• Nenhum resultado encontrado

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA Loratadina

Ao prescrever um hidratante, devem-se evitar produtos com essências, conservantes e substâncias sensibilizantes Além disso, considerar a preferência de cada paciente quanto à

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA Loratadina

PF Comprimido contendo loratadina 10 mg, Solução oral contendo 1 mg/mL e xarope contendo 1 mg/mL(Genérico, Claritin®, Loratamed®). IND Alívio temporário dos sintomas associados com rinite alérgica, como: coceira nasal, coriza, espirros, ardor e coceira nos olhos. Também indicado para o alívio dos sinais e sintomas de urticária e outras alergias da pele. PO

Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL de loratadina xarope (10 mg) 1 vez por dia. Crianças de 2 a 12 anos: peso corporal abaixo de 30 kg: 5 mL (5 mg) de loratadina xarope 1 vez por dia. Peso corporal acima de 30 kg: 10 mL (10 mg) de loratadina xarope 1 vez por dia.

OF Tomar com o estômago cheio ou vazio. No caso de esquecimento de alguma dose, oriente o paciente a tomara medicação assim que possível e a manter o mesmo horário da tomada do medicamento pelo restante do tratamento.

CI

Não indicado para menores de 2 anos. Nos pacientes idosos não há necessidade de alteração de dose. Pacientes com hepatopatia grave devem iniciar o tratamento com doses baixas de loratadina, uma vez que podem ter a depuração reduzida. Categoria de risco B na gravidez.

EAM

Fadiga, cefaleia, sonolência, boca seca, transtornos gastrintestinais como náuseas e gastrite e também manifestações alérgicas cutâneas (exantema ou rash). Não exerce efeito potencializador com o álcool. Inibidores do metabolismo hepático devem ser coadministrados com cautela, até que estudos de interação sejam realizados.

Ebastina PF Comprimido revestido contendo ebastina 10 mg (Ebastel®).

Xarope contendo ebastina 1 mg/mL (Ebastel®).

IND Indicado para o tratamento e alívio dos sintomas da rinite alérgica, como secreção nasal, espirros, coceira eentupimento nasal, associados ou não à conjuntivite alérgica.

PO

Adultos e crianças maiores de 12 anos: um comprimido de 10 mg, administrado 1 vez ao dia, é eficaz no alívio dos sintomas da rinite alérgica. Pacientes com sintomas mais intensos, incluindo rinite alérgica intermitente, a dose de 20 mg 1 vez ao dia promove maior alívio dos sintomas.

OF O comprimido revestido não deve ser partido ou mastigado.

CI Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à ebastina, pacientes com insuficiênciahepática grave. Contraindicado para menores de 2 anos. Categoria de risco C na gravidez.

EAM

As RA comuns incluem cefaleia, tontura e boca seca. Incomuns são dor abdominal, dispepsia, epistaxe, náusea, insônia e astenia.

A ebastina pode potencializar o efeito de outros anti-histamínicos. Foram observadas interações cetoconazol e eritromicina (ambos conhecidos por prolongar o intervalo QT), relatando-se um aumento no intervalo QT. O itraconazol pode aumentar os níveis séricos de ebastina e a rifampicina pode diminuir os níveis de ebastina. A ebastina não apresenta interação com teofilina, varfarina, cimetidina, diazepam ou álcool.

Maleato de Dexclorfeniramina

PF

Drágeas Repetabs contendo maleato de dexclorfeniramina 6 mg (Polaramine®; Medicamento genérico). Comprimidos revestidos contendo maleato de dexclorfeniramina 2 mg (Polaramine®; Hystin®; Histamin®; Polaren®; Polaryn® Medicamento genérico). Solução oral contendo maleato de dexclorfeniramina 2 mg/5 mL (Polaramine®; Hystin®; Histamin®; Polaren®; Polaryn® Medicamentos genéricos). Solução oral em gotas: 2,8 mg/mL (Polaramine®; Medicamento genérico).

Creme contendo maleato de dexclorfeniramina 10 mg/g (Polaramine®; Histamin®; Polaryn® Alergomine®; Medicamento genérico).

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA

PO

Uso tópico em creme: aplicar sobre a área da pele afetada 2 vezes ao dia. Deve-se evitar cobrir a área que está sendo tratada. Não deve ser aplicado nos olhos, boca, nariz, genitália ou em outras mucosas.

Uso oral: adultos e crianças maiores de 12 anos, a dose usual é 2 mg 3 a 4 vezes por dia. Drágeas repetabs, tomar uma pela manhã e outra ao deitar. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg ao dia. Crianças de 6 a 12 anos, a dose usual é 1 mg 3 vezes ao dia. Não ultrapassar a dose máxima de 6 mg ao dia. Crianças de 2 a 6 anos: 1 gota para cada 2 kg de peso, 3 vezes por dia. Um máximo de 3 mg ao dia (ou seja, 30 gotas/dia). OF Os pacientes que operam máquinas ou dirigem veículos devem ser advertidos da possibilidade dosurgimento de sonolência. Evitar o uso de bebidas alcóolicas e outros medicamentos contendo álcool.

CI

Cuidado em pacientes com asma brônquica, pressão intraocular elevada, hipertireoidismo, doença cardiovascular, hipertensão, portadores de glaucoma de ângulo agudo, úlcera péptica estenosante, obstrução piloroduodenal, hipertrofia prostática. Comprimido revestido e drágeas repetabs é contraindicado na faixa etária abaixo de 12 anos. Solução e solução gotas são contraindicados em crianças menores de 2 anos.

EAM

Efeitos adversos gerais sonolência, urticária, rash cutâneo, choque anafilático, fotossensibilidade, perspiração excessiva, calafrios, secura na boca, nariz e garganta. Sistema gastrintestinal: anorexia, náuseas, vômito. Sistema nervoso: sedação, tontura, vertigem, tinido, labirintite, distúrbios da coordenação, fadiga, confusão, inquietação, excitação, nervosismo, tremor, irritabilidade, insônia, euforia, parestesia, visão turva, histeria, neurite, convulsões. Sistema cardiovascular: cefaleia, palpitações, taquicardia e hipotensão. Sistema hematológico: anemia, trombocitopenia, agranulocitose, neutropenia, leucopenia. Podem causar excitação em crianças de baixa idade e maior sedação e hipotensão em pacientes com mais de 60 anos.

Os anti-histamínicos têm efeito aditivo com o álcool e outros depressores do SNC, como sedativos, hipnóticos e tranquilizantes. Os inibidores da monoaminoxidase prolongam e intensificam os efeitos dos anti- histamínicos podendo ocorrer hipotensão grave. Pode ocorrer aumento dos efeitos indesejáveis de substâncias atropínicas (antidepressivos imipramínicos, antiparkinsonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos, disopiramida, neurolépticos fenotiazínicos) como retenção urinária, constipação e boca seca. A ação dos anticoagulantes orais pode ser diminuída por anti-histamínicos.

Cloridrato de Nafazolina + Maleato de Feniramina

PF Solução Oftálmica Estéril contendo: Cloridrato de nafazolina 0,25mg/mL + maleato de feniramina 3,0 mg/mL(Claril®; Cristalin®; Genérico Geolab).

IND

O maleato de feniramina é um anti-histamínico, e a nafazolina um vasoconstritor. Alívio da vermelhidão dos olhos causada por poluição, fumaça, pó, pelos de animais, pólen, grama, caspa, bem como os sintomas leves de coceira.

PO Instilar 1 ou 2 gotas em cada olho afetado a cada 4 horas.

OF

Usar com cautela em pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes tipo I, hipotensão ortostática, hipertensão e hipertireoidismo. O uso prolongado ou excessivo pode levar a vasodilatação ou congestão ocular de rebote. Esse produto contém cloreto de benzalcônio, que pode causar irritação ocular e alterar a cor das lentes de contato gelatinosas. Não utilizar se estiver fazendo uso de lentes de contato. Esperar 15 minutos após a aplicação para recolocar as lentes de contato. Pode causar midríase passageira ou visão borrada. Neste caso, o paciente deve esperar até que a visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas. CI Esse medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos princípios ativos ou comglaucoma de ângulo estreito. Contraindicado para pacientes que estão em tratamento com inibidores da

MAO. Categoria C de risco de gravidez.

EAMO uso excessivo de nafazolina e feniramina em bebês e crianças pode causar depressão do sistema nervoso central e redução significativa da temperatura corporal.

Acetato de Hidrocortisona

PF Pomada contendo acetato de hidrocortisona 10 mg/g (Stiefcortil®; Berlison®). Creme contendo acetato dehidrocortisona 10 mg/g (Stiefcortil®; Berlison®; Cortigen®; Cortisonal®; Nutracort®; Medicamento Genérico). IND Dermatoses inflamatórias e alérgicas que respondem à corticoterapia tópica, por exemplo eczema de contato,eczema atópico e picadas de inseto.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA PO

Não é adequado para uso oftálmico. Aplicar uma camada fina do creme ou da pomada 1 a 2 vezes por dia, sob fricção leve. Após melhora, aplicar 1 vez ao dia. Não ultrapassar 4 aplicações por dia. O período de uma a duas semanas é suficiente. É recomendável a lavagem da área afetada com água e sabão neutro antes das aplicações.

OF Após o uso, não encobrir a pele com curativos oclusivos. Reduzir as aplicações ao longo dos dias de formagradual. O tratamento deve ser de no máximo três semanas, especialmente nas zonas cobertas oclusivas ou cobertas por fraldas. Deve-se ter cuidado para não entrar em contato com os olhos.

CI

Não deve ser utilizado para reações após aplicação de vacinas na área aplicada, para rosácea, na presença de processos tuberculosos ou sifilíticos na área a ser tratada, doenças causadas por vírus (por exemplo, varicela, herpes zoster). Categoria de risco C na gravidez. Cuidado redobrado em lactantes.

EAM

Podem ocorrer sintomas locais como ardência, prurido, irritação, secura, foliculite, hipertricose, erupção acneiforme e hipopigmentação. Verifica-se ocorrência de glaucoma em usuários de corticosteroides tópicos, após administração de doses elevadas ou em áreas extensas por período prolongado, ou o descuidado ao passar ao redor dos olhos.

Cloridrato de Difenidramina + Calamina + Cânfora

PF Creme contendo em cada grama: cloridrato de difenidramina10 mg + calamina 81,134 mg (equivalente a 80 mg de óxido de zinco) + cânfora 1 mg (Caladryl®; Calamed®).

IND

Contém substâncias com propriedade antialérgica, analgésica, adstringente e protetora dermatológica da pele. Indicado para brotoejas e picadas de insetos, aliviando o ardor e regenerando a pele. Reduz a sensação de coceira, irritação e ardor. A ação inicia logo após sua aplicação sobre a pele.

PO Aplicar na região lesionada 3 a 4 vezes ao dia.

OF Assim como todos os anti-histamínicos de uso tópico, pode provocar reação de fotossensibilidade em casode exposição solar após a aplicação do produto. CI Não aplicar em regiões bolhosas ou secretoras. Categoria C de risco na gestação. Não deve ser utilizado em

crianças menores de 2 anos.

EAM Hipersensibilidade conhecida ao óxido de zinco.

Cloridrato de Isotipendil PF Gel contendo cloridrato de isotipendil 7,5 mg/g (Andantol®).

IND Tratamento dos sintomas cutâneos de alguns tipos de alergia, principalmente prurido, eritema, edema e dor.Tratamento sintomático tópico das picadas de insetos. Tratamento sintomático tópico do prurido em geral. PO Lavar com água o local afetado antes da aplicação. Aplicar uma fina camada do gel uma ou mais vezes aodia sobre a parte afetada. Não exceder 6 aplicações ao longo do dia. OF Medicamento de uso externo, não deve ser ingerido. Evitar longa exposição ao sol após o uso, pois poderáocorrer fotossensibilização.

CI Categoria de risco C na gravidez.

EAMFoi notificado um único caso de hipersensibilidade ao isotipendil, e observou-se uma possível exacerbação da lesão.

Dipirona Sódica + Maleato de Clorfeniramina + Cafeína

PF Comprimido revestido contendo dipirona sódica 500 mg + maleato de clorfeniramina 2 mg + cafeína 30 mg(Benegrip®). PO Tomar 1 comprimido revestido verde e 1 comprimido revestido amarelo, ao mesmo tempo, 3 a 4 vezes ao dia.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA