• Nenhum resultado encontrado

Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo sob o aspecto qualitativo tomando-se por base a ótica de Bardin (1977) que pode resumir-se como sendo:

um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (BARDIN, 1977, p. 42).

Dessa forma, a análise de conteúdo é considerada um método rígido e complexo de estudo que se utiliza de técnicas sistematizadas para analisar as mensagens.

A análise de dados partiu da revisão bibliográfica, esse é o primeiro passo de uma pesquisa científica de cunho exploratório, de acordo com Lakatos e Marconi (2010), utilizando-se artigos científicos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses, leis e demais normativos relacionados sobre o tema. Os marcos teóricos da pesquisa estão ancorados à luz dos conceitos sobre compras públicas sustentáveis, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável sob a perspectiva das dimensões social, ambiental e econômica ancorados na visão de Elkington (2012), bem como, os principais normativos vigentes sobre o tema, destacando o estado como promotor do desenvolvimento sustentável em razão do seu grande poder de compra.

Essa primeira fase é relevante, uma vez que, a partir desses conhecimentos foi elaborado o roteiro utilizado nas entrevistas semiestruturadas, dispostas em forma de questionamentos, objetivando responder ao terceiro objetivo específico, levantar o conhecimento das boas práticas sustentáveis pelos gestores de compras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A partir dessa revisão, foi possível estabelecer um diálogo entre a teoria e o problema a ser investigado (MINAYO, 2010), e dessa forma responder ao problema de pesquisa.

Para atender o primeiro objetivo específico que consistia em descrever os processos de compras da Universidade Federal do Pampa, foi feita uma coleta com base nas tarefas e nos manuais disponíveis no site da universidade, elaborou-se um fluxograma do setor de compras, conforme demonstra-se na Figura 11. A partir desse mapeamento foi possível observar em qual momento os critérios sustentáveis são definidos no processo de compras, eles ocorrerem em três momento, quais sejam: (i) solicitante na elaboração do Termo de Referência, (ii)

Divisões de pregões na elaboração do edital (iii) e no lançamento do edital no sistema quando seleciona-se o item sustentável, conforme demonstra-se na Figura 5.

Para o segundo objetivo específico, identificar a aplicação das regulamentações relacionadas ao contexto da sustentabilidade nos editais da Universidade Federal do Pampa, através da análise documental, segundo Bardin (1977), essa fase é primordial para montar um serviço de documentação ou banco de dados, qual seja a escolha dos documentos e objetos de análise (BARDIN, 1977). Iniciou-se a leitura dos editais no período de 2016 à 2019, esse foi o primeiro contato com os documentos, objetivando a compreensão e a categorização a partir das variáveis (social, ambiental e econômica), Lei 8.666/1993; IN 01/2010; IN 10/2012 e A3P, conforme demonstra-se no Quadro 16. Dessa forma atende-se ao segundo objetivo específico.

Quadro 16 - Categorias análise de dados

Variável Categorias de análise Legislações

Ambiental Selos INMETRO Selo SFC ou CEFLOR Rótulo ecológico

Programa de rotulagem INMETRO

Lei 8.666/1993 IN 01/2010 IN 10/2012 Agenda A3P Social Compras compartilhadas

Econômica Cláusulas contratuais Exclusividade ME//EPP Menor preço

Prazo Regularidade Fiscal trabalhista

Fonte: Elaborado pela autora (2021).

Por último, o objetivo terceiro, levantar o conhecimento das boas práticas sustentáveis pelos gestores de compras da Universidade Federal do Pampa, realizou-se as entrevistas, seguiu-se o modelo de referência dos autores Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010), estruturado em cinco fases. A primeira fase, recuperação, é caracterizada pelo processo de transcrição da entrevista gravada e suas anotações. Na fase seguinte, é realizada a leitura desse material, verificando-se as perguntas e suas respostas e realizando a análise da conversação. A fase três consiste na validação do conteúdo pelo entrevistado. A quarta fase consiste na organização dos trechos em conjuntos que unissem opiniões, atitudes e relatos do entrevistado. Já, na quinta e última fase, a mais importante para a realização da análise, realiza-se as marcações nos sentidos das falas dos entrevistados.

Para uma melhor ordenação do material e amparar a análise e interpretação dos resultados, os respondentes foram codificados conforme demonstra-se no Quadro 17, e as

respostas, classificados e agrupados segundo modelo (Apêndice A), uma vez que a construção do roteiro de entrevista foi separada em blocos.

As entrevistas aplicadas aos gestores de compras de cada unidade pesquisada foram gravadas em vídeo e transcritas em sua integralidade, representando o corpus da pesquisa. Juntou- se a teoria e a prática contida nos diferentes dados para trabalhar com o problema de pesquisa, escolhendo-se as falas mais relevantes, com base nas categorias de análise preestabelecidas nos Quadros 16 e 17 para contextualizar e explicar os achados da pesquisa. Assim, foi verificada a frequência das categorias sobre determinada dimensão sustentável, sendo possível considerar os aspectos em destaque na percepção dos gestores sobre compras públicas sustentáveis e a aplicação de critérios sustentáveis nos processos de compras. No Quadro 17 relacionam-se as categorias para análise das entrevistas.

Quadro 17 - Categorias análise entrevistas

Categorias de análise Questões

Social, Ambiental e

Econômica

Regramentos

Conhecimento sobre CPS 1 Todas dimensões Lei 8.666/1993 IN 01/2010 IN 10/2012 Agenda A3P 2 Todas dimensões

3 Todas dimensões

CPS na Unipampa 4 Todas dimensões

5 Todas dimensões 6 Econômica 7 Todas dimensões 8 Todas dimensões 9 Todas as dimensões Fatores positivos, negativos e

entraves para a implementação das CPS 10 Todas as dimensões 11 Todas as dimensões 13 Todas as dimensões 14 Todas as dimensões

Fornecedores e fiscalização 15 Social e

ambiental

16 Ambiental

Sugestões de melhorias 17 Todas as

dimensões

18 Todas as

dimensões Fonte: Elaborado pela autora (2020).

No próximo tópico apresenta-se o fluxo das etapas da pesquisa.