• Nenhum resultado encontrado

4 A INSTITUIÇÃO CATÓLICA DE EDUCAÇÃO

5 A PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO-NORTE

6.1 AS INSTITUIÇÕES PESQUISADAS

6.1.1 Escritório Central

Localizado nas torres de um shopping center, onde ocupa salas em cinco andares, reúne as equipes que administram e traçam as diretrizes de atuação das unidades da Província e apoiam as comunidades de Irmãos. A observação participante foi realizada, durante quinze dias, dos quais cinco em cada área estratégica: Gerência Social, Gerência Educacional e Comitê de Pastoral.

6.1.1.1 Gerência Social

Período: 30 e 31/10 e 01, 04 e 05/11/2013. Horário: 8h30 às 17h.

Área responsável por 24 unidades sociais, filantropia, concessão de bolsas e

advocacy. Está ligada à Superintendência Socioeducacional. De acordo com o

Relatório de Gestão 2010 – 2012 da Província (p.82), a área social possui como pauta permanente os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e desenvolve as ações por meio da Gerência Social, a partir da oferta de serviços, programas e projetos voltados à:

• Defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

• Oferta de educação básica em escolas gratuitas, na perspectiva da educação popular.

• Ações socioassistenciais, por meio do atendimento direto às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e do assessoramento às entidades e redes.

• Formação de gestores, lideranças e educadores sociais. • Controle social e incidência política.

• Economia Popular Solidária.

• Capacitação e Promoção da Integração no Mundo do Trabalho. • Gestão de projetos educacionais e sociais, convênios, subvenções

e parcerias, com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

A equipe é gerida por uma pedagoga, há cinco anos, com MBA em gestão de instituição educacional. Está na Província desde 1999, onde atuou também como professora, coordenadora pedagógica e analista social. Ao seu lado, tem um coordenador administrativo, com formação em Administração, que assumiu a função em 2011, e uma coordenadora pedagógica, pedagoga com 17 anos de instituição, dos quais três na gerência social. Esta esteve em evento externo durante três dias da observação. A faixa etária do grupo varia de 34 a 40 anos.

Os analistas e uma secretária compõem o grupo do setor, com idades entre 28 e 47 anos. O tempo de atuação na gerência vai de dois meses a quatro anos entre os observados. As mulheres predominam. São três, ao todo, e dois homens, durante a pesquisa. No período, uma analista estava de atestado médico.

6.1.1.2 Gerência Educacional

Período: 06,07,08,11 e 12/11/2013. Horário: 8h30 às 17h.

Área ligada à Superintendência Socioeducacional, responsável por 18 Colégios em 16 estados e no Distrito Federal. Conforme o Relatório de Gestão 2010 – 2012 da Província (p.92), tem como perspectiva orientar, acompanhar, avaliar e melhorar, de forma estratégica e rotineira, os serviços prestados às unidades.

Traz como alicerce o “Jeito Marista de Educar”, que prima pela excelência acadêmica e a formação integral dos educandos. Desenvolve e aprimora iniciativas e perfis pedagógicos, como Rede de Ensino, centrados no potencial humano da instituição. A principal estratégia do trabalho é a formação continuada dos gestores e educadores, investimento na disseminação e construção do conhecimento, na formação e valorização dos profissionais.

Segue a mesma estrutura da gerência social, com uma gerente, que esteve em viagem durante a observação e por isso foi desconsiderada na análise; um coordenador administrativo, administrador com 55 anos de idade, dos quais quatro na função e com experiência prévia em instituição católica de educação; e uma coordenadora pedagógica, com 44 anos, que entrou na organização em 2005, como analista e, em 2008, tornou-se coordenadora e também responsável pelo ensino médio. Além da gestão predominantemente feminina, é mais madura quanto à faixa etária.

Quanto ao perfil dos analistas educacionais, ele é equiparado quanto ao gênero. Formam o grupo dois homens, com 35 e 36 anos, e duas mulheres, 39 e 25 anos. A secretária tem 21 anos de idade e dois meses de instituição. O grupo é relativamente novo no Escritório, o mais antigo tem 2 anos de “casa”. Outra analista estava em viagem durante a pesquisa.

6.1.1.3 Comitê de Pastoral

Período: 13,14, 18, 19 e 20/11/2013. Horário: 8h30 às 17h.

Formado pelas Coordenações de Evangelização, Animação Vocacional e Animação do Laicato, vinculadas à Superintendência de Organismos Provinciais. De acordo com o Relatório Gestão 2010 – 2012 da Província (p.40-57), as coordenações têm a seguintes atribuições:

Coordenação de Evangelização: tem a finalidade de ser instrumento de articulação, gestão e acompanhamento dos processos de evangelização, por meios de uma pastoral orgânica de comunhão eclesial e marista, a fim de tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido no meio dos gestores, leigos, colaboradores, parceiros, crianças, adolescentes e jovens, do jeito de Maria.

Coordenação de Animação Vocacional: responsável por promover processos de despertar, discernimento, cultivo e acompanhamento de vocações e ministérios na Igreja, assim como o desenvolvimento e o amadurecimento de vocações para o Instituto Marista. Proporciona aos adolescentes e jovens espaços de conhecimento, reflexão, vivência e acompanhamento pessoal e grupal, que os capacitem a descobrir sua identidade na Igreja e na sociedade, em vista da opção vocacional.

Coordenação de Animação do Laicato: responsável por garantir a preparação e animação dos leigos e leigas para a vivência de sua vocação, engajamento e exercício da missão marista. Criada em meados de 2010, desenvolve seu trabalho juntamente com a Comissão Provincial de Animação do Laicato, composta por Irmão, Leigos e Leigos.

Chama à atenção no Comitê a gestão predominantemente masculina e com a presença de um Irmão na equipe. Na Coordenação de Evangelização, o coordenador é filósofo, tem 29 anos e é mestrando em Ciência da Religião e especialista em Ensino Religioso, Ética e Filosofia.

O gestor é auxiliado por quatro analistas, dois homens e duas mulheres, entre 32 e 41 anos, e um assistente administrativo, com 22 anos. O tempo de instituição do grupo varia entre sete meses e cinco anos.

A Coordenação da Animação do Laicato é coordenada por Irmão Marista, com 28 anos de idade, formado em Teologia e estudante de Psicologia. Está há 10 anos na Instituição e ocupa a função desde o início de 2013. O analista da área estava em viagem durante a pesquisa.

Na Coordenação da Animação do Laicato, o coordenador esteve em reunião e viagem e não foi considerado na observação. A analista da área tem 38 anos, e há três ocupa o cargo.

Há ainda uma assistente administrativa que atende às áreas do Laicato e Vocacional, com 24 anos de idade e seis meses de instituição. Uma analista ligada diretamente ao superintendente foi desconsiderada, assim como uma que chegou depois de um ano afastada por problemas de saúde.

6.1.2 Colégio C

Período: 16 a 18/10 e 21 a 24/10/2013. Horário: 8h às 17h.

O Colégio C foi fundado há 50 anos, da necessidade de formar e profissionalizar as famílias da região para o mercado de trabalho. Assim, foi construído, inicialmente, como Ginásio Industrial, com cursos de desenho, eletrônica, marcenaria, mecânica de automóveis, atividades domésticas e artes plásticas.

A estrutura do Colégio se aprimorou ao longo do tempo e mudou o perfil de atuação. Hoje funciona em dois turnos. Pela manhã, das 7h30 às 12h, recebe os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental I e 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Os 8º e 9º anos e o ensino médio tem aula até as 12h50.

À tarde, os grupos se repetem, respectivamente, das 13h30 às 18h, e os 8º e 9º anos até às 18h50. Embora só haja ensino médio pela manhã, os alunos têm aulas duas vezes na semana no turno vespertino.

De acordo com dados de 04 de setembro de 2013, levantados junto à direção, funcionários e estudantes estavam assim distribuídos:

Estudantes

- Educação Infantil: 389 - Ensino Fundamental I: 925 - Ensino Fundamental II: 927 - Ensino Médio: 490

Total: 2.721

Educadores

- Educação Infantil: 19 - Ensino Fundamental I: 54 - Ensino Fundamental II: 29 - Ensino Médio: 25

- Serviço de Arte e Cultura/Seac: 06

- Serviço de Esportes e Escolinhas de Treinamento/Sete: 11 Total: 144

Equipe Administrativa - 123

Total (Administrativo e Educadores): 267

O diretor é licenciado em geografia e pós-graduado em geografia humana. Entrou na instituição em 2002, como professor de Geografia do ensino fundamental II, em Varginha/MG.

Na gestão, tem o apoio da assessora pedagógica, que e atua há um ano e meio no Colégio. É pedagoga, especialista, com MBA em Gestão de Instituição de Ensino. Diz que a primeira opção ao sair do último emprego foi a atual organização, devido às boas referências de familiares que trabalham como funcionários em Colégios da Rede.

A vice-diretora administrativa estava de férias e não foi considerada na observação.

Os coordenadores estão à frente da gestão dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da Coordenação de Pastoral, ao lado das respectivas equipes:

- Ensino Médio: A gestora do Ensino Médio está no cargo há cinco meses, mas já é funcionária do Marista há oito anos. Entrou como professora de Geografia no Fundamental II; depois se tornou coordenadora de área, onde ficou por quatro anos. É licenciada em Geografia, com pós-graduação em gestão educacional e psicopedagogia. Está na faixa dos 30 anos e tem 10 de formada. Antes de atuar na instituição, foi professora em escola confessional em Ceilândia/DF.

Há, na equipe, um assistente de coordenação, com seis anos de “casa”, que faz os atendimentos e está por dentro de todos os processos; uma coordenadora disciplinar, que tem sala exclusiva, com 23 anos de Marista; uma orientadora educacional, que trabalha com pais e alunos, também com sala individual, ambas no andar superior; e uma assistente geral, com uma semana de “casa”, responsável pelo corredor e outras atividades administrativas.

- Educação Infantil: A coordenadora é pedagoga e está no Colégio C desde 2006. Assim como boa parte das coordenadoras, começou como professora, foi promovida e, há três anos, ocupa cargos de coordenação. Primeiro foi auxiliar de coordenação, depois coordenadora disciplinar e tem um ano e meio como coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

- Ensino Fundamental I: A coordenadora, que está há um ano na instituição, tem dupla função de orientadora educacional e coordenadora, desde que a coordenadora entrou de licença médica. É pedagoga e conta na equipe com uma auxiliar administrativa, uma assistente pedagógica, um secretário e professores.

- Ensino Fundamental II: A equipe é formada pela coordenadora; dois orientadores; dois coordenadores disciplinares; duas monitoras, dois auxiliares e educadores. A coordenadora é formada em História e Pedagogia, tem 46 anos e há nove está no Colégio C. Só trabalhou em escola confessional. Começou no marista como professora da Educação Infantil, foi auxiliar pedagógica e há seis anos é coordenadora do Fundamental II. Tem pós-graduação em orientação educacional.

- Coordenação de Pastoral: O coordenador é teólogo e professor de língua portuguesa. Entrou na instituição em 2002, como professor de ensino religioso e, cinco anos mais tarde, assumiu a coordenação de pastoral. Em 2009, recebeu o convite para ser analista de pastoral no Escritório Central, onde ficou até 2011. “Sou

relacional. Quando fui para o Escritório, sabia que seria por pouco tempo. Embora goste da rotina, preciso desse contato com o público”, relembra.

A equipe é formada por um ex-seminarista, um químico, uma professora, uma estudante de educação física e uma estagiária de Pedagogia, que entrou há três meses na área. Todos têm em comum a ligação com a educação e a Igreja.

De acordo com o diretor, os meios de comunicação mais utilizados entre gestores e funcionários são, nesta ordem, e-mail, intranet e telefone. O gestor aponta os murais como espaços de comunicação com os demais públicos. No caso dos regulares, cada segmento e a biblioteca tem o seu e é responsável pelo conteúdo e a atualização. Há, ainda, o mural da recepção, com cartazes autorizados previamente pelo diretor. Os murais esporádicos ficam no hall da biblioteca e dizem respeito a projetos específicos dos segmentos.

Documentos relacionados