• Nenhum resultado encontrado

7 ESTUDO DE CASO

7.1 Montadoras de linha branca e seus fornecedores

As montadoras de linha branca foram denominadas de “A”, “B”, “C”, “D” e “E” e os fornecedores foram nomeados de “F1”, “F2”, “F3” e “F4”. Estas denominações estão relacionadas com a ordem de realização da pesquisa. Todas as empresas estudadas possuem unidades no interior do Estado de São Paulo.

O Quadro 7.1 apresenta os principais produtos fabricados pelas montadoras de linha branca e seus fornecedores e o Quadro 7.2 descreve os profissionais entrevistados nas empresas pesquisadas.

QUADRO 7.1: Principais produtos fabricados pelas montadoras de linha branca e seus fornecedores.

Empresas Principais produtos fabricados pelas montadoras de linha branca e seus fornecedores

Empresa A

Refrigeradores, freezers, lavadoras e secadoras de roupas, lava- louças, eletroportáteis, microondas, fogões, cooktops (fogões de mesa), fornos, coifas, adegas, aspiradores, extratoras profissionais, lavadoras de alta pressão e condicionadores de ar.

Empresa B

Refrigeradores, freezers (horizontais e verticais), lavadoras e secadoras de roupas, microondas, condicionadores de ar, lava- louças e fogões, coifas, cooktop, depuradores de ar, fornos, purificadores de água e wine cooler.

Empresa C Refrigeradores, freezers, lavadoras e secadoras de roupas, fogões,

cooktops, fornos elétricos, coifas e depuradores, lava-louças.

Empresa D

Refrigeradores, fogões, microondas, lavadoras de roupa, adegas, coifas, frigobar, lava-louça, cooktops, beer center, depuradores e fornos.

QUADRO 7.1: Principais produtos fabricados pelas montadoras de linha branca e seus fornecedores (cont.).

Empresas Principais produtos fabricados pelas montadoras de linha branca e seus fornecedores

Empresa E Lavadoras de roupa, centrífugas, bebedouros, purificadores e ventiladores. Fornecedor F1 Compressores herméticos

Fornecedor F2 Compostos de polipropileno

Fornecedor F3 Componentes metálicos para o fogão Fornecedor F4 Injeta componentes plásticos

QUADRO 7.2: Profissionais entrevistados nas empresas pesquisadas.

Empresas Profissionais entrevistados

Empresa A

Comprador: exerce o cargo há um ano;

Coordenador do sistema de gestão ambiental: exerce o cargo há sete anos;

Engenharia da qualidade: dois funcionários que exercem o cargo há oito e quatro anos, respectivamente.

Empresa B

Comprador: exerce o cargo há quatro anos;

Coordenador do sistema de gestão integrada que engloba as áreas de saúde e segurança no trabalho, qualidade e meio ambiente: exerce o cargo há quatro anos.

Empresa C

Comprador: exerce o cargo há quatro anos;

Coordenador do sistema de gestão ambiental: exerce o cargo há seis anos.

Empresa D

Analista ambiental: exerce o cargo há quatro anos e seis meses; Estagiário de meio ambiente: exerce o cargo há um ano e dois meses;

Comprador técnico: exerce o cargo há oito anos e dez meses. Empresa E Comprador: exerce o cargo há dez anos; Coordenador do sistema de gestão da qualidade: exerce o cargo há

três anos.

Fornecedor F1

Coordenador do sistema de gestão da qualidade e meio ambiente: exerce o cargo há seis anos. Está na empresa há dezesseis anos e já trabalhou na área de qualidade assegurada, sendo responsável pela avaliação de fornecedores.

QUADRO 7.2: Profissionais entrevistados nas empresas pesquisadas (cont.).

Empresas Profissionais entrevistados

Fornecedor F2

Diretora de desenvolvimento de produto, marketing e vendas: exerce o cargo há quatro anos;

Diretor da área de operações, englobando o sistema integrado de qualidade, saúde e segurança e meio ambiente: exerce o cargo há quatro anos;

Gerente de compras (Procurement): exerce o cargo há cinco anos. Fornecedor F3 Coordenador do sistema de gestão da qualidade: exerce o cargo há

dois anos.

Fornecedor F4 Coordenador do sistema de gestão da qualidade: exerce o cargo há um ano.

A Tabela 7.1 apresenta a participação das empresas de linha branca no mercado.

TABELA 7.1: Participação das montadoras de linha branca no mercado.

Empresas Participação das montadoras de linha branca no mercado

Empresa A 40 %

Empresa B 25 %

Empresa C 9 %

Empresa D 12 %

Empresa E Não divulgou

Fonte: Empresas pesquisadas.

A seguir, têm-se as informações complementares sobre as montadoras de linha branca e seus fornecedores pesquisados.

7.1.1 Empresa A

Os dados divulgados durante a entrevista foram: fabrica 10 milhões de refrigeradores e freezers por ano, é a segunda maior fabricante mundial de condicionadores de ar para janelas, é responsável por 75% de participação no mercado brasileiro de aspiradores de pó e emprega quatro mil pessoas.

7.1.2 Empresa B

Durante as entrevistas realizadas, os funcionários divulgaram que a Empresa “B” está entre as 100 maiores indústrias exportadoras do Brasil e é a maior exportadora de linha branca, com 80% do volume do setor. Os produtos são exportados para vários países, incluindo Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Grécia, México, África do Sul, Austrália, Índia, Israel e Canadá.

7.1.3 Empresa C

No mundo, a Empresa “C” é representada por quatorze marcas, possui setenta empresas distribuídas por quarenta e três países, fabrica quarenta milhões de eletrodomésticos por ano e emprega 38.000 funcionários.

7.1.4 Empresa D

Atualmente, a área do parque fabril da Empresa “D” destinada a produção de fogões é de 360.000 m², a produção é de 2.000.000 de fogões ao ano, empregando 2500 funcionários, possui 35% de participação no mercado brasileiro de fogões, 5.000 clientes e exporta para mais de 50 países.

7.1.5 Empresa E

Esta empresa é de origem nacional. Em 1997, esta organização abriu seu capital e passou a contar com o BNDESpar como um de seus acionistas.

Atualmente, a Empresa “E” exporta cerca de US$ 2 milhões por ano para mais de nove países (Venezuela, Paraguai, Uruguai, Argentina, Portugal, França, alguns países da África e Caribe). Para tanto, emprega 280 funcionários e possui uma planta industrial com 17 mil m2 e capacidade para produzir 600.000 produtos por ano.

7.1.6 Fornecedor F1

O Fornecedor “F1” foi fundado em Michigan, em 1930. Inicialmente, fabricava peças para automóveis, componentes de refrigeradores, pequenas ferramentas e brinquedos. Pouco tempo depois, o Fornecedor “F1” focou na emergente indústria de refrigeração, criando o compressor hermético que é utilizado em produtos como

refrigeradores, congeladores, expositores comerciais, bebedouros e condicionadores de ar.

Em 1972, o Fornecedor “F1” se instalou no Brasil. Atualmente, possui uma área de 803 mil m², sendo que 145 mil m² são de área construída. Esta empresa conta com 6000 funcionários e exporta 73% da sua produção para mais de 60 países.

Convém ressaltar que o mercado de compressores herméticos para refrigeração é bastante concorrido, pois a capacidade mundial instalada é cerca de 120 milhões de compressores por ano. Enquanto que as montadoras de linha branca consomem juntas aproximadamente 90 milhões de compressores por ano.

7.1.7 Fornecedor F2

Mundialmente, o Fornecedor “F2” possui mais de quarenta anos de experiência no mercado de poliolefinas. No Brasil, o Fornecedor “F2” fabrica compostos de polipropileno. Os principais clientes são as indústrias do setor automobilístico e de linha branca. Estes clientes convertem os compostos de polipropileno em pára-choques, painéis, portas, revestimentos, componentes dos refrigeradores ou das máquinas de lavar roupas, entre outros.

Durante as entrevistas realizadas, foi divulgado que em 2007, no Brasil, este fornecedor faturou R$ 230.000.000,00, empregando 115 pessoas nas suas duas plantas. Atualmente, possui 38% de market share no Brasil, sendo líder de mercado no segmento que atua. Esta empresa fornece 20.000 toneladas de composto de polipropileno para as indústrias de linha branca por ano. A capacidade total do Fornecedor “F2” no Brasil é de 35.000 ton/ano em uma de suas plantas e de 25.000 ton/ano em outra. Na Europa, o Fornecedor “F2” produz aproximadamente 320.000 ton/ ano de polipropileno, sendo responsável por 40% deste mercado.

7.1.8 Fornecedor F3

Esta empresa é de capital nacional e fornece a maioria dos componentes metálicos do fogão para a Empresa “A” que é seu único cliente. Atualmente, produz 300.000 peças por mês e possui 200 funcionários.

7.1.9 Fornecedor F4

Esta empresa é de capital nacional e injeta a maioria dos componentes plásticos para a Empresa “E”. Atualmente, produz 400.000 peças por mês, sendo que 250.000 peças por mês são destinadas a Empresa “E” e possui 43 funcionários.