• Nenhum resultado encontrado

X 8 Existe uma preferência pela aquisição de bens/produtos passíveis de reutilização,

reciclagem ou reabastecimento (refil e/ou recarga).

• Se houver concordância com a afirmação acima, como essa preferência tem sido manifestada nos procedimentos licitatórios?

Ainda não tem sido uma política de compra do instituto, mas alguns campi já têm optado pela aquisição de produtos passíveis de reutilização, reciclagem ou reabastecimento, à que são detalhados e especificados em processos licitatórios e posteriormente adquiridos.

X

9. Para a aquisição de bens/produtos é levada em conta os aspectos de durabilidade e qualidade de tais bens/produtos.

Essas características são consideradas na estimativa de custos e no termo de referências. X 10. Os projetos básicos ou executivos, na contratação de obras e serviços de engenharia,

possuem exigências que levem à economia da manutenção e operacionalização da edificação, à redução do consumo de energia e água e à utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.

Todos os projetos são elaborados de acordo com as normas vigentes: ABNT, INMETRO, Vigilância Sanitária, Código de Postura de Obras do Município, CELG, SANEAGO, Corpo de Bombeiros e CREA.

Quanto aos procedimentos de economia, para a iluminação, através da luminotécnica, forá adotado o aumento do número de interruptores visando eliminar o consumo de energia; Quanto à manutenção e operacionalização da edificação, forá adotada a padronização dos materiais, os quais são orçados em conformidade com a tabela SINAPI, AGETOP. As lâmpadas são fluorescentes, tipo econômico, as tomadas de acordo com as normas ABNT tipo “extra 3 pontos”. Da mesma forma são seguidas as padronizações de ar condicionado e internet (no break).

Com relação à água, são seguidas as normas hidro-sanitárias. Fossa e sumidouro dimensionados de acordo com a demanda.

Para diminuir o impacto ambiental, nos orçamentos das obras estão inclusos os transportes de entulhos por empresas especializadas e com convênio com a Prefeitura Municipal com a finalidade de dar direcionamento sanitário. A madeira utilizada nas fôrmas tem a utilização mínima de 3x e com a autorização de uso pelo órgão competente. A limpeza total das obras é feita com a utilização de produtos não agressivos ao meio ambiente e são feitas urbanizações com a utilização de materiais permeáveis (grama e árvores).

X

11. Na unidade ocorre separação dos resíduos recicláveis descartados, bem como sua

destinação, como referido no Decreto nº 5.940/2006. X

12. Nos últimos exercícios, a UJ promoveu campanhas entre os servidores visando a diminuir o consumo de água e energia elétrica.

• Se houver concordância com a afirmação acima, como se procedeu a essa campanha (palestras, folders, comunicações oficiais, etc.)?

Em alguns Campi foram realizadas campanhas para o uso racional de água e energia por meio de cartazes e palestras na própria instituição com a participação de toda a comunidade escolar.

X

13. Nos últimos exercícios, a UJ promoveu campanhas de conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente e preservação de recursos naturais voltadas para os seus servidores.

• Se houver concordância com a afirmação acima, como se procedeu a essa campanha (palestras, folders, comunicações oficiais, etc.)?

Alguns Campi promoveram campanhas sobre o meio ambiente através de palestras, distribuição de folders, além de desenvolverem projetos como a semana de meio ambiente e campanhas como a desenvolvida no Campus Ceres com o título “O mundo não é um saco” sobre a diminuição do uso das sacolas plásticas, que inclusive foi

selecionada para participar de um Congresso na Holanda.

Essas campanhas se procederam com a realização dos seguintes eventos, destinados não apenas aos servidores, mas a toda comunidade: A campanha Hora do Planeta realizada em 27 de março de 2010 é uma iniciativa da organização não-governamental WWF, visa chamar atenção para o aquecimento global do planeta. Há dois anos, o escuro consciente tem a participação do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. O apelo dos alunos da instituição foi ouvido e atendido por grande parte da população dos municípios de Rio Verde, Quirinópolis, Caçú, Santa Helena de Goiás e Turvelândia. Lâmpadas de residências, casas comerciais, prédios públicos e monumentos históricos ficaram apagadas por uma hora em um gesto simbólico pela preservação dos recursos naturais. De acordo com os organizadores, o evento reuniu cerca de 600 pessoas na Praça dos Coqueiros.

Fórum de Responsabilidade Socioambiental. Cerca de 70 alunos dos Cursos de Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Saneamento Ambiental do IF Goiano – Campus Rio Verde, acompanhados de seus professores, participaram do Fórum de Responsabilidade Socioambiental do município que aconteceu em 27 de abril. Na ocasião foi apresentado o projeto Saúde Ambiental: Não à Dengue. O fórum é o primeiro passo para o cumprimento de parte das diretrizes aprovadas na Conferência Nacional, no que se traduz em atentar a um dos problemas de saúde o problema que atinge o país: A DENGUE. É uma tentativa de propor soluções, auxiliando órgãos públicos no cumprimento de seu papel. O município de Rio Verde tem apresentado números preocupantes, em relação à doença, segundo as autoridades de saúde.

I SEAGRO do Campus Rio Verde. A 1ª Semana Agronômica do IF Goiano – Campus Rio Verde, realizada entre 04 a 07 de maio, teve como objetivo difundir o pensamento agronômico com vistas ao desenvolvimento sustentável, a ciência, a tecnologia e ao agronegócio, como um todo.

IV Cavalgada de Zootecnia, realizada no dia 15 de maio. O Instituto Federal Goiano –

Campus Rio Verde preparou o evento que contou com a participação de 350 cavaleiros

de várias regiões do estado, servidores e alunos. Ao todo foram percorridos vinte quilômetros. O evento comemora o Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio. O campo de atuação do profissional de Zootecnia tem um importante componente na nutrição, manejo e melhoramento genético dos animais domésticos e silvestres. No entanto, as atribuições do Zootecnista extrapolam as fronteiras das propriedades rurais, exigindo, cada vez mais, conhecimentos sobre a dinâmica do mercado agropecuário, o processamento e a qualidade de produtos de origem animal, bem como o planejamento, a administração e a assessoria técnico-financeira de empresas públicas e privadas. A 1ª Jornada de Química do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, realizada em

agosto, reuniu estudantes e profissionais da área de Química de Rio Verde e região. A palestra de abertura foi com o tema: Atribuições Legais dos Licenciados e Bacharéis em Química. Durante dois dias foram debatidos assuntos como, Tratamentos de resíduos líquidos e sólidos e Aplicações químicas na área farmacêutica. Vários mini- cursos foram ministrados. Foi aberta à participação de todos os servidores.

A Diretoria de Extensão do IF Goiano – Campus Rio Verde e a Coordenação do Curso de Tecnologia em Agronegócio, em parceria com o Sindicato Rural de Rio Verde e o sistema FAEG/SENAR, realizaram dia 21 de outubro palestra sobre a NR-31 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. O evento teve como público-alvo os alunos dos cursos de Agronegócio, Agronomia, Agropecuária, Gestão/Saneamento Ambiental e Zootecnia. Sobre a NR-31 – Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. Aplica-se a quaisquer atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, verificadas as formas de relações de trabalho e emprego e o local das atividades. Também se aplica às atividades de exploração industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrários. II Workshop de Agroecologia, realizado em novembro, destinado aos alunos dos Cursos

Técnicos de Agropecuária e Zootecnia e aos Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas.

Econômico e Ambiental na implantação do Projeto “Hortas Escolares”. A iniciativa visa à melhoria no ensino das disciplinas curriculares tradicionais com a apropriação pelos alunos e professores de uma nova ferramenta pedagógica, e ainda, promover a melhoria da merenda escolar. Nas hortaliças das escolas serão produzidas alface, couve, abobrinha, couve-flor, tomate, cebolinha, repolho e salsa, além de outros legumes e verduras. De acordo com os coordenadores, o projeto está sendo bem aceito, tanto por parte de professores e alunos, como também pelos pais, que terão a oportunidade de se integrarem voluntariamente à escola de seus filhos, ajudando no cuidado com as plantas e participando de palestras sobre alimentação saudável.

Considerações Gerais:

Por se tratar de uma normatização nova, o IF Goiano ainda não tem realizado suas aquisições dentro dos padrões previstos na IN SLTI/MPOG 01/2010. Essa normativa será implementada gradativamente nas aquisições por licitação para este exercício de 2011. Esses eventos, aconteceram de forma isolada nos Campi da Instituição, porém já faz parte das metas para 2011 a criação de uma política institucional voltada não somente para a aquisição de compras sustentáveis mas para todo tipo de ação voltada à conscientização de servidores, alunos e comunidade em geral sobre a importância da preservação ambiental.

LEGENDA

Níveis de Avaliação:

(1) Totalmente inválida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é integralmente não aplicado no contexto da UJ.

(2) Parcialmente inválida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da UJ, porém, em sua minoria.

(3) Neutra: Significa que não há como afirmar a proporção de aplicação do fundamento descrito na afirmativa no contexto da UJ.

(4) Parcialmente válida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da UJ, porém, em sua maioria.

(5) Totalmente válida: Significa que o fundamento descrito na afirmativa é integralmente aplicado no contexto da UJ.

11. INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DE RESPONSABILIDADE DA UJ, CLASSIFICADO COMO “BENS DE USO ESPECIAL”,