• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.4 ESTÁGIO 2 – DISTINÇÃO DO SDP

O propósito deste estágio é avançar na compreensão da situação-problema por meio de análises que permitam distinguir o sistema determinado pelo problema.

Os resultados das análises estão sintetizados nos seguintes instrumentos: - definição raiz dos sistemas relevantes CATWOE (Etapa 3 da SSM), - mapeamento conceitual (Etapa 4 da SSM),

- aspectos da análise de fronteira, - dimensões da tipologia de rede,

- matriz de atribuição de responsabilidades RACI, - prospecção da capacidade de atuação do sistema de TI, - categorias avaliativas da análise de fronteira, e

- matriz de relacionamento dos atores.

5.4.1 - Distinção do SDP – Projeto Alpha

Os resultados das análises empreendidas no Estágio 1 do Projeto Alpha, permitiram esclarecer a magnitude e a extensão do problema, uma vez que os atores da pesquisa

puderam se manifestar sobre a situação, com os seus respectivos pontos de vista. As condicionantes do ambiente, as questões institucionais e o formato de participação dos atores da pesquisa e das demais partes envolvidas no projeto, foram importantes para entender o que cada um demandava ou ofertava, o seu papel e os seus interesses e as principais expectativas.

Definições essenciais do sistema relevante (Etapa 3 da SSM)

Trata-se de um instrumento de análise proposto por Checkland e Scholes (1990) que visa sintetizar as definições essenciais para modelar o sistema determinado pela situação- problema. Para elaborar a análise, as seguintes questões avaliativas foram consideradas (ibid.):

- Quais as diferentes perspectivas de compreensão da situação-problema?

- Considerando cada perspectiva, o que poderia ser feito, para quem, o quê, com quais pressupostos e em que tipo de ambiente?

Complementarmente ao mapeamento cognitivo, se usam na metodologia SSM várias técnicas particulares, como, por exemplo, o CATWOE que consiste em coletar e ordenar a informação sobre a situação investigada a ser transformada, de acordo com a sequência estabelecida e levando em conta as implicações de todos os atores envolvidos (Thiollent, 1997). De forma a enriquecer a técnica CATWOE, foi emprega a técnica TASCOI, proposta por Espejo et al. (1996, p. 49), para caracterizar o sistema de interesse. Ambas as abordagens estão descritas de forma integrada no Quadro 5.4.

Mapeamento conceitual (Etapa 4 da SSM)

Uma vez definidas as questões essenciais para descrever o sistema relevante, a modelagem conceitual permite refletir sobre sua composição e estrutura de conceitos, conforme ilustrado na Figura 5.4. O objetivo é alcançar um emparelhamento das definições essenciais (o que é o sistema) e o modelo conceitual (o que o sistema faz), de forma a torná-los coerentes entre si (Checkland, 1993, p. 290).

Quadro 5.4 – Definições-chave do sistema relevante: Projeto Alpha (Checkland e Scholes, 1990, p. 35, modificado)

Definições Abordagens Definições

Visão de mundo CATWOE Aperfeiçoamento contínuo do sistema de inteligência de preparo e

emprego dos meios aeroespaciais.

Atores CATWOE,

TASCOI

Alta administração da Instituição. Diretores e gerentes de nível médio. Encarregados e supervisores setoriais. Analistas de processos.

Fornecedores TASCOI

Empresas de prestação de serviço especializado e de apoio. Empresas fornecedoras de equipamentos e itens de subsistência e logística.

Clientes CATWOE,

TASCOI

Presidência da República. Autoridades públicas federais brasileiras. Instituições de ensino e comando do sistema de defesa aéreo brasileiro. Sociedade.

Proprietários CATWOE,

TASCOI

O Estado e a sociedade brasileira.

Interventores TASCOI O Estado, por meio do sistema jurídico e dos princípios

constitucionais dirigidos à Administração Pública Federal. Restrições

ambientais CATWOE

Inexistência de estrutura de governança de processos. Código de conduta baseado nos princípios de hierarquia e disciplina. Relações institucionais assíncronas.

Legenda:

CATWOE - (Customers, Actors, Transformation, Weltanschauung, Owner, Environment) TASCOI - (Transformations, Actors, Suppliers, Customers, Owners e Interveners)

Aspectos da análise de fronteira

Ulrich (1987) propõe um instrumento de análise de fronteira do sistema de referência para poder realizar o diagnóstico da heurística sistêmica crítica. É o sistema de referência que determina quais observações (fatos) e avaliações (valores) são considerados relevantes quando avaliamos os méritos e deficiências de uma proposição (Garrossini, 2010).

A aplicação deste instrumento é destinada a abrir possibilidades de se pensar a partir de pontos de vista múltiplos do contexto do sistema de operação do Órgão de Operação Aérea - Projeto Bravo, onde o problema não se limita a suas fronteiras e onde as possibilidades de resolução ultrapassam as tradicionais formas de compreensão da realidade analisada.

Figura 5.4 – Mapa Conceitual - Projeto Alpha (O autor, 2015)

O mapeamento de um sistema e seu desenho pode ser efetuado a partir de diversas técnicas. Optou-se aqui por utilizar o mapa de relacionamento para construir as relações possíveis entre os atores. O mapa tem como propósito descrever os relacionamentos entre os atores do processo a ser descrito. Além disso, fornece uma visão sobre as entradas e saídas por onde fluem as “funções” de cada ator, permitindo que encontremos as “lacunas”, ou, no caso deste trabalho, as falhas no processo de comunicação entre os atores. A descrição dos aspectos da análise de fronteira está disponível no Apêndice B – Quadro B.1.

Atributos da Análise de Redes Sociais (ARS)

A ARS proposta para este estágio não foi conduzida no projeto alpha. Por se tratar de uma estrutura institucionalizada e funcionalmente verticalizada, cujas relações entre os atores e os poderes estabelecidos são condicionadas pela posição na hierarquia e a legitimação de poder claramente definida, a aplicação dos atributos de ARS apenas confirmariam a configuração formal existente.

Não obstante a ARS não ter sido desenvolvida para este Projeto, os seguintes instrumentos de análise foram executados para uma melhor compreensão das relações e das questões comportamentais envolvendo os atores:

- Dimensões da tipologia de rede – Apêndice B - Quadro B.2

- Matriz de atribuição de responsabilidades RACI – Apêndice B - Quadro B.3 - Prospecção da capacidade de atuação do sistema de TI – Apêndice B - Quadro

B.4

- Categorias avaliativas da análise de fronteira – Apêndice B - Quadro B.5 - Matriz de relacionamento dos atores – Apêndice B - Tabela B.1