• Nenhum resultado encontrado

Após cumpridas todas as etapas da pesquisa e defendida a dissertação, com eventuais revisões, será elaborado um relatório gerencial sintético para compartilhar as informações com os participantes que se interessaram pelos resultados da pesquisa. Este interesse foi indicado por 260 dos 1025 respondentes iniciais, os quais informaram seu endereço de e-mail ao final do questionário. O principal objetivo deste relatório é proporcionar de forma sintética uma melhor compreensão sobre os fatores de aceitação de governo móvel no Brasil e prover recomendações para os órgãos públicos, agências responsáveis pela implantação de sistemas de governo móvel e empresas responsáveis pelo desenvolvimento deste tipo de sistema, para que

possam focar seus esforços conforme os resultados desta pesquisa. Além da construção e disponibilização do relatório sintético, serão elaborados artigos para congressos e revistas científicas visando apresentar a pesquisa e seus resultados. No próximo capítulo serão relatados e analisados os resultados dos dois grupos de foco.

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS GRUPOS DE FOCO

Conforme proposto na metodologia da pesquisa, foram realizados dois grupos de foco. Os principais objetivos destes foram identificar se haveria algum outro fator determinante para a aceitação de governo móvel, além de verificar se os construtos localizados na revisão da literatura fazem sentido no contexto brasileiro. Visando assegurar os mesmos estímulos ao debate, em ambos foi utilizado o mesmo protocolo de aplicação (Apêndice E).

Os dois grupos de foco foram realizados durante o mês de outubro de 2017, e contaram com a participação de 12 pessoas em cada grupo. O primeiro grupo de foco ocorreu no dia 14/10/2017 em Rio do Sul/SC, nas dependências do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), iniciou às 09:00 e teve duração aproximada de uma hora e meia, sendo exatos 59 minutos de discussão e debate. O segundo grupo ocorreu no dia 26/10/2017 em São Leopoldo/RS, nas dependências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), iniciou às 19:00 e teve duração aproximada de uma hora e meia, sendo exatos 52 minutos de discussão e debate das questões. Após a realização do grupo de foco, foi solicitado que os participantes respondessem a um questionário (conforme Apêndice E), desta forma, o Quadro 6 apresenta as informações do perfil destes participantes, onde os grupos estão representados pelos números 1 e 2, sendo relativo aos participantes de Rio do Sul/SC e São Leopoldo/RS, respectivamente.

Quadro 6 – Perfil do público participante dos grupos de foco

Grupo Part. Idade Gênero Grau de Instrução Área/Curso de Formação Ocupação/Profissão 1 1 47 Masculino Doutorado Computação Professor Universitário / Funcionário público 1 2 25 Feminino Superior Completo Arquitetura e Urbanismo Arquiteta / Empresária 1 3 26 Masculino Incompleto Superior Educação Física Empresário 1 4 28 Masculino Superior Completo Sistemas de Informação Analista de Sistemas 1 5 20 Masculino Incompleto Superior Sistemas de Informação Programador / Estudante 1 6 20 Masculino Incompleto Superior Sistemas de Informação Suporte Técnico / Estudante 1 7 20 Masculino Incompleto Superior Sistemas de Informação Analista de Qualidade / Estudante 1 8 20 Masculino Incompleto Superior Sistemas de Informação Programador / Estudante

1 9 23 Masculino Incompleto Superior Engenharia de Software Analista de Sistemas / Estudante 1 10 52 Feminino Especialização Pedagogia Funcionária pública Professora / 1 11 26 Feminino Superior Completo Sistemas de Informação Programadora 1 12 35 Masculino Mestrado Tecnologia da Informação Professor 2 13 36 Masculino Não informado Contábeis Ciências Professor 2 14 42 Feminino Mestrado Contábeis Ciências Professora 2 15 31 Masculino Especialização Administração Analista Administrativo 2 16 39 Feminino Superior Completo Administração Bolsista 2 17 42 Masculino Especialização Administração Servidor público 2 18 30 Feminino Superior Completo Comércio Exterior Analista de Comércio Exterior 2 19 26 Masculino Superior Completo Administração Empresário 2 20 34 Masculino Superior Completo Administração Coordenador de Produtos 2 21 32 Masculino Especialização Educação Estudante 2 22 26 Feminino Superior Completo Contábeis Ciências Contadora 2 23 38 Feminino Superior Completo Contábeis Ciências Contadora 2 24 33 Masculino Mestrado Administração Professor

Fonte: Elaborado pelo autor.

Dentre os participantes dos grupos de foco, 21% dos participantes possuíam idade entre 16 a 24 anos, 46% de 25 a 34 anos, 25% de 35 a 44 anos e 8% acima de 45 anos. Em relação ao gênero, dentre os participantes 67% eram sexo masculino e 33% feminino.

Considerando o público convidado a participar dos grupos de foco, a ocupação dos participantes foi bastante variada, participaram: professores, estudantes, funcionários públicos, empresários, pessoas envolvidas no desenvolvimento de sistemas (analistas, programadores e suporte técnico), profissionais liberais (arquitetos e contadores), dentre outros, o que contribuiu nas discussões em diferentes perspectivas.

No que se refere ao grau de instrução 38% dos participantes alegaram possuir o nível Superior Completo, 25% Superior Incompleto, 17% Especialização, 13% Mestrado, 4% Doutorado, e um participante não respondeu. Considerando ainda o público convidado, a área de formação também se apresentou bastante variada, possuindo participantes com formação em: informática (computação, sistemas de informação, engenharia de software, tecnologia da informação), ciências contábeis,

administração, comércio exterior, arquitetura e urbanismo, educação física, pedagogia, dentre outros.

Além das questões demográficas, no questionário sobre o perfil do participante do grupo de foco foi solicitado que cada um indicasse a frequência de uso de Internet no telefone celular ou tablet e a frequência que utiliza o telefone celular ou tablet para acessar serviços de governo móvel, sendo que ambas continham cinco alternativas: nunca, raramente, às vezes, frequentemente e muito frequentemente.

No que tange à frequência de uso de Internet no telefone celular ou tablet, 96% responderam que utilizam muito frequentemente e 4% frequentemente (correspondente a um participante), as demais opções não tiveram respostas. Já em relação à frequência que utiliza o telefone celular ou tablet para ter acesso a serviços de governo móvel, 4% responderam muito frequentemente, 33% frequentemente, 38% às vezes e 25% raramente. Nenhum dos participantes respondeu que nunca havia utilizado serviços de governo móvel.

Na condução do grupo de foco (conforme roteiro disponível no Apêndice E), inicialmente foi realizada uma abertura com a apresentação dos objetivos da realização dos grupos, foi também realizada uma apresentação com exemplos sobre os diferentes tipos de acesso aos serviços de governo (físico, eletrônico e móvel).

Em seguida, foi realizada a apresentação da definição de governo móvel e o aprofundamento com alguns outros exemplos deste tipo de serviço. Sendo que após esta contextualização, foram realizadas seis perguntas aos participantes dos grupos. Os temas questionados ao grupo envolveram: diferentes formas de utilização de serviços de governo, vantagens e desvantagens das diferentes formas de acesso, motivos para utilização e rejeição de governo móvel e possibilidade de melhorias nos serviços de governo. Conforme já citado no Capítulo 3, as discussões realizadas nos grupos foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas, sendo que a partir da transcrição foi realizada uma análise descritiva das respostas (PUNCH, 2009). Os resultados são apresentados a seguir na sequência das perguntas.