informação verbal)

De acordo com a entrevista, o trabalho de Endomarketing é perceptível e contribui de forma positiva para o bem estar no cotidiano de trabalho da colaboradora, e ela reforça ter notado que é uma vertente que vem sendo potencializada ao longo dos anos. Quando perguntada sobre a ação do Dia do Comissário de Bordo, celebrada no dia 31 de maio, a comissária revelou ter recebido uma comunicação impressa acompanhada de um docinho. Nas redes sociais, ela se recorda de um vídeo campanha com o depoimento de funcionários da empresa celebrando a data e mostrando seu orgulho pela profissão.

Teve essa publicação nas redes deles, né... Mas nada muito específico estimulando a gente a publicar. Muitas das coisas que a gente publica, pelo menos eu e alguns colegas mais próximos, é de forma bem espontânea, sabe? Geralmente os comissários, e até outros vários profissionais da aviação são bem felizes e orgulhosos de suas posições.

Quando questionada sobre influência digital, a Entrevistada 2 afirmou ter sido impactada por eles no momento em que precisou passar pelo processo seletivo para ingressar na Latam Airlines, confirmando a utilidade de ter pessoas compartilhando experiências reais com os seguidores, uma vez que com a internet, muito métodos de preparação, estudos e conhecimentos podem ser aprimorados devido a facilidade de acesso à informação. Durante a entrevista não informou o nome de nenhum influenciador, pois disse não fazer parte do perfil dela seguir muitas pessoas, então sua interação ficou apenas concentrada nos vídeos que ela procurou e assistiu na plataforma YouTube.

Quando público algo tento naturalizar ao máximo a situação e sempre me atentando se não estou sendo desrespeitosa com alguma regra da empresa. A gente tem sim orientações sobre o que é permitido e o que não é, mas nada focado em redes sociais, sabe? É mais sobre o uso do bom senso da ética de trabalho. (informação verbal)

Finalizando seu depoimento na entrevista, ela, assim como o Entrevistado da Gol Linhas Aéreas, reforçou a importância de haver orientação e conscientização aos funcionários nesta era onde é prático compartilhar qualquer tipo de informação que diz respeito a empresa. Todavia, ela confirmou que apesar da LATAM Airlines ser clara a respeito das regras de privacidade, o discurso ainda não é diretamente voltado para comunicações em ambiente digital, havendo a necessidade de partir dos funcionários o bom senso de definir o que publicar e o que não publicar. Isso nos revela que apesar da existência dos trabalhos de Endomarketing na empresa, e, coincidentemente dos cuidados voltados ao colaborador, a atenção voltada para imagem desses profissionais na internet ainda não é dada como importante, necessitando que haja a criação e aplicação de estratégias voltadas a eles.