• Nenhum resultado encontrado

3.3 O Plano de Marketing

3.3.3 Estratégias de Marketing

Na sequencia, estão apresentadas as estratégias de marketing que se pretende adotar na empresa, relacionando-se aos produtos oferecidos, ao preço, a promoção e propaganda e a praça.

3.3.3.1 Produtos e serviços

A empresa trabalhará com a revenda de confecções e acessórios femininos, masculinos e infantis Assim, considerando que se procurará alcançar um público diversificado, a loja vai procurar oferecer um mix diversificado de produtos, que agradem a todos os estilos, desde o básico e casual até a modinha, em menor escala. Desta forma, o foco principal será comercializar confecções mais populares, cujo risco de sair de moda é menor.

Serão oferecidos produtos de boa qualidade e modelos diferenciados, evitando-se muitas peças iguais, em função do pequeno porte da cidade, a fim de reduzir as chances de os clientes encontrarem outras pessoas vestindo uma roupa igual, evitando constrangimentos desagradáveis que podem fazer com que estes não retornem à loja.

Cabe salientar que o produto oferecido pela empresa deve ser aquele que satisfaça o desejo do cliente, não podendo ocorrer falta de mercadorias, pois os consumidores desejam ter suas necessidades sanadas instantaneamente, e caso não encontrarem o que precisam provavelmente não retornarão novamente à loja.

Com relação ao produto, as estratégias adotadas serão: Variedade e diversidade de produtos de uma mesma linha; Trabalhar com produtos de qualidade;

Estar sempre inovando e acompanhando as tendências, atualizando os produtos oferecidos pela empresa;

Viajar a cada 15 dias para ter sempre novidades a oferecer aos clientes;

A empresa trabalhará com os seguintes produtos, em diversos tamanhos e modelos:  Infantil: cuecas, calcinhas, meias, shorts, bermudas, calças, blusas, camisas,

camisetas, saias, vestidos, conjuntos.

Masculinas: bermudas esportivas e jeans, calças jeans, camisetas de malha de manga

curta e longa, camisas gola polo, regatas, camisas sociais de manga curta, ¾ e longa, casacos, blusões, suéteres, cuecas, meias, cintos, carteira, bonés, sungas para banho.

Femininas: batas, blusas e camisas, de manga curta e longa, tops, veste legging,

regatas, boleros, coletes, vestidos, macacões curto e longo, shorts de malha e jeans, saias, bermudas, calças, legging, casacos, blusões, básicas de lã, meias, meia-calça, calcinhas, sutiãs, biquínis, maiôs, lenços, bijuterias (anéis, colares, brincos, etc...), bolsas, cintos, carteiras.

Será oferecido o serviço adicional de ajustes nas roupas, sendo um importante diferencial já quer os concorrentes não o fazem.

Quanto a possíveis trocas de mercadorias que os clientes precisem fazer, será concedido prazo e condições conforme estabelecido pela legislação vigente.

Como a moda muda rapidamente, é preciso ter cuidado para que não haja falta e nem sobra de produtos, ou seja, é preciso planejar as compras, pois caso os produtos não forem vendidos no tempo certo, se tornarão pontas e saldos de estoques, sendo necessário liquidá-los por preços baixos, o que não é um bom negócio para a empresa. Entretanto quando isto acontecer, estas mercadorias serão expostas de forma diferenciada dos lançamentos. Este cuidado pode se tornar uma vantagem competitiva, pois o que se observa é que muitas lojas concorrentes fazem grandes estoques de mercadorias, que ao saírem da moda perdem valor, ocasionando prejuízos.

3.3.3.2Preços

Para a determinação do preço de venda das mercadorias da loja, será utilizada a metodologia do mark-up, onde são adicionadas margens diferentes conforme o custo e o tipo do produto. Esta margem será utilizada para cobrir os custos e despesas fixas e gerar lucro para o empreendimento. Conforme entrevistas realizadas para a elaboração do presente trabalho, no comércio de vestuário o padrão de preços gira entre 100% e 120% direto sobre o custo de aquisição. Entretanto, primeiramente será adotada uma estratégia de formação de preços mais reais a fim de se inserir no mercado e conquistar a clientela. Decorrido o período inicial, e após a consolidação da empresa no mercado, gradativamente irá se trabalhar com uma margem de retorno um pouco maior, sempre com preços dentro da média ou abaixo desta, buscando constantemente encontrar fornecedores que ofereçam melhores condições e produtos, cujos benefícios serão repassados aos clientes. Aquelas mercadorias que se mostrarem com pouca saída e que não puderem ser trocadas junto ao fornecedor terão seu preço final reduzido e vendidas ao preço mínimo, sem margem de lucro, com a finalidade de promover a sua venda.

Os preços serão expostos nas vitrines a fim de chamar a atenção da clientela, como uma forma de convidá-los a entrar na loja, e o valor das compras poderá ser parcelado pelo cliente em até 3 vezes, para 30, 60 e 90 dias, com cheque, cartões de crédito e débito, ou cartão da AFUM.

3.3.3.3 Praça (distribuição)

O quesito praça diz respeito à localização da empresa e a forma como os produtos serão distribuídos aos clientes, sendo extremamente importante para o sucesso de empreendimentos varejistas, pois geralmente o cliente precisa “ver” o produto para sentir a necessidade de adquiri-lo. Desta forma, a comercialização dos produtos da loja se dará diretamente com o consumidor final no espaço físico na loja, ou levando os produtos até o domicílio daqueles que solicitarem esta opção.

A loja irá se localizar na principal via de acesso à cidade de Jóia, onde há um intenso fluxo de carros e pessoas tendo em vista a proximidade do Banco Banrisul, rodoviária, Secretarias Municipais de Agricultura e Educação e demais empresas, sendo notável a facilidade de acesso às dependências da loja, bem como disponibilidade de estacionamento nas proximidades.

Por meio das entrevistas realizadas junto ao público-alvo, percebeu-se que os consumidores estão dispostos a se deslocar até a loja caso se sintam atraídos pelo layout e ambiente, ou seja, se identificarem com a loja acreditando que vale a pena ir até o local.

Outra forma de chamar a atenção do público são as vitrines, pois são o primeiro contato com os clientes, e estes precisam se sentir atraídos. Para tanto, as vitrines da loja serão mantidas sempre limpas, bem iluminadas, organizadas e decoradas com roupas de cores e modelos diferenciados, bem como serão elaboradas decorações temáticas em datas comemorativas.

Pretende-se ainda manter o ambiente sempre agradável, climatizado, com cheiro agradável, com as roupas expostas de forma organizada e separada por tamanhos, estilos, etc., além de dispor poltronas para espera no ambiente da loja e próximo aos provadores a fim de que os acompanhantes tenham um lugar agradável para aguardar, com café, água e música ambiente.

As paredes da loja serão pintadas de cores claras para que não interfiram nos produtos. Somente na parede do fundo, atrás do caixa e no espaço construído para os acompanhantes aguardarem, é que se pretende utilizar cores vibrantes com a finalidade decorativa.

A fachada da empresa irá conter a logomarca da loja, bem como a descrição das principais linhas de produtos comercializados, conforme figura a seguir.

Figura 3: Logomarca da loja

Fonte: Dados conforme pesquisa

Todo este esforço tem o objetivo de garantir o bem-estar dos clientes e seu retorno futuro à loja.

3.3.3.4 Promoção e propaganda

A divulgação é necessária para tornar a loja conhecida, e para que os clientes percebam seus diferencias em relação às concorrentes, ou seja, deve ressaltar os pontos fortes da empresa e a preocupação com o bem estar dos clientes e sua satisfação.

Serão utilizadas algumas estratégias para promover a empresa, a fim de despertar nos clientes a curiosidade e a vontade de ir até a loja, dentre as quais estão:

UZE!

Moda Masculina,

Feminina e

Divulgação nas mídias locais (jornal e rádio), panfletos e folders;

Ambiente e vitrines decoradas, como forma de oferecer aos consumidores uma amostra dos produtos disponibilizados, estimulando-os e convidando-os a entrar na loja para conhecer os demais;

Divulgação da loja, das novidades e promoções via e-mail, Orkut, Facebook, Catálogo Virtual, Portal da Loja, entre outros;

Divulgação boca-a-boca;

Implantar sistema de acúmulo de pontos para descontos nas próximas compras, através de cartão personalizado, conquistando a fidelidade dos clientes;

Liquidar produtos parados: a cada semana ter um produto ou linha de produto com desconto, sendo que estes devem ocupar um espaço de destaque no interior da loja;

Sorteio de vale-compras em datas comemorativas tais como Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Aniversário da Loja;

Exposição dos produtos no interior da loja e decoração de acordo com as datas comemorativas e eventos de porte estadual e nacional;

Patrocínios a eventos, se atingirem o público-alvo desejado; Sacolas com a logomarca da loja e todos os dados;

As promoções poderão ter diferentes motivos: para queimar o estoque e se desfazer das coleções das estações passadas, ou para atrair os clientes até a loja e gerar a venda agregada de outros produtos.

Todas as estratégias estão baseadas no fato de que ter um bom produto a um bom preço não é suficiente para garantir boas vendas, portanto é necessária uma divulgação e propaganda.

Documentos relacionados