• Nenhum resultado encontrado

Apresentação dos Resultados

2.1 Evidências a partir dos questionários

Como foi descrito no capítulo anterior, o Questionário 0, que visou conhecer as perceções e as expetativas dos alunos relativamente à disciplina de Física e Química A e às práticas de avaliação nesta disciplina, foi aplicado à turma em 18 de setembro de 2012. O mesmo era constituído por cinquenta e seis (56) itens, divididos por cinco (5) domínios (Apêndice II).

A análise dos resultados dos primeiros quatro domínios foi efetuada tendo em atenção uma escala de “1” a “6”, em que “1” representava uma perceção tendencialmente mais “desfavorável” e “6” uma perceção tendencialmente mais “favorável”. Para cada item, os resultados da totalidade dos respondentes foram somados, e o valor resultante dividido pelo número de respondentes, de modo a determinar a média, que se apresenta a seguir, por item (Tabelas 3.1 a 3.5). No quinto e último domínio, para cada item/emoção, a escala considerada foi também de “1” a “6”, em que “1” representa um estado emotivo mais fraco e “6” representa um estado emotivo mais forte.

155

Relativamente ao primeiro domínio, em que se pretendia conhecer as perceções dos alunos face a diversos aspetos da disciplina de Física e Química A, obtivemos os valores médios registados na Tabela 3.1.

Tabela 3.1

Perceções dos alunos relativamente à disciplina de Física e Química A.

1-A FQ é uma disciplina do curso de Ciências e Tecnologias.

Item Intervalo Média

1.1- Considero a FQ uma disciplina nada necessária / absolutamente necessária 4,9

1.2- A FQ é, para mim, uma disciplina muito trabalhosa / nada trabalhosa 2,2

1.3- A FQ é, para mim, uma disciplina com

matérias nada interessantes / bastante interessantes 5,1

1.4- O que se aprende em FQ vai ser-nos: pouco útil para a vida / bastante útil para a vida 4,5

1.5- Estudo FQ muito contrariado / com muito gosto 4,4

1.6- As fórmulas de FQ são para mim, bastante difíceis / nada difíceis 3,3

1.7- A linguagem utilizada em FQ é bastante difícil / nada difícil 3,9

1.8- Para frequentar FQ com sucesso, sinto que

tenho reduzidas capacidades / muitas capacidades 3,9

À exceção das dimensões associadas ao item 1.2 (o menor valor abaixo do meio da escala por nós usada) e ao item 1.6, no qual se verificaram tendências desfavoráveis, no sentido de os alunos propenderem a considerar que a disciplina iria ser para eles muito trabalhosa e com fórmulas difíceis, os resultados nos outros itens evidenciam que os alunos partiam com perceções favoráveis relativamente à disciplina de Física e Química A. Tais perceções foram evidenciadas pelos alunos ao considerarem necessária a disciplina de Física e Química A (item 1.1), com matérias interessantes (item 1.3, onde se verificaram os valores mais elevados e, portanto, correspondendo à perceção mais positiva) e úteis para a vida (item 1.4), estudando para a disciplina com gosto (item 1.5). Tratando-se de uma disciplina conhecida pelo seu elevado insucesso, é também de realçar o modo positivo como os alunos se auto percecionaram em termos de linguagem

156

utilizada na disciplina (item 1.7) e nas capacidades em geral (item 1.8) para a sua frequência, com sucesso. Podemos colocar como hipótese que estes alunos tivessem já atingido algum nível de sucesso na disciplina de Física e Química A, no 10.º ano, o que lhes permitiu ter adquirido alguma autoestima e algum grau de confiança nas suas capacidades.

No segundo domínio - primeiro campo, pretendíamosconhecer as perceções dos alunos acerca dos critérios de avaliação da disciplina de Física e Química A adotados na escola X. Os valores médios obtidos para cada um dos itens respeitantes a este campo encontram-se registados na Tabela 3.2, propendendo este para registos que se podem considerar relativamente elevados.

Tabela 3.2

Perceções dos alunos acerca dos critérios de avaliação da disciplina de Física e Química A.

Item Intervalo Média

2.1-Os critérios de avaliação são:

pouco claros / bastante claros 5,3

pouco detalhados / bastante detalhados 4,8

pouco adequados / bastante adequados 5,0

Os valores tabelados levam-nos a concluir que os alunos tendiam a considerar os critérios de avaliação adotados claros, detalhados e adequados à disciplina, uma vez que registaram valores muito próximos do máximo da escala por nós definida. Como tal, de acordo com a perceção dos alunos, os critérios de avaliação adotados pela escola em estudo não pareciam constituir um problema para o seu sucesso na disciplina de Física e Química A.

157

Com o segundo domínio – segundo campo, pretendíamos conhecer quais aa perceções dos alunos quanto à importância que os diversos instrumentos e parâmetros de avaliação poderiam vir a ter na sua classificação final. Na Tabela 3.3 encontram-se registados os valores médios obtidos para cada um dos itens correspondentes.

Tabela 3.3

Perceções dos alunos acerca da importância dos instrumentos e parâmetros de avaliação na sua classificação final.

2.2- Para cada um dos aspetos a seguir mencionados, prevejo que a sua importância para a minha classificação final venha a ser:

Item Intervalo Média

a) Testes de avaliação nada importante / bastante importante 5,6

b) Trabalho de grupo nada importante / bastante importante 4,8

c) Trabalho de pesquisa e

debates nada importante / bastante importante 4,7

d) Trabalho laboratorial nada importante / bastante importante 5,3

e) Participação nas atividades nada importante / bastante importante 5,2

f) Responsabilidade nada importante / bastante importante 5,0

g) Empenho nada importante / bastante importante 5,5

h) Realização de TPC nada importante / bastante importante 5,2

i) Relação com colegas e professor nada importante / bastante importante 4,9

Neste domínio, os resultados em todos os itens evidenciam que os alunos tendiam a atribuir elevada importância aos diferentes instrumentos e parâmetros de avaliação utilizados na disciplina de Física e Química A, sempre com valores médios superiores a “4,5” (numa escala, recorde-se, de 1 a 6) e apenas três não ultrapassando o valor “5,0”. Importa realçar que o nível mais elevado registado foi nos “Testes de avaliação”, “Empenho” e “Trabalho laboratorial”, por esta ordem. A importância atribuída ao instrumento “Testes de avaliação” parece-nos compreensível, já no que diz respeito ao parâmetro “Empenho” nem tanto, uma vez que o mesmo não é quantificável nem está

158

definido de uma forma clara no documento oficial dos critérios de avaliação adotados na escola. Quanto ao “Trabalho laboratorial”, a importância atribuída pelos alunos poderá estar mais relacionada com a importância atribuída na atual legislação em vigor e com a perceção que têm da disciplina (laboratorial), do que com o que efetivamente ocorre na prática.

Com o terceiro domínio, pretendíamos conhecer as perceções que os alunos tinham sobre o seu próprio desempenho na disciplina de Física e Química A. Na Tabela 3.4 encontram-se inscritos os valores médios registados.

Tabela 3.4

Perceções dos alunos sobre o seu próprio desempenho na disciplina de Física e Química A.

3.1- Para cada um dos aspetos a seguir mencionados, autoavalio o meu desempenho como…

Item Intervalo Média

a) Área da Física muito reduzido / muito elevado 4,0

b) Área da Química muito reduzido / muito elevado 3,9

c) Testes parcelares muito reduzido / muito elevado 4,3

d) Testes globais muito reduzido / muito elevado 3,8

e) Interpretação dos enunciados das questões/problemas muito reduzido / muito elevado 4,2

Ite ns que int egr am inst rume ntos d e a va li aç ão

f) Itens de escolha múltipla muito reduzido / muito elevado 4,3

g) Itens que exigem aplicação de conhecimentos muito reduzido / muito elevado 4,2

h) Itens que envolvem cálculo muito reduzido / muito elevado 4,0

i) Itens que envolvem uma única etapa de

resolução muito reduzido / muito elevado 4,2

j) Itens que envolvem interpretação de gráficos muito reduzido / muito elevado 4,3

l) Itens que envolvem interpretação de tabelas muito reduzido / muito elevado 4,3

159

Em termos médios, os resultados parecem evidenciar que os alunos se autoavaliavam de forma claramente positiva, em todos os itens. O item que, ainda assim, obteve uma avaliação positiva menos expressiva foi o item “Testes globais”, com alguma diferença relativamente ao item “Testes parcelares”, estes percecionados pelos alunos como os testes onde costumavam obter melhores desempenhos. Não se verificou diferença expressiva entre as áreas disciplinares de Física e de Química. De referir ainda o facto de a perceção dos itens que integram instrumentos de avaliação como “Resolução de problemas” apresentar um valor inferior a “4,0”, tendo estes itens sido assim percecionados pelos alunos como itens de desempenho menos positivo. “Testes parcelares”, “Itens de escolha múltipla” e “Itens que envolvem interpretação de tabelas e de gráficos” foram os itens percecionados pelos alunos como de desempenho mais elevado.

O quarto domínio destinava-se a conhecer as perceções dos alunos sobre a preparação para e o grau de dificuldade do exame nacional na disciplina de Física e Química A. Na Tabela 3.5 encontram-se registados os valores médios obtidos, sendo de lembrar que os itens em causa estavam incluídos num questionário que foi aplicado no início do ano letivo e que o exame se viria a realizar apenas no final desse ano letivo.

160 Tabela 3.5

Perceções que os alunos tinham sobre a sua preparação para e o previsível grau de dificuldade de um exame nacional na disciplina de Física e Química A.