• Nenhum resultado encontrado

Seguindo o esboço do esquema visual do problema conforme a Figura 10, foi possível obter os resultados pretendidos neste estudo.

Figura 10 – Esboço do esquema visual do problema

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

Após as diretrizes metodológicas propostas no presente capítulo, passa-se a expor no próximo capítulo os resultados obtidos e à análise destes e discussões.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Por meio da análise de conteúdo, os dados foram transcritos e agrupados por categorias de análise, tomando como base a revisão da literatura e gerando os resultados da investigação, quando as suposições do pesquisador poderão ser confirmadas ou não (BARDIN, 1977).

Dessa forma, apresenta-se a análise dos dados obtidos na pesquisa documental e entre- vistas, com o objetivo de compreender a aplicação dos critérios de sustentabilidade nos processos de compras da Unipampa, modalidade Pregão Eletrônico no período de 2016 – 2019, de forma a comparar com os normativos e referencial teórico acerca das compras públicas sustentáveis. Passa-se a descrever os processos de compras da Unipampa em resposta ao primeiro objetivo específico.

A Gestão da Unipampa está centralizada na Reitoria, que coordena, executa e supervisiona todas as atividades da Universidade, cumprindo e fazendo cumprir as Leis e as deliberações dos Conselhos Superiores. É composta pelas Pró-reitorias, Gabinete; Procuradoria Jurídica; Assessoria de Comunicação; Comissões Especiais; Auditoria Interna; Comissão Permanente de Pessoal Docente; Técnico-Administrativos em Educação; Secretaria dos Conselhos Superiores; Núcleo de Tecnologias de Informação (UNIPAMPA, 2015).

Através do organograma, Figura 11, pode-se observar que o núcleo de compras é uma subdivisão da Coordenadoria de Contratos e Licitações, estrategicamente assim definido devido sua relação direta com os demais setores. O núcleo de compras da Unipampa centraliza os pedidos dos 10 Campi e Reitoria da universidade e é o responsável por obter todo o material necessário para que a instituição mantenha suas atividades regulares em funcionamento. Como pode ser observado na Figura 10, o núcleo de compras está inserido na subdivisão de Contratos e Compras, tendo como função receber, analisar e abrir o processo de compras, a partir do recebimento dos pedidos das outras unidades que estão espalhadas pelos 10 campi e Reitoria. Cada unidade possui autonomia e orçamento próprio, definindo o que comprar e como comprar.

Figura 11 - Organograma PROAD

Fonte: Unipama (2020).

Os pedidos de compras de cada campi são encaminhados via sistema ao setor de compras central (PROAD) Unipampa, logo após, é disponibilizado o calendário pela Pró-reitora de Administração, em seguida são definidas as datas em que determinado produto ou serviço poderá ser solicitado. Esse calendário tem como objetivo centralizar as compras por tipo de elemento de despesa facilitando assim a abertura e a inclusão de produtos similares no mesmo processo, obtendo maior eficiência e redução de custo do certame.

Após a verificação do atendimento aos requisitos essenciais, e a modalidade de licitação definida, dá-se o prosseguimento, enviando para a divisão de pregões (quando a modalidade de licitação for Pregão eletrônico) foco deste trabalho, em que será transformado em pregão e receberá numeração identificando o processo até o fim. Logo após, passa-se à elaboração da minuta do edital e submetido à aprovação da procuradoria jurídica da instituição, e não havendo ressalvas, é divulgado e publicado, chamando os interessados para participarem da contratação.

Figura 12 - Fluxo processo de compras Unipampa

(Conclusão)

Como se pode observar na Figura 11, o setor de compras tem uma função estratégica dentro da Pró-reitora de Administração, pois a ele cabe filtrar todos os pedidos recebidos de compras dos 10 campi e da Reitoria e averiguar a conformidade, levando em consideração quantidades, código, descritivo e outros. Logo após, deve encaminhar à divisão de pregões conforme ilustra-se na Figura 12. Pela ordem das etapas pode se observar que os critérios sustentáveis poderão ser selecionados em três momentos, qual sejam: Primeiro momento pelo solicitante na elaboração do Termo de Referência, segundo momento na elaboração do edital e terceiro momento selecionando o item no sistema Comprasnet, após cumprir as demais etapas, conclui-se o processo com a homologação realizada pela autoridade competente (art. 4º, XXII, Lei 10.520/02).

A elaboração desse fluxograma mostrou-se de grande relevância para o estudo, pois, servirá como instrumento de gestão no auxílio ao planejamento de compras na promoção de mudanças estruturais nas unidades de cada campi e reitoria, tendo em vista implementação das compras públicas sustentáveis, uma vez que a partir do mapeamento pode-se definir em qual momento do processo o item sustentável deve ser selecionado.

A partir do entendimento de um processo de compras, como já demonstrado no 2.4, passa- se à pesquisa documental através da análise dos editais, no período de 2016 a 2019, objetivando responder ao segundo objetivo específico: identificar a aplicação das regulamentações relacionadas ao contexto da sustentabilidade nos editais da Unipampa. Essa análise objetiva fornecer à pesquisadora, dados complementares com o fito de melhor descrever o objeto investigado (BATISTA; MATOS; NASCIMENTO, 2017).

No exercício dos anos 2016 – 2019, a Unipampa realizou um total de 288 pregões eletrônicos, a maior parte (142) dos processos referem-se à material de consumo laboratorial, material destinado às aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e engenharias.

O Pregão eletrônico é a modalidade de licitação mais utilizada na Unipampa, pois, através dela, a instituição pode contratar bens e serviços comuns que podem ser facilmente descritos, sem limite de valor. O Pregão foi instituído pela Lei 10.520/2002 e pode ser utilizado de modo presencial ou virtualmente pela plataforma Comprasnet, site de compras do Governo Federal (www.compras.edu.br), através do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG). O Pregão é considerado um leilão às avessas, pela forma como é operacionalizado, ganha a empresa que cotar o menor (melhor) preço. Após os procedimentos analisados nos itens, fase interna e externa da licitação, o Pregão é realizado através de uma sessão pública (plataforma virtual) em que serão recebidas as propostas, contendo o descritivo

do item, bem como o valor ofertado, respeitando cada fase do certame (Lances, Aceitação e Habilitação, Adjudicação e finalmente homologação), finalizando, dessa forma, o certame, podendo-se convocar o fornecedor a entregar o produto ou serviço.

Como pode ser observado na Figura 13, painel de compras do ministério da economia, em 2019, a Unipampa, através da modalidade pregão, adquiriu R$ 84.468.140,97 milhões em compras.

Figura 13 - Valores de compras Unipampa (2019)

Fonte: Portal Transparência do Governo Federal (2019).

Essa representatividade econômica faz com que a Universidade tenha grande responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente, além das obrigações legais e econômicas. Uma das formas de demonstrar esse comprometimento é através do cumprimento dos regramentos e leis às quais está atrelada.

Sendo assim, apresenta-se o resultado obtido através da análise dos editais da Unipampa, validado pelas entrevistas junto aos servidores de cada unidade de compra da instituição, objetivando identificar a aplicação das regulamentações relacionadas ao contexto da sustentabilidade nos editais da Unipampa, em conformidade com a legislação vigente e orientações teóricas para a presente discussão, dentro das dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômica e ambiental). Relaciona-se no quadro 19 os processos analisados no período de 2016 - 2019.

Quadro 19 - Critérios sustentáveis adotados nos editais Unipampa

Critérios adotados nos processos de compras 2016 a 2019 – Unipampa por dimensões

Dimensão Critério adotado Observações

Social

Licitação com participação Exclusiva ME/EPP

Somente nos processos: 43/2018 item 2 e 28/2018 item 26.

Prazo diferenciado para comprovação da regularidade fiscal e trabalhista.

Todas as contratações 2016 – 2019.

Prioridade para produtos nacionais Somente no processo 31/2016. Regularidade das Regulamentações Fiscais

e trabalhistas (SICAF)

Em todos os processos 2016-2019. Consulta a certidões de improbidade

administrativa (TCU)

A partir do ano de 2018

Econômica

Cláusulas contratuais

Caronas e adesões na origem.

Todos os processos 2016-2019 Todos os processos de TI, PE 31 Pesquisa de preços Todos os processos 2016-2019.

Ambiental Certificação ambiental Somente no edital PE 40.

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

Com base nos dados relacionados no quadro 19, passa-se a descrever os resultados encontrados nesses documentos e enquadrar esses achados nas dimensões, leis, regulamentos e fundamentados teóricos de que trata esta dissertação. A seguir tem-se a análise dos critérios do desenvolvimento sustentável e suas dimensões (social, econômica e ambiental) nos editais da Unipampa.