• Nenhum resultado encontrado

5.6. Experimentos de campo

Os dois experimentos de maturação de frutos e sementes foram conduzidos em condições de campo, no período compreendido entre os meses de janeiro/97 a janeiro/98 e de janeiro/98 a janeiro/99, respectivamente, em duas fazendas, anteriormente descritas, situadas em áreas representativas de maior ocorrência de piaçaveiras na Microrregião Homogênea no 152 – Tabuleiros Costeiros de Valença, Estado da Bahia.

5.6.1 - Experimento 01/97 – Maturação de frutos de piaçaveira.

O experimento foi instalado em um piaçaval da Fazenda Sítio Bom Jesus, Distrito de Pinaré, Município de Camamu, Estado da Bahia.

Inicialmente, foram marcadas 50 piaçaveiras produtivas que apresentavam espatas próximo à antese, sendo escolhidas, dentre estas, 30 plantas que tiveram as inflorescências polinizadas naturalmente no período de 60 dias, contados a partir da data do início da deiscência das espatas.

As plantas foram identificadas com numeração crescente de 1 a 50, pintadas com tinta a óleo no estipe, na altura do DAP (Diâmetro à Altura do Peito), visando facilitar a visualização das plantas à distância dentro da área experimental e preservar os cachos marcados no momento da realização da colheita da fibra de piaçava.

As avaliações iniciadas sete meses após a data de instalação do experimento ocorrida em 30.12.1996, foram realizadas através de coletas bimensais, amostrando-se um cacho por planta uma única vez e, no máximo, três cachos por época de coleta. A cada amostragem, os cachos foram conduzidos ao Laboratório de Sementes do Departamento de Agricultura e Melhoramento Vegetal, FCA/UNESP, Campus de Botucatu, para determinação do teor de água do fruto, pelo método de estufa a 1050 ± 3ºC, durante 24 h (Brasil, 1992), do comprimento e diâmetro do fruto e dos pesos da matéria fresca e seca dos frutos em uma amostra de tamanho variável entre 5 e 25 unidades, de acordo com o número total de frutos existentes em cada cacho, os quais foram separados em três partes, correspondendo às posições apical, média e basal.

A análise estatística dos dados, realizada com a utilização do Programa SAS – Statystical Analysis System (SAS, 1987), seguiu o delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com os tratamentos principais consistindo das quatro épocas de colheitas, as plantas dentro de cada época como repetições e as posições dentro dos cachos como subparcela. Os dados obtidos sobre os frutos quanto ao comprimento e diâmetro, peso da matéria fresca e seca e teor de água foram submetidos a análise de variância e as médias dos parâmetros, por época de coleta e por posição dos frutos no cacho, comparadas pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Os dados do teor de água do fruto expressos em porcentagem foram transformados em arco seno (%/100)1/2, para análise.

5.6.2 - Experimento 02/98 – Maturação de frutos e sementes de piaçaveira

O experimento foi instalado em um piaçaval da Fazenda Três Irmãos, Município de Ituberá, Estado da Bahia.

O procedimento adotado para marcação e escolha das plantas, dentre as 47 piaçaveiras previamente selecionadas com espatas próximo à antese, constou da formação de três grupos de plantas, de acordo com a data do início da deiscência das espatas, dentro de um período máximo de 15 dias, visando coletar em cada época, sempre que possível, um cacho de cada destes grupos de plantas.

A identificação das plantas seguiu o mesmo procedimento adotado no experimento anterior, com o objetivo de facilitar a visualização das plantas dentro da área experimental e preservar os cachos marcados no momento da realização das colheitas da fibra de piaçava.

A distribuição espacial das plantas na área experimental e aspecto geral do piaçaval onde foi instalado o experimento de maturação de frutos e sementes (02/98), são mostrados na Figura 3.

Figura 3- Aspecto geral da área experimental (02/98), Fazenda Três Irmãos, Ituberá-

BA. Jan/98.

O acompanhamento do processo de maturação foi realizado através da colheita mensal de cachos, no período compreendido entre o 6o e 12o mês, contados a partir da data de instalação do experimento, ocorrida no final da primeira quinzena de janeiro de 1998. Após a colheita, os cachos foram acondicionados em sacos de polietileno trançado com capacidade para 60 kg e transportados, via terrestre, durante três dias até o Laboratório de Análises de Sementes do Departamento de Agricultura e Melhoramento Vegetal, FCA/UNESP- Campus de Botucatu.

Nas duas primeiras épocas de coleta foram amostrados três cachos de piaçaveiras, provenientes de diferentes plantas. A partir da terceira época, reduziu-se o procedimento de amostragem para dois cachos por mês visando facilitar o transporte entre a área experimental e o local de realização das análises de laboratório.

As avaliações mensais constaram da determinação das seguintes características: comprimento e diâmetro do fruto (mm), peso da matéria seca e fresca dos frutos e sementes (g), teor de água do fruto e da semente (%) e germinação das sementes.

As análises químicas para determinação do teor de ácidos graxos livres na semente, referentes às três últimas épocas de colheita, foram realizadas nos laboratórios da Seção de Fisiologia Vegetal do Centro de Pesquisas do Cacau, CEPLAC/MAA.

A germinação foi testada a partir da segunda época de coleta, tomando-se uma amostra de 12 sementes de cada uma das posições apical, média e basal de um único cacho, utilizando-se bandejas plásticas contendo 900g de substrato de vermiculita esterilizado, umedecido com água destilada na proporção de duas vezes o peso do substrato, cobertas com plástico transparente, lacrados com fita adesiva e postas em germinadores das marcas Eletrolab e Fanem regulados na temperatura de 250C.

A avaliação final da germinação foi procedida, para cada época, decorrido um período de três meses do início do teste.

As análises estatísticas seguiram pelo mesmo programa e delineamento experimental aplicado ao experimento anterior e as médias das variáveis comparadas pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Os dados que se mostraram significativos na análise de variância da regressão foram ajustados às suas respectivas curvas de regressão, representadas em gráficos pelo Programa Microsoft Excel 97 e determinadas as equações correspondentes.

Documentos relacionados