• Nenhum resultado encontrado

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA Alginato de Sódio + Bicarbonato de Potássio

Formulações de antiácidos contendo AAS não deve ser utilizado em pacientes com história de alergia aos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) Esses produtos

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA Alginato de Sódio + Bicarbonato de Potássio

PF Suspensão contendo a cada 10 mL: alginato de sódio 1000 mg + bicarbonato de potássio 200 mg (LuftaGastroPro®).

PO Adultos, idosos e crianças acima de 12 anos: tomar 5 a 10 mL após as três principais refeições do dia e antes de dormir.

OF Orientar o usuário a não ultrapassar a dose máxima diária de 40 mL. A Não tomar doses com intervalo menor do que 2 horas.

CI Contraindicado para menores de 12 anos. Categoria de risco na gravidez: B. Pode ser utilizado durante a gestação e o aleitamento, mas a duração do tratamento deve ser a mais curta possível.

RA Reações muito raras: manifestações alérgicas, tais como urticária, broncoespasmo e reações anafiláticas, podem ocorrer em pacientes sensíveis aos componentes da fórmula.

IM Aguardar 2 horas para o uso de outros medicamentos, especialmente tetraciclinas, fluoroquinolonas, sais de ferro, hormônios da tireoide, cloroquina, bifosfonatos e estramustina.

Alginato de Sódio + Bicarbonato de Sódio + Carbonato de Cálcio

PF Suspensão oral contendo alginato de sódio 50 mg/mL + bicarbonato de sódio 26,7 mg/mL + carbonato de cálcio 16 mg/mL (Gaviscon®).

Comprimidos mastigáveis contendo alginato de sódio 250 mg + bicarbonato de sódio 133,5 mg + carbonato de cálcio 80 mg (Gaviscon®).

PO Adultos, idosos e crianças acima de 12 anos: a dose recomendada é 10 a 20 mL da solução oral ou 2 a 4 comprimidos mastigáveis.

OF Administrar o medicamento 4 vezes ao dia, a cada 4 horas. Tomar após as três principais refeições do dia e antes de dormir. Não exceder 80 mL ou 16 comprimidos mastigáveis, em doses fracionadas, em um período de 24h.

CI Requer cautela no tratamento de pacientes com hipercalcemia, nefrocalcinose e cálculos renais recorrentes contendo cálcio. Contraindicado para menores de 12 anos.

RA Reações muito raras: manifestações alérgicas, tais como urticária, broncoespasmo e reações anafiláticas, podem ocorrer em pacientes sensíveis aos componentes da fórmula.

IM Aguardar 2 horas para o uso de outros medicamentos, especialmente anti-histamínico H2, tetraciclinas, digoxina, fluoroquinolonas, sais de ferro, cetoconazol, neurolépticos, hormônios da tireoide, penicilina, betabloqueadores (atenolol, metoprolol, propranolol), glicocorticoide, quinolona, alendronato, fluoretos de sódio e zinco, cloroquina, bisfosfonatos e estramustina. Pode provocar aumento da ação das anfetaminas.

Bicarbonato de Sódio + Carbonato de Sódio + Ácido Cítrico

PF Pó efervescente em envelopes (5 g) e granulado efervescente a granel contendo: Bicarbonato de sódio 462 mg/g + carbonato de sódio 90 mg/g + ácido cítrico 438 mg/g (Estomazil ®).

Pó efervescente em envelopes (5 g) e a granel contendo: bicarbonato de sódio 460 mg/g + carbonato de sódio 100 mg/g + ácido cítrico 440 mg/g (Frusalt ®).

Pó efervescente contendo a cada 5 g: bicarbonato de sódio 2,30 g + carbonato de sódio 0,50 g + ácido cítrico 2,20 g (Sal de Fruta Eno®).

Pó efervescente contendo a cada 5 g: bicarbonato de sódio 2,15 g + carbonato de sódio 0,50 g + ácido cítrico 2,15 g (Stomaliv®).

PO A dose recomendada é de 1 ou 2 pastilhas mastigáveis 30 minutos a 1 hora após as refeições e ao deitar. Pó efervescente: dissolver o conteúdo de 1 envelope (5 g) em meio copo de água, deixar completar a efervescência e beber de só uma vez. Granulado efervescente a granel: dissolver 1 colher de chá (5 g) em meio copo de água, deixar completar a efervescência e beber de uma só vez. Crianças: entre 4 e 6 anos, usar um terço da dose para adultos e acima de 6 anos a metade da dose.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA OF

Cuidado com alimentos contendo altas concentrações de sódio, uma vez que pode haver uma exacerbação dos sintomas associados ao excesso de sódio na corrente sanguínea.

CI Por conter bicarbonato de sódio, o medicamento é contraindicado a pacientes com alcalose respiratória e metabólica, em pacientes com hipocloridria e com hipocalcemia devido ao risco de desenvolver tetanias induzidas pela alcalose. Por conter sódio, deve ser administrado com cuidado aos pacientes com problemas cardíacos, edema, insuficiência renal e pressão alta.

RA Retenção de líquidos, hipersecreção gástrica, rebote ácido, flatulência, distensão gástrica, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, fissuras anais, eructação e cálculo renal.

IM Antiácidos podem diminuir a absorção de: cetoconazol, itraconazol, digoxina, antimuscarínicos (atropina, escopolamina, glicopirrolato, ipatrópio), captopril, clordiazepóxido, delavirdina, penicilina, fenitoína, fenotiazinas (principalmente clorpromazina), izoniazida, prednisona, atenolol, anti-inflamatórios não esteroidais (cetoprofeno, diclofenaco sódico, diclofenaco potássico, diflunisal, fenilbutazona, indometacina, oxifenbutazona, flurbiprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican, sulindaco, tenoxican ). Interfere na absorção oral de azitromicina, diritromicina, nitrofurantoína e de bisfosfonatos (alendronato, risendronato, etidronato e tiludronato). Antiácidos podem diminuir a eliminação da memantina. Antiácidos podem aumentar o risco de intoxicação por quinina. Antiácidos podem aumentar o risco de reações adversas da mefloquina. Antiácidos podem afetar a dissolução e os efeitos de comprimidos de bisacodil. Pode provocar aumento da ação das anfetaminas.

Bicarbonato de Sódio + Carbonato de Sódio + Ácido Cítrico + AAS

PF Comprimidos efervescentes contendo bicarbonato de sódio 1854 mg + carbonato de sódio 400 mg + ácido cítrico 1413 mg + ácido acetilsalicílico 325 mg (Sonrisal®).

Comprimidos efervescentes contendo bicarbonato de sódio 1644 mg + carbonato de sódio 400 mg + ácido cítrico 1507,8 mg + ácido acetilsalicílico 325 mg (Sonrisal® Limão).

PO A dose recomendada é 1 a 2 comprimidos dissolvidos em meio copo de água, esperar completar a efervescência e beber de uma vez.

OF Orientar o usuário a não ultrapassar a dose máxima diária de 2 comprimidos e não usar por mais de 10 dias sem orientação. Não tomar doses com intervalo menor do que 2 horas. Indicado para azia, má digestão e acidez estomacal que se apresentam concomitantemente com dor de cabeça.

CI Não usar em pacientes com problemas no fígado, coração ou rins; se seguir uma dieta restrita em sódio; se suspeita de dengue; se já teve asma ou dificuldade de respirar após o uso de ácido acetilsalicílico; se tiver histórico de úlcera estomacal, perfuração ou sangramento no estômago; se tiver histórico de gota e se já teve algum problema de coagulação sanguínea ou tem hemofilia.

Por conter bicarbonato de sódio o medicamento é contraindicado para uso em pacientes com alcalose respiratória e metabólica preexistentes, em pacientes com hipocloridria e com hipocalcemia devido ao risco de desenvolver tetania induzidas pela alcalose.

Por conter sais de sódio, o medicamento deve ser administrado com cuidado aos pacientes com problemas cardíacos, edema, insuficiência renal e pressão alta.

RA Eructação, flatulência, distensão abdominal, náuseas e vômito. Interromper o uso em casos de: reações alérgicas como coceira, vermelhidão na pele, chiado no peito, tosse, dificuldade para respirar, sangramento estomacal, sangramentos nasais, hematomas, inchaço ou retenção de líquido. Casos de hipersensibilidade manifestada por broncoespasmo, asma, rinite, urticária e outras manifestações cutâneas.

IM Pode provocar aumento da ação das anfetaminas. Pode aumentar a atividade dos anticoagulantes cumarínicos e a atividade hipoglicemiante das sulfonilureias. Anticoagulantes podem acentuar os sangramentos digestivos causados pelo AAS. Pode aumentar a atividade e toxicidade metotrexato. AAS aumenta as concentrações plasmáticas de digoxina em função da diminuição da excreção renal. Aumento da toxicidade do ácido valproico devido ao deslocamento dos sítios de ligação com as proteínas. Evitar uso com álcool devido ao aumento do dano à mucosa gastrintestinal. AAS pode reduzir os efeitos de: inibidores da ECA, anti-hipertensivos betabloqueadores, agentes uricosúricos como probenicida e sulfimpirazona, diuréticos especialmente em pacientes com doença cardiovascular ou renal existente.

MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA