• Nenhum resultado encontrado

Para auxiliar nesta escolha, Yin (2001) efetua uma comparação entre alguns dos principais métodos de pesquisa, que julga serem os mais relevantes e sugere três condições para que um pesquisador, após a sua análise, possua subsídios para a escolha do método mais apropriado à sua pesquisa. Estas três condições são:

a) o tipo de questão de pesquisa proposto;

b) a extensão do controle que o pesquisador tem sobre eventos comportamentais efetivos e c) o grau de enfoque em acontecimentos históricos em oposição a acontecimentos

contemporâneos.

O quadro 4.1 apresenta estas três condições e mostra como cada uma delas relaciona- se às estratégias de pesquisa sugeridas pelo autor.

Estratégia Forma da Questão de pesquisa

Exige controle sobre eventos comportamentais ?

Focaliza acontecimentos contemporâneos ?

Experimento Como? Por quê? Sim Sim

Survey Quem? O quê?

Onde? Quantos? Quando?

Não Sim

Teórico-conceitual Quem? O quê? Onde? Quantos?

Quando?

Não Sim/Não

História Como? Por quê? Não Não

Estudo de caso Como? Por quê? Não Sim

Quadro 4.1 – Estratégias de Pesquisa Fonte: Yin, 2001

Preliminarmente, a estratégia de história sugerida por Yin (2001) é descartada, pois não é referenciada como uma das principais da engenharia de produção pelo IJOPM (2002).

Segundo Yin (2001), a estratégia teórico-conceitual consiste em discussões conceituais ou em sólidas revisões bibliográficas, mas seu escopo principal é o de fornecer modelagens conceituais que resultem em novas teorias.

As três perguntas sugeridas por Yin (2001) serão usadas como ponto de partida para analisar as estratégias de pesquisa por ele colocadas e também aquelas destacadas pelos editores do IJOPM (2002). Destas três perguntas, duas delas são dicotômicas e exigem uma resposta única que, quando dada, exclui alguns métodos de pesquisa sugeridos.

A primeira pergunta dicotômica questiona se a estratégia de pesquisa a ser adotada exige controle sobre eventos comportamentais. Para esta pesquisa, a resposta é não, pois o objetivo é apurar a contribuição da TIB na formação e acumulação da capacidade tecnológica das empresas e não acompanhar, controlar ou monitorar essa contribuição. A resposta desta pergunta elimina como possíveis métodos de pesquisa o experimento (Yin, 2001) e a pesquisa ação (Coughlan; Coghlan, 2002).

A segunda pergunta dicotômica questiona se a estratégia de pesquisa a ser adotada focaliza acontecimentos contemporâneos. A resposta a esta pergunta é sim, pois esta pesquisa estará investigando a relação entre a TIB e a capacidade tecnológica no momento em que ela for realizada.

Excluídos estes métodos supracitados e analisando os demais referenciais (IJOPM, 2002; Yin 2001) restam como possíveis métodos os seguintes: teórico-conceitual, estudo de caso, survey e modelagem e simulação.

O método de modelagem e simulação é um método matemático bastante específico de pesquisa experimental avançada, normalmente utilizado em problemas muito complexos. Este método não se aplica a esta tese, pois não se busca soluções em heurística e modelos otimizantes.

Uma pesquisa teórico-conceitual será realizada, como ferramenta auxiliar desta tese, por meio de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de apresentar os conceitos de capacidade tecnológica, aprendizagem tecnológica e de Tecnologia Industrial Básica, bem como identificar modelos usados para examinar a acumulação de capacidades tecnológicas de empresas.

Especificamente, para a área de engenharia de produção, restam dois métodos que, a princípio, poderiam se utilizados: estudo de caso ou survey. Estudo de caso é um método qualitativo e é mais indicado para o estudo de um pequeno número de casos, em que a unidade de análise, geralmente, é a organização ou um setor dela, ou até mesmo um conjunto de organizações. Survey é um método quantitativo e é mais indicado quando o objetivo é a descrição de eventos por meio de coleta de dados estruturada, seja por questionário ou entrevistas, permitindo a participação de um grande número de pessoas.

A análise da primeira pergunta por Yin (2001) permite diferentes interpretações, pois não é tão objetiva quanto as outras duas, que eram questões dicotômicas. Por outro lado, os tipos de perguntas de pesquisa desta tese apontam a estratégica do survey como o método mais adequado. Mas, seria realmente o caso ?

Bryman (1989) afirma que enquanto a pesquisa quantitativa é impulsionada por um conjunto de considerações prévias, derivadas de teorias ou da literatura, possibilitando assim a formação mais rigorosa do quadro teórico e das hipóteses, na pesquisa qualitativa existe maior ênfase na interpretação do entrevistado. E essa interpretação pode possibilitar o surgimento de viéses.

Este mesmo autor faz um comparativo entre a abordagem quantitativa e a qualitativa segundo sete características, conforme mostrado no quadro 4.2.

Características Abordagem Quantitativa Abordagem Qualitativa

Ênfase na interpretação do

entrevistado em relação à pesquisa Menor Maior

Importância do contexto da

organização pesquisada Menor Maior

Proximidade do pesquisador em

relação aos fenômenos estudados Menor Maior

Alcance do estudo no tempo Instantâneo Intervalo maior

Número de fontes de dados Uma Várias

Ponto de vista do pesquisador Externo à organização Interno à organização Quadro teórico e hipóteses Definido rigorosamente Menos estruturados Quadro 4.2 – Quadro comparativo entre as abordagens quantitativa e qualitativa

Fonte: Bryman (1989)

Diante do exposto e dado o caráter de pesquisa confirmatória da relação de causa e efeito entre TIB e capacidade tecnológica, entendemos que as respostas serão obtidas com muito maior precisão por meio de um método quantitativo aplicado em várias empresas do que qualitativo e, sendo assim, o método de pesquisa mais adequado para esta tese. Portanto,

o método escolhido é o survey para a obtenção das evidências empíricas que sustentem, parcial ou totalmente, a relação de causa e efeito entre TIB e capacidade tecnológica.

Outras razões que apontam para a superioridade deste método para esta tese são:

a) ele permite atingir uma população de pesquisa bem maior do que aquela que seria atingida pelo método de estudo de caso;

b) ele permite que a abrangência geográfica do estudo possa ser ampla, incluindo empresas de várias regiões do País;

c) ele apresenta uma visão mais abrangente da amostra pesquisada, identificação de tendências e tem validade estatística.

Um survey pode utilizar como ferramenta de pesquisa um questionário ou entrevistas estruturadas. A ferramenta escolhida foi um questionário, pelas seguintes razões:

a) ele permite atingir uma população de respondentes bem maior, pois pode ser enviado em grande quantidade ao mesmo tempo para várias pessoas, enquanto entrevistas precisam ser previamente agendadas e ocorrem em momentos diferentes e em locais diferentes; b) ele permite uma abrangência geográfica maior, principalmente em função da enorme

diferença de custo do envio de questionários versus o deslocamento do pesquisador para a realização de entrevistas.

Portanto, o método de pesquisa principal utilizado nesta tese é o survey por meio de um questionário.