• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.1 Especificação dos indicadores do modelo da pesquisa

As variáveis latentes deste estudo – recursos, competências e vantagens competitivas – são variáveis multidimensionais e difíceis de serem observadas diretamente. No entanto, elas foram mensuradas indiretamente, com base em um conjunto de indicadores, também denominados de ‘itens” ou “variáveis manifestas”. O processo de especificação do modelo deste estudo foi guiado pela combinação de elementos teóricos, de evidências empíricas de pesquisas publicadas e da participação de diversos sujeitos envolvidos no processo de incubação.

A partir de vários estudos pesquisados, dentre os quais os de Brush, Green e Hart (2001) e de Clarysse et al. (2004), o construto recursos, pensado na ótica das IEBTs, foi formado por alguns subgrupos de recursos; tais subgrupos são os indicadores observáveis que formam o construto latente recursos (Quadro 4).

Quadro 4 - Indicadores do construto recursos

Indicador Definição Base teórica

Físicos e financeiros (RF)

Incluem: tecnologias físicas, tais como, planta, equipamentos, laboratórios de uso compartilhado, localização geográfica e recursos financeiros.

Brush, Green e Hart (2001) e Clarysse et

al. (2004). Intelectuais (RI)

Incluem: treinamento, experiência, julgamento na tomada de decisão, inteligência, relacionamento e perspicácia dos gestores e dos demais profissionais, entre outros.

Organizacionais (RO)

Incluem: modelo de negócio, imagem e reputação, cultura, toda uma estrutura formal de relatórios, planejamento formal e informal, controle e sistemas de aprendizagem e coordenação, entre outros.

Relacionais (RR)

Incluem: relacionamentos formais e informais entre os grupos dentro das incubadoras e entre as incubadoras e seu ambiente. Fonte: BRUSH; GREEN; HART, 2001; CLARYSSE et al., 2004.

Tendo como referência o estudo de Tidd, Bessant e Pavitt (2008), o construto competências, pensado na ótica das IEBTs, reflete alguns subgrupos de competências, os quais são os indicadores observáveis que refletem esse construto (Quadro 5).

Quadro 5 - Indicadores do construto competências

Indicador Definição Base

teórica

Aprendizagem (CA)

Competências das IEBTs em desenvolver, permanentemente, processos de aprendizagem que se configurem em conhecimento coletivo em se tratando de adquirir, desenvolver, organizar e combinar os recursos necessários para exploração das oportunidades percebidas e para a criação de vantagens competitivas para si e para as empresas incubadas.

Tidd, Bessant e

Pavitt (2008) Estratégica (CE)

Competências em organizar e estratetizar um conjunto de ações no curto e no médio prazo, levando em consideração suas experiências, relacionamentos construídos, oportunidades percebidas, rotinas e práticas de aprendizagem e seu domínio tecnológico.

Processos (CP)

Competências em desenhar e gerenciar processos internos que integrem as equipes de trabalho, promovam novos aprendizados e permitam a criação de vantagens superiores em relação aos demais ambientes de inovação, em termos de rapidez, custo e qualidade.

Relacional (CR)

Competências em estabelecer relacionamentos intraorganizacionais e interorganizacionais, que combinem estratégias de competição, colaboração, cooperação e de coopetição para acessos a recursos e competências necessários ao desenvolvimento das empresas incubadas.

Organização inovadora (COI)

Competências em desenvolver um contexto organizacional inovador, com ambientes e estruturas flexíveis, que apoiem a criação e manutenção de uma rede de compartilhamento de conhecimentos.

À luz da experiência da pesquisadora com as incubadoras e da consulta a materiais divulgados por essas organizações e a sujeitos envolvidos no processo de incubação, o construto vantagens competitivas, pensado na ótica das IEBTs, foi formado nesta pesquisa pelos indicadores apresentados no Quadro 6.

Quadro 6 - Indicadores do construto vantagens competitivas

Indicador Definição Fundamentação

Empresas graduadas (EIGR)

Percentual médio de empresas que se graduam na IEBT.

Experiência e consulta a publicações sobre IEBTs e a sujeitos envolvidos no processo de incubação. Proporção entre projetos inscritos e vagas disponibilizadas no penúltimo processo de seleção (PIVDPE)

Número total de propostas inscritas no penúltimo processo de seleção, tanto para pré-incubação quanto para incubação, dividido pelo número total de vagas disponibilizadas no referido processo de seleção.

Proporção entre projetos inscritos e vagas disponibilizadas no último processo de seleção (PIVDUL)

Número total de propostas inscritas no último processo de seleção, tanto para pré-incubação quanto para incubação, dividido pelo número total de vagas disponibilizadas no referido processo de seleção.

Empresas e projetos residentes atualmente

ou não que

depositaram pedidos de patente (RONPAT)

Percentual médio de empresas e projetos incubados pela IEBT, residentes ou não atualmente, que depositou novos pedidos de patentes ou que está em vias de fazê-lo, considerando os últimos cinco anos.

Empresas e projetos residentes atualmente ou não que tiveram tecnologias

transferidas (RONTECTRA)

Percentual médio de empresas e projetos incubados pela IEBT, residentes atualmente ou não, que teve tecnologias transferidas, cedidas ou licenciadas para outras empresas, mediante a realização de contrato, ou que está em vias de realizar tal ação, considerando os últimos cinco anos.

Empresas e projetos residentes atualmente que depositaram pedidos de patente (RPAT)

Percentual médio de empresas e projetos incubados pela IEBT, residentes atualmente, que depositou novos pedidos de patentes ou que está em vias de fazê-lo.

Empresas e projetos residentes atualmente tiveram tecnologias transferidas

(RTECTRA)

Percentual médio de empresas e projetos incubados pela IEBT, residentes atualmente, que teve tecnologias transferidas, cedidas ou licenciadas para outras empresas, mediante a realização de contrato, ou que está em vias de realizar tal ação.

Proporção entre vagas ocupadas e vagas disponibilizadas no penúltimo processo de seleção (VOVDPE)

Número total de vagas ocupadas no penúltimo processo de seleção, tanto para pré-incubação quanto para incubação, dividido pelo número total de vagas disponibilizadas no referido processo de seleção.

Indicador Definição Fundamentação Proporção entre vagas

ocupadas e vagas disponibilizadas no último processo de seleção (VOVDUL)

Número total de vagas ocupadas no último processo de seleção, tanto para pré-incubação quanto para incubação, dividido pelo número total de vagas disponibilizadas no referido processo de seleção.

Experiência e consulta a publicações sobre IEBTs e a sujeitos envolvidos no processo de incubação. Fonte: Experiência e consulta a publicações sobre IEBTs e a sujeitos envolvidos no processo de incubação