• Nenhum resultado encontrado

5 EMPRESAS DE LINHA BRANCA E A LEGISLAÇÃO

6.4 Etapas da pesquisa

PARDO (2006) listou sete etapas para a realização de pesquisas. Estas etapas e as atividades realizadas durante este trabalho estão descritas no Quadro 6.2.

QUADRO 6.2: Etapas metodológicas do processo de pesquisa.

Revisão da literatura

Inserção no conhecimento científico

Realização de uma revisão bibliográfica sobre os temas:

¾ GCS; ¾ GACS;

¾ Temas de apoio a GACS, como o desenvolvimento ambiental de produtos, logística e logística reversa;

¾ Legislação brasileira e internacional aplicadas as empresas de linha branca.

Questão do estudo

Objeto de estudo da pesquisa

Como deve ser realizada a GACS das empresas da linha branca?

Hipóteses

Predições / Expectativas acerca dos

resultados

¾ As empresas de linha branca não possuem um modelo para a GACS;

¾ As empresas de linha branca possuem critérios semelhantes para classificar os fornecedores- chave;

¾ As empresas de linha branca possuem formas semelhantes de selecionar e avaliar os fornecedores;

¾ As empresas de linha branca possuem projetos com os seus fornecedores para minimizar os impactos ambientais de seus produtos e processos;

¾ As empresas de linha branca adotam o método análise de ciclo de vida ou utilizam técnicas de produção mais limpa;

¾ As empresas de linha branca intervêm no fluxo reverso de materiais.

Objetivos Aspectos do fenômeno

a serem pesquisados

Propor um modelo para a GACS das empresas da linha branca.

Coleta de dados

Escolha de

procedimentos Escolha do método de pesquisa: estudo de caso.

Análise dos dados

Transformação dos dados em resultados

Análise dos resultados dos estudos de caso realizados.

Contribuições da pesquisa

O que a pesquisa esclareceu

Detalhamento do modelo para a GACS das empresas da linha branca.

O ponto inicial desta pesquisa foi a realização de uma revisão bibliográfica sobre os modelos para o GCS e GACS, sobre os temas de apoio a GACS, como o desenvolvimento ambiental de produtos, logística e logística reversa e sobre a legislação brasileira e internacional aplicada a gestão ambiental das empresas estudadas. O GCS é imprescindível para que ocorra a GACS. Acredita-se que as empresas da cadeia somente se preocuparão em minimizar os impactos ambientais globais após alguns conceitos da gestão da cadeia já tiverem sido implementados, por exemplo, a determinação dos principais processos de negócios e dos membros-chave da cadeia, a minimização dos estoques ao longo da cadeia, etc. Assim, a revisão bibliográfica desta tese se iniciou com o tema GCS.

Em seguida, ao realizar a revisão bibliográfica sobre a GACS, foi possível perceber que vários autores destacaram os temas: desenvolvimento ambiental de produtos, logística, logística reversa e legislação ambiental como conceitos complementares à GACS. Então, foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre estes temas nos capítulos quatro e cinco desta tese.

A Figura 6.1 ilustra o relacionamento entre os diversos temas abordados na revisão bibliográfica desta tese.

Fonte: elaborado pela autora.

FIGURA 6.1: Relacionamento entre os temas da revisão bibliográfica.

Posteriormente, foi realizada uma síntese da revisão bibliográfica estudada. Este resumo foi apresentado no “Quadro A.1: síntese da revisão

Imprescindível à GACS: gerenciamento da cadeia de suprimentos Gestão ambiental da cadeia de suprimentos (GACS) Temas de apoio à GACS: Desenvolvimento ambiental de produtos, logística e logística reversa Temas de apoio à GACS: Empresas de linha branca no Brasil e a legislação brasileira e

bibliográfica”. Esta síntese foi a base para a elaboração do questionário utilizado durante a pesquisa de campo.

A próxima etapa desta pesquisa foi a definição das questões de estudo e do objeto de estudo.

A principal questão de estudo é “como deve ser realizada a GACS das empresas da linha branca?”. O objeto de estudo é a cadeia de suprimentos das empresas de linha branca.

Em seguida, tem-se a formulação das hipóteses de pesquisa. A hipótese “é uma proposição que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória; deve ser testada para determinar sua validade” (MARCONI; LAKATOS; 1990, p. 26). Nesse sentido, Cervo e Bervian (1983, p.29) considera que as hipóteses têm como função:

(1) Prática: orientar o pesquisador, dirigindo-o na direção da causa provável ou da lei que se procura;

(2) Teórica: coordenar e completar os resultados já obtidos, agrupando-os num conjunto completo de fatos, a fim de facilitar a sua inteligibilidade e estudo.

As hipóteses desta tese são:

¾ As empresas de linha branca não possuem um modelo para a GACS; ¾ As empresas de linha branca possuem critérios semelhantes para

classificar os fornecedores-chave;

¾ As empresas de linha branca possuem formas semelhantes de selecionar e avaliar os fornecedores;

¾ As empresas de linha branca possuem projetos com os seus fornecedores para minimizar os impactos ambientais de seus produtos e processos; ¾ As empresas de linha branca adotam o método análise de ciclo de vida ou

utilizam técnicas de produção mais limpa;

Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa é “propor um modelo para a GACS das empresas da linha branca”. A revisão bibliográfica e a pesquisa de campo foram a base para a elaboração do modelo.

Posteriormente, tem-se a escolha do método de procedimento de pesquisa. Esta escolha depende do tipo de questão de pesquisa, do controle que o pesquisador tem do objeto de estudo e do foco da pesquisa, ou seja, se possuí características contemporâneas ou históricas. O método de pesquisa utilizado nesta tese foi o estudo de caso.

Os estudos de caso foram realizados nas seguintes empresas: ¾ Cinco montadoras de linha branca;

¾ Dois fornecedores de primeiro nível que são certificados NBR ISO 14001;

¾ Dois fornecedores de primeiro nível que não são certificados NBR ISO 14001.

Os fornecedores pesquisados foram escolhidos por ser um elo importante da cadeia de suprimentos das montadoras de linha branca, conforme citação das mesmas e por facilidade de acesso.

A pesquisa de campo foi dividida em duas etapas. A primeira etapa buscou a compreensão das práticas de gestão da CS, dos fornecedores e ambiental. Esta pesquisa foi fundamental para a elaboração do modelo para a GACS. A segunda parte teve o objetivo de avaliar o modelo para a GACS.

A primeira etapa da pesquisa foi realizada conforme o questionário descrito no Apêndice B desta tese. Nesta etapa foram entrevistados os seguintes profissionais:

¾ Nas empresas certificadas NBR ISO 14001 ou que tenham um sistema de gestão ambiental estruturado, foram entrevistados os profissionais das áreas de compras e de gestão ambiental. Em algumas empresas, os profissionais de outras áreas também se prontificaram a participar da pesquisa;

¾ Nas empresas que não são certificadas NBR ISO 14001, foi entrevistado o profissional da área de qualidade. Exceto na Empresa “E” que possuía

uma área de compras bem estruturada, então, foram entrevistados os profissionais das áreas de compras e de qualidade.

A segunda etapa da pesquisa, a avaliação do modelo, foi realizada conforme o questionário descrito no Apêndice C desta tese. Nesta avaliação foi entrevistado pelo menos um profissional de cada empresa pesquisada na primeira etapa. Estes profissionais receberam previamente um e-mail com o modelo para a GACS descrito no oitavo capítulo desta tese e com o questionário do Apêndice C. Posteriormente, as entrevistas se iniciaram com uma breve discussão sobre o modelo e foram finalizadas com a avaliação do modelo.

Finalmente, os resultados da pesquisa realizada e a análise qualitativa dos dados estão descritos no sétimo capítulo “Estudo de caso”. A contribuição desta pesquisa é o modelo para a GACS que está detalhado no oitavo capítulo desta tese.

6.5 Resumo do capítulo

Este capítulo apresentou uma revisão bibliográfica sobre metodologia científica. As abordagens de pesquisa podem ser qualitativas e quantitativas. Os métodos gerais de pesquisa são o indutivismo e o dedutivismo.

De acordo com YIN (2001), têm-se os seguintes métodos de procedimento de pesquisa: experimento, levantamento, análise de arquivos, pesquisa histórica e estudo de caso.

As etapas desta pesquisa de doutorado foram: revisão da literatura, formulação da questão do estudo, das hipóteses e dos objetivos, a coleta de dados, a análise dos dados e as contribuições da pesquisa, ou seja, a proposição do modelo para a GACS.