• Nenhum resultado encontrado

A vacinação é o método adequado para prevenção da gripe, mas quando o indivíduo já apresenta manifestações clínicas da doença precisa ser medicado.

FÁRMACO AÇÃO NO RESFRIADO

Vitamina C

O ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do sistema de proteção do organismo, com ação antioxidante. Diminui o pH no microambiente celular e impede os vírus de se acoplarem na célula hospedeira e injetar seu material genético. A vitamina C é imunoestimulante auxiliando a ativar o sistema de defesa do organismo. Também exerce papel particular no processo anti-inflamatório e na função leucocitária. As necessidades de ácido ascórbico são aumentadas nas doenças infecciosas.

Quadro 9.3 - Medicamentos isentos de prescrição disponíveis comercialmente para tratamento sintomático de resfriados e sintomas gripais

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA Ácido Acetilsalicílico

PF

Comprimidos 85 mg (Melhoral® infantil).

Comprimidos 100 mg (AAS® infantil, Sedalive®, Genérico EMS). Comprimidos 500 mg (Genérico EMS).

Comprimidos revestidos 500 mg (Aspirina®).

Comprimidos revestidos de liberação prolongada 500 mg (Aspirina® Microativa). Comprimidos revestidos 100 mg (AAS® Protect, Aspirina Prevent®).

Comprimidos revestidos 300 mg (Aspirina Prevent®).

PO

Crianças: 1 a 3 anos: 100 mg. 4 a 6 anos: 200 mg. 7 a 9 anos: 300 mg. 9 a 12 anos: 400 mg. Com mais de 12 anos de idade: 500 mg. Se necessário, repetir a 8 horas. Máximo três doses ao dia. A posologia pode também ser calculada com base no peso da criança, adotando-se a dose de 11 mg/kg até 6 vezes ao dia ou 16 mg/kg até 4 vezes ao dia.

Adultos: 500 a 1.000 mg. Se necessário, repetir a cada 4 a 8 horas.

Idosos: 500 mg, com repetição de dose somente após um período mínimo de 4 horas.

OF

Deve ser ingerido de preferência após as refeições ou com um pouco de leite. O comprimido de uso infantil deve ser colocado na boca até que se dissolva. Pode também ser esfarelado e adicionado ao leite ou à água. AAS não deve ser usado por mais de 7 dias, devido ao aumento do risco de ocorrência de graves efeitos renais, cardiovasculares e gastrintestinais. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois a ação irritante no estômago é aumentada podendo aumentar o risco de úlcera e sangramento. Recomenda-se não exceder a dose máxima diária de 3 g de ácido acetilsalicílico em adultos, e em idosos a dose máxima é 2 g ao dia.

CI

Pacientes com doenças no estômago, fígado ou rins, pacientes com hemofilia e em uso de anticoagulantes. Crianças ou adolescentes não devem usar AAS para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de Reye. Durante os dois primeiros trimestres de gestação, categoria de risco na C, e categoria de risco D para último trimestre da gestação. Contraindicado em casos suspeitos ou confirmados de dengue.

RA Pode provocar diminuição da função renal, irritação da mucosa gástrica e sangramento digestivo, sobretudo em doses altas e em tratamento prolongado.

IM

Pode aumentar a atividade dos anticoagulantes cumarínicos e a atividade hipoglicemiante das sulfonilureias. Anticoagulantes podem acentuar os sangramentos digestivos causados pelo AAS. Pode aumentar a atividade e toxicidade metotrexato. Casos de hipersensibilidade manifestada por broncoespasmo, asma, rinite, urticária e outras manifestações cutâneas. AAS aumenta as concentrações plasmáticas de digoxina em função da diminuição da excreção renal. Aumento da toxicidade do ácido valproico devido ao deslocamento dos sítios de ligação com as proteínas. Evitar uso com álcool devido ao aumento do dano à mucosa gastrintestinal.

Ácido Acetilsalicílico + Cafeína

PF

Comprimido contendo 500 mg de ácido acetilsalicílico e 65 mg de cafeína (Tylenol®DC). Comprimido contendo 650 mg de ácido acetilsalicílico e 65 mg de cafeína (Cafiaspirina®). Comprimido contendo 500 mg de ácido acetilsalicílico e 30 mg de cafeína (Calmador®, Doril®). Comprimido revestido contendo 500 mg de ácido acetilsalicílico e 30 mg de cafeína (Melhoral®). PO Adultos: 1 a 2 comprimidos de 4 em 4 horas.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

OF

Tomar preferencialmente após as refeições, com um pouco de água, não pode ser partido, aberto ou mastigado. O tratamento com AAS não deve se prolongar por mais de 7 dias, devido ao aumento do risco de ocorrência de graves efeitos renais, cardiovasculares e gastrintestinais. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois a ação irritante no estômago é aumentada podendo aumentar o risco de úlcera e sangramento. Recomenda-se não exceder a dose máxima diária de 3 g de ácido acetilsalicílico em adultos, e em idosos a dose máxima é 2 g ao dia.

CI

Contraindicado para pacientes com suspeita de dengue, problemas gastrointestinais ativos, função renal ou hepática comprometida, problemas de coagulação, discrasias sanguíneas, deficiência de vitamina K, terapia anticoagulante ou recente infarto do miocárdio, estados hemorrágicos, hemofilia, angioedema, anafilaxia, asma, trombocitopenia, problemas cardíacos graves e hipertensão. Crianças ou adolescentes não devem usar AAS para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de Reye. Durante os dois primeiros trimestres de gestação, Categoria de risco na C, e Categoria de risco D para último trimestre da gestação.

RA

Os eventos adversos incluem broncoespasmos, angiodema, urticária, úlcera péptica, náusea, vômito, azia, dor abdominal e Síndrome de Stevens Johnson. Raramente, pode ocorrer insônia, nervosismo ou zumbido, perda de audição.

IM O AAS aumenta o efeito de anticoagulantes orais, sulfonilureias, ácido valproico e metotrexato. O AAS diminuio efeito dos esteroides, betabloqueadores, captopril, enalapril, furosemida, espironolactona e dos AINEs. Ácido Acetilsalicílico + Ácido Ascórbico

PF

Comprimido efervescente contendo ácido acetilsalicílico 400 mg + ácido ascórbico 240 mg (Aspirina® C, Melhoral® C efervescente).

Comprimido contendo ácido acetilsalicílico 400 mg + ácido ascórbico 200 mg (Melhoral® C).

PO

Comprimido efervescente – adultos: 1 comprimido em intervalos de 4 a 8 horas. Crianças com 10 anos ou mais: tomar 1 comprimido efervescente diluído em água, em dose única. A dose diária recomendada de ácido acetilsalicílico para crianças é geralmente cerca de 60 mg/kg, dividida em 4 a 6 doses, isto é, cerca de 15 mg/kg a cada 6 horas ou 10 mg/kg a cada 4 horas.

Comprimidos: tomar 1 a 2 comprimidos com quantidade suficiente de água, podendo-se repetir a dose após 4 horas.

OF

Manter o intervalo mínimo de 4 horas entre cada administração, não ultrapassando as doses estabelecidas. Dissolver o comprimido efervescente em um copo com água antes de tomar. Recomenda-se não exceder a dose máxima diária de 3 g de ácido acetilsalicílico em adultos, e em idosos a dose máxima é 2 g ao dia. Não administrar por mais de ٥ dias.

CI

Contraindicado para pacientes com suspeita de dengue, úlcera gastroduodenal, diátese hemorrágica; insuficiência renal, insuficiência hepática, insuficiência cardíaca. Crianças ou adolescentes não devem usar AAS para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de Reye. Contraindicado para menores de 10 anos. Durante os dois primeiros trimestres de gestação, Categoria de risco na C, e Categoria de risco D para último trimestre da gestação.

RA Dispepsia, dor gastrintestinal e abdominal, inflamação gastrintestinal, úlcera gastrintestinal, hemorragiaperioperativa, hematomas, epistaxe, sangramento urogenital e sangramento gengival, erupção cutânea, urticária, edema, prurido, alterações cardiorrespiratórias, zumbidos e tonturas.

IM Metotrexato, anticoagulantes, salicilatos, benzobromarona, probenecida, digoxina, sulfonilureias, diuréticos, glicocorticoides, ácido valproico e álcool.

Ácido Acetilsalicílico + Maleato de Dexclorfeniramina + Cloridrato de Fenilefrina + Cafeína

PF Comprimidos contendo ácido acetilsalicílico 400 mg + maleato de dexclorfeniramina 1 mg + cloridrato de fenilefrina 10 mg + cafeína 30 mg (Coristina D®).

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA