• Nenhum resultado encontrado

4.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

4.1.2 Estrutura atual

Atualmente, a UFBA é formada por órgãos de deliberação colegiada, de controle, fiscalização e supervisão, consultivos e comissões centrais; órgãos da administração central, unidades universitárias e órgãos complementares, localizados nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista.

Os Conselhos são órgãos constituídos por alguns dirigentes da instituição, representantes do corpo docente, discente e técnico administrativo, que em função do seu propósito, tem a finalidade de deliberar sobre os assuntos da Universidade Federal da Bahia.

A Reitoria é o órgão máximo da administração superior, com competência executiva de coordenação, fiscalização e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão; planejamento e orçamento; assistência estudantil; gestão do campus e infraestrutura e administração geral.

As Pró-Reitorias são os órgãos que auxiliam a Reitoria na execução das políticas específicas, de acordo com as deliberações dos Conselhos Superiores da Universidade. As Pró-Reitorias são: de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós- Graduação, de Extensão, de Planejamento e Administração, de Assistência Estudantil e de Desenvolvimento de Pessoas.

As Unidades Universitárias são órgãos que desenvolvem as atividades acadêmicas, mediante os Colegiados dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Esta estrutura organizacional da Universidade sofreu algumas alterações que foram aprovadas no Regimento Interno da Reitoria de 2013. Segue, abaixo, a sua formação atualizada:

Quadro 6 – Estrutura organizacional da Universidade Federal da Bahia em 2014

Estrutura Componentes

Conselhos Superiores

(n = 5)

Conselho Universitário; Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão; Conselho Acadêmico de Ensino; Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão; Assembléia Universitária e Conselho de Curadores.

Administração Central (n = 15)

Reitoria; Gabinete do Reitor; Vice-Reitoria; Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação; Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Criação; Pró-Reitoria de Extensão; Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento; Pró-Reitoria de Administração; Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas; Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Superintendência de Infraestrutura e Meio Ambiente; Assessoria de Comunicação Institucional; Assessoria para Assuntos Internacionais e Superintendência de Tecnologia da Informação.

Órgãos Estruturantes

(n = 4)

Sistema Universitário de Bibliotecas; Sistema Universitário de Saúde; Sistema Universitário de Museus e Sistema Universitário Editorial.

Unidades Universitárias

(n = 36)

Escola de Administração; Escola de Belas Artes; Escola de Dança; Escola de Enfermagem; Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia; Escola de Música; Escola de Nutrição; Escola de Politécnica; Escola de Teatro; Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Comunicação; Faculdade de Ciência Contábeis; Faculdade de Ciências Econômicas; Faculdade de Direito; Faculdade de Educação; Faculdade de Farmácia; Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Faculdade de Medicina da Bahia; Faculdade de Odontologia; Instituto de Biologia; Instituto de Ciência da Informação; Instituto de Ciência da Saúde; Instituto de Física; Instituto de Geociências; Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof Milton Santos; Instituto de Letras; Instituto de Matemática; Instituto de Psicologia; Instituto de Química; Instituto de Saúde Coletiva; Pavilhão de Aulas de Medicina; Pavilhão de Aulas da Federação I, II e III; Pavilhão de Aulas do Canela; Instituto Multidisciplinar em Saúde (Vitória da Conquista).

Outros Órgãos da UFBA (n = 14)

Centro de Estudos Afro-Orientais; Centro de Estudos Baianos; Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas; Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia; Centro de Recursos Humanos; Comissão Permanente de Pessoal Docente; Coordenadoria de Controle Interno; Escola Oficina de Salvador; Memorial de Medicina; Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher; Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente; Procuradoria Federal Junto à UFBA; Secretaria dos Conselhos Superiores; Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional.

Fonte: Elaboração própria, com base nas informações do site www.ufba.br/estrutura

No novo Regimento Interno da Reitoria de 2013 foi aprovada a criação de cinco superintendências: Administração Acadêmica; Avaliação e Desenvolvimento Institucional; Tecnologia da Informação; Educação a Distância e Meio Ambiente e Infraestrutura, no intuito de administrar os aspectos executivos, gerenciais e operacionais.

Entretanto o desenho organizacional permaneceu com a seguinte formação: órgão superior de controle, fiscalização e supervisão é o Conselho de Curadores, ao qual se vincula a Coordenadoria de Controle Interno. São órgãos consultivos o

Conselho Consultivo Social, o Conselho Consultivo de Aposentados, Eméritos e Ex- alunos, e o Conselho Social de Vida Universitária. (UFBA, 2014b)

De acordo com a estrutura da UFBA (2014b), os órgãos de deliberação colegiada são os conselhos superiores: Conselho Universitário, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho Acadêmico de Ensino, Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão e a Assembleia Universitária; e órgãos das Unidades Universitárias, colegiados de curso, departamentos ou estruturas similares e congregações.

Constituem comissões centrais da Universidade, a Comissão Própria de Avaliação, a Comissão Central de Ética, a Comissão Permanente de Arquivo, a Comissão Permanente de Pessoal Docente e a Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação. (UFBA, 2014b).

A administração central é composta pela reitoria; pró-reitorias de ensino de graduação, de ensino de pós-graduação, de pesquisa, criação e inovação, de extensão universitária, de planejamento e orçamento, de administração, de desenvolvimento de pessoas, e de ações afirmativas e assistência estudantil; por suas superintendências de administração acadêmica, de avaliação e desenvolvimento institucional, de tecnologia da informação, de educação a distância, e de meio ambiente e infraestrutura; e pelos órgãos estruturantes, ligados à reitoria. Também, estão vinculadas Reitoria a Unidade Seccional de Correição, a Ouvidoria Geral da UFBA e a Consultoria Jurídica. (UFBA, 2014b)

Conforme disposto no organograma da UFBA (2014b), estão as pró-reitorias e superintendências, Pró-Reitoria de Administração, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional, a Superintendência de Tecnologia da Informação, e a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura.

De acordo com o Relatório de Gestão de 2013, os Órgãos estruturantes como o Sistema Universitário de Bibliotecas e o Sistema Universitário Editorial exercem um papel fundamental, nas atividades como: planejamento e gestão; contratos e convênios; financiamento; ordenamento organizacional; pessoal; infraestrutura; transporte e logística; tecnologia da informação; arquivo e documentação; acervo bibliográfico; material e patrimônio e gestão de segurança.

As Unidades Universitárias, juntamente com os órgãos complementares comportam o ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa, criação e inovação e de extensão universitária. Com relação ao ensino de graduação, a UFBA dispõe de 112 cursos, com a oferta de 7.991 vagas, nas cinco áreas do conhecimento. No ano de 2013, registrou-se um total de 33.019 alunos matriculados. (UFBA, 2014a).

Neste mesmo documento consta que a pós-graduação dispõe de 122 cursos

stricto sensu, o que possibilitou a oferta de 3.036 vagas, no mesmo ano. No que

tange à pesquisa, criação e inovação, foram contabilizados, 523 grupos de pesquisa, contando com 3.969 pesquisadores da UFBA e de outras instituições, 6.167 estudantes, 668 técnicos, atuando em 2.298 linhas de pesquisa.

O Sistema Universitário de Bibliotecas é responsável pela coordenação do trabalho desenvolvido nas 21 bibliotecas da UFBA, sendo 4 universitárias; 12 setoriais; 4 especiais; 1 em campus avançado. O acervo da UFBA, em 2013 era composto por 30.901 livros/exemplares, 19.046 periódicos/títulos e 9.460 materiais especiais. O Sistema Universitário Editorial, juntamente com as pró-reitorias acadêmicas vem realizando o Repositório Institucional, contabilizando, até então, 3.005 acessos e 12.502 documentos disponíveis. (UFBA, 2014a).

Ainda, no referido Regimento, são encontrados os registros das atividades de ensino e pesquisa, a UFBA, na extensão universitária, na ordem de 847 ações, englobando programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, produção e publicação e outras modalidades, direcionadas à sociedade. As atividades desenvolvidas, na Universidade Federal da Bahia, já mencionadas anteriormente, envolvem as atividades docentes, num percentual de 84,2% de professores do quadro permanente e 15,8% de professores substitutos temporários. (UFBA, 2014a)

Além disso, esta Universidade se ocupa com atividades duas novas universidades criadas, no Estado da Bahia, supervisionadas pela UFBA: A Universidade Federal do Oeste da Bahia, criada a partir do desmembramento do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia, conforme Relatório de Gestão de 2013. Há também uma proposta de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, a partir do desmembramento do Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista e ainda de um novo Campus da UFBA em Camaçari.

A Universidade Federal da Bahia, também desenvolve atividades que só são viáveis, em virtude das parcerias estabelecidas com outros órgãos do governo federal, estadual, municipal, de empresas públicas e privadas e de agências de fomento, como o Ministérios da Educação, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação; a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia; a Petrobrás e a Agencia Nacional do Petróleo. Assim, é possível a realização de projetos de pesquisa, extensão, ensino e desenvolvimento institucional. (UFBA, 2014a).

Além destas parcerias, foram assinados 56 novos acordos de cooperação com universidades estrangeiras, a fim de desenvolver projetos de intercâmbio para estudantes, docentes e técnicos, em países da América Latina, América Central, América do Norte, África e Europa, de acordo com o texto do Relatório de Gestão de 2013. Isso tudo promove uma miríade de definições, ações, relações e informações que vão interessar, não somente à comunidade acadêmica, mas ao público em geral.

Documentos relacionados