• Nenhum resultado encontrado

Por meio do Método de Valoração Contingente - MVC busca-se extrair dos agentes econômicos, a percepção de valor atribuída ao fluxo qualitativo e quantitativo de bens e serviços públicos e daqueles que são ofertados pela natureza, a partir de estimativa da disposição a pagar e/ou a receber pelos bens e serviços

gerados. Os valores são determinados por meio de pesquisa direta e os agentes econômicos via opção contingente, revelam o valor atribuído aos bens públicos e recursos naturais.

A DAP encontra-se relacionada com a seguinte pergunta: “Qual o valor máximo que o indivíduo está disposto a pagar para alcançar um benefício ou evitar uma perda?”. Geralmente, pode-se captar a DAP pelos seguintes veículos de pagamento: impostos ou tarifas, aumento das alíquotas de cobrança, cobrança direta pelo uso, doação para um fundo de caridade ou uma organização não- governamental.

Já o conceito de DAR associa-se com a seguinte pergunta: “Quanto o indivíduo está disposto a receber para aceitar uma perda ou desistir de um benefício?”.

À luz da teoria econômica, os conceitos de disposição a pagar (DAP) e a receber (DAR) referem-se aos conceitos de variação compensatória e variação equivalente, respectivamente.

No Quadro 1, algumas relações entre a DAP e a DAR, com os conceitos de variação compensatória e variação equivalente.

Quadro 1 - Relações entre os conceitos de DAR/DAP e VE/VC

Situação DAR DAP Descrição

Ganho VE - O indivíduo recebe para que a mudança não ocorra - VC O indivíduo paga para que a mudança ocorra Perda VC - O indivíduo recebe para ocorrer a mudança

- VE O indivíduo paga para que a mudança não ocorra Fonte: Ribemboim (1997)

As disposições a pagar e a receber dos indivíduos podem ser obtidas por meio da aplicação de questionários cuidadosamente elaborados (FARIA; NOGUEIRA, 1998) e operacionalizadas por alguns métodos específicos destacando- se os seguintes, divididos em dois grupos, quais sejam: No grupo dos métodos diretos encontram-se; a técnica de perguntas abertas (“open-ended” ou forma aberta), cartões de pagamento (payment cards) e a técnica de “bidding game” (jogos de leilão); enquanto que no grupo de métodos indiretos, encontram-se aqueles que fornecem apenas uma indicação de uma DAP verdadeira do indivíduo. Os métodos indiretos mais conhecidos são os seguintes: o modelo de referendo (closed-ended);

modelo de referendo com repetição (“follow-up”); contingent ranking e contingent activity. (FARIA; NOGUEIRA, 1998).

Ainda de acordo com Faria e Nogueira (1998), as variantes do grupo métodos diretos apresentam em comum, o procedimento de obtenção da DAP por meio de entrevistas (survey) pessoais, cuja resposta do indivíduo já representa a sua verdadeira e máxima disposição a pagar pela melhora de determinado parâmetro ambiental, e, por conseguinte, a medida de bem-estar. Já as variantes indiretas fornecem apenas uma indicação da verdadeira DAP ou DAR do indivíduo, pois a forma como as questões são desenhadas produzem um conjunto de valores que não representam a verdadeira DAP/DAR. A interpretação das respostas do questionário requer um tratamento adicional aos dados com objetivo de se obter a verdadeira DAP.

3.2.1Métodos Diretos

Método de lances livres (open-ended ou forma aberta): Trata-se da técnica o mais simples, para captar o valor econômico pelo bem ou serviço ambiental. Pergunta-se aos indivíduos, de forma direta, o quanto ele estaria disposto a pagar ou receber por determinado bem ou serviço ambiental, ou seja, por meio do survey capta-se uma medida monetária que tende a refletir as preferências expressas dos indivíduos, em relação ao acréscimo/decréscimo na qualidade de ativos ambientais. Poderia o indivíduo ser questionado das seguintes maneiras:

Qual seria a sua disposição a pagar pela preservação ou recuperação de determinada área ambiental? Ou seja, para evitar ou eliminar determinado dano ambiental de forma a manter o seu nível de satisfação.

Conforme Faria e Nogueira (1998), o valor que o indivíduo estaria disposto a pagar para garantir uma melhora ambiental ou para eliminar um dano ambiental representa o Excedente do consumidor, e mais especificamente o Excedente Compensatório (EC). Logo, se o survey captar a disposição a pagar, contemplar o perfil socioeconômico a exemplo da renda, grau de instrução etc, pode-se a partir de então, estimar uma curva de demanda pelo ativo ambiental em questão e com isso medir a variação do bem-estar obtido pelo indivíduo por meio do cálculo do excedente do consumidor.Outra questão passível de elaboração é a seguinte: “Qual

é o mínimo que você estaria disposto a receber para esquecer a melhora de um determinado bem ou serviço ambiental”?

A resposta à essa questão corresponde ao valor do Excedente Equivalente (EE), isto é, a medida de variação do bem-estar obtida pelo indivíduo que é equivalente à suposta melhora ambiental.

Nesta técnica, é criada uma variável contínua de lances (“bids”), e o valor esperado da DAP ou DAR pode ser estimado a partir da média.

Mecanismo de cartões de pagamento (payment cards): Trata-se de técnica desenvolvida por Mitchell e Carson como alternativa ao bidding games (jogos de leilão) (MITCHELL; CARSON, 1989) e procura eliminar o viés do ponto de partida. Nesta técnica, diversos valores são apresentados, inclusive zero, para o indivíduo por meio de cartões. Pergunta-se ao respondente sobre “Qual o valor contido no cartão é o máximo (mínimo) que você estaria disposto a pagar (receber)?. Este então escolhe o cartão correspondente ao valor máximo que estaria disposto a pagar, ou seja, DAP máxima. Este método aumenta a taxa de respostas, pois apresenta ao entrevistado, diversas opções para que escolha a sua DAP. Esta técnica pode ser aplicada por meio de entrevista pessoal ou por reembolso postal. De acordo com Motta (1998), o mecanismo de cartões de pagamento é o mais recomendável quanto se trata de populações com baixo grau de monetização. A interpretação dos resultados é a mesma para o caso do bidding game e open-ended.

Mecanismo de jogos de leilão(bidding games): Trata-se de um dos critérios mais antigos na aplicação do MVC (BOYLE & BISHOP, 1988). Foi criado por DAVIS (1963) para medir os benefícios de uma área de recreação (RANDALL; IVES; EASTMAN, 1993), na qual o entrevistador oferece ao usuário um determinado valor de DAP. Caso o indivíduo responda “sim”, o entrevistador faz a oferta de um valor maior, até que o indivíduo revele a sua máxima disposição a pagar. Este método sugere ao indivíduo um valor inicial como referência. Para estimação da DAP, o valor inicial sugerido é diminuído quando o entrevistado não aceita e aumentado quando este aceita. Tais procedimentos são repetidos até que se alcançar o valor referente a DAP do entrevistado. Para extrair a DAR adotam-se os mesmos procedimentos, sendo que, a única diferença é que os valores são aumentados quando há a recusa e diminuídos quando aceitados. A vantagem deste método é que ele capta a máxima disposição a pagar ou receber dos indivíduos.

3.2.2 Métodos Indiretos

Método referendo (close-ended - referendum model ou método de escolha dicotômica): Trata-se de técnica desenvolvida inicialmente por Bishop e Herbelein (1979) e, no entanto passou a ter uma sedimentação teórica a partir dos estudos de Hanemann (1984). A técnica se fundamenta em pergunta do tipo pegue- o ou deixe-o (take-it or leave-it), isto é, pergunta-se ao entrevistado se ele estaria disposto a pagar uma quantia R$ X (unidades monetárias), onde este valor varia de forma aleatória ao longo da amostra.

Inicia-se a partir da criação de um conjunto de valores possíveis que podem representar a disposição máxima do indivíduo a pagar. Desse conjunto de valores, o entrevistador escolhe, de forma aleatória, um valor e o apresenta ao entrevistado com uma pergunta, do tipo, por exemplo: “Você estaria disposto a pagar “x” reais para obter melhora na qualidade ambiental?”. Diante da pergunta o indivíduo se vê diante de um determinado valor e tem que escolher se aceita ou não pagá-lo. A resposta conduz a um conjunto de respostas binárias que podem ser representadas por 0 (não aceita pagar) e 1 (sim, aceita pagar).

Referendum com acompanhamento ou (mais de um valor) follow-up – Segundo Mitchell e Carson (1989) este método foi introduzido por Carson, Hanemann e Mitchell (1986) e apresenta como proposta melhorar o procedimento referendum model oferecendo um segundo valor de modo semelhante ao formato bidding game.

Contingent ranking: neste método, o indivíduo é solicitado a ordenar a preferência a partir de um conjunto de alternativas a ele apresentado, contendo diferentes atributos e para cada atributo, é conferido um determinado preço. Uma primeira utilização deste modelo refere-se à pesquisa realizada por Beggs, Cardell e Hausman (1981), para estimar o valor das características de modelos alternativos de veículos automotores. Posteriormente, Freeman III (1993), Smith e Desvouges (1986) utilizaram a metodologia para estimar o valor da qualidade da água. Foi apresentado aos respondentes 4 alternativas com 2 atributos cada, que era a qualidade da água e uma taxa anual a ser cobrada por essa qualidade (FARIA; NOGUEIRA, 1998).

Contigent activity: Este modelo apresenta por objetivoestimar a demanda por visitas em um local de recreação em função do custo de viagem, perguntando aos respondentes como suas visitas mudariam se os atributos ambientais fossem mudados em um determinado sentido. A mudança contingente nas taxas de visitas seria usada para estimar o deslocamento da curva de demanda por visitas. Mc CONNEL (apudFREEMAN III, 1991) usou abordagem para estimar os benefícios que os indivíduos poderiam obter para visitar o New Bedford Harbor, em Massachusetts, nos EUA, se a poluição fosse eliminada. Trayer (1981) questionou os visitantes de um local de recreação como suas visitas seriam alteradas caso fosse implantada uma planta geotérmica na região. (FARIA, 1998).

Segundo Faria e Nogueira (1998) é de suma importância a maneira na qual os valores de referências são criados para o processo de negociações interativo com os indivíduos em entrevistas, pois os resultados podem ser influenciados pelo valor escolhido a ser apresentado primeiramente nas negociações, é o que se chama “viés do ponto inicial”. Ressalta, ainda, que a escolha do procedimento pode ser feita em função do custo de cada um, pois, como produzem resultados equivalentes, adota-se o de menor custo.