• Nenhum resultado encontrado

A crescente utilização dos dispositivos móveis para acesso à Internet pela população brasileira (CGI.BR, 2017) e a limitada disponibilidade de serviços governamentais para acesso por este tipo de dispositivo (CGI.BR, 2016a) atrelada à lacuna acadêmica destacada no Capítulo 1, motivaram a realização desta pesquisa. Essa dissertação teve como objetivo principal analisar os fatores que influenciam os cidadãos na aceitação de sistemas de governo móvel.

Através da pesquisa foi possível observar que os serviços governamentais prestados por meio de sistemas de governo móvel têm a possibilidade de combinar uma série de vantagens dos sistemas tradicionais de governo eletrônico, podendo ainda explorar outros recursos e possibilidades a partir da prestação de serviço pelos dispositivos móveis. (MOLNÁR; KŐ; MÁTYUS, 2017).

Para que o objetivo geral pudesse ser alcançado, foram delineados cinco objetivos específicos. O primeiro propunha sintetizar as pesquisas sobre a aceitação de sistemas de governo móvel por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre aceitação de sistemas de governo móvel (Apêndice A), bem como uma revisão sobre os modelos teóricos de aceitação de tecnologia e sobre fatores de aceitação de sistemas de governo eletrônico cujos resultados foram discutidos e sintetizados no Capítulo 2.

O segundo objetivo específico foi de identificar os fatores que influenciam a aceitação de sistemas de governo móvel. Para alcançar este objetivo a identificação dos fatores foi realizada em duas etapas. Primeiramente, com base na revisão sistemática da literatura foi possível destacar: expectativa de performance, facilidade de uso percebida, influência social, condições facilitadoras, confiança no governo e confiança na tecnologia, como fatores que influenciam a aceitação de governo móvel. Esta seleção inicial de fatores seguiu o critério de considerar os que haviam sido

suportados em pelo menos quatro estudos empíricos prévios. Neste contexto, foram ainda consideradas como variáveis de controle o gênero, a idade e a experiência.

Em segundo lugar, para que estes fatores pudessem fazer parte de um estudo focado no contexto brasileiro, foram realizados dois grupos de foco, com o objetivo de analisar se os fatores identificados na literatura faziam sentido para os usuários brasileiros de governo móvel e também de identificar se havia algum outro fator determinante para a aceitação de governo móvel que pudesse estar relacionado ao contexto do país. As análises dos resultados destes grupos constam no Capítulo 4. Como resultado deste processo, foram identificados os fatores que influenciam na aceitação de sistemas de governo móvel: utilidade percebida, facilidade de uso percebida, influência social, condições facilitadoras, confiabilidade percebida, segurança percebida e conveniência de acesso. Os resultados dos grupos de foco indicaram a adição da segurança percebida e da conveniência de acesso como fatores potencialmente significativos no contexto brasileiro, bem como sinalizou a adequação de outros dois fatores, alterando expectativa de performance para utilidade percebida e confiança no governo e confiança na tecnologia para confiabilidade percebida. Os grupos de foco também indicaram que a frequência de uso poderia ser significativa na aceitação de sistemas de governo móvel.

Com base na revisão da literatura e nas análises dos resultados dos grupos de foco, foi possível alcançar o terceiro objetivo específico. Este propunha construir um modelo unificado para identificar os fatores que influenciam a aceitação de sistemas de governo móvel, sendo que a construção do modelo unificado proposto inicialmente foi documentada no item 4.7 do Capítulo 4.

O quarto objetivo propunha criar e validar um instrumento para medir os fatores do modelo unificado proposto. O Capítulo 5 descreve todo o processo de elaboração do instrumento de pesquisa utilizado na dissertação, iniciando pela adequação das escalas originais e das questões sociodemográficas, passando pelo processo de back

translation, revisão por especialistas e pré-teste. O questionário final utilizado na

coleta de dados consta no Apêndice F. A validação do instrumento foi documentada no Capítulo 6. Os resultados de normalidade (assimetria e curtose) foram apresentados dentro dos critérios esperados, contudo, na análise de confiabilidade e validade o construto de segurança percebida precisou ser removido por apresentar resultados abaixo do esperado. Nesta análise, também foi realizada a remoção de duas variáveis observáveis (CF3 e CF4) do construto de condições facilitadoras, as

quais estavam inadequadas aos critérios da literatura. Desta forma, pôde-se apresentar um questionário validado para medir os fatores em futuras pesquisas. A adequação final do instrumento, com a situação final de cada variável, consta no Apêndice G.

Por fim, o quinto objetivo visava avaliar o modelo unificado proposto e os resultados de sua aplicação. A avaliação deste modelo está documentada no item 6.5 do Capítulo 6. Foram realizadas três avaliações do modelo: uma primeira testando a relação dos construtos independentes com a aceitação de governo móvel sem considerar as variáveis de controle; uma segunda onde foram adicionadas as variáveis de controle e estas foram relacionadas a todos os construtos do modelo; e a versão final, onde se manteve as relações significativas com as variáveis de controle e foram adicionadas novas relações sugeridas pelo software AMOS versão 20 e corroboradas pela literatura.

A partir das adequações realizadas no modelo unificado foi possível apresentar índices de ajustamento adequados (conforme Tabela 34, onde CMIN/DF = 3,905, CFI = 0,914, TLI = 0,903, RMSEA = 0,060). O modelo também é capaz deexplicar 50,3% (R2 = 0,503) da aceitação de sistemas de governo móvel, ou seja, da propensão do

usuário adotar efetivamente sistemas de governo móvel quando lhe forem oferecidos. A partir deste modelo foi possível suportar algumas das hipóteses geradas na revisão da literatura e nos grupos de foco, bem como surgiram outras relações significativas, conforme destacado a seguir.